domingo, 31 de maio de 2009

Cidades Sedes da Copa do Mundo 2014

A FIFA fez hoje a tarde o pronunciamento revelando as cidades sedes da Copa do Mundo 2014, que são as seguintes: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Aqui no Blog eu irei falar de cada uma delas semanalmente toda sexta-feira.

Brasileirão 4ª Rodada: O Imperador voltou!


Numa rodada em que o clássico paulista era disputada entre Timão reserva x Peixe, o destaque acabou sendo a reestréia de Adriano pelo Flamengo, sob os gritos de "O Imperador Voltou" da torcida ele esteve envolvido nos dois gols do rubro-negro carioca, sem a presença dele na área o 1º gol não aconteceria e fez o segundo de cabeça selando a vitória. O Atlético-PR até tentou reagir mas não encontrava forças e foi agraciado num penalti marcado que fora convertido. Placar 2 x 1 para o Império.

Outro jogo importante foi São Paulo e Cruzeiro, num aquecimento do que será a segunda partida da Libertadores no Morumbi. A Raposa pode começar a se preocupar com aquele gol que levou no Mineirão, pois sem Ramirez será dureza evitar outro placar elástico como esse de hoje, 3 x 0 para o tricolor paulista. Cruzeiro até demonstrou que tem força, mas o São Paulo em casa é osso duro de roer. Aliás, Muricy Ramalho deve estar se arrependendo de no Mineirão não ter colocado Borges desde o início, ele é o melhor atacante do São Paulo.

No clássico paulista Santos não teve pena dos reservas do Corinthians e atropelou, 3 x 1 no placar final. Corinthians tem que ter cuidado para não poupar demais nos jogos do Brasileirão visando a Copa do Brasil, senão pode acontecer o mesmo que com o Fluminense no ano passado após a derrota no Libertadores. O Santos fez o que se esperava dele, partiu para cima e sufocou o Corinthians, goleando com todos os méritos.

Já no resto da rodada os resultados foram:

No sábado:
  • O empate do Atlético-MG com o Santo André em 0 x 0 no Mineirão;
  • O empate do Botafogo com o Sport em 2 x 2, após estar perdendo por 0 x 2 no Engenhão;
  • A vitória fora de casa do Goiás contra o adormecido Coritiba (que usou reservas) por 3 x 1, no Couto Pereira.

No Domingo:

  • O empate do Náutico com o Fluminense, que tomou o empate no final, por 1 x 1, do estádio dos Aflitos;
  • Com o golaço de Leandro Domingues, o Vitória vence o Grêmio por 1 x 0 no Barradão, e garante a vice liderança até esta rodada;
  • Na Arena Barueri Obina saiu do jejum e Keirrison também, mas Pedrão empatou com dois gols, terminando em 2 x 2;
  • E para encerrar a vitória do líder Internacional por 2 x 1 em cima do Avaí, no Beira-Rio, mesmo jogando com os reservas.

Alguém consegue parar o Inter?

sábado, 30 de maio de 2009

Diego é ouro pelo Brasil e Torben segue na liderança


Uma homenagem a um gigante da ginástica mundial, que por azar de seu destino nasceu no Brasil, ganhou outra medalha de ouro, no solo, em etapas da copa do mundo de ginástica. O azar do destino que lhes falei é que mesmo não tendo que provar nada a mais ninguém ele continua com dificuldades de gerar recursos financeiros com suas performances, se fosse em um país europeu, Estados Unidos ou até Cuba ele seria não só um herói nacional, mas muito bem patrocinado, tanto pelo governo quanto por empresas particulares, mas no Brasil tem que pedir quase que esmola para representar essa nação que só o cobra vitórias.

Também não podemos deixar de destacar a grande performance de Ethiene Franco que conseguiu duas medalhas de bronze, no solo e na trave, que também sofre com as mesmas dificuldades que Diego.

Torben Grael e sua equipe continuam na liderança geral da Regata Volta ao Mundo, ao terminar a etapa da Irlanda em 5º lugar, com 94 pontos. É o Brasil muito bem representado também na vela.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Copa Libertadores: Resultados

Começaram as Quartas de final da Libertadores e nenhum dos resultados surpreendeu.

Palmeiras empatou com o Nacional de Montevideu em casa por 1 x 1. Jogo tecnicamente muito ruim, erros de escalação do técnico Wanderley Luxemburgo, com isso o Nacional teve mais volume de jogo no inicio da partida, com o goleiro Marcos sendo muito acionado. No segundo tempo, o Porco melhorou e abriu o placar com Diego Souza, mas Wanderley errou de novo, ao retirar Keirrison e colocar o volante Jumar no lugar, com isso o Palmeiras recuou e cedeu o empate no final do jogo para o Nacional, marcado por Garcia. A curiosidade da partida foi a estreia de Obina, entrando aos 30 minutos do primeiro tempo, pouco adicionou a partida.

Grêmio sofreu para empatar com o Caracas, que foi melhor em quase todo jogo. O gol achado pelos tricolores gauchos no segundo tempo, praticamente, garantiu a classificação para a semi-final. O Caracas mostrou que favoritismo não ganha jogo, como Paulo Autuori já havia avisado, e tomou conta da partida, com ataques rápidos e trocas de passes envolventes, colocou o Grêmio na roda, mas na parte final do segundo tempo, recuou e deu espaços para o Imortal avançar e empatar, gol que para mim selou a eliminação do Caracas, mas no futebol nunca se sabe.

Cruzeiro pode ter se complicado em uma partida que mostrou porquê não perde a 25 jogos no Mineirão, aquele gol "contra" marcado (dado) pelo Washington (a bola ia para lateral), deu ao São Paulo a "vantagem" da vitória simples. O time azul celeste dominou toda a partida, não foi ameaçado pelo tricolor paulista praticamente hora nenhuma.

E finalmente o Estudiantes balançou as redes de outro estádio nesta Libertadores, e a vítima foi o Defensor, o carrasco do Boca Juniors nesse ano. Quem marcou o tento foi o zagueiro Desábato, numa partida em que os argentinos, liderados por Véron, mandaram com seu ritmo cadenciado de jogar, sem nenhuma pressa em definir o jogo.

Copa do Brasil: Resultados


Vasco e Corinthians ficaram na igualdade de 1 x 1, gols de Pimpão e Dentinho, respectivamente. Porém o jogo não foi igual, o que se viu foi um Vasco desorganizado pela falta de Carlos Alberto na criação, e o Corinthians abusado, mostrando que não depende somente de Ronaldo.

O Vasco só não saiu derrotado por conta de seu goleiro Fernando Prass, que impediu várias tentativas do Timão de ampliar, e pelo zagueiro do Corinthians ajudado o Rodrigo Pimpão a fazer o gol, pois sem ajuda acho que não teria conseguido (afinal, ele é ruim demais, perdeu 500 oportunidades simplesmente por querer levar para perna boa: Pimpão só faz gol quem chuta cara).



Já o Internacional, quase faz eu pagar a língua, afina eu falei que seria barbada, venceu e convenceu contra o Coritiba, o terceiro gol foi uma pintura de lance (desde o inicio com Taison). Neste jogo o Coritiba fez todos pensarem que o Colorado ia tropeçar em casa, mas rapidamente (literalmente) o Taison, em noite inspirada, empatou a partida.

Quando Nilmar se machucou, logo se achou que o Inter poderia não reagir, mas Taison mostrou que o Colorado não depende somente de Nilmar, e roubou a cena, participando de todas as jogadas de gol do Internacional na virada por 3 x 1.


Taison foi o cara!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Barcelona Campeão


Apesar de ontem pela manhã eu ter cravado aqui no Blog que achava que Manchester United seria campeão, esperando uma boa atuação de Van der Sar, mas o que se viu no jogo foi o Van der Sar falhando nos dois gols do Barça, o time do Manchester apático, o time do Barcelona voando em campo e dominando o jogo. Ao final vimos a queda da maior invencibilidade da competição em uma final, Manchester não perdia na Champions League há 25 jogos. Vimos também o voo de Messi, o menor em campo, para cabecear e vencer o gigante (plantado no chão) Van der Sar.

Apesar de Messi ter voado para o gol, ele esteve bem apagado no jogo, ao contrario de Xavi, Eto'o e Iniesta, que deram ritmo ao jogo. Messi deve ser eleito o melhor do mundo ao final do ano, não por este titulo apenas, menos ainda pelo jogo final, mas sim pela excelente campanha do Barcelona e a grande temporada de Messi, pois eles ganharam tudo que disputaram nesta temporada, tiveram o melhor ataque do mundo com 157 gols, com uma média incrível de mais de dois gols por partida disputada.

Agora, seria bem interessante se o Palmeiras ganhar a Libertadores da América e conseguir enfrentar o Barcelona na final, todos nós teríamos o embate que a torcida do Flamengo sempre quis ver, mas com outro time. Finalmente saberemos quem é melhor:



Eto'o ou Obina

Copa Libertadores: Defensor x Estudiantes

Um confronto um tanto inesperado, afinal todos estavam contando com um cruzamento entre Boca Juniors e Estudiantes, mas aí o Defensor Sporting, aquele que eliminou o Flamengo em 2007 também nas oitavas, depois caiu diante do Grêmio (que foi finalista), decidiu que não estavam interessados nesse possível confronto argentino na Libertadores e eliminou o Boca Juniors dentro do La Bombonera (só um time uruguaio para fazer isso, pois os brasileiros não conseguem).

Lembrando que o último time a eliminar o Boca Juniors na Libertadores, foi eliminado na fase seguinte, estou falando do Fluminense.

Continuando, que será que tem mais condições para vencer a partida de hoje:

  • Defensor Sporting: Pode ter o desfalque importante de Diego de Souza, principal jogador da equipe, por contusão muscular. Terá que contar com toda a força de sua torcida para pressionar o Estudiantes, se for confirmado o desfalque.
  • Estudiantes: Tem em Verón a figura de líder e craque do time, muito se contesta o talento dele aqui no Brasil, mas ele é dono de um passe refinado e lançamentos bem precisos, dos pés dele pode se definir o jogo. Resta ao Estudiantes tentar marcar gols fora de casa, coisa que ainda não aconteceu nesta Libertadores, para não precisar se arriscar em casa.

Dado a presença de um grande talento no time dos Estudiantes, acredito que um raio não cairá duas vezes no mesmo lugar, para mim dará Estudiantes nas semi-finais (no jogo de hoje, só Deus sabe).

Copa Libertadores: Palmeiras x Nacional


Hoje é dia de confronto Brasil e Uruguai na Libertadores.


Palmeiras X Nacional


Ambas as equipes vem embaladas; Palmeiras após eliminar o Sport nos penaltis (na Ilha do Retiro) e o Nacional (que passou direto pelas oitavas devido a gripe suína) após derrotar o Peñarol no campeonato uruguaio. Quem tem as melhores condições para essa partida de hoje a noite? Vamos analisar:

  • Nacional: Conta com o artilheiro Biscayzacú, que marcou 6 gols nos últimos 3 jogos de sua equipe (3 deles contra o Peñarol, na vitória por 3x2) como sua grande arma para vencer o Porco Alviverde.
  • Palmeiras: Conta com Keirrison, artilheiro da equipe na Libertadores, mas está em baixa no momento, conta também com Diego Souza e o goleiros São Marcos, herói da classificação xontra o Sport. Como alternativa o Palmeiras terá no banco o atacante recém contratado Obina.

Palmeiras tem mais time que o Nacional, mas se não conseguir fazer um grande jogo e vencer de zero hoje, pode se complicar lá em Montevideu, no estádio do Centenário. O Palmeiras tem que usar os conhecimentos do estádio do Palestra Itália e a pressão de sua torcida a favor de seu estilo de jogo, só assim vencerá o Nacional.

O time do Nacional deve jogar no contra-ataque, com isso usará 3 volantes de marcação para roubar a bola mais próximo do circulo central, tornando o contra-ataque extremamente perigos. Para fugir da marcação forte no meio campo, o Porco terá que usar muito bem as laterais do campo, e com isso no decorrer do jogo pode ser interessante ter Keirrison jogando junto com Obina ou Ortigosa dentro da área para aproveitar o jogo aéreo.


Apesar de ser jogo duro acho que dará Palmeiras!

Resta saber se Obina finalmente irá desencantar!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Copa Libertadores: Caracas x Grêmio


Grêmio é favorito? Sim, é!!!

Mas daí achar que será fácil é de mais. O Caracas, nesta libertadores, ainda não perdeu em casa, e costuma jogar muito bem e com muita velocidade, pode surpreender. Nunca faz mal lembrar exemplos de um passado próximo; ano passado o Fluminense eliminou o Boca Juniors nas semi-finais e achou que já estava com o caneco em casa, esqueceu que ainda tinha a LDU. Foi lá na altitude achando que ia golear e acabou goleado, e em casa perdeu a decisão nos penaltis com o Maracanã lotado.

Mesmo um empate com gols lá em Caracas deve ser considerado perigoso, não vamos esquecer o Boca Juniors neste ano, que empatou com o Defensor-URU em 2 x 2 lá no Uruguai, e depois perdeu por 0 x 1 em casa.

Caracas tem em Dario Figueroa (artilheiro da competição com 5 gols) sua melhor arma.

Já o Grêmio vem com um time que joga do jeito que a libertadores pede e com um grande elenco; goleiro Victor, os zagueiros Rafael Marques e Léo, no meio Tcheco e Souza e no ataque Maxi López. Como Paulo Autuori (técnico) falou, o Grêmio é favorito sim, mas o Caracas chegou as quartas de final da libertadores por méritos próprios e tem que ser respeitados.

No confronto dá Grêmio, mas no jogo de hoje o resultado é uma grande interrogação!

Copa Libertadores: Cruzeiro x São Paulo

Este é o segundo grande confronto desta quarta (perdendo somente para a final da Champions League).
Cruzeiro vive um grande momento agora em 2009, tem um time entrosado desde o ano passado, o atacante Kleber está muito inspirado, Ramires foi convocado para seleção e vendido para o Benfica (só vai ao final da libertadores), Athirson encaixou bem no time, Fábio está em excepcional fase (merecia estar na seleção mais que Victor do Grêmio, que é ótimo), Marquinhos Paraná é uma máquina em campo (em qualquer posição), e o técnico Adilson Batista tem total controle de seu time. Isso tudo sem contar que o Mineirão estará lotado e o Cruzeiro não perde em casa já tem muito tempo.
O São Paulo vive um momento diferente, foi alçado para as quartas de final sem se desgastar com as oitavas (na polêmica da gripe suina mexicana), perdeu um pouco o espírito da libertadores e não consegue encaixar seu futebol. Perdeu a liderança de Rogério Ceni, mas perdeu a insegurança de Bosco, e ganhou o gás de garoto Denis (que quer mostrar serviço), Miranda comanda a desentrosada defesa Tricolor (que tem um tempo que já não joga junto, tem qualidade, mas pode faltar forças), Hernanes sempre será um perigo para a meta da Raposa, assim como Jorge Vagner, já o ataque tem sido um problema, Washington não sabe o que é marcar tem um tempo (depois dizem que é só o Obina, não esqueçamos de Fred), e a indefinição entre Borges (esse é perigoso) e Dagoberto (esse não é) mostra como está a dinâmica do ataque para essa partida.
Vejo, apesar do melhor momento do Cruzeiro, um confronto equilibrado, pois de três anos para cá, criou-se um fantasma Tricolor que assusta a todas as torcidas e equipes. O Cruzeiro para sair deste confronto para semi-final, precisa hoje de ganhar de zero do Tricolor Paulista, pois dificilmente ficará sem marcar no jogo de volta lá no Morumbi.

Copa do Brasil: Internacional x Coritiba


Esta pode ser a maior barbada desta quarta-feira.
O Internacional é favorito sim contra o Coritiba, hoje no Beira Rio. A meu ver o Coritiba tentará conter os avanços do Colorado o jogo inteiro, apostando que se segurar Nilmar e companhia hoje, na outra partida em casa, reforçado de Marcelinho Paraiba, e Inter sem Nilmar (e Kleber também) poderá ter uma chance.
Mas o time Colorado está jogando muito bem nesse ano de centenário, e parece que vai conquistar tudo, jogou muito bem contra os grandes nesse mês de maio, nas quartas de final eliminou um Flamengo muito bem armado.
Já o Coxa Branca, também em seu ano de centenário, vem alternando boas e más partidas, e seu núcleo criativo está suspenso (Marcelinho Paraíba), o que pode ser fatal nesta partida de mais tarde. Carlinhos Paraíba terá a difícil missão de liderar o seu time contra um exercito colorado (o time e a torcida que não para).
A falta de Güiñazu no centro defensivo do meio campo não fará muita diferença neste jogo, pois quem está do lado compõe bem o meio (Andrezinho, Magrão e Sandro), e ainda sabem sair jogando. Hoje a noite é Colorada, ou seja um jogo de um time só.
Pelo menos essa é minha opinião.

UEFA Champions League: Final

Barcelona F.C. ou Manchester United




Está aí (na foto) o confronto que o mundo do futebol está esperando, e ele acontece hoje a tarde. Quem irá brilhar? Messi ou Cristiano Ronaldo?

Neste confronto a curiosidade paira sobre estes dois personagens, porém há outros confrontos interessantes:

  • Henry x Rooney;
  • Eto'o x Berbatov;
  • Xavi x Scholes (Giggs);
  • Iniesta x Park;
  • Valdes x Van der Sar.

Destes confrontos eu aponto um que pode realmente fazer a diferença, afinal Messi e C. Ronaldo são quase equivalentes, Henry e Rooney também - assim como Eto'o e Berbatov, Xavi e Scholes - , e o grande confronto para mim é o dos goleiros.

Victor Valdes é um bom goleiro e só, nada de excepcional, que nem Helton, Gomes, Dida e outros muitos, mas Van der Sar, esse sim é um fantástico goleiro, e se hoje ele estiver inspirado, nem todo o bombardeio do Barcelona fará diferença para o resultado.



A minha aposta hoje é que dá Manchester United.

Copa do Brasil: Vasco x Corinthians


Nesta noite o Gigante do Maracanã vai tremer, Vasco aposta em sua torcida, que vai lotar o estádio, para conseguir um bom resultado em cima do (um pouco menos) fenomenal Corinthians, que estará sem Ronaldo Fenômeno.
Apesar de o Gigante da Colina está na segunda divisão do campeonato brasileiro, tem mostrado que pode encarar os times da primeira divisão (visto o que foi feito em cima do Vitória - BA), mas pela primeira vez enfrentará um dos candidatos ao título nacional da primeira divisão.
Desfalques - Ambas as equipes têm seus problemas:
  • Vasco está sem Carlos Alberto (cérebro do time) e sem Fernando na zaga;
  • Corinthians mais uma vez está sem Ronaldo (que já podemos falar que nem é mais um desfalque, afinal será assim durante todo o ano, ele é mais um reforço em algumas partidas do que jogador titular, e que reforço).
Quem pode desequilibrar:
  • No Vasco: Fernando Prass tem sido uma grande surpresa no gol, o lateral esquerdo Ramon tem jogado extremamente bem, Léo Lima vive um bom momento e Jefferson (apesar de voltar de lesão) tem capacidade de suprir a ausência de Carlos Alberto.
  • No Corinthians: Felipe vem mostrando que logo terá condições de ser convocado para seleção brasileira, Chicão tem sido decisivo na cobranças de falta, o selecionável André Santos vive grande fase, Jorge Henrique tem mostrado que o ataque não depende somente de Ronaldo, Cristian é um perigo nas bolas de fora da área e Dentinho tem talento, só precisa mostrá-lo.

Tudo leva a crer que o Corinthians é o favorito para o confronto, mas espero, no jogo de hoje, um Corinthians mais comedido e que cadenciará mais o jogo, já o Vasco tentará mandar no jogo, e no embalo de sua torcida sufocar o Timão.

Para o confronto (nos dois jogos), o Corinthians é favorito, mas se o Vasco ganhar de 2 x 0 hoje, nada me faz crer que no Pacaembu o Gigante da Colina cairá.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Quem foi melhor para o Flamengo: Romário ou Obina?

Romário ou Obina


Este texto visa apenas fazer um comparativo estatístico e qualitativo entre Obina e Romário, em suas eras no Clube de Regatas Flamengo, sem comparar suas capacidades técnicas.

Primeiramente vamos o que cada um fez para o clube individualmente.

Romário:
  • Jogou 240 vezes pelo Flamengo em competições oficiais.
  • Marcou 204 gols pelo Flamengo em competições oficiais.

Obina:

  • Jogou 180 vezes pelo Flamengo em competições oficiais.
  • Marcou 47 gols pelo Flamengo em competições oficiais.
Em Campeonatos Brasileiros e Copas do Brasil:
  • Romário: Jogou 91 jogos pelo Flamengo, destes 39 vitórias, 21 empates, 31 derrotas, aproveitamento de 50,55%.
  • Obina: Jogou 124 jogos pelo Flamengo, destes 51 vitórias, 31 empates, 42 derrotas, aproveitamento de 49,46%.

Neste prisma temos a leve impressão que Romário, além de ser tecnicamente melhor que Obina, também foi melhor para o Flamengo.

Vamos ver em questões de elenco, quem jogou com os melhores:

  • Romário: De 95 a 99 jogou com Edmundo, Sávio, Branco, Nélio, Renato Gaúcho, Djalminha, Junior Baiano, Luiz Alberto, Lúcio, Iranildo, Juan, Julio César, Ricardo Rocha, Gilberto, Marquinhos, Beto, Maurinho e Djair.
  • Obina: De 2005 a 2009 jogou com Souza, Peralta, Ibson, Léo Moura, Juan, Bruno, Ronaldo Angelin, Fábio Luciano, Roger, Cezar Ramires, Renato Abreu, Renato Augusto, Marcinho, Jônatas, Fernando, Fellype Gabriel, Diego Souza, Luizão, Paulinho, Roni, Diego Tardelli, Josiel, Emerson e Kleberson.

Pelos nomes relacionados, Romário também jogou com os melhores jogadores do que Obina.

Vamos então as campanhas de cada um pelo Flamengo:

Romário:

  • Em 1995 (ano do centenário do Flamengo) foi vice-campeão do Campeonato Carioca, vice-campeão da Supercopa Libertadores, e no Brasileirão foi 21º colocado.
  • Em 1996 foi campeão do Campeonato Carioca de forma invicta, foi campeão da Copa Ouro Sul-Americana (que foi mais um torneio), também esteve no Valencia da Espanha neste ano, quando o Flamengo foi no Brasieirão 13º colocado.
  • Em 1997 foi terceiro colocado do Campeonato Carioca, Vice-campeão do Torneio Rio-São Paulo, Vice-campeão da Copa do Brasil e foi para o Valencia da Espanha mais uma vez, quando o Flamengo foi 5º colocado no Brasileirão.
  • Em 1998 foi Vice-campeão do Campeonato Carioca e 11º colocado do Brasileirão.
  • Em 1999 foi Campeão do Campeonato Carioca e 12º colocado do Brasileirão. Participou da campanha do título da Mercosul de 1999, mas foi expulso do Clube de Regatas Flamengo antes do termino da Copa Mercosul, ao final do Campeonato Brasileiro.
  • Nunca participou de uma Libertadores da América pelo Flamengo.
Obina:
  • Em 2005 participou da campanha que livrou o Flamengo do rebaixamento terminando o Brasileirão como 15º colocado.
  • Em 2006 quase foi rebaixado no Campeonato Carioca, foi Campeão da Copa do Brasil e no Brasileirão foi 11º colocado.
  • Em 2007 foi Campeão do Campeonato Carioca, foi eliminado da Libertadores da América nas oitavas de final e no Brasileirão foi 3º colocado.
  • Em 2008 foi Bi-Campeão do Campeonato Carioca, foi eliminado da Libertadores da América nas oitavas de final e no Brasileirão foi 5º colocado.
  • Em 2009 foi Tri-Campeão do Campeonato Carioca e agora se transferiu para o Palmeiras.
Por esta analise Obina teve melhores resultados com o Flamengo que Romário.

Vale lembrar que ambos são atacantes então só a critério de curiosidade; o Flamengo, no campeonato brasileiro, com Romário (1995, 1998 e 1999) só teve saldo de gols positivo em uma ocasião, aproveitamento do ataque de 33.3%, enquanto que com Obina (2005, 2006, 2007 e 2008) teve saldo de gols positivo em duas ocasiões, aproveitamento do ataque de 50%.
Então quem foi melhor para o Flamengo? Obina ou Romário?

Depois de analisar essas informações, não tenho medo em afirmar que Obina foi melhor para o Flamengo que Romário, que apesar dele não ter feito tantos gols pelo Flamengo ele foi decisivo em vários momentos importantes (gol que livrou o Flamengo do rebaixamento em 2005, gol do título da Copa do Brasil – depois de sair do banco – , em 2006, gol que levou o Flamengo a final da taça Guanabara em 2007 – se contundiu no lance do gol – , gols nas finais do Campeonato Carioca em 2008).

Mas e o Romário, ele foi tão mal assim, ser menos importante para o Flamengo que Obina? Não ele foi um grande artilheiro, depois dele só o Liédson convenceu a nação rubro-negra, mas Romário nunca foi decisivo para o Flamengo (perdeu pênaltis importantes em competições como o Brasileirão, que dariam ao Flamengo a classificação, vide Flamengo x Paraná em 1998). Eu afirmo que Romário não foi melhor para o Flamengo e sim o contrario o Flamengo foi melhor para Romário, afinal ele fez o que quis na gávea.