sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasileirão: 10ª a 15ª rodada - Análise dos times

Como todos repararam eu dei uma parada nos comentários de rodada a rodada, decidi que não tinha como analisar cada jogo para o todo do Brasileirão. Então decidi que faria uma análise de evolução de cada time a cada 5 rodadas, mas nessa primeira eu esperei 6 rodadas, para fechar sempre nas rodadas 5 ou 0. Então vamos aos times:

  • Atlético - MG:
O Galo mineiro terminou a 9ª rodada em segundo lugar e recuperou a 1ª posição na rodada seguinte, ao vencer os reservas do Cruzeiro no clássico estadual, seguiu em primeiro até o fechamento da 14ª rodada, conseguindo vencer o São Paulo, empatar com o Vitória, vencer o Fluminense e começar a cair ao perder em casa para o Goiás. Na última rodada (15ª) foi ao Maracanã e não conseguiu repetir o resultado do ano passado, e foi derrotado de virada pelo Flamengo. Em seis rodadas, em 18 pontos disputados, o Atlético Mineiro conquistou 10 pontos (aproveitamento de 55,56%), três vitórias, um empate e duas derrotas (nas duas últimas rodadas), marcando 8 gols e sofrendo 5, média de 1,33 gols feitos e 0,83 gols sofridos, contabilizando a 5ª melhor campanha entre essas rodadas. Atenção aos recentes mals resultados, podem indicar uma queda de rendimento para o futuro na competição. Fechou a 15ª rodada em segundo lugar no campeonato.
  • Atlético - PR:
O Furacão está em uma campanha fraca e em rumo a Série B, tinha o 16º lugar na 9ª rodada, sempre oscilando nas rodadas, e depois de seis rodadas mostrou que não tem condições de reagir no campeonato e está na fila para comprar a passagem para a segundona. Em 18 pontos possíveis o Atlético Paranaense conquistou apenas 4 (aproveitamento de 22,22%), vencendo o Internacional na 10ª rodada, perdendo para o Santo André, empatando com Coritiba no clássico estadual e perdendo nas três rodadas seguintes para Santos, Avaí e Goiás, sequência que derrubou o técnico Waldemar Lemos. Nessas seis rodadas fez 4 gols e sofreu 10, média de 0,66 gols feitos e 1,67 gols sofridos, tendo feito a 3ª pior campanha nessas rodadas, que na tabela deu a 18ª posição no campeonato, e um das quatro cadeiras para o rebaixamento.
  • Avaí:
O time catarinense estava na lanterna do campeonato com apenas 7 pontos conquistados (uma vitória e 4 empates), parecia ser o novo América - RN ou novo Ipatinga, mas nas últimas 5 rodadas conquistou 5 vitórias e teve a melhor campanha das últimas seis rodadas entre todos os times (empatado com o Palmeiras, mas melhor no saldo). De 18 pontos disputados conquistou 15 (aproveitamento de 83,33%), perdendo para o Botafogo e vencendo de Goiás, Sport, Grêmio, Atlético - PR e Vitória. Nessas seis rodadas fez 14 gols e sofreu apenas 4, média de 2,33 gols marcados e 0,67 gols sofridos. Após esses grandes resultados nas últimas rodadas o Avaí subiu do 20º para o 8º lugar no campeonato. Será que alguém segura essa arrancada do Avaí?
  • Barueri:
A grande sensação/surpresa do campeonato estava na 5ª posição na 9ª rodada e enfrentava os grandes do Brasil de igual para igual, ataca o tempo todo, deixando sua defesa bem desguarnecida, mas não parece se importar com isso. Com sua vocação extremamente ofensiva acabou despertando os olhares do exterior, que levaram seu goleador Pedrão, mas isso não impediu que achassem um substituto, Val Baiano. Porém nas últimas seis rodadas houve uma queda de rendimento aliado a uma subida dos adversários diretos, conquistou 8 pontos dos 18 possíveis (aproveitamento de 44,44%), vencendo o Coritiba, empatando com o Santos, vencendo o Náutico, empatando com o Flamengo e perdendo para o São Paulo e Internacional, fazendo 15 gols e sofrendo 9, média de 2,5 gols marcados e 1,5 gols sofridos, teve a 10ª campanha nas últimas seis rodadas, que lhe conferiu uma queda para o 9º lugar no campeonato. Tem o melhor ataque da competição, mas os últimos revés tem que ser estudados, tanto pelo Barueri quanto pelos rivais, para definir o futuro da equipe na competição.
  • Botafogo:
O Fogão, assim como o Cruzeiro, está pagando por ter um jogo a menos nessas últimas seis rodadas, devido ao adiamento da partida contra a Rapoza (que tinha a final da Libertadores contra o Estudiantes, já comentada abaixo), jogou apenas 5 vezes e não perdeu nenhum jogo, de 15 pontos possíveis conquistou 9 (aproveitamento de 60%), vencendo o Avaí, folgando na 11ª rodada, empatando com o Flamengo, no clássico estadual, e Náutico, vencendo o Internacional e empatando com o Coritiba, fazendo 11 gols e sofrendo 9, média de 2,2 gols marcados e 1,8 gols sofridos, teve 8ª melhor campanha das últimas seis rodadas. O técnico Ney Franco, que mantido no cargo, acertou ao dizer que o Botafogo está pagando pelo início ruim do campeonato, e para sair desta situação (16º lugar no campeonato) precisam continuar com os bons resultados obtidos nas últimas rodadas. Deve continuar subindo na competição.
  • Corinthians:
O Timão estava na 7ª posição na 9ª rodada do Brasileirão, tinha acabado de sagrar-se campeão da Copa do Brasil, muitos afirmavam que agora o Corinthians iria se concentrar em ganhar a triplice coroa e arrancaria no Brasileirão, alguns outros falavam que haveria um relaxamento natural e seria possivel uma queda de rendimento, mas o que realmente vem acontecendo é que o Campeonato Brasileiro está equilibrado e que a janela de transferências segue fazendo estragos, já tirou do Corinthians três jogadores muito importantes para o elenco (Cristian, André Santos e Douglas), e ainda sofreu a baixa do Ronaldo Fenônimo, que lesionou a mão e desfalcará a equipe por umas cinco semanas. Mesmo com esses contra-tempos o Coringão ainda manteve uma certa constancia. Em 18 pontos possíveis o Timão conquistou 10 pontos (aproveitamento de 55,56%), perdendo para o Grêmio, vencendo Sport, Cruzeiro e Vitória, perdendo o clássico local contra o Palmeiras e empatando com Santo André, fazendo 9 gols e sofrendo 12, média de 1,5 gols marcados e 2 gols sofridos, teve a 6ª melhor campanha nas últimas seis rodadas, atingindo o 6º lugar na competição nacional. Resta ver como o Corinthians ficará com esses desfalques e as estréias dos reforços.
  • Coritiba:
O Coxa Branca vem de altos e baixos no campeonato, parece que vai fugir da zona da degola, mas parece que vai ficar ao lado dela durante toda a competição. Na 9ª rodada estava na 15ª posição, e nessas seis rodadas, em 18 pontos possíveis conquistou apenas 6 pontos (aproveitamento de 33,33%), perdendo para o Barueri, vencendo o Grêmio, empatando com o Atlético - PR, no clássico estadual, e com o Sport, perdendo para o Vitória e empatando com o Botafogo, fazendo 6 gols e sofrendo 8 gols, média de 1 gol marcado e 1,33 gols sofridos, teve a 5ª pior campanha nessas seis rodadas, ficando ainda em 15º lugar no campeonato. Lembrando que tem um jogo a mais que o Botafogo (que está 16º). Não vence a 4 rodadas, é preocupante.
  • Cruzeiro:
Assim como o Botafogo, o Cruzeiro tem um jogo a menos que os rivais, devido a disputa pelo título da Copa Libertadores da América (que ficou com o Estudiantes), a 11ª rodada não aconteceu para os mineiros celestes, nem para os cariocas alvinegros, jogo transferido para 27 de agosto de 2009, na 9ª rodada estava em 12º lugar. Após a perda da Libertadores as três rodadas seguintes seriam importantes para os mineiros, tudo para saber se sentiriam a perda do título ou se reagiriam na competição. E em seis rodadas (exceto a 11ª), em 15 pontos disputados a Raposa conquistou 7 pontos (aproveitamento de 46,67%), perdendo para o Atlético - MG, no clássico estadual, folgando na 11ª rodada (perdendo o título para o Estudiantes em casa), perdendo para o Corinthians, vencendo o Santo André, empatando com o Fluminense e vencendo o Sport, fazendo 5 gols e sofrendo 6 gols, média de 1 gol marcado e 1,2 gols sofrido por jogo, teve a 13ª melhor campanha nessas seis rodadas, o que lhe rendeu uma queda para o 14º lugar. Mostrou grande capacidade de reação ao seguir em frente após a perda de um título importante. Deve seguir subindo.
  • Flamengo:
O Urubu rubro-negro não tem conseguido alçar altos vôos neste campeonato, estava na 7ª posição até a 9ª rodada, teve uma grande queda de rendimendo nas rodadas seguintes, culminando na demissão do técnico Cuca, muito se fala que ele foi derrubado pelos próprios jogadores, mas é fato que a equipe conseguiu dois ótimos resultados após sua demissão. Nessas seis rodadas, em 18 pontos possíveis o Flamengo conquistou 9 (aproveitamento de 50%), empatando com São Paulo, perdendo para o Palmeiras, empatando com Botafogo e Barueri, e vencendo Santos e Atlético - MG, fazendo 11 gols e sofrendo 9, média de 1,83 gols marcados e 1,5 gols sofridos, nessas seis rodadas teve 8ª posição, que rendeu a manutenção do 7º lugar na competição. Com Andrade no comando, parece que vai evoluir nos resultados.
  • Fluminense:
Tempo já era nebuloso nas Laranjeiras na 9ª rodada, quando estava em 14º lugar, e mesmo com a mudança para o CFZ não melhorou a situação do Tricolor carioca, após as seis últimas rodadas, em 18 pontos disputados o Fluminense somou somente 1 (aproveitamento de 5,56%), e segue sem vencer a 10 rodadas. A fase ruim do Pó de Arroz culminou na demissão do técnico Carlos Alberto Parreira e na contratação de Renato Gaúcho para seu lugar, mas também não melhorou a situação. O Fluminense perdeu para o Santo André, Internacional, Goiás e Atlético - MG, empatou com o Cruzeiro e perdeu do Palmeiras, fazendo 5 gols e sofrendo 13 gols, média de 0,83 gols marcados e 2,17 gols sofridos, teve o pior desempenho dentre todas as equipes nas últimas seis rodadas, o que lhe confere a queda para o 19º lugar no campeonato, sinal de alerta está ligado no Tricolor carioca. Se não houver melhora imediata cairá para a segundona, o Fluminense tem elenco suficiente para se recuperar.
  • Goiás:
O Verde Esmeralda tem uma campanha muito boa, está brigando por uma vaga na Libertadores, estava na 6ª posição na 9ª rodada, e nas últimas seis rodadas conseguiu bons resultados, em 18 pontos disputatos conquistou 12 (aproveitamento de 66,67%), sendo esses pontos conquistados em 4 vitórias seguidas, o Goiás começou perdendo para o Sport e Avaí, e depois venceu do Fluminense, Palmeiras, Atlético - MG e Atlético - PR, fazendo 10 gols e sofrendo 5 gols, média de 1,67 gols marcados e 0,83 gols sofridos por jogo, teve o 3 melhor aproveitamento das últimas seis rodadas, que o premiaram com a subida para o 4º lugar na competição. O Esmeraldino tem grandes chances de conquistar uma vaga para uma competição continental, e pode ser da Libertadores.
  • Grêmio:
O Imortal está alternando bons e maus resultados, com péssimos resultados fora de casa e bons resultados em casa, estava em 10º lugar até a 9ª rodada, e nas últimas seis rodadas de 18 pontos disputados conquistou 9 (aproveitamento de 50%), vencendo o Corinthians, perdendo para o Coritiba, vencendo o Internacional, no clássico estadual, perdendo para o Avaí, vencendo o Santo André e perdendo para o São Paulo, fazendo 10 gols e sofrendo 8, média de 1,67 gols marcados e 1,33 gols sofridos por jogo, teve a 7ª melhor campanha nestas seis rodadas que não lhe rendeu melhora na tabela, continua em 10º lugar na competição. Se o Grêmio quiser almeijar algo mais na competição deve começar a marcar pontos fora de casa e continuar não perdendo pontos em casa.
  • Internacional:
Tido como um dos melhores elencos do Brasil e o melhor ataque do primeiro semestre em todo território nacional, o Colorado teve uma sequência nada boa nestas últimas seis rodadas, na 9ª rodada estava em primeiro lugar, e em 18 pontos disputados conquistou apenas 7 (aproveitamento de 38,89%, bem longe dos 60% do total da competição). O Internacional perdeu para o Atlético - PR, venceu o Fluminense, perdeu do Grêmio, no clássico estadual, perde para o Avaí, empatou com o São Paulo, perdeu para o Botafogo e venceu o Barueri, fazendo 15 gols e sofrendo 15, média de 2,5 gols marcados e 2,5 gols sofridos por jogo, teve 12ª posição entre essas seis rodadas, o que lhe gerou uma queda de 1º para 3º lugar na competição. Com a saida de Nilmar para o futebol europeu, gerou uma lacuna no então ataque dos sonhos, que também está desfalcado de D'Alessandro, afastado da equipe. O técnico Tite tem que por ordem na casa com as entradas de Bolaños e Andrezinho, respectivamente, mas será que conseguirá manter a qualidade? Só o tempo dirá!
  • Náutico:
Desespero, essa é a palavra que define bem a situação do Náutico no Campeonato Brasileiro de 2009, depois de estar entre os 4 primeiros nas três primeiras rodadas, amarga a lanterna do Brasileirão, desde a 3ª rodada que o time não sabe que é vencer, terminou a 9ª rodada em 17º lugar, e em 18 pontos disputados conquistou 3 (aproveitamento de 16,67%), perdeu para o Palmeiras, empatou com o Vitória, perdeu para o Barueri, empatou com o Botafogo e Sport, no clássico estadual, e perdeu para o Santos, fazendo 8 gols e sofreu 16, média de 1,33 gols marcados e 2,67 gols sofridos, teve o 2º pior aproveitamento dentro destas seis rodadas (melhor apenas que o Fluminense), o que lhe rendeu a lanterna do campeonato. Uma das vagas para a Série B parece estar preenchida pelo Náutico, deve cair e não parece ter poder de fogo para lutar contra isso. Como diria meu cunhado, alvirrubro roxo: "Descobrimos que é melhor jogar a segundona, a primeira divisão é muito chata!"
  • Palmeiras:
Mesmo com o tempo fechado no Palestra Itália, saida de Keirrison, demissão mal explicada de Vanderley Luxemburgo, a indefinição sobre o futuro treinador (Jorginho seria ou não efetivado), e a contratação de Muricy Ramalho, o Palmeiras mostrou que tem bala na agulha e que as confusões externas não vão influenciar no trabalho de campo, até a 9ª rodada a equipe estava em 3º lugar e após essas seis rodadas o clube alcançou o topo da competição, com o 1º lugar, de 18 pontos disputados conquistou 15 (aproveitamento 83,33%), venceu do Náutico, Flamengo e Santo André, perdeu para o Goiás, e venceu Corinthians, no clássico local, e o Fluminense, fazendo 12 gols e sofrendo 4 gols, média de 2 gols marcados e 0,67 gols sofridos por jogo, teve o segundo melhor aproveitamento nessas seis rodadas (atrás apenas do Avaí, que ficou na frente no saldo de gols). O curioso é que um jogador que foi apontado como a pior contratação de todos os tempo pelo Palmeiras é justamente quem tem se destacado no Porco (além de Diego Souza e Claiton Xavier), esse jogador é o Obina, aquele que não fazia gols tinha mais de seis meses antes de ser contratado (por empréstimo) pelo Palmeiras, e que fez três gols no clássico contra o Corinthians. Palmeiras + Muricy Ramalho = Título Brasileiro? É bem possível.
  • Santo André:
O novo azulão do ABC paulista não tem feito tanto estrago quanto o anterior (São Caetano), mas faz uma campanha regular, se fizer direitinho a campanha até consegue uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, em 18 pontos disputados conquistou 7 (aproveitamento de 38,88%), venceu o Fluminense e Atlético - PR, perdeu do Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, e empatou com o Corinthians, fazendo 5 gols e sofrendo 7, média de 0,83 gols marcados e 1,17 gols sofridos por jogo, tem a 15ª melhor campanha nessas seis últimas rodadas, o que levou o time a cair da 11ª para a 13ª posição no campeonato. Deve não incomodar ninguém e ficar na primeira divisão, com chance de biliscar uma vaga na competição continental.
  • Santos:
O time da Baixada Santista está com algumas dificuldades na competição, não consegue embalar, Kleber Pereira está contundido e o time parece ser incompleto (as contratações de inicio de ano não foram boas, quase ninguém vingou), na 9ª rodada estava na 9ª posição, e em 18 pontos disputados desde então conquistou 7 (aproveitamento de 38,88%), perdendo para o Vitória, que levou a demissão de Vagner Mancini, empatando com o Náutico, perdendo para o São Paulo, vencendo o Atlético - PR, perdendo do Flamengo e vencendo do Náutico, fazendo 10 gols e sofrendo 14, média de 1,67 gols marcados e 2,33 gols sofridos, tem a 14ª melhor campanha nessas últimas seis rodadas, o que lhe conferiu a queda para o 12º lugar no campeonato. Com a chegada de Vanderley Luxemburgo pode engrenar no campeonato e quem sabe arrancar uma vaga na Libertadores do ano que vem.
  • São Paulo:
E o maior campeão brasileiro, atual tri-campeão nacional, totalizando seis títulos brasileiros, como está na competição deste ano? Vai ser campeão de novo? A resposta é: Dificilmente! Claro que não se pode afastar essa possibilidade, mas esse ano o Tricolor paulista tem dois desfalques importantes na equipe, o primeiro é Rogério Ceni, que está em recuperação e deve voltar logo, o time sente a falta de seu líder, e ainda temos a falta de Muricy Ramalho, o melhor técnico do país na atualidade (afinal é só tri-campeão brasileiro). Ricardo Gomes assumiu o time após a eliminação da Copa Libertadores e pegou um elenco mediano que enfrenta dificuldades de manter o nível e a regularidade dos últimos anos, na 9ª rodada o São Paulo estava no 13º lugar, em 18 pontos disputados conquistou 11 (aproveitamento de 61,11%), empatou com o Flamengo, perdeu para o Atlético - MG, venceu o Santos, no clássico estadual, empatou com o Internacional, e venceu o Barueri e Grêmio, fazendo 10 gol e sofrendo 9, média de 1,67 gols marcados e 1,5 gols sofridos por jogo, teve a 4ª melhor campanha durante as últimas seis rodadas, o que lhe conferiu uma subida para o 11º lugar no campeonato. Deve ficar na zona da Copa Sul-Americana, mas não se pode dar as costas para o tricolor e esquecer dele, ele pode se encontrar e arrancar novamente (igual ao ano passado).
  • Sport:
Recife está em crise, o Santa Cruz está na Série D, e quando uma grande equipe do estado está mal, isso reflete nas outras, e o Náutico está na lanterna do campeonato e o Leão de Recife não está longe disso, aliás está na zona de rebaixamento desde a 9ª rodada, que estava em 18º lugar, e em 18 pontos possíveis conquistou 5 (aproveitamento de 27,78%), ganhou do Sport, perdeu para Corinthians e Avaí, empatou com Coritiba e Náutico, no clássico local, e perdeu para o Cruzeiro, fazendo 10 gols e sofrendo 12, média de 1,67 gols marcados e 2 gols sofridos por jogo, teve a 4ª pior campanha nestas seis rodadas, o que mesmo assim lhe conferiu uma subida para o 17º lugar, ainda na zona de rebaixamento. Tem repetido a política de troca constantes de técnicos, primeiro saiu Nelsinho Baptista, depois foi a vez de Emerson Leão cair e agora será a vez de Péricles Chamusca tentar levantar o Sport desta posição incomoda, elenco tem, já mostrou isso na boa campanha que teve na Libertadores da América e na Copa do Brasil do ano passado.
  • Vitória:
Esse clube baiano parece não estar dormindo na rede, a campanha do Rubro-Negro baiano é excelente, mesmo que caia de rendimento dificilmente se afastará dos 6 primeiros colocados, tem um atacante que tem se destacado neste brasileiro, o artilheiro Roger. Estava na 4ª posição na 9ª rodada, e em 18 pontos disputados conquistou 8 (aproveitamento de 44,44%), goleou o Santos, empatou com o Náutico e Atlético - MG, perdeu para o Corinthians, venceu o Coritiba e perdeu para o Avaí (goleado), fazendo 9 gols e sofrendo 9, média de 1,5 gols marcados e 1,5 gols sofridos por jogo, teve a 11ª melhor campanha nessas seis últimas rodadas, o que lhe conferiu uma queda para o 5º lugar no campeonato. Paulo César Carpegiani tem feito um bom trabalho no Vitória, deve brigar por uma vaga na Libertadores, mas deve ficar de fora, com a vaga para a Copa Sul-Americana.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cielo é Ouro

O Brasil tem um grande nadador fazendo história pelo nosso ingrato país. Por que ingrato? Ingrato por não dar condições aos seus atletas e ainda cobrar resultados expressivos de suas performances.

Cielo teve um dia iluminado e superou os favoritos ao ouro nos 100 metros livre, prova que não é sua especialidade (a preferida é a dos 50 metros livre), entre eles os franceses Alain Bernard e Frederick Bousquet. O Cesão é um orgulho para todos nós, mas não maior que os outros heróis que lutam contra todas as adversidades para tentar vencer no esporte.

O que ilustra bem isso é Thiago Pereira, sempre visto como grande promessa para medalhas na natação em Pequim, mas ficou "apenas" em quarto lugar. As aspas são a ironia que significa ficar em quarto lugar, afinal apenas 3 foram melhor que ele na final das olimpíadas, o que se repetiu neste mundial.

Também podemos citar o grande resultado de Felipe França nos 50 metros nado peito, no qual conquistou a medalha de prata, mas aqui no Brasil mal foi comemorado! O cara se mata de nadar por conta própria, luta para conseguir patrocínio, vai ao mundial sem quase nenhum incentivo do governo, consegue o segundo lugar entre os melhores do mundo e o máximo que falamos foi que ele conseguiu a medalha de prata, com um grande pesar na voz por não ter sido de ouro! É absurdo isso!

O que posso dizer a eles é que estamos orgulhosos de filhos "esquecidos" do Brasil que levantam a bandeira nacional, choram durante o hino nacional, doam o sangue e estouram os músculos a fim de dar a essa pátria "mãe" a alegria de dizer: "Esses são meus filhos!" Pena que logo depois das conquistas e dos bons resultados eles caem no esquecimento novamente.

Parabéns Cesão, essa conquista é de todos vocês atletas "sem" pátria.

E grande tempo hein!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Copa Libertadores da América: Estudiantes Campeão / LDU Campeã da Recopa


E o Estudiantes sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América, em um Mineirão lotado, ao vencer o Cruzeiro. Os hermanos mereceram, jogaram melhor a partida inteira, em momento algum deixaram de mandar no jogo, nem quando levaram o gol, que foi somente um pequeno acidente de percurso. Temos que nos levantar e bater palmas pelo futebol apresentado pelo Estudiantes, mostraram que são um dos melhores times da atualidade, afinal, chegaram a final da Copa Sul-Americana em 2008 e são os campeões da Copa Libertadores da América de 2009.

Mas o que aconteceu para o Cruzeiro não conseguir vencer a partida em casa e levar o caneco para a Toca da Raposa? Simples, como uma tragédia anunciada (por mim a uma semana), o time celeste achou que o empate em La Plata foi um resultado ótimo e que em casa seria fácil conquistar o resultado. Ou seja, houve mais uma vez o desmerecimento dos brasileiros para com os seus vizinhos, somos penta-campeões do mundo por que sabemos jogar uma Copa do Mundo, mas nem nos aproximamos dos argentinos em títulos internacionais de clubes, pois não sabemos jogar esse tipo de compatição, achamos que só o fato de sermos brasileiros no tornam melhores que eles. Vou fazer uma constatação perigosa: "Sabemos jogar melhor contra os europeus que contra nossos companheiros sul-americanos (pode incluir os mexicanos também)". Ou seja, se fossemos europeus, na Champions League não teria para mais ninguém, mesmo com os melhores jogadores jogando fora do Brasil. No jogo de ontem o vimos foi um tango argentino comandado por Verón, maestro da final, e o Cruzeiro ficou vendo "maravilhado" a dança dos hermanos, a excessão de Kléber, que tentou durante todo o jogo aprontar um samba para cima dos hermanos, mas sozinho e isolado não fez "verón".

O jogo começa de forma bem calma e devagar, quase parando, com o Cruzeiro tentando, sem sucesso, fazer frente aos argentinos, pois a torcida empurrava, mas o Estudiantes levava o jogo em Banho Maria, sem pressa, esperando que as chances começassem a aparecer, e se não aparecessem iria para os penaltis. A calma argentina começava a constratar com o desespero celeste, nervoso o Cruzeiro (liderado por Ramires) começava a cair na lábia argentina e esquece o futebol e parte para as agressões. Era tudo que os argentinos queriam, a partir daí (ainda no primeiro tempo) a tranquilidade dos argentinos em jogar partidas decisivas dá o padrão do jogo. O Cruzeiro não tinha que ficar nervoso, afinal o empate levava aos penaltis e não a derrota, tudo que tinham que fazer era jogar como jogaram nas quartas e semi-finais do torneio, com tranquilidade e toque de bola. Mas quando do outro lado está os argentinos, não sei porque, mas os brasileiros ficam nervosos e furiosos, pois a famosa catimba argentina nem entrou em campo direito, eles fizeram um jogo duro, assim como o Cruzeiro fez no primeiro jogo. Anularam os principais jogadores (mais uma vez) da Raposa na bola e não na violência (ok, o Verón devolveu a cotovelada que levou de Ramires com 5 minutos de jogo, mas até aí tudo bem). Durante todo o primeiro tempo o Cruzeiro foi intimidado pelos argentinos, não produziam, não conseguiam tocar a bola entre eles, a criatividade ficou fora de campo.

No segundo tempo (após um atraso dos Estudiantes em retornar ao campo, isso sim foi catimba) o jogo seguiu igual ao primeiro tempo, até que Henrique (que estava sumido durante todo o jogo) achou um gol após chutar de fora da área e desviar em Desábato, matando o goleiro Andújar (que estava na bola). Um achado, nada mais. Nessa hora o Cruzeiro teve pensamento de time inexperiente. Do jeito que estavam jogando não podiam se lançar ao ataque daquela maneira, estavam ganhando e o adversário, que dominava a partida, tentaria a resposta imediata, afinal vale um título, não tinham mais que correr atrás de nada, era só não tomar gol. Ou seja se defender e aproveitar os contra-ataques.

Mas na euforia de sua torcida, e no único erro que vi Adilson Baptista cometer na competição, o Cruzeiro se lançou ao ataque como se sua vida depende-se disso. Resultado não poderia ser diferente, tocando a bola com conciência e calma, Verón achou Cellay livre pela esquerda (Gérson Magrão tinha subido ao ataque, empolgado com o gol) que cruzou na pequena área celeste, achando Fernandes, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio a sua frente, Fábio (que ficou no caminho da bola) nada pode fazer. Com a partida empatada (5 minutos depois do gol cruzeirense) o Estudiantes manteve o esquema de jogo, tocava a bola deixando o tempo passar e os cruzeirenses desesperados (lembrando, empate levava a prorrogação e penaltis, não havia razão para desespero) a espera de uma oportunidade para ampliar.

Foi então que em um escanteio, a famosa jogada de bola parada que Verón já havia dito que iriam explorar, o Maestro hermano cruzou na cabeça do artilheiro Boselli (agora sozinho na artilharia), que não desperdiçou e marcou a virada argentina em pleno gramado do Mineirão, fazendo a festa da pequena mas barulhenta torcida argentina. O resto do Mineirão ficou calado, em um silêncio ensurdecedor. O Cruzeiro não tinha mais forças para reagir, não tinha experiêcia para digerir os acontecimentos. Aí Adilson Baptista, vendo a situação efetuou mudanças (tirou o Wagner machucado e Wellinton Paulista que não apresentava o mesmo futebol das semi-finais) colocando Athirson (expericencia) e Thiago Ribeiro (agressividade), mesmo assim o time continuava apático, a excessão de Kléber, que só agora chamava a responsabilidade para si e partia para cima, conquistando boas faltas, mas nem isso resultou em gols.

O erro que eu mencionei de Adilson Baptista foi não retirar Ramires, que estava visivelmente nervoso, quando abriu o placar, e colocar o Fabinho para ajudar na composição defensiva, segurando os argentinos, e gerando espaços para os contra-ataques. Mas a euforia pelo gol marcado foi maior e custou caro, Estudiantes campeões da Copa Libertadores da América, e com muita justiça.

Ainda tenho que ouvir que esse cara não é craque!

Nota de pé de página:

LDU venceu com todos os méritos o Internacional na decisão da Recopa Sul-Americana, atropelou o time colorado, que nem viu a cor da bola nos dois jogos.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Copa Libertadores da América (Final): Análise do 1º jogo

Vou um pouco na contra-mão do que estão analisando a partida entre Estudiantes e Cruzeiro em La Plata. Acredito que o Cruzeiro conquistou um grande resultado em solo argentino, mas daí dizer que jogou bem, ou exagerando, melhor que o Estudiantes é ser cego, ou não quer ver que se não fosse esse aí em cima a Raposa teria sido massacrada. O Estudiantes foi melhor o jogo todo, o Cruzeiro mal criou, assumiu uma postura defensiva (o que não está errado) para sair no contra-ataque, mas não fez bem a primeira e muito menos a segunda parte do plano. A melhor chance do time celeste foi originado de erros do adversário, que contou com Kléber para errar junto.

Digo mais, não seria injustiça nenhuma se o jogo terminasse com vitória do Estudiantes. Mas o futebol nem sempre é justo dentro das 4 linhas. Sei que terá cruzeirense chorando falando que foi penalti em Wellington Paulista (que para mim não foi, e se tivesse sido nenhum juiz no mundo daria), mas quem foi prejudicado pela a arbitragem (que não foi mal) foi o Estudiantes, afinal, um penalti não marcado em Boselli (chega ser tosco o lance em que W. Paulista puxa ele dentro da área) e não puniu nenhum dos dois jogadores do Cruzeiro que deram cotoveladas em dois do Estudiantes (um deles o Verón), sendo que apenas no segundo foi marcada falta, e em ambos os lances os argentinos saíram de campo sangrando. Será que só os argentinos são violentos? Catimba só existe do outro lado do rio da Prata? Não, o Cruzeiro fez tudo aquilo que se espera do anti-jogo, bateu, provocou, catimbou e reclamou. "Mas o Kléber foi cassado em campo. E aquela joelhada nas costas de Schiavi?" Todos sabemos que Kléber não é santo, naquele lance, concordo que Schiavi deveria ter sido expulso, mas não se esqueçam que o Kléber (fazendo o que faz de melhor) se jogou em cima do adversário para cavar a falta (vendo o replay, achei que a falta foi dele). Também não entendi como que W. Paulista não levou um cartão vermelho, ele estava virando os braços todos os lances contra os argentinos (se fosse contra meu time de pelada, eu [ou outro qualquer do time] teria feito a mesma coisa que fez o Schiavi).

Se no jogo de volta o Cruzeiro não acertar a defesa (que deixou os argentinos o tempo todo na cara de Fábio) e sair para o ataque (coisa que terá que fazer) pode sim ser "surpreendido" no Mineirão e perder o título para os hermanos. Espero que o Cruzeiro ache o bom futebol das quartas e das semi-finais de volta, se não teremos que torcer para o Estudiantes esquecer, o grande futebol apresentado, na Argentina.


ABRE O OLHO RAPOSA!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Brasileirão: 9ª Rodada - Redenção Gaúcha.


Na nona rodada do Brasileirão tivemos a redenção dos gaúchos (Internacional e Grêmio) após as recentes eliminações dos mesmos em outras competições importantes (Copa do Brasil e Copa Libertadores) que ganharam com sobra seus jogos.

Nos Aflitos o Náutico e o Internacional fizeram uma partida um pouco truncada, mas no segundo tempo o brilho da estrela de Nilmar brilhou mais forte e furou o bloqueio da defesa do Timbu, duas vezes. O Náutico tentou fazer frente ao forte Colorado durante toda a partida, mas a crise do alvi-rubro, que está definitivamente em queda livre, impediu que a equipe, visivelmente nervosa, tivesse êxito. O placar só não foi mais dilatado por que D'Alessandro perdeu um penalti quando a partida ainda estava 0 x 0. Com essa vitória (0 x 2) o Internacional alcançou a liderança isolada da competição. Abre o olho Timbu, a segunda divisão está logo ali.

Na Ressacada, em meio a rodada de redenção dos gaúchos, tivemos a redenção de Obina. Sim ele que saiu pela porta dos fundos na Gávea, execrado pela crítica e pela torcida carioca, chegou com muita desconfiança a capital paulista, sendo chamado pela imprensa de o desastre de Luxemburgo, "Como um técnico com o currículo de Luxemburgo pode aceitar a contratação d um atacante que não faz gols?". Acho que todos esses críticos estão ficando com uma bola de farinha na boca ao falar de Obina no Palmeiras. Mal o Anjo Negro chegou e já tem que enfrentar a missão de substituir o "fugido" Keirrison, do qual ainda não sabemos o destino, em um ataque palmeirense que carecia de gols. E o que ele faz? Simples, faz gols, e já responsável por 1/3 dos gols palmeirenses no Campeonato Brasileiro. Contra o Avaí, o Palmeiras conseguiu uma importante vitória (0 x 3) fora de casa com dois gols do Anjo Negro e um de Diego Souza, contra um fraco adversário que o Avaí tem se mostrado ser neste Brasileirão.

Os outros resultados foram:

  • No Maracanã, o Flamengo se despediu de Ibson (que voltou para o Porto) com um resultado favorável contra o Vitória, 2 x 1 com direito ao Ibson perder penalti;
  • Na Vila Belmiro, o Santos arrancou um gol no final e conseguiu a vitória sobre o time do Sport, 1 x 0;
  • No Bruno José Manuel, o duelo de pequenos paulistas terminou em empate, Santo André 1 x 1 Barueri;
  • No Mineirão, o Atlético Mineiro, até então líder, enfrentou o Botafogo, até então lanterna, e deu sorte em não ser derrotado, empate por 1 x 1;
  • No Couto Pereira, o Coritiba deu seguimento a crise tricolor e venceu o hexa-campeão São Paulo por 2 x 0;
  • No Serra Dourada, o Goiás conseguiu fazer o gol da artilharia ao vencer o Cruzeiro (expressinho) por 1 x 0;

Deixando o tricolor gaúcho por último, ontem tivemos o fechamento da rodada, no Pacaembu a Fiel torcida corinthiana presenciou um show de Ronaldo. A atuação de gala do Fenômeno esteve perto de ser manchada pela reação do Pó-de-arroz, que só foi freada pela expulsão (injusta?) de Fred, quando o Fluminense estava melhor e o placar apontava 3 x 2 para o Timão (chegou a estar 3 x 0), após este incidente Ronaldo ainda arrumou um quarto gol para cimentar o caixão Tricolor, 4 x 2, três gols de Ronaldo. "Acabado para o futebol" era o que a Europa dizia a este rei das voltas por cima. Determinação, voltas por cima e força para romper barreiras somente Lance Armstrong.

E encerrando a análise da rodada das redenções, mais um time gaúcho se recuperou de um mal resultado no meio da semana passada. O Grêmio, que foi eliminado pelo Cruzeiro na Libertadores, atropelou o Atlético Paranaense por 4 x 1, um baile ao som de tango argentino, o Grêmio fez os três primeiros gols em menos de 11 minutos. Maxi Lopez e Herreira deram o tom a vitória do Tricolor gaúcho sobre o Furação, que segue quase que inerte neste Campeonato Brasileiro.


Que inicio de jogo hein!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O RPG não influenciou NENHUM crime no Brasil!


"Peço a todos os jogadores de RPG que copiem este texto em seus blogs, sites, flogs, comunidades do orkut e onde mais puderem, pois não seremos mais usados como bodes expiatórios por delegados ineficazes, pastores evangélicos, vereadores oportunistas e jornalistas incompetentes.

O texto abaixo dá nome aos bois: às vítimas, aos assassinos e aos oportunistas que usaram os crimes para se promoverem. Chega de notícias distorcidas, incompletas e tendenciosas.

TERESÓPOLIS

Em 14 e 20 de Novembro de 2000, na cidade de Teresópolis (RJ), duas garotas de 14 (Iara dos Santos Silva) e 17 (Fernanda Venâncio Ramos) anos foram estupradas, torturadas e estranguladas com um intervalo de seis dias entre os crimes.

Sônia Ramos, 42, madrasta de Fernanda, a segunda vítima, levantou a suspeita de que as atrocidades pudessem estar ligadas ao jogo porque sua filha (a VÍTIMA, que NÃO jogava RPG) andava na companhia de outros garotos que jogavam GURPS e Vampiro (sua alegação se baseou no fato de que sua filha andava as voltas “com pessoas que se fantasiavam de vampiros”).

Inclusive a polícia chegou a prender injustamente um jogador de RPG, que não vou falar o nome porque o coitado era inocente e não merece ter seu nome publicado, mas que passou quatro dias na cadeia por causa deste absurdo. O verdadeiro assassino das garotas foi preso após o 5o crime, depois da prisão do RPGista; era um cigano e NUNCA sequer passou perto de um livro de RPG.

A imprensa irresponsável, assim como no caso famoso da “Escolinha Base”, foi muito rápida em divulgar versões fantasiosas sobre o “jogo da morte”, mas NUNCA publicou uma linha sequer se desculpando com os 400.000 jogadores de RPG que foram ofendidos em sua moral e prejudicados diante da sociedade.

OURO PRETO

No dia 10 de outubro de 2001, Aline Silveira Soares viajou do Espírito Santo com sua prima e alguns colegas para Ouro Preto para participar da “Festa do Doze”, que é uma espécie de Carnaval fora de hora entre as faculdades da região, com R$40,00 e a roupa do corpo para passar três dias.

Segundo o laudo, Aline consumiu drogas durante o dia anterior ao de sua morte. Esta informação foi confirmada por diversas testemunhas que também participavam da festa, em Ouro Preto (testemunhas que foram solenemente ignoradas pelo delegado Adauto Corrêa após as investigações tomarem o rumo circence). Aline não tinha dinheiro e acreditou que conseguiria fugir do traficante sem pagar pela droga que consumiu, mas no dia de sua morte (14 de Outubro de 2001), foi abordada pelo criminoso no caminho de volta para a república onde estava hospedada (o cemitério fica exatamente no meio do trajeto entre o local da festa e a república). Testemunhas (que também foram ignoradas no inquérito oficial) disseram ter visto Aline conversar com um conhecido traficante da cidade na porta do cemitério algumas horas antes de sua morte.

De acordo com especialistas em crimes relacionados a drogas, Aline provavelmente teria se oferecido para ter relações sexuais com o traficante para pagar a dívida, pois as roupas da garota foram encontradas “cuidadosamente dobradas e dispostas ao lado do local do crime, sem nenhum indício de violência ou de coerção”. Aline tomou o cuidado de deixar suas sobre uma das lápides, dobradas com a jaqueta por baixo, para que não sujassem.

Ainda segundo o laudo oficial da perícia técnica, durante a primeira facada que Aline recebeu, o corpo estava na posição acocorada, popularmente conhecida como “de quatro”. Segundo especialistas em crimes de estupro, o traficante provavelmente teria tentado obrigar Aline a realizar sexo anal, que possivelmente foi rejeitado pela garota, resultando no primeiro golpe com a faca. O traficante, tendo ferido Aline seriamente, não viu alternativa a não ser terminar de matá-la. Para disfarçar, o assassino colocou o corpo de Aline em posição deitada sobre a lápide (pelas fotos da perícia e rastros de sangue, pode-se atestar que o corpo foi movido APÓS a sua morte) para tentar atrapalhar as investigações.

Quando o corpo foi encontrado, os policiais começaram as investigações pelos locais em que Aline se hospedou e em uma das repúblicas foram encontrados alguns livros de RPG, que o delegado, evangélico confesso, classificou como “material satanista”. A partir disto, um vereador oportunista chamado Bentinho Duarte (sem partido) viu nisso uma chance de se promover realizando terrorismo psicológico e, junto com o Promotor Fernando Martins (conhecido por ter tentado proibir a distribuições de jogos como Duke Nuken e Carmagedon), moveu ação contra as empresas Devir Livraria e Daemon editora tentando a proibição de 3 títulos (Vampiro: a Máscara, Gurps Illuminati e Demônios: a Divina Comédia).

Resumindo: um crime que não teve nada a ver com RPG, mas sim com DÍVIDA DE DROGAS resultou até agora na prisão de 4 garotos injustamente (que NÃO são jogadores de RPG, fato comprovado pela mãe da vítima em depoimento ao vivo na rede Bandeirantes de TV) e um completo show de aberrações e absurdos na mídia.

GUARAPARI

Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, na noite de 12 de Maio de 2005, dois acusados pelo assassinato do aposentado Douglas Augusto Guedes, da mulher dele, a corretora de imóveis Heloísa Helena Andrade Guedes, e do filho do casal Tiago Guedes, em Guarapari. Os corpos dos três foram encontrados amarrados e deitados em camas no dia 5 de maio. Na mesma data, eles foram sepultados.

O delegado da Divisão de Homicídios de Guarapari, Alexandre Linconl, evangélico, disse ao Portal Terra que os assassinos MAYDERSON DE VARGAS MENDES, 21 anos, e RONALD RIBEIRO RODRIGUES, 22, confessaram que eles mataram a família motivados pelo jogo, mas essa “confissão” não ocorreu imediatamente após o crime.

O crime que Mayderson e Ronald cometeram é o de LATROCÍNIO QUALIFICADO E PREMEDITADO, ou seja, mataram para roubar de uma maneira cruel e sem dar chance de defesa às vítimas, com premeditação. Esse é um crime hediondo, sendo julgado e condenado diretamente por um juiz criminal. Ambos os acusados já tinham ficha criminal (ambos estão respondendo processo por Porte ilegal de Arma).

O que o advogado de defesa da dupla estava fazendo era alegar que eles cometeram o crime influenciado pelo jogo e, com essa ação, tentar reverter o crime para Homicídio Simples, baseado no tal jogo que ninguém sabe o que é. Com isso, os assassinos iriam para um júri popular, que poderia ser muito bem influenciado por todo esse novo circo que a mídia sensacionalista armou e, jogando a culpa em cima do RPG, poderia até inocentar os “pobres coitadinhos vítimas do jogo” Mayderson e Ronald…

O que tem de ficar bem claro é o seguinte: os criminosos entraram na casa, apontaram armas para Tiago e sua família, doparam a família sob a mira do revólver, levaram o garoto até o caixa eletrônico onde roubaram R$ 4.000,00 de sua poupança e depois executaram friamente a família com tiros na cabeça, para não serem reconhecidos. A história do “RPG” só apareceu dois dias depois que os assassinos foram capturados pela polícia, sob orientação do advogado de defesa da dupla.

É bom lembrar, já que a mídia “esqueceu”, que, graças à intervenção da Daemon Editora e da conversa de Marcelo Del Debbio, escritor especialista em Role Playing Games, com o delegado de Guarapari ao vivo em uma entrevista na Rede Bandeirantes de TV, o advogado de defesa da dupla abandonou o caso, deixando os dois criminosos sem advogado à espera de um defensor público.

Com estes textos, podemos começar a nos defender dos três falsos “crimes do RPG”. Já está na hora destas informações serem passadas para jornalistas sérios que queiram nos ajudar a fazer a verdade aparecer."

Estou publicando aqui em meu blog a defesa que a mídia teima em não divulgar, e ainda acha que mesmo tendo provado que não tem nada a ver com os crimes os jogos de RPG são culpados. Esse absurdo têm que parar. Eu jogo RPG desde criança e nunca cometi um crime se quer, 4 de meus padrinhos de casamento também jogam, e o padrinho de minha filha também joga a anos, posso garantir que não há satanismo nem incitações a crimes vindo dos livros, dados e jogos de RPG.

Segue abaixo o link da editora Daemon sobre o assunto:

http://www.daemon.com.br/home/index.php/crime-em-ouro-preto/

Copa Libertadores da América (Final): Estudiantes x Cruzeiro

Antes de mais nada, peço desculpas pela falta de posts esta semana, pois estou doente, com febre (39º C) a cada 6 horas. Eita gripe forte! Calma, posso dizer (pelo menos por enquanto) que não é a Nova Gripe (Suína). Mas não poderia ficar sem postar aqui sobre esta final de hoje. Sobre o Brasileirão, acredito que amanhã eu postarei aqui, afinal de contas a rodada acaba hoje.

No jogo de hoje a noite, pela Libertadores, teremos um confronto que já ocorreu neste torneio, Estudiantes e Cruzeiro reeditam os jogos da primeira fase, que se repetirem os resultados o Estudiantes sagra-se campeão. O Cruzeiro tem melhor time, mas não se pode achar que só isso será o suficiente para despachar o Estudiantes.

O Cruzeiro conta com Fábio, o goleiro que está em melhor fase atuando no Brasil, dá segurança para todo o time; Leonardo Silva, o grande xerife da zaga celeste, sem ele em campo a defesa da Raposa é muito vulnerável, mas com ele é bem sólida e segura; tem Jonathas na lateral direita, que tem desequilibrado e tornado o lado direito do time celeste o lado mais forte; Ramires é a estrela do meio campo cruzeirense, é um volante rápido e habilidoso, que chega muito bem ao ataque, mas desde que serviu a seleção o Cruzeiro teve que achar uma maneira de jogar sem sua maior estrela, e conseguiu, agora que ele voltou, tem que se encaixar neste novo esquema; Wagner é o meia de criação, que é muito rápido, sempre leva perigo a meta adversária; e para finalizar, Kléber é o atacante que tem desequilibrado nesta Libertadores, tem criado várias situações de gol, mas tem que tomar cuidado, pois seu estilo de jogo pode por em risco a estratégia da equipe, a busca pelo contato corporal e as provocações que faz aos adversários pode lhe custar caro. Lembrando que o Cruzeiro é o time de melhor ataque da competição.

O Estudiantes, que conta com o apoio da torcida neste jogo, conta com Andújar, goleiro que melhor tem atuado na Libertadores, titular da seleção argentina, experiente e competente, segurança é seu sobrenome; A dupla de zaga é bem segura, Schiavi e Desábato dão trabalho ao ataque adversário, não deixando espaços para que possam criar jogadas ofensivas, sem contar que os laterais, Cellay e German Ré, praticamente atuam como zagueiros, deixando a defesa bem sólida; Verón, que é o grande astro da equipe, é um jogador decisivo, dá excelentes passes e lançamentos, sem contar que é um excelente cobrador de faltas, com ele na equipe o Estudiantes atua de forma mais equilibrada e inteligente, é o cérebro da equipe; Benítez, meia ofensivo dá passes decisivos, cria várias situações de gol, bate falta muito bem, não podem esquecer dele em função de Verón, senão darão espaço para esse perigoso armador; no ataque o Estudiantes tem um boa dupla de ataque, mas quem se destaca é o artilheiro da competição, Boselli, fez 7 gols na competição e fez os quatro últimos gols do Estudiantes, garantindo assim a classificação da equipe nas quartas e na semi final, tem ótima presença de área, pode ser decisivo. Lembrando que o Estudiantes tem o artilheiro e a melhor defesa da competição, e não levou um gol se quer em casa.

Acredito que teremos um duelo equilibrado, em um jogo truncado, com as duas equipes se estudando muito. O Cruzeiro deve jogar mais na defensiva esperando os ataques adversários, para sair no contra-ataque. O Estudiantes deve jogar como se joga uma partida de xadrez, sem avançar muito, buscando abertura para encaixar um ataque fatal, para eles o Cruzeiro não pode fazer gol. Neste cenário que estou prevendo acredito que sairá um empate por 0 x 0.
La Brujita ou Gladiador? Que estrela brilhará hoje?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Copa Libertadores (Semi-Finais): Resultados

E o confronto da final da Copa Libertadores da América está decidido. Estudiantes e Cruzeiro irão reprizar os confrontos da primeira fase, e se os placares forem iguais, o Estudiantes sagrará-se campeão, pois os confrontos ficaram, Cruxeiro 3 x 0 Estudiantes, no Mineirão, e Estudiantes 4 x 0, em La Plata. A diferença agora é que o primeiro jogo será no estádio do Estudiantes, Ciudad de La Plata, e o segundo jogo no Mineirão.


Na quarta-feira o Estudiantes conquistou a classificação ao derrotar o Nacional do Uruguai no estádio Centenário, em Montevideu, por 1 x 2. Em uma partida que mostrou como a equipe uruguaia é muito limitada, que mesmo dentro de casa não conseguiu impor seu estilo de jogo e viu os argentinos dominarem a partida.

Ainda que o Nacional tenha buscado mais o gol adversário, o Estudiantes soube jogar com o resultado da partida de ida (1 x 0 em La Plata) se defendendo e contra-atacando, aproveitando os espaços deixados pelos uruguaios, que eram muitos, nisso conseguiu abrir o placar com um gol de Boselli. Algum tempo depois o Nacional empatou, com Medina. Com o empate o Nacional lançou-se para o ataque, pressionando muito a defesa do Estudiantes, que seguia evitando o gol uruguaio. Ao final da partida o Estudiantes, com Boselli mais uma vez, derrotou o desespero uruguaio numa jogada de contra-ataque, fazendo o segundo gol e dando números finais a partida. Nacional 1 x 2 Estudiantes, os argentinos estão na final.

Na quinta-feira, em Porto Alegre, o Grêmio contava com a sua torcida, que lotou o estádio olímpico, para conseguir forças para reagir e intimidar o adversário, o Cruzeiro. No início da partida parecia que o Grêmio tinha dado um nó tático no Cruzeiro, pois o mesmo não conseguia atacar, só se defendia. A pressão tricolor disfarçou muito bem a tática do adversário, que mais uma vez suportou a pressão de um adversário, fora de casa, pelos 30 primeiros minutos da partida, para aí sim mostrar que tem um time competitivo e eficiente. Adilson Baptista mais uma vez dominava seus comandados, que obedientes aguardavam seu comando, posicionou sua defesa e tentava impedir o gol tricolor no início da partida. Assim que o desespero começou a surgir nos jogadores do Grêmio, o Cruzeiro foi rápido e certeiro como uma raposa a espreita da caça, e em uma jogada de lateral, Kléber girou em cima de Fábio Santos, entrou na área e cruzou para Wellington Paulista abrir o placar (na primeira oportunidade do Cruzeiro).

O gol desarrumou o tricolor gaúcho, que parecia não acreditar no que tinha acontecido, afinal eles estavam "dominando" a partida, e quando pareciam estar fazendo contas de quantos gols precisariam fazer, Jonathas levanta uma bola para dentro da área, e a defesa gaúcha (fazendo a linha burra) só olha, Wellington Paulista dar um peixinho, livre de marcação, e marcar o segundo gol celeste. O Olímpico se calava, o Imortal começava a dar sinais de fim de vida, e no fim do primeiro tempo e com 0 x 2 no placar, o Grêmio não tinha mais forças para combater o muito bem acertado time de Adilson Baptista.

Na segunda etapa o Grêmio parecia disposto a pelo menos vencer a partida, e logo no início do segundo tempo diminuiu a diferença com um gol de Revér, em uma jogada de escanteio. Porém logo depois Adilson, do Grêmio, é expulso da partida por dar uma forte entrada em Wagner, matando um perigoso contra-ataque celeste. Com um a menos o Tricolor gaúcho não diminuiu seu ritmo e acabou por conseguir o empate com um gol, e que golaço, de Souza. Mas as forças foram se esvaindo e com um a menos, o cansaço chegou e só restou ao Cruzeiro administrar o resultado, fazendo prevalecer o placar até o final. Grêmio 2 x 2 Cruzeiro, os mineiros vão a decisão.

O caminho dos finalistas foi duro, mas eles chegaram lá!

Copa do Brasil: Corinthians Tri-Campeão

Nesta última quarta-feira o Corinthians provou que tem um time muito equilibrado e que se não tiver adversários a altura é favorito a conquistar a tríplice coroa. Quando Ronaldo foi para o Timão dizendo que ia para lá por causa do projeto que o Corinthians tinha para este ano, eu particularmente não tinha entendido. Pois o projeto seria a tríplice coroa? Ou seria a classificação para jogar Libertadores em seu centenário? Por que não acertar com o Flamengo, que além das competições que o Corinthians iria disputar, ainda tem uma Copa Sul-Americana para pleitear? Seria apenas financeiro?

Pois é, cheguei a pensar que esta última opção seria a única opção, mas me enganei, o Corinthians quer tudo neste ano, e o fato de não disputar a Sul-Americana pode deixá-lo livre para focar no Brasileirão 2009. A tríplice coroa é uma possível realidade para o Timão, afinal quais são os times que fariam frente a ele? São Paulo (tri-campeão brasileiro 06-07-08) não tem mais o mesmo comando e não tem mais um time incontestável, dificilmente fará frente; Palmeiras, principal rival paulista, está em reformulação e dificilmente pleiteará o título; Santos tem mais que se preocupar em não fazer feio no campeonato; Flamengo, se não mudar o comando, dificilmente disputará uma vaga na Libertadores (deve focar a Sul-Americana); Fluminense tá montando um super time, mas não consegue fazê-lo jogar ainda; Botafogo briga para não cair; Cruzeiro estará ocupado com a Libertadores deste ano e possivelmente com o mundial no fim do ano; Atlético Mineiro pode complicar, mas ainda tem que provar que pode ficar na ponta mais tempo; Grêmio, time esforçado e lutador, lutará por Libertadores; Internacional, principal rival na busca do título, tem que ficar atento a janela de transferências, brigará mais uma vez com o Corinthians pelo título; E os outros times não consigo imaginá-los brigando por nada mais que Copa Sul-Americana, no máximo uma vaga da Libertadores.

Quanto ao jogo, o Internacional entrou em campo determinado a fazer gols e deu espaços para o contra-ataque corinthiano. Resultado: André Santos (que mostrou porque roubou a vaga de Kléber na seleção) cruzou para Jorge Henrique, sim o baixinho, cabecear para abrir o placar no Beira-Rio. Nisso o colorado entrou em desespero, pois agora precisaria fazer não mais 2 gols e sim 4 gols, a missão que era difícil começava a ficar impossível. O trio ofensivo do Inter era quase inoperante, D'Alessandro só reclamava da arbitragem (presente do presidente do Colorado que criou esse clima para cima da arbitragem, seus jogadores estavam mais preocupados com a arbitragem do que jogar), Nilmar parecia ter esquecido seu futebol na África do Sul e Taison era o único que corria atrás do prejuízo, mas sem eficácia.

Com a vida facilitada pelo gol no início da partida, sobrou ao Corinthians apenas jogar no erro do adversário, ou seja nas costas de Bolivar (parecia a Via Dutra atrás dele), e desta maneira André Santos (que voltou melhor da seleção) aproveitou os espaços que tinha e invadiu a área na diagonal e chutou forte, depois de uma triangulação do ataque corinthiano, para fazer o segundo gol. Os torcedores colorados estavam incrédulos com o que viam em campo, o Corinthians dominava a partida e não parecia ser possível fazer nada, o Internacional estava entregue.

No segundo tempo o Corinthians foi administrar o resultado e o Inter queria reagir, e com o apoio de sua torcida, o técnico Tite resolveu colocar mais um atacante (Alexsandro) formando um quarteto ofensivo, que acabou dando certo. Alexsandro comandou a reação do time colorado ao fazer 2 gols no espaço de 4 minutos (primeiro lá para os 25 minutos do segundo tempo), sendo que neste meio tempo entre um gol e outro, Andrezinho perdeu um gol em que a bola passou rente a trave. Parecia que o Internacional iria reagir, pois se nos próximos dois minutos fizessem mais um gol, a partida pegaria fogo, foi então que surgiu Douglas (camisa 10 corinthiano), que empurrou seu companheiro de equipe, Cristian (que ia ser substituído por estar lesionado), no chão para que ganhassem mais algum tempo e tentando esfriar o jogo. Acredito que nem ele pensou que seria tão eficaz nisso. Os jogadores do Internacional viram o ocorrido e partiram para cima de Cristian, querendo que este levantasse e saísse de campo o mais rápido possível, mas o que eles conseguiram? A partida ficou parada por 6 minutos devido a confusão e D'Alessandro que estava muito exaltado na confusão foi expulso, e o que aconteceu com Douglas? Nada! O juiz não viu o empurrão que começou a confusão. D'Alessandro indignado partiu para cima do capitão corinthiano tentando levar um jogador adversário com ele, foi uma cena um tanto ridícula.

Depois da confusão o jogo continuou, mas as forças do Internacional, agora com um a menos, tinham se esvaído, o time tinha esfriado. Ainda teve a expulsão de Elias, do Corinthians, mas já não dava para fazer mais nada, o placar seguiria inalterado, 2 x 2.

Corinthians sagrou-se Tri-Campeão da Copa do Brasil.