segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasileirão 2009 - Série B: A volta de mais um campeão! Ceará e Atlético - GO também sobem!

A Série B, a segunda divisão do futebol brasileiro, já terminou e confirmaram-se mais três times para a disputa da primeira divisão, Série A, do Campeonato Brasileiro de 2010. Juntaram-se ao Clube de Regatas Vasco da Gama (campeão da Série B) os times do: Guarani Futebol Clube, Ceará Sporting Club e o Atlético Clube Goianiense.

O Guarani volta a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro após uma ausência de 5 anos, nos quais disputou 3 vezes a segundona e 2 vezes a terceirona (Série C). É uma tentativa de retomada do clube campeão brasileiro de 1978, para reerguer o futebol de Campinas - SP.

O Ceará retorna a primeira divisão depois de 16 anos longe, com o retorno de um de suas maiores revelações, se não a maior, da última década, o atacante Mota. Sua última participação foi no ano de 1993, ano em que havia voltado para a elite, após 6 anos de jejum na Série B. Sua melhor colocação foi um 7º lugar em 1985.

O Atlético Goianiense terá sua 4ª participação na primeira divisão do futebol brasileiro em 2010, sendo a última no ano de 1986, ou seja a 23 anos. Sua melhor participação foi no ano de 1980 em que ficou com a 23ª colocação.

A missão desses três times é de ficarem na Série A por mais de um ano. O Guarani por sua história tem que fazer mais que isso.

Rebaixamento: Náutico une-se ao rival na Série B

Nesta última rodada (37ª) do campeonato brasileiro tivemos o rebaixamento de mais um clube pernambucano. Depois do Sport Clube Recife, foi a vez do Clube Náutico Capibaribe confirmar sua participação na segunda divisão, Série B, do campeonato brasileiro de 2010.

Sua última queda para a segundona foi em 1994, e de lá demorou a voltar, só conseguiu o acesso em 2006. Neste meio tempo ainda teve tempo para um jogo antológico, conhecido como "Batalha dos Aflitos" (nome devido ao apelido do estádio do Náutico) pelos gremistas e como "Desastre dos Aflitos" pelos alvi-rubros.

O Clube Náutico Capibaribe foi fundado dia 7 de Abril de 1901, mas dizem que sua existência vem do século anterior, de quando dois grupos de remadores rivais resolveram se unir em 1897. O futebol só foi integrado ao clube em 1905, mas a primeira referência ao futebol dentro do clube só foi feita em 1909, através do Jornal Pequeno:

"Consta-nos que os rapazes do Náutico tratam de formar um eleven para bater-se com os do Sport Club"

Assim nascia uma grande rivalidade. O primeiro título do clube foi em 1933, o Torneio Início, e até hoje o clube conquistou: 14 títulos do Torneio Início, 21 títulos do Campeonato Pernambucano, 3 títulos da Zona Norte-Nordeste da Taça Brasil, 1 título do Torneio Norte-Nordeste e 1 título do Copa dos Campeões do Norte. Em torneios nacionais a melhor colocação do Náutico foi o vice-campeonato da Taça Brasil de 1967, perdendo para o Palmeiras, ao ser derrotado na série de três jogos, com duas derrotas e uma vitória. Em Campeonatos Brasileiros a melhor colocação foi um 6º lugar em 1984 e em Copas do Brasil foi um 3º lugar em 1990. Participações em torneios continentais, o Clube Náutico Capibaribe participou da Taça Libertadores da América de 1968, ficando com a 16ª posição.

Na segunda divisão o Náutico continuará disputando o "Clássico dos Clássicos" contra o Sport, e se repetir 2006, com a ótima campanha dentro do Estádio dos Aflitos terá tudo para subir para a primeira divisão. Com a força de sua torcida enfrentará dificuldades na Série B, mas tem condições de subir já no próximo ano, mas tem que haver planejamento.

Alvi-rubros! Preparem-se para mais uma batalha nos campos da Série B!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Copa Sul-Americana: Balanço Geral

Quando começou a Copa Sul-Americana eu fiz algumas previsões de como poderia ser o desempenho dos clubes brasileiros na competição, após chegarmos a final da competição deste ano, resolvi fazer um balanço geral dos brasileiros. Não irei comentar aqui o resultado da primeira partida da final (de ontem a noite), só falarei dela em outra oportunidade.

Flamengo: Com um time misto em suas duas partidas contra o arqui-rival Fluminense (que também utilizou reservas) o Urubu Rubro-Negro não conseguiu derrotar o Tricolor Carioca, saindo por dois empates, mas com a vantagem para o Tricolor por ter marcado gol "fora" de casa.

Atlético - PR: Com uma fraca campanha no torneio nacional não esperava nada fora do que aconteceu no torneio, foi eliminado pelo Botafogo após um empate e uma derrota para os cariocas.

Coritiba: Apesar de ter mostrado força de reação em casa contra o Vitória, deu a lógica. Com um time desorganizado e dependendo muito dos lampejos de Marcelinho Paraiba (estrela do time) foi eliminado pelo Vitória (como fora previsto) após a decisão por penaltis.

Atlético - MG: Também eliminado nos penaltis contra o Goiás. Como havia previsto, deu mais importância para o Campeonato Brasileiro, e após dois empates, foi a disputa de penalidades e foi eliminado (segunda vez no ano, a primeira na Copa do Brasil).

Internacional: O time que foi apontado por mim como o clube brasileiro favorito a conquista do título da Copa Sul-Americana decepcionou. Por ser o atual campeão (ano de 2008) o Colorado só começou na competição a partir das oitavas de final, enfrentando o Universidade de Chile, e acabou sendo surpreendido e foi eliminado após um empate em casa e uma derrota fora.

Vitória: Eu tinha previsto que o Rubro-Negro Baiano iria até as quartas de final, mas me enganei, ele fora surpreendido pelo então desconhecido (para os brasileiros) River Plate - URU. Com um time caindo perante as suas limitações, o Vitória foi eliminado precocemente.

Goiás: O Esmeraldino goiano teve grande atuação de seu goleiro, Harlei, frente ao Galo Mineiro, mas caiu frente ao Cerro Porteño, com ótima atuação em casa, mas péssima fora dela. Eu previa que o Goiás chegaria a semi-finais, mas acabou sucumbindo em solo paraguaio. Pena!

Botafogo: Previa que o Alvi-negro carioca cairia nas quartas de final, perante ao Goiás, só errei o adversário. Após boas exibições perante ao Atlético - PR e Emelec, o Botafogo foi humilhado pelo Cerro Porteño (algoz dos goianos). Após uma derrota em terreno paraguaio, um jogador, "El Tigre" Ramirez, do Cerro afirmou que seria fácil bater os cariocas, ao qual considerava uma equipe fraca desde a época em que jogou no arqui-rival Flamengo. Os cariocas ficaram fulos com as declarações e queriam lavar a alma em solo brasileiro, mas o que aconteceu foi que o Cerro mostrou que tinha uma equipe muito preparada e atropelou a Estrela Solitária.

Fluminense: Para mim a grande surpresa da competição, junto com o River Plate - URU. Chegou a final jogando com alma e bem diferente do que vinha demonstrando recentemente, voltou a lembrar o time vice-campeão da libertadores de 2008. Mas agora tem a grande chance de se vingar do vice-campeonato da outra competição continental, pois enfrentará a LDU novamente, só que agora pela final da Sul-Americana. Será que conseguirá sua vingança?


Será que teremos outro time brasileiro campeão? Ou veremos a LDU mostrar que é uma das novas potências do futebol sul-americano?

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Enquanto isso no Blog de Mauro Beting

Republico aqui a análise de Mauro Beting para o site do Lancenet:

"Cariocas são os mais prejudicados pela arbitragem desde 2008
por Mauro Beting

Afinal, desde o BR-08, quem foi mais “prejudicado” ou “ajudado” pela arbitragem? Clubes paulistas, cariocas, mineiros ou gaúchos?

Levando em conta os critérios adotados no BOTA-TEIMA do blag, discutíveis como a arbitragem, a imprensa, o clubismo, o bairrismo, eu, você, nossas mães, etc,, e adotando o critério de somar erros e acertos e fazer a “média estadual”, o resultado de todos os “erros” desde a primeira rodada do BR-08 até a 35ª. do BR-09.

CLUBES PAULISTAS foram prejudicados em 55 lances, e ajudados em 66 jogadas. Saldo de 11 lances em que foram ajudados. Para fazer a média, somando os dois campeonatos de São Paulo, Palmeiras e Santos (e a campanha do Corinthians em 2009), a média de erros de apito contra os (maiores) clubes paulistas é de 7,8 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pela arbitragem é de 9,4.

CLUBES CARIOCAS foram prejudicados em 58 lances, e ajudados em 46. Saldo de 12 prejuízos. Para fazer a média, somando os erros em dois campeonatos de Flamengo, Fluminense e Botafogo (e a campanha do Vasco em 2008), a média de erros de apito contra os clubes cariocas é de 8,2 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pelo arbitragem é de 6,5.

CLUBES MINEIROS foram prejudicados em 28 lances, e ajudados em 22. Saldo de seis prejuízos. Para fazer a média, somando os dois campeonatos de Cruzeiro e Atlético Mineiro, a média de erros de apito contra os mineiros é de 7 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pela arbitragem é de 5,5.

CLUBES GAÚCHOS foram prejudicados em 27 lances, e ajudados em 27. Saldo zerado. Para fazer a média, somando os dois campeonatos de Grêmio e Internacional, a média de erros de apito contra os gaúchos é de 6,7 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pela arbitragem é de 6,7.

No frigir do apito: os clubes cariocas, em média, são mais prejudicados que ajudados desde o BR-08.

Os clubes mineiros vêm logo atrás entre os mais prejudicados em lances em que interpretei como erros de apito.

Os clubes gaúchos, entre erros e acertos, estão zerados.

Os clubes paulistas são os mais beneficiados pela arbitragem. Ou menos prejudicados.

Pronto.

O espaço é livre para me xingar e dizer que perdi o meu tempo e o de vocês.

Mas, antes de tudo, espero que cada um que me xingue traga as suas interpretações desde a primeira rodada do BR-08 para contrapor.

Lembrando que todas as interpretações de cada rodada estão listadas no blog. Todas elas discutíveis. Todas elas interpretativas. Todas elas lamentáveis. Todas elas falíveis como os árbitros. Como eu. Como você.

Adendo – Comecei a fazer o BOTA-TEIMA no BR-08.

Por isso o tema do post não contempla anos anteriores.

Post que se justifica pelo clima criado de que está “tudo pronto para mais um paulista ser campeão” em contraposição ao “ninguém quer mais um título paulista no Brasileirão”.

Só isso.

A rigor, o post não traz novidade alguma. Era só somar os “erros” (no meu critério) já levantados desde a primeira rodada de 2008.

Apenas isso.

O título pode parecer sensacionalista. Oportunista.

Mas é apenas a resposta à questão suscitada e levantada em dados que podem e devem ser contestados, como sempre foi deixado claro. Mas que, ao menos, são menos abstratos que as teses conspiratórias. São menos subjetivos que muitos das suposições.

Em outros veículos onde trabalho, já havia comentado a questão. Apenas a explicitei aqui. Até porque, nas últimas rodadas, é o que mais se tem falado no Brasil. Com ou sem razão numa área onde usualmente só cabe a paixão."

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Palmeiras: Um time perdido no campeonato

Quais são as razões para que o Palmeiras tenha caído tanto de rendimento? É tudo culpa do Simon? Como que um time que era considerado o melhor elenco e de melhor futebol apresentado do Campeonato Brasileiro 2009 pode simplesmente desaprender a jogar?

Desde pequeno eu sempre ouvi que quando uma grande equipe entra em colapso é por pressões internas do clube, desorganização (estrutural ou politica) e também pode ser por falta de capacidade psicológica de enfrentar a pressão de ser campeão.

O comportamento demonstrado na Sociedade Esportiva Palmeiras nas últimas rodadas do campeonato brasileiro (afinal, nos últimos 27 pontos disputados conquistou apenas 6) é de que não sabem como enfrentar as pressões de uma final de campeonato tão equilibrado. Sim eu afirmo, o campeonato está muito equilibrado e o Palmeiras não soube lidar com esse equilíbrio e está fora da briga pelo título e deve ficar de fora do G4 (como já havia dito anteriormente nas minhas projeções). É só observar o incidente de ontem, como um jogador como o Obina, que sempre foi declarado pelos companheiros como um jogador extremamente calmo e tranquilo, estoura de raiva e aceitar as provocações de seu companheiro Maurício, um jogador jovem e sem maturidade para lidar com as pressões?

A coisa já deixou de ser preta no Palestra Itália, quando estava preta ainda era melhor que agora. Quando a diretoria viu que o título estava escapando pelas mãos, resolveu caçar os culpados, que foram muitos: Carlos Eugênio Simon, fatores extra-campo, "irregularidades" a favor de Flamengo e São Paulo, o "sumiço" do futebol de Vágner Love, o STJD e muito mais. Luiz Gonzaga Belluzo buscava culpados para justificar a intranquilidade da equipe, que só foi entrando na caça de seu presidente, e um arbitro não era mais um arbitro, era um adversário que queria prejudicar a equipe. Os erros não podiam ser internos, não podiam ser psicológicos, tinham que ser alguém para apontar para a torcida e dizer: "É ele o culpado! Dêem uns "sopapos" nele! É um "vigarista"!

Atenção jogadores, comissão técnica e diretoria palmeirense, ninguém, absolutamente ninguém é culpado pelos seus sucessos ou fracassos a não ser vocês mesmos. Parem de caçar um culpado e busquem encontrar o bom futebol. Torcida, paciência, não parece ser desta vez que vocês poderão sair da "fila do gargarejo" e gritar é campeão, mas vocês têm um ótimo time que pode ainda buscar várias novas conquistas.

Resta a vocês não perderem a vaga da Copa Libertadores e torcer contra o hepta do São Paulo.

Eliminatórias: Definidas todas as seleções classificadas

Nesta última rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 tivemos a definição de mais 9 seleções: Argélia, Camarões, Eslovênia, França, Grécia, Nigéria, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai. Como eu havia previsto, Uruguai, Nova Zelândia, França, Camarões, Nigéria e Portugal se garantiram na Copa. Minhas decepções ficaram com Ucrânia, Rússia e Egito, que perderam suas vaga para Grécia, Eslovênia e Argélia (respectivamente).

Com isso a Copa do Mundo já dá seu ponta pé inicial, já sabemos quem disputará o título de melhor seleção do mundo. Agora é só aguardar a definição dos grupos da competição, que será em Dezembro, para estudarmos o que se pode esperar destas seleções.

As 32 seleções que estão na Copa do Mundo de 2010 são: África do Sul (anfitriã), Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Brasil, Camarões, Chile, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Grécia, Holanda, Honduras, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal, Sérvia, Suíça e Uruguai.

Assim como todas as outras Copas do Mundo, essa também vai ferver!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rebaixamento: O terror da Série B começa para o Sport

Nesta última rodada tivemos a queda de um campeão, um leão nordestino, um time de glorias que a queda para a segunda divisão não irá apagar. O Sport Club do Recife caiu para a segundona, embora pareça ter caído na escuridão (assim como a imagem acima) o leão rubro-negro já conhece o caminho de volta para a primeira divisão.

Em um ano que tinha tudo para ser de festa e alegria, com a participação na Copa Libertadores da América, terminou melancólico e mal organizado, com a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Fundado no dia 3 de maio de 1905, o leão conquistou seu primeiro título estadual em 1916 no que ficou conhecido, mais tardiamente, como clássico "das multidões", ao vencer o Santa Cruz por 4 x 1. Após 104 anos de história o Sport coleciona 38 títulos estaduais, 3 títulos da Copa Pernambuco, 18 torneios Início, 2 torneios Norte-Nordeste, 2 copas Norte-Nordeste, 3 copas Norte, 4 copas Nordeste, 1 Campeonato Brasileiro - Série B, 1 Copa do Brasil e 1 Copa Brasil - Módulo Amarelo da Copa União, tido como segunda divisão (que é reconhecido pela CBF como título brasileiro).

Não tenho duvidas de que será curta a passagem do Sport pela segunda divisão, com a força de sua torcida e a força de seu caldeirão (ou alçapão, como preferirem) que é o estádio da Ilha do Retiro. Tudo depende de um bom planejamento e apoio de seu torcedor, que todos sabemos, é incondicional.

A Ilha do Retiro estará lotada para a volta a elite ano que vem, Sport não decepcione seu torcedor!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Brasileirão 2009 - Série B: Vasco Campeão!


Neste fim de semana tivemos a definição do campeão da segunda divisão do futebol brasileiro de 2009. O Clube de Regatas Vasco da Gama, além de retornar a primeira divisão, conquistou o título brasileiro da Série B. Conquista justa e merecida.

Depois de um ano de 2008 de tristeza, o Vasco volta a elite do futebol brasileiro fortalecido e pronto para buscar novas conquistas. O troféu da segundona é para ser colocado junto aos outros 4 da primeira divisão e ao da Copa Libertadores da América de 1998, não é motivo de vergonha expô-lo assim, e sim de orgulho por saber que quando caímos é para aprendermos a nos levantar.

Parabéns aos jogadores, a comissão técnica, aos torcedores e a diretoria, que estão fazendo um ótimo trabalho, mas não podem se esquecer que para o ano que vem é preciso ter o mesmo (se não melhorado) planejamento deste ano. Para voltar a ser grande basta planejar com carinho e pés no chão.


Vasco campeão brasileiro de 2009 - Série B.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brasileirão 2009: Quem será campeão? Minha Opinião!

Hoje resolvi postar minha opinião em relação a quem será o campeão brasileiro de 2009, afinal estamos a 4 rodadas do fim e 6 times ainda estão na disputa, este campeonato está realmente emocionante. Para exemplificar bem por que de minha aposta irei falar de todos os 6 clubes que estão buscando o título, colocando-os em ordem de classificação final (que acredito que ficará), partindo do 6º colocado até o campeão brasileiro.
  • 6º lugar: Internacional:

O Sport Club Internacional não conseguirá nem atingir o G4, a fraca campanha que vem fazendo neste 2º turno é reprovável. Com o status de "campeão" do 1º turno o Internacional não conseguirá somar mais de 7 pontos (58,3% de aproveitamento) nesta reta final (de 12 pontos possíveis) e será o primeiro time, na "Era" dos pontos corridos, a "ganhar" um turno e não se classificar para a Copa Libertadores da América do ano seguinte. Com uma campanha de 19º colocado neste returno, fazendo somente 16 pontos (35,6% de aproveitamento) até agora (de 45 pontos possíveis), superando somente o Goiás, o Colorado faz feio em seu centenário e dará a sua torcida somente o título estadual, nem mesmo a vaga para a maior competição continental.

  • 5º lugar: Palmeiras:

A Associação Esportiva Palmeiras conseguirá um grande feito, liderar o campeonato por 21 rodadas e ficar fora do G4. A grande queda de produção nas últimas 7 rodadas (onde marcou apenas 5 pontos de 21 possíveis, um aproveitamento de 23,8%) se seguirá pelas próximas 4 rodadas, com o Verdão conquistando entre 3 e 5 pontos dos 12 possíveis. A vaga será perdida em sua última partida, contra o Botafogo, no Engenhão, que luta contra o rebaixamento. Essa perda da vaga da Copa Libertadores da América e do título deve custar ao técnico Muricy Ramalho o seu cargo.

  • 4º lugar: Cruzeiro:

O Esporte Clube Cruzeiro conseguirá um grande feito, atingir o G4 após virar o turno fugindo do rebaixamento, repetindo o Flamengo de 2007, com um aproveitamento incrível neste returno, a melhor campanha junto com o Flamengo, que até agora atingiram 32 pontos em 45 possíveis, um aproveitamento de 71,1%. A Raposa fará entre 6 e 8 pontos nesta reta final, ultrapassando o Palmeiras na última rodada e sendo coroada com a vaga na Pré - Libertadores. Apesar desta grande reação Celeste e da conquista da vaga para a maior competição continental, o seu técnico, Adílson Baptista, sairá do comando da equipe por desgastes com a torcida.

  • 3º lugar: São Paulo:

O São Paulo Futebol Clube, apesar de ser o atual líder do campeonato brasileiro, minhas anotações me fazem crer que irá cair de produção, afinal o tricolor paulista tem oscilado durante toda competição, tendo rodadas de alto rendimento e depois de baixo rendimento. Acredito que as próximas 4 rodadas serão de queda para o São Paulo, por ser um time irregular (no alto da tabela, mas irregular), afinal as últimas 4 foram de alta. Apesar da 3ª melhor campanha neste returno, os tricolores não tem convencido em suas vitórias, e neste momento decisivo essa falta de regularidade e más atuações serão importante para a queda para a 3ª posição. O tricolor paulista fará apenas 5 pontos nesta reta final. Apesar de conquistar a vaga para a Copa Libertadores da América, o técnico Ricardo Gomes deverá ser substituído.

  • 2º lugar (Vice-Campeão): Atlético - MG:

O Clube Atlético Mineiro, depois de anos, para ser mais exato 10 anos, faz uma ótima campanha, mas a derrota no clássico inter-estadual contra o Flamengo, foi o jogo que decretou a não conquista deste campeonato brasileiro. O Galo mineiro repetirá a boa campanha do 1º turno, chegando a mais 32 pontos neste segundo turno, com a 3ª melhor campanha deste returno. Nestas rodadas finais, o Atlético - MG fará entre 8 e 10 pontos, conquistando o vice-campeonato e a vaga na Copa Libertadores da América. A possível sensação de perda do título brasileiro poderá custar o cargo de Celso Roth, que vem fazendo uma excelente campanha com o time mineiro.

  • 1º lugar (Campeão): Flamengo

O Clube de Regatas Flamengo, colocará fim a fila que se estende a 17 anos, graças a vitória na "final" antecipada contra o Atlético - MG, o Rubro-Negro carioca manterá a excelente campanha do returno até o fim do campeonato, chegando entre 9 e 12 pontos. O grande nome do time carioca nesta reta final continuará a ser Petkovic, que tem sido decisivo nos jogos desta reta final. Um time embalado e com cara de campeão, que, a excessão do Cruzeiro, derrotou todos os seus adversários diretos, e que nas mãos de seu técnico, Andrade, ganhou corpo e demonstra o melhor futebol deste campeonato, além de contar com o apoio de sua imensa torcida no momento mais importante da competição. Com a conquista, o Flamengo empatará com o São Paulo em número de títulos nacionais, seis. Apesar do título brasileiro, o técnico Andrade deverá aceitar a proposta de dirigir um clube do mundo árabe.

Com uma arrancada incrível neste 2º turno, o Flamengo conquistará o hexacampeonato.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Brasileirão: 30ª a 34ª rodada


Faltam apenas 4 rodadas e o Campeonato Brasileiro continua eletrizante, tanto na disputa do título quanto na fuga do rebaixamento. Afinal não temos nenhum time campeão por antecipação e nenhum rebaixado matematicamente. A disputa pelo título se resume a 12 pontos a serem disputados nestas 4 rodadas finais, e a diferença entre o 1º colocado e o 6º colocado é de apenas 6 pontos.

E temos um novo líder, o São Paulo conquistou a liderança pela primeira vez no campeonato, após ter a 5ª melhor campanha destas 5 últimas rodadas, marcou 10 pontos em 15 possíveis, e tornando-se o favorito ao título de heptacampeão brasileiro, tem nestas 4 rodadas restantes um caminho teoricamente mais fácil que os seus concorrentes (Vitória, que luta pela Copa Sul - Americana, o Botafogo, que luta contra o rebaixamento, o Goiás, que não quer mais nada neste brasileiro, e o Sport, que é virtualmente rebaixado). Em queda livre está o Palmeiras, que liderou o brasileiro por 21 rodadas e agora está 1 ponto atrás do líder, pois teve uma campanha de time rebaixado nestas rodadas que se seguiram, a 18ª melhor campanha (entre 20), fazendo somente 4 pontos em 15 disputados, enfrentará um caminho complicado que pode inclusive retirá-lo do G4 (o Sport, lutando contra o inevitável rebaixamento, o Grêmio, no olímpico, onde está invicto, mas sem nada mais a almejar, o Atlético - MG, que está na briga pelo título e vaga no G4, e o Botafogo, que foge do rebaixamento). O Flamengo, que junto do Cruzeiro, vem fazendo a melhor campanha deste segundo turno, alcançou a 3ª posição, 2 pontos atrás do líder, e graças a melhor campanha nestas últimas rodadas dentre todos os concorrentes, marcou 12 pontos (mesmo que o Cruzeiro, mas com maior saldo), enfrentará o segundo melhor caminho entre os concorrentes (o Náutico, que luta para não cair, o Goiás, que não luta por mais nada neste campeonato, o Corinthians, que apenas cumpre tabela, e o Grêmio, fora do olímpico, onde a campanha tricolor é fraca). O Atlético - MG, que sempre têm se mantido no G4, têm a 7ª melhor campanha, e 3 pontos atrás do líder, marcando apenas 9 pontos, desperdiçando uma vitória obrigatória em casa cheia, contra o rival Flamengo, terá o caminho mais complicado para o título e/ou se garantir no G4 (enfrentará o Coritiba, que foge do rebaixamento, o Internacional, rival pelo título e pelo G4, o Palmeiras, adversário pelo título e G4, e o Corinthians, que cumpre tabela). O Cruzeiro, que junto do Flamengo, é dono da mais impressionante arrancada deste campeonato, fez a 2ª melhor campanha destas 5 rodadas marcando 12 pontos, perdendo no saldo de gols para o Flamengo, está a 5 pontos do líder e enfrentará um caminho relativamente fácil para a disputa do título e do G4 (pegará o Grêmio, que nada mais quer, o Atlético - PR, que luta para não cair e entrar na Copa Sul - Americana, o Coritiba, que foge do rebaixamento, e o Santos, que briga pela Copa Sul - Americana). E para encerrar a corrida pelo título e pela Copa Libertadores da América, está o Internacional, o "campeão" do 1º turno, que também está em queda livre, afinal o Colorado é dono da 17ª melhor campanha (entre 20) nestas 5 últimas rodadas, marcando somente 5 pontos, mas ainda está a 6 pontos do líder, enfrentará um caminho difícil para entrar no G4, quanto mais para título (pega o Santos, lutando para garantir a Copa Sul - Americana, o Atlético - MG, adversário pelo G4 e título, o Sport, o virtualmente rebaixado, e o Santo André, que luta contra o rebaixamento. Nessas condições o Campeonato Brasileiro tem tudo para chegar a última rodada com mais de 2 equipes lutando pelo título.

Na outra ponta da tabela também temos uma grande surpresa, aliás duas. Fluminense e Botafogo vêm buscando a todo o vapor se salvarem do descenso. Barueri, Santos e Vitória já estão praticamente livres do rebaixamento, só um desastre os rebaixará. O Atlético - PR está quase se salvando também, mas terá que melhorar os resultados das últimas rodadas, que levaram a ter a 8ª melhor campanha marcando 7 pontos, enfrentará dificuldades na fuga do Z4 e na luta pela vaga da Copa Sul - Americana (pega o Fluminense, que luta para fugir do rebaixamento, o Cruzeiro, que luta pelo título e G4, o Botafogo, que luta para não cair, e o Barueri, que luta por uma vaga na Copa Sul - Americana). O Coritiba está em uma posição difícil, pois está na mira de que luta para deixar o Z4, teve a 11ª melhor campanha nas últimas rodadas, onde marcou 7 pontos (mesmo que o Furacão, mas com um saldo bem pior), enfrentará dificuldades nesta reta final (pegará o Atlético - MG, que luta pelo título e G4, o Santos, que luta pela Copa Sul - Americana, o Cruzeiro, que luta pelo G4 e título, e o Fluminense, adversário direto pela fuga do rebaixamento). O Botafogo, assim como o Coritiba, está na mira de quem vem tentando fugir do Z4, mas parece estar se embalando nesta reta final, fez a 6ª melhor campanha, marcando 9 pontos, terá que contar com esse embalo para que fuja definitivamente do rebaixamento (pega o Barueri, que luta pela Copa Sul - Americana, o São Paulo, atual líder do campeonato, o Atlético - PR, adversário direto pela fuga do Z4, e o Palmeiras, que briga pelo título e G4). O Fluminense, que estava jogado as traças na lanterna do campeonato, e de lá parece ter renascido das cinzas e vem mirando o Botafogo, Coritiba e Atlético - PR para garantir-se na 1ª divisão em 2010, vem fazendo a 3ª melhor campanha nestas últimas rodadas, marcando 11 pontos, tudo na tentativa de fuga do descenso que ainda parece inevitável, enfrentará dificuldades para alcançar esses objetivos (pega o Atlético - PR, rival na luta pela fuga do rebaixamento, o Sport, que está virtualmente rebaixado, o Vitória, que luta pela Copa Sul - Americana, e o Coritiba, rival direto na luta contra o rebaixamento). O Santo André, está atolado e parece não conseguir sair do lugar, com a 12ª melhor campanha destas últimas rodadas, marcando 6 pontos, mas em suas rodadas finais pode encontrar um caminho mais fácil que os adversários (o Goiás, que tem a pior campanha das últimas rodadas, o Avaí, que ainda vislumbra uma vaga no G4, o Náutico, adversário direto na fuga do Z4, e o Internacional, que luta pelo G4 e título). O Náutico, que está levando a sua torcida ao nome do seu estádio (dos Aflitos), ainda têm esperança de sair desta situação, mas não parece ter forças para reagir, teve a 13ª melhor campanha nestas últimas rodadas, marcando 6 pontos (assim como o Santo André, mas com saldo pior), terá pela frente um caminho complicado, mas não pior que outros adversários diretos (pega o Flamengo, que luta pelo título e G4, o Corinthians, que cumpre tabela, o Santo André, adversário direto na fuga do Z4, e o Avaí, que vislumbra uma vaga no G4). E por fim o Sport, que só não está rebaixado por uma questão de matemática, mas já na próxima rodada deve confirmar seu descenso, que já esperado a duas rodadas pelo seu presidente, teve a 14ª melhor campanha nas últimas rodadas, marcando apenas 5 pontos, enfrentará dificuldades em seus confrontos (pega o Palmeiras, candidato ao título e G4, o Fluminense, adversário direto pela fuga do Z4, o Internacional, candidato ao G4 e título, e o São Paulo, líder do campeonato).

No Campeonato Brasileiro mais emocionante da "era dos pontos corridos" nada está definido e quase tudo pode acontecer.

Quem quiser saber qual é o meu favorito ao título, acompanhe o blog amanhã.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Série B: O Vascão voltou!

Neste fim de semana tivemos, no campeonato brasileiro da segunda divisão (a Série B), a classificação, para a primeira divisão, do Clube de Regatas Vasco da Gama, sob o grito de sua torcida que lotou o Maracanã: "O Vascão voltou!"

O clube carioca que mais sofreu com a má gestão de um cartola eterno do futebol brasileiro (Eurico Miranda), precisou cair para a segunda divisão para poder reencontrar sua grandeza e fazer sua torcida redescobrir a paixão a tempos adormecida, renascendo de suas cinzas, como uma fênix (figura mitológica).

Esteje de parabéns, Vasco da Gama, por seu retorno ao lugar de onde nunca deveria ter precisado sair, parabéns a nova diretoria, que encontrou na figura de um dos seus maiores ídolos (de Roberto Dinamite) força e vontade de realizar um trabalho de retomada a principal divisão do futebol brasileiro e de retomada do orgulho de ser vascaino, reaproximando sua torcida de seu clube. Prossigam o bom trabalho e aprendam com os erros do passado, com as dificuldades do presente e com os sonhos do futuro. "O Sentimento Não Pode Parar!"

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Favorecimento tricolor? Ou seria apenas coincidência?

Nesta sexta-feira fiquei impressionado com a declaração de Marco Aurélio Cunha, sobre como o São Paulo Futebol Clube é prejudicado pela a arbitragem! Como se na história recente eles são os maiores favorecidos, só no campeonato passado, entre ganhos e perdes referente a arbitragem, o SPFC foi o mais beneficiado entre todos os clubes (com 6 pontos a mais ao final do campeonato, contrastando com o Fluminense, com 8 pontos a menos). http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL853829-9827,00-NUM+BRASILEIRAO+SEM+ERROS+DE+ARBITRAGEM+GREMIO+ASSUMIRIA+A+LIDERANCA+DA+TAB.html

Só para lembrar na última rodada do campeonato passado (2008) no jogo entre São Paulo e Goiás, o pré-jogo ficou marcado pelo "escândalo" do ingresso do show da Madonna ( http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL913941-9827,00.html), que seria entregue para Wagner Tardelli, o então juiz do jogo. Tardelli, que alegou que foi usado de bode expiatório, foi afastado do jogo após uma "denúncia" da Federação Paulista de Futebol (FPF)http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL915413-9827,00-CASO+TARDELLI+FPF+DIVULGA+MENSAGEM+QUE+DEU+ORIGEM+A+POLEMICA.html. Eu acho bem estranho a FPF denunciar o SPFC na última rodada, será que não era uma forma de colocar outro juiz (já que Tardelli estava finalizando sua carreira e diz que assim estavam manchando sua carreira: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL913874-9827,00-WAGNER+TARDELLI+ENVOLVIDO+EM+POUCAS+POLEMICAS+DURANTE+TODO+O+BRASILEIRAO.html) para esta partida de suma importância?

Assim sendo, o juiz Jaílson Macedo foi escalado, e o que aconteceu? Para o SPFC bastava empatar que seria campeão, mas nada como fazer um gol logo no início do jogo para que fique mais fácil de segurar o adversário e o título. Com um gol marcado por Borges, em impedimento (http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM922852-7824-ERRO+DA+RODADA+ARBITRAGEM+DE+GOIAS+X+SAO+PAULO,00.html), levou a vitória d SPFC contra o Goiás e acabou com o sonho do tricolor gaúcho de chegar ao título, pois este ainda lutava pela sua vitória na partida contra o Atlético - MG. Ao presidente do clube gaúcho só sobrou fazer piada:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL914325-9827,00-PRESIDENTE+DO+GREMIO+IRONIZA+ESQUECERAM+DE+TROCAR+O+BANDEIRINHA.html

São Paulo foi campeão! E neste ano, em um jogo, parece coisa do destino, colocou os dois times, que disputaram o último título brasileiro, em campo sob a arbitragem de Jaílson Macedo. Está certo que o São Paulo teve três jogadores expulsos, mas todos justamente punidos, mas antes disto acontecer o Grêmio teve um penalti, erradamente não marcado, pelo arbitro, e posso, praticamente, dizer que ele (o arbitro) viu sim o lance e não marcou porque não quis, pois logo em seguida o meia Souza (do Grêmio) vai tirar satisfação com o árbitro, empurrando (de leve) e metendo o dedo na cara do juiz e reclamando de forma acintosa, com a bola em joga ainda em jogo. Aí eu pergunto que juiz daria apenas cartão amarelo para um jogador que agisse assim? Eu respondo: NENHUM! Ele não expulsou o meia do Grêmio por saber que este tinha razão em reclamar. Veja o lance no you tube a partir do 3 minuto de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=42kpmJx0Teg

Coube ao Grêmio reclamar da arbitragem:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL1367131-9868,00-GREMIO+NA+BRONCA+COM+O+ARBITRO.html

E aí ainda tenho que escutar o senhor Marco Aurélio Cunha dizer que seu time está sendo prejudicado pela arbitragem! Brincadeira hein, seu Marco!


Que feio esses erros em favor do SPFC, não é senhor Jaílson Macedo?

PS.: Não estou dizendo que o juiz é comprado, ou que o SPFC compra juízes Brasil a fora, mas sim que tudo isso é no mínimo muito estranho.