terça-feira, 30 de março de 2010

Liga dos Campeões da Europa: Quartas de final

Chegaram as quartas de finais da Liga dos Campeões, e o que temos, um clássico francês e duas reedições de finais. Entre os oito finalistas temos dois estranhos no ninho e seis já gabaritados para esta fase, definidos nos seguintes confrontos: Lyon x Bordeaux; Bayern de Munique x Manchester United; Arsenal x Barcelona; Internacionale x CSKA Moscow.

  • Lyon x Bordeaux:

Os dois melhores times franceses dos últimos anos se enfrentam em uma possível tentativa de revanche do Lyon em cima de seu último algoz, o Bordeaux (que quebrou a série de títulos franceses seguidos do Lyon). Um clássico que deve pegar fogo na luta pela vaga na semi-final do maior torneio continental da Europa. O Lyon tem na base de seu time (Cris, Michel Bastos, Toulalan e Lisandro Lopez) uma equipe forte e equilibrada que pode chegar as semi-finais pela primeira vez. O Bordeaux vem liderando o campeonato nacional e com uma equipe bem compacta e equilibrada vem fazendo a diferença, mas na Liga dos Campeões a tradição pode pesar muito, e apesar de ter jogadores que se complementam (Henrique, Tremoulinas, Gourcuff, Plasil, Wendell e Gouffran), falta um pouco de experiência em fases avançadas de torneios como esse. Acredito que pela primeira vez o Lyon vá as semi-finais.

  • Bayern de Munique x Manchester United:

Reedição da final de 1999, na qual o clube inglês saiu vencedor. O Bayern de Munique quer desta vez eliminar o seu algoz de 99, e para isso fez uma grande reformulação em seu elenco, deixou o time mais jovem e desfez dos medalhões. O elenco tem como base os seguintes jogadores: Butt, Lahm, Van Buyten, Van Bommel, Ribery e Klose. O Manchester United está em um período de transição, em reformulação, assim como o adversário e tem em Rooney o grande jogador que pode decidir a qualquer momento, mas também tem uma equipe forte, em que seus principais jogadores são: Rooney, Van der Sar, Ferdinand, Nani e Scholes. Acredito que apesar de ter Rooney como craque a ser batido, o Manchester não conseguirá fazer frente ao Bayern de Munique, que têm jogado com muito equilíbrio e ainda tem melhores jogadores, atuando bem coletivamente, que seu adversário.

  • Arsenal x Barcelona:

Uma reedição da final da Liga dos Campeões da temporada de 2005/2006, na qual os espanhóis saíram vencedores. O Arsenal está mais uma vez com uma equipe muito bem organizada, e continua com um meio campo excelente (Fabregas, Nasri, Denilson e Ramsey) e ótimas peças de reposição (Rosicky, Eboué e Arshavin), seu único ponto fraco é o ataque, que necessita de melhores opções, desde a saída de Adebayor. O Barcelona, o time sensação do momento, diferente daquele liderado por Ronaldinho Gaúcho, é um time com um toque de bola envolvente e ofensivo, sem deixar de ser compacto na defesa, com uma espinha dorsal formada por: Puyol, Daniel Alves, Yaya Toure, Xavi, Messi e Ibrahimovic. Acredito que o Arsenal não será capaz de parar o forte time do Barcelona, que chegará mais uma vez a semi-final.

  • Internacionale x CSKA Moscow:

Este é, pelo menos no papel, o confronto mais desigual das quartas de finais, pois o Internacionale deve conquistar sua classificação sem maiores dificuldades, mas como o futebol nunca é completamente previsível, a zebra pode resolver dar uma passeada por Moscou. O Internacionale, que conta com a habilidade de Eto'o, a segurança de Júlio César e a genialidade de Sneijder, é um time muito bem armado defensivamente, mas que encontra dificuldades de enfrentar times bem fechados. O CSKA Moscow, que conta com o bom goleiro Akinfeev, o meia habilidoso Krasic e a velocidade de Odiah, é um time extremamente defensivo e que tem mostrado oportunismo nos contra-ataques. Acredito que o Internacionale não terá dificuldade em classificar para as semi-finais do torneio, o CSKA Moscow já foi bem longe na competição.

Dos oitos times restantes acredito que o favorito a ser campeão ainda é o Barcelona, pois não vejo outro time com capacidade de eliminar os espanhóis, que estão bem acima dos adversários. Mas acho que quem pode dificultar a vida do Barça é o Internacionale, caso eles se enfrentem nas semi-finais.

Liga da Europa: Quartas de final


Nesta quinta começa as quartas de finais da Liga da Europa, com direito a clássico espanhol. Os confrontos são: Fulham x Wolfsburg; Hamburgo x Standard Liege; Valência x Atlético de Madrid; e Benfica x Liverpool.

  • Fulham x Wolfsburg:

Este confronto é até certo ponto surpreendente, afinal quem apostaria que o Fulham passaria por Shakhtar Donetsk, e ainda conseguiria a proeza de eliminar o todo poderoso Juventus, nas oitavas de finais. Por conta destes últimos resultados deixa este confronto em aberto pois se dum lado temos a surpresa do Fulham, do outro temos a força ofensiva do Wolfsburg, que passou por Villareal e Rubin Kazan. O Fulham conta com o oportunismo de Andrew Johnson e o Wolfsburg a força de sua dupla ofensiva (Grafite - Dzeko). Acredito que o Wolfsburg avança, mas depois do que o Fulham fez, eu não duvido mais de nada.

  • Hamburgo x Standard Liege:

O Hamburgo enfrenta mais uma vez um time belga, o Standard Liege. Após eliminar o PSV e o Anderlecht nas fases anteriores, o forte time alemão vem demonstrando determinação em colocar o futebol alemão novamente entre os grandes [assim como Wolfsburg (na Liga Europa) e o Bayern de Munique (na Liga dos Campeões da Europa)]. O Standard Liege, que vem fazendo boa campanha, está focado em derrotar os alemães para se credenciar a vôos mais altos. Após eliminar o Red Bull Salzburgo e o Panathinaikos (que eliminou o Roma), vem apostando na experiência de Dacourt e um jogo defensivo para tentar freiar o toque de bola do Hamburgo, que aposta na visão de jogo de Zé Roberto para furar mais este bloqueio belga. Acredito que não teremos surpresa e o clube alemão deve avançar as semi-finais.

  • Valência x Atlético de Madrid:

Depois de ambos os times classificarem para as quartas de finais sem terem ganhado um jogo se quer das oitavas, tudo nos leva a crer que poderemos ter um confronto equilibrado que até pode ser decidido nos penaltis. Além deste equilíbrio na campanha, temos o fato de ser um clássico espanhol no meio da competição, e temos um confronto individual interessante (Villa x Agüero), este jogo promete, que o time demonstrar maior fragilidade em casa ficará de fora. Confronto entre a disciplina defensiva do Valência, com saídas rápidas do atacante Villa, e a fome de gols do ataque do Atlético de Madrid, com a velocidade de Agüero e o faro de gol de Forlan. Acredito que o Valência consiga melhores resultados por vir de melhor campanha no campeonato nacional, mas como é clássico, nada é certo!

  • Benfica x Liverpool:

Este confronto, junto com o clássico espanhol, deve ser o confronto mais interessante de se acompanhar, a velocidade do Benfica contra a obediência tática e força no meio campo do Liverpool. O Benfica vem jogando com o melhor time que formou nos últimos 10 anos, muito rápido e ofensivo, mas sem se descuidar na defesa, conta com Luisão, Ramirez, Aimar, Di María e Saviola como espinha dorsal da equipe. O Liverpool vem jogando o clássico futebol inglês e tem em Fernando Torres a sua grande arma para derrubar os portugueses, a disciplina tática de toda a equipe e com um meio de campo muito forte (Gerrard, Aquilani, Mascherano e Riera). Acredito que teremos duas partidas incríveis em que o futebol inglês deverá prevalecer, como tem sido nos últimos anos.

Dos oito times que restam, acredito que o favorito ao título é o Liverpool, seguido de perto pelo Hamburgo, onde podemos já imaginar uma possível final. O certo disto tudo é que a partir de agora teremos jogos muito interessantes de se ver.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Quem Dunga convocará para a Copa?


Estamos a poucos dias da convocação final da seleção brasileira para a Copa do Mundo de Futebol de 2010. Quem serão os jogadores que o técnico Dunga chamará? Eu resolvi dar o meu palpite na convocação e explicar o por quê de cada jogador ser convocado por Dunga:

  • Goleiros:
  1. Júlio César: Essa é figurinha fácil na convocação final, afinal é o títular absoluto da posição e um dos melhores, senão o melhor, goleiros do mundo;
  2. Doni: Não consigo entender como que este goleiro estará entre os convocados para a Copa, ele só pode ter o melhor empresário do mundo. Mas agora falando sério, ele estará na Copa por Dunga ser muito criterioso, o Doni esteve em quase todas as convocações para as eliminatórias, chegou a sertitular no início da "era Dunga", mas perdeu (graças a Deus) a titularidade para o Júlio César, e hoje é reserva de Júlio Sérgio no Roma (detalhe que o Júlio Sérgio é um brasileiro). Ele tem a confiança de Dunga (sabe se lá como);
  3. Victor: Essa vaga foi conquistada por boas atuações e a regularidade do goleiro nos últimos dois anos, até agora fez por merecer (mas não mais que Bruno e Fábio). É a vaga de goleiro para o futuro.
  • Laterais Direito:
  1. Maicon: Titular da posição a pelo menos 3 anos, cegou a ter a titularidade ameaçada pelas boas atuaçõe de Daniel Alves, mas parece ter vencido a disputa. Só acho que o Brasil fica vulnerável na defesa com suas subidas constantes ao ataque;
  2. Daniel Alves: Esse é o 12º jogador de Dunga, apesar de ser meu favorito para a titularidade da lateral, Daniel tem sido constantemente utilizado como coringa de Dunga, o famoso "pau pra toda obra". Não gosto de que ele seja utilizado em outras posições, afinal ele fica sub-aproveitado nessas ocasiões.
  • Laterais Esquerdo:
  1. André Santos: Apesar de ter ficado de fora da última convocação, acredito que isso só ocorreu por Dunga não ter a menor idéia de quem seria o reserva dele na Copa, ninguém encaixou como ele na seleção, deve ser o dono da camisa nº 6 da seleção na África do Sul;
  2. Michel Bastos: Esse jogador foi o último teste de Dunga, acredito que tenha ganhado a vaga nas últimas duas convocações, não chega a ser solução, mas dentre as opções testadas ele foi a que melhor agradou para a reserva de André Santos.
  • Zagueiros:
  1. Lúcio: Além de titular absoluto ele é o capitão da seleção, vem sendo um dos símbolos da "era Dunga", que é marcada pela entrega dos jogadores para com a seleção brasileira, brigador e voz ativa no grupo estará em sua terceira Copa do Mundo;
  2. Juan: Esse quase que fica fora da seleção, após uma série de contusões teve a convocação ameaçada, mas sua recuperação garantiu a vaga entre os 23 de Dunga. A única preocupação é com o baixo rendimento técnico que ele tem apresentado, pode perder a titularidade durante a primeira fase, se não melhorar;
  3. Luisão: Com boas atuações durante o periodo de lesão de Juan carimbou a sua passagem para a África do Sul, e se mantiver as boas exibições pode "roubar" a vaga de titular de Juan;
  4. Thiago Silva: Apesar de eu preferir Miranda, acredito que Dunga convocará Thiago Silva, tudo por sua experiência na Europa e as boas atuações na zaga do Milan, mas ainda acho que ele está cru e que Miranda passa mais segurança para ser reserva de Lúcio.
  • Volantes:
  1. Gilberto Silva: Apesar de muito contestado por torcedores, este será o protetor da defesa canarinho (mais uma vez), sua experiência e constância nas atuações o colocaram como titular absoluto na vaga de primeiro volante, onde chegou a ser o capitão no início da "era Dunga". Muito não gostam dele na seleção, mas eu pergunto, se tirar o Gilberto Silva quem vocês colocam?
  2. Felipe Melo: Esse tem uma história interessante na seleção, foi uma surpresa em sua primeira convocação, e graças a uma contusão ganhou a vaga de titular e garantiu seu passaporte para a Copa do Mundo, afinal não conheceu o banco de reserva até agora, é o cão de guarda da seleção de Dunga;
  3. Ramires: Garantiu a vaga ao ter boas atuações e ser versátiu na mesma posição, afinal atua como segundo volante (de ligação) quando está sem a bola e faz as vezes de meia direita, por várias vezes, ao estar com a posse de bola. Um jogador rápido e inteligente roubou a vaga de titular de Elano e só é ameaçado pela idéia de Dunga escalar Daniel Alves improvisado na mesma posição;
  4. Elano: De queridinho de Dunga a reserva de luxo, tem seu forte as jogadas de bola parada, faltas e escanteios. Boa alternativa para uma eventual fraca atuação de Ramires ou não encaixe de Daniel Alves na posição. Dunga ainda o considera uma peça importante para a seleção;
  5. Kleberson: Reserva imediato de Felipe Melo, estará na convocação final pela sua experiência na Copa de 2002, jogador versátil e de bom passe, mas tem sido muito inconstante em suas atuações, apesar de na seleção não ter comprometido em nenhum momento. Ganhou a confiança de Dunga ao não "arregar" após a lesão sofrida em um campo lastimável em que a seleção jogou, mostrou carinho e determinação em vestir a camisa da seleção, e isso é importantíssimo para Dunga;
  6. Josué: Esse concerteza é uma das maiores discussões entre os brasileiros, afinal o que Dunga viu em Josué? Ninguém sabe! Mas o que é fato, salvo alguma lesão, é que Josué será o reserva imediato de Gilberto Silva. Lembram da minha indagação: "Se for tirar o Gilberto Silva, vamos colocar quem?" Eu acho que quem merecia uma chance é o Fabrício (do Cruzeiro), mas agora é meio tarde para fazer essa aposta.
  • Meias:
  1. Kaká: Esse é o principal jogador da seleção brasileira hoje, afinal a seleção joga em sua função. Ele é a aposta de Dunga para levar a seleção brasileira longe na competição;
  2. Júlio Baptista: Jogador contestado mas que sempre que foi necessário correspondeu na seleção, Júlio Baptista tem a confiança de Dunga, tem a seu favor a versatilidade de poder atuar como volante, meia e atacante de acordo com a necessidade, hoje ele chega a se um dos intocáveis de Dunga na seleção (ele + elano + os 11 titulares).
  • Atacantes:
  1. Luís Fabiano: Artilheiro da seleção na "era Dunga", Luís Fabiano é o titular absoluto do ataque da seleção. Apesar de não ser o melhor atacante do país é quem realmente conseguiu encantar no ataque da seleção, venceu vários concorrentes de peso (Adriano, Ronaldo, Fred, Vágner Love entre outros) e garantiu o passaporte para a Copa do Mundo ao se tornar o homem gol da seleção;
  2. Robinho: Esse é o único jogador da convocação que não se encaixa no esquema da seleção, não joga com o grupo, é muito individualista e pode ser considerado hoje como o ponto fraco da seleção, mas o técnico Dunga tem uma dívida de gratidão com Robinho, afinal, quando a seleção não encaixava quem atraia os holofortes e por vezes tirou o foco das fracas atações da seleção de Dunga foi Robinho. Estará na Copa do Mundo, mas provavelmente perderá a vaga de titular para Nilmar;
  3. Nilmar: Este jogador encaixou muito melhor que Robinho na seleção, sempre que entra a seleção melhora quase que instantaneamente, jogador rápido, habilidoso e com ótima visão de jogo, é um jogador de grupo e com isso conquistou uma vaga entre os 23 de Dunga;
  4. Adriano: Esse é um dos jogadores que tem o passaporte carimbado, mas não tem passagem comprada. Tudo isso pela falta de profissionalismo que tem levado em seu trabalho no Flamengo, Adriano é um jogador que não é insubstituível, mas tem tudo para ir a Copa, só precisa botar a cabeça no lugar e jogar para o grupo. Eu sou a favor de que outro seja convocado, não por Adriano ter se envolvido nessa confusão recente e sim por não vê-lo se encaixando ao esquema tático da seleção, acredito que temos outros jogadores que entrariam melhor que ele na seleção (Fred, Grafite, Diego Tardelli e Vágner Love).

Lembro a todos que esses são os que eu acredito que já estão na Copa do Mundo e que só ficam de fora caso haja alguma contusão de última hora, que é bem comum antes da Copa do Mundo.

Ps.: Ronaldinho Gaúcho só será convocado se Robinho machucar, não entrará em outra vaga. Alexandre Pato está fora da Copa, nunca mostrou para que veio. Se o Kaká machucar antes da Copa estaremos em uma saia justa, pois não há ninguém para substituí-lo a altura, acredito que somente Diego poderá suprir essa ausência. Quanto a Fred e outros atacantes, reside a chance de Dunga desistir de Adriano, o que eu acho que não acontece.


Essa deve ser a formação titular da seleção brasileira em sua estréia na Copa do Mundo 2010, contra a Coréia do Norte.