quinta-feira, 29 de abril de 2010

Liga dos Campeões da Europa: E os finalistas são...

Não posso dizer que a classificação da Internacionale, para a final contra o Bayern de Munique, chega a ser surpresa, afinal já havia dito que tudo podia acontecer, só não esperava que iria acertar que o primeiro jogo seria a decisão e que ao final de contas seria ataque contra defesa, literalmente.

Particularmente achei o pior jogo que já vi, parecia uma pelada em que só se tem um goleiro e ambos os times combinam que um atacará e o outro irá defender até sair dois gols, depois inverte os times. Sei que o técnico Mourinho, do Internacionale, tem muita responsabilidade em ter montado a defesa mais intransponível que a história do futebol já viu, mas a tática foi completamente deixada de lado, era um paredão humano sem saída para desafogar a defesa.

O Barcelona foi pior ainda, abandonou tudo que poderia abrir espaços na parede italiana, ao tirar Ibrahimovic e manter o Henry no banco, e deixar todo o ataque com a estatura mais baixa. Atacando desordenadamente e com um craque, Messi, nada inspirado, foi eliminado justamente, pois não jogou bem em nenhuma das duas partidas. Já a Internacionale jogou muito bem na primeira partida e fez o impensável na segunda, parou o melhor ataque do mundo. Está na final como favorito.

Já o Bayern de Munique fez duas grandes partidas contra o Lyon e vem evoluindo na hora certa. Ao vencer a primeira partida e atropelar o Lyon na segunda, elevou seu estatus de coadjuvante na competição a um dos protagonistas da final, apesar do leve favoritismo do adversário tem mostrado poder de chegada e em uma final de 90 minutos tudo pode acontecer.

Sobre esta grande partida eu analisarei depois, mais próximo da data do jogo, dia 22 de maio de 2010.

A queda de Messi e do Barcelona, perante a muralha milanesa.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Copa Libertadores da América: Oitavas de final!!!

Começam as oitavas de final, com duas partidas já encerradas na noite de ontem. Segue abaixo minhas opiniões dobre os confrontos. Atenção aos clássicos Corinthians x Flamengo, Nacional x Cruzeiro (Uruguai x Brasil), e Internacional x Banfield (Brasil x Argentina):
Um confronto de duas (Univesidad de Chile - CHI x Alianza Lima - PER) equipes que apresentaram um bom futebol na primeira fase da libertadores. O Universidad de Chile está invicto na competição, e tem apresentado um bom futebol fora de casa. O Alianza Lima tem quatro vitórias na competição, e fez do fator casa uma força em seu futebol, só vitórias em casa. Acredito que a equipe chilena vem apresentando um bom futebol e é favorita a avançar as quartas de final.
Clássico sul-americano, Uruguai x Brasil (Nacional - URU x Cruzeiro - BRA), duas equipes fortes e bem consistentes. O Nacional vem com uma equipe melhor que nos dois últimos anos, conta com a famosa catimba uruguaia, e tem priorizado o torneio continental. O Cruzeiro, atual vice-campeão, está com uma equipe mais fraca que a do ano passado, apesar disso tem jogadores de qualidade e com experiência necessária para enfrentar a catimba dos uruguaios. Acredito que será um confronto bem equilibrado, mas vejo leve superioridade da equipe uruguaia.
Este confronto é bem equilibrado, fora o fato de ser um clássico Brasil x Argentina (Internacional - BRA x Banfield - ARG), afinal é o confronto do vice-campeão brasileiro (e da Copa do Brasil) e o atual campeão argentino. O Internacional tem uma equipe forte e com jogadores que sabem bem como encarar o solo argentino (Güiñazu, Pato Abbodanzieri e D'Alessandro), com um dos elencos mais fortes do Brasil, tenta repetir o feito de 2006, quando foi campeão da competição. O Banfield está com uma equipe inferior a do ano passado, mas isso nada diminui a raça com a qual os argentinos irão jogar. Acredito que este confronto será equilibrado e que o Colorado irá se classificar, por ter mais rodagem internacional que o adversário.
Este é o confronto, até certo ponto, que menos chama a atenção, pois são times (Libertad - PAR x Once Caldas - COL) que vieram dos grupos mais fracos da competição, mas nada diz sobre suas campanhas no resto da competição. O Libertad vem de uma campanha invicta até aqui e com uma defesa bem sólida, tendo levado apenas 3 gols na competição. O Once Caldas, já demonstrou que pode surpreender os favoritos, ao vencer o São Paulo, e só perdendo uma partida na primeira fase, justamente contra o adversário brasileiro, quando este jogava em casa. Acredito que o Libertad, por ter uma defesa mais firme, consiga superar o adversário colombiano e seguir para as quartas de final.
Esperei para falar sobre as oitavas graças a esses dois próximos confrontos, pois os mexicanos já estavam classificados para as oitavas de final, e não tínhamos a noção de como eles se portariam na competição. Após os jogos de ontem, nunca teria imaginado, mas tinha a noção de que o Vélez Sarsfield era quem tinha se dado mais mal nos confrontos das oitavas. No jogo de ontem o Chivas Guadalajara mostrou seu bom futebol que já é bem conhecido de quem acompanha a libertadores, ano após ano, mas atropelar o Vélez foi uma baita de uma surpresa! Com um placar elástico (3 x 0) a favor dos mexicanos, dificilmente teremos uma virada no jogo de volta, na Argentina. O Chivas se mostra forte para ir longe na competição, mostrou se bem postado taticamente na partida de ontem e com um elenco forte. O Vélez Sarsfield deve estar se perguntando até agora o que aconteceu, pois pareciam que iam dominar a partida, e toda vez que estava melhor em campo sofreu um gol, terá que juntar os cacos e lutar por um resultado quase "milagroso" para seguir na competição, tem elenco para isso, resta saber se terá cabeça.
Na partida de ontem o Estudiantes mostrou para o fraco time mexicano, o San Luis, o porque é campeão da libertadores passada. Sem golear, mas com amplo domínio de jogo, os argentinos não foram incomodados na partida e ainda jogaram sem meio time titular. O Estudiantes só precisa controlar seu jogo em casa para se classificar, pois tem um time muito melhor. O San Luis terá que fazer mágica e apresentar futebol de verdade, o que não conseguiu fazer em casa. Não acredito que o San Luis consiga reverter esse placar (1 x 0) frente ao Estudiantes, na Argentina, que passa as quartas de final.
Uma das maiores barbadas destas oitavas de final, ou será exagero? O São Paulo é sempre um dos favoritos ao título da libertadores, tem uma das melhores defesas da competição e conta com a volta do seu artilheiro Washington. O Universitario é uma equipe fraca mas bem chata, é, junto do São Paulo, uma das melhores defesas da competição, mas possui um dos piores ataque da competição. Acredito que neste momento a capacidade de fazer gols contará a favor do São Paulo, que deve avançar as quartas de final.
Com certeza este é o confronto que atrairá olhares de todo o mundo, nesta fase da libertadores, de um lado temos Corinthians (Campeão da Copa do Brasil 2009), de Ronaldo Fenômeno, do outro temos o Flamengo (Campeão Brasileiro de 2009), de Adriano Imperador, um confronto de gigantes dentro da libertadores 2010, e logo cedo na competição. O Corinthians vem crescendo em suas atuações no ano, já são seis vitórias consecutivas, parece ter engrenado e conta com a volta do Fenômeno. O Flamengo vive um momento conturbado de troca no comando do futebol (tanto na gerência quanto técnico) e vive a primeira crise após conquista do nacional passado. Dados os momentos de ambas as equipes acredito que o Corinthians avança na competição, mas por se tratar de um clássico nacional não há como afirmar quem será o vencedor deste embate.
Esta aí é a chave do caminho para o título, quem serão os classificados para as quartas de final? Fiz minhas apostas, e vocês, fizeram as suas?

Adorei esta charge, resta saber quem está morto?

sábado, 24 de abril de 2010

Copa do Brasil: Agora é pra valer! Quartas de Final.

A Copa do Brasil agora pega fogo e chega em sua fase mais decisiva. Oito equipes batalham pelo título e pela vaga para a Copa Libertadores de 2011 (Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória).

Na fase de quartas de final teremos grandes confrontos, somente times de primeira divisão do brasileiro que entrarão em campo. Alguns dos grandes clubes já ficaram pelo caminho (Botafogo, Goiás, Atlético Paranaense, Coritiba e Sport), e os candidatos a surpresas não conseguiram prosseguir (Santa Cruz, Corinthians Paranaense, Guarani e Portuguesa).

Das oito equipes restantes os favoritos ao título são Santos e Grêmio, e os azarões são Atlético Goianiense e Vasco. Mas como é uma competição eliminatória tudo pode acontecer. Os confrontos são:

  • Vasco x Vitória

Apesar de já ter colocado o Vasco como azarão ao título, este confronto é bem equilibrado, pois a grandeza da equipe cruzmaltina não pode ser deixada de lado. Mas o fato de ter subido agora da segunda divisão nacional e de ter ficado atrás dos outros 3 cariocas no estadual deste ano, classificam a equipe como mediana. Seu ponto forte é a experiência e os gols bonitos de Dodô, a raça e habilidade de Carlos Alberto e a molecagem de Phillipe Coutinho. O Vitória está com uma equipe bem redondinha, vem bem no estadual e disputará o título contra o Bahia e atropelou o Goiás no caminho até as quartas de final na Copa do Brasil. Em seu elenco o Vitória conta com a experiência e precisão nas faltas de Ramon (que já fez história no rival da Colina), a segurança do goleiro Viáfara e os gols do artilheiro Júnior, para avançar as semi-finais.

Neste confronto, pelo menos para mim, o Vitória é favorito, mas o Vasco pode se aproveitar do desgaste que o clube baiano terá com as finais do estadual para aprontar para cima dos leões baianos.

  • Atlético - GO x Palmeiras

Até parece que será barbada! O Palmeiras, tetracampeão brasileiros (pela CBF, que pela história é octa) enfrentará o recém promovido a elite nacional, o Atlético Goianiense. Mas se futebol fosse exato e previsível, não seria apaixonante. O Atlético Goianiense vem para este confronto como franco atirador, se perder não terá feito nada de ruim, mas se avançar irá fazer história em seus anais. Em seu elenco conta com a experiência e visão de jogo de Lindomar, a velocidade de Rodrigo Tiuí e os gols do artilheiro Marcão. O Palmeiras que viveu momentos bem conturbados durante o início deste ano, até um episódio de racismo balançou a campanha alvi-verde, mas sempre conquistando em campo os resultados necessários para avançar nesta competição. Vale lembrar que uma eliminação agora deflagra outra crise no Palestra Itália. O Palmeiras conta com a segurança do experiente pentacampeão mundial, o goleiro Marcos, com a articulação de Cleyton Xavier, a força e raça de Diego Souza e os gols do artilheiro Robert.

Acredito que o Palmeiras seguirá na competição, mas não será fácil superar os Dragões do Atlético Goianiense, o jogo será bom.

  • Fluminense x Grêmio

Confronto de gente grande, duelo de tricolores, dois favoritos frente a frente, promessa de jogão. As duas equipes têm grandes jogadores e vem bem na competição. O Fluminense está prestes a anunciar seu novo técnico (tudo leva a crer que será Muricy Ramalho) e essa troca de comando pode atrapalhar as pretensões dos tricolores carioca, mas o ataque carioca é muito forte e bem organizado. O Fluminense tem em seu elenco com a velocidade e vocação ofensiva de Júlio César, a precisão de Conca e o faro de gol do matador Fred. O Grêmio, que está na final do gauchão, é, junto do Santos, o favorito ao título da Copa do Brasil. A equipe liderada por Silas tem apresentado um futebol ofensivo e com muita raça, o desgaste da final do estadual pode atrapalhar as pretensões dos tricolores gaúcho. O Grêmio conta com a muralha formada por Victor, a visão de jogo e precisão de Douglas, força e bom posicionamento de Borges e os gols do artilheiro Jonas.

Deve ser um confronto emocionante, e acredito que o Grêmio vive um melhor momento e tem a equipe mais sólida perante o Fluminense, deve passar as semi-finais.

  • Santos x Atlético - MG

Outro grande confronto, duelo de alvi-negros, de finalistas estaduais, e mais uma vez dois candidatos ao título da Copa do Brasil. O Santos vem com mais uma de suas gerações dos "meninos da vila", e conta ainda com o retorno de Robinho, para este semestre, com um futebol super ofensivo e de toques rápidos, os alvi-negros praianos vêm enchendo os olhos dos brasileiros, mas tem um sério problema defensivo, pois todo time que os atacou evidenciou os defeitos da defesa. A equipe paulista conta com a precisão de Ganso, a molecagem de Neymar, os dribles de Robinho e o oportunismo do atacante André. O Atlético Mineiro é outra equipe que tem características ofensivas, apesar de ter perdido o artilheiro Obina. O galo mineiro tem um estilo de jogo mais cadenciado e de valorizar a posse de bola, buscando ser cirúrgico nos seus ataques. A equipe mineira conta com a segurança defensiva de Jairo Campos, a versatilidade de Fabiano, a velocidade de Muriqui e o talento de Diego Tardelli.

Neste duelo as duas equipes estão disputando as finais dos seus respectivos estaduais, então não há quem se beneficie com o cansaço do adversário, e num jogo que, provavelmente, será equilibrado, acredito que o Santos conseguirá a classificação, graças a seu ataque quase mortal.

Na Copa do Brasil apartir de agora só teremos grandes jogos, apesar de uma chave estar mais forte que a outra, não podemos apontar que será o campeão. Pena que os meus dois grandes favoritos se enfrentarão, se classificarem, somente em uma semi-final e não na grande final.

Lembrando, minhas apostas para os confrontos das semi-finais são: Vitória x Palmeiras, e Grêmio x Santos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Liga da Europa: Semi-finais

Começou as semi-finais da Liga da Europa, e o surpreendente Fulham continua aprontando das suas. Incrível como esse modesto time inglês está decidido a conquistar esse caneco, não importando quem esteja a sua frente, e desta vez despachou o alemão Wolfsburg.

Além da surpresa inglesa estão nas semi-finais o Atlético de Madrid (que venceu o confronto espanhol com o Valência), o Liverpool (que despachou o Benfica) e o Hamburgo (que fez o que se esperava e eliminou o Standard Liege). Os confrontos são os seguintes:

  • Fulham x Hamburgo:

Este confronto começou na quinta-feira passada, com um empate por 0 a 0 em Hamburgo, na Alemanha. Este resultado inicial favorece e muito a surpresa do campeonato, o Fulham, que joga em casa por uma vitória simples. Acredito que o clube inglês conquiste a classificação, pois parece mais determinado que os seus adversários. Mas não esqueçamos que o Hamburgo é um bom time e pode buscar a classificação fora de casa.

  • Atlético de Madrid x Liverpool:

Este confronto também começou nesta quinta-feira, com uma vitória do Atlético de Madrid pelo placar mínimo, em Madrid, na Espanha. Com isso fica aberta aos dois times ainda a classificação para a final, mas acredito que os espanhóis, que começaram mal a temporada, podem sim aproveitar da vantagem conquistada no primeiro jogo e carimbar o passaporte para a final. O Liverpool tem uma missão não impossível de vencer por dois de diferença para ir a final, mas, apesar do ótimo time, não deve dar conta de segurar os espanhóis, que devem marcar gol neste jogo. Acredito que o Atlético de Madrid avança na competição.

Está com tudo para essa final ser entre Atlético de Madrid e Fulham, duas equipes que ninguém apostava em fazer a final. O futebol tem sim suas surpresas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Liga dos Campeões da Europa: Semi-finais!


Nesta terça-feira começa a fase semi-final da Liga dos Campeões da Europa, estamos perto de ver quem serão os dois finalistas. Os confrontos destas semi-finais são: Internacionale x Barcelona, e Bayern de Munique x Lyon.

  • Internacionale x Barcelona:

Este confronto pode até ficar conhecido como uma final antecipada desta edição, afinal teremos o melhor ataque contra a melhor defesa da competição. Quem sairá vencedor deste confronto? Eu acredito que o Barcelona tem vantagem por estar um nível acima dos demais times da competição, mas nunca devemos descartar que em 180 minutos tudo pode acontecer, e até essa longa viagem que o Barcelona enfrentou graças o caos áereo no continente europeu, dado ao vulcão da Islândia, pode influenciar o rendimento dos jogadores na primeira partida, em Milão.

  • Bayern de Munique x Lyon:

Esta semi-final é mais desequilibrada que a anterior, pois o Bayern de Munique é bem melhor que o Lyon, mas não se pode esquecer que os franceses eliminaram o Real Madrid, que era um dos favoritos. O Bayern de Munique deve ser favorecido pelo caos áereo na Europa, o Lyon enfrentará uma difícil viagem para Munique e deve apresentar um futebol abaixo do que está acostumado a apresentar. Também não podemos esquecer que o Bayern de Munique têm uma equipe melhor e organizada, além de terem eliminado o favorito Manchester United.

Promessa é de bons jogos e muita emoção na Liga dos Campeões da Europa, e eu acredito que a final será Barcelona contra o Bayern de Munique.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais um técnico mandado embora no futebol carioca. Cuca é demitido!

O campeonato carioca já terminou, mas ainda faz suas vítimas, e a bola da vez foi o técnico do Fluminense, o Cuca. Depois de 46 jogos (28 vitórias, 12 empates e 6 derrotas) foi demitido, a razão ainda é um total mistério, afinal é um aproveitamento de quase 70% (um aproveitamento horrível, hein!). Se tudo isso foi porque o Fluminense não conquistou o campeonato carioca de 2010, é um pensamento muito pequeno, afinal o ano apenas começou, e isso demonstra uma falta de planejamento por parte da diretoria tricolor.

Mas essa falta de planejamento não é exclusivo do Fluminense, afinal outros dois grandes cariocas já trocaram de técnico. O Vasco que começou o ano montando todo o elenco com a chancela de Vagner Mancini, logo que os primeiros resultados não foram os esperados, cortaram a cabeça do técnico, e o planejamento teve de ser assumido por outro técnico, isso se este (o Gaúcho) não alterar tudo, como é de costume. O Botafogo, o recentemente campeão carioca, também trocou de técnico no início da competição, logo na 4ª rodada, saiu Estevam Soares, que renovou e planejou o ano, mas não saiu do primeiro mês do ano, em seu lugar chegou Joel Santana, que obteve êxito na campanha, mas não podemos pegá-lo como exemplo a ser seguido, pois a falta de planejamento da diretoria alvi-negra fez com que assinassem com o treinador até o final da competição, que terminou ontem, em uma clara afirmação que só iria renovar se o time fosse campeão, agora tem que valorizar ($$$) o técnico para renovar. Planejamento a longo prazo, isso não existe no futebol brasileiro, quanto mais no carioca.

Agora só está faltando o Flamengo para fechar a lista dos grandes cariocas. "Mas o Flamengo foi campeão brasileiro a menos de 5 meses, o técnico está com prestígio!" Essa afirmação é completamente errada, bastou perder o campeonato carioca que o técnico Andrade está balançando no cargo. Não deixo de pensar em quando os dirigentes brasileiros (mais ainda os cariocas) vão enxergar que sem planejamento nunca seremos times de primeiro mundo, e afundaremos em dívidas eternas, que ainda há de acabar com o futebol brasileiro.

E não deixo de acreditar que essa extrema dança dos técnicos nos grandes cariocas no fim do campeonato é causada pelo "sonho" de contar com um grande técnico ($$$$$$$), não importa o preço que ele cobrará. Muricy Ramalho é um técnico que é um grande campeão que está desempregado, e isso é suficiente para que o cargo de todos ficarem a perigo. Só quero lembrar que da última vez que ele estava desempregado, o Palmeiras interrompeu seu planejamento, demitiu o técnico Vanderlei Luxemburgo, retirou o técnico interino Jorginho (sendo que ambos vinham fazendo uma ótima campanha frente ao time) para contratar o técnico vencedor, e vale lembrar que este pegou o time em primeiro lugar, onde ficou por 19 rodadas e acabou caindo para o 5º lugar ao final do campeonato brasileiro, e depois foi enxotado do time após uma fraca campanha no estadual, mas não sem antes dar uma grande dívida ao clube, que pagou caro e não conquistou nada. Não estou questionando a qualidade de Muricy, apenas mostrando que nem com o tido melhor técnico e sem planejamento chegaremos à algum lugar.

Planejamento, essa é a palavra a ser aprendida por nossos dirigentes brasileiros (em especial os cariocas).

Sim, o Muricy é um bom técnico, mas sem planejamento nem ele salva.

domingo, 18 de abril de 2010

Estaduais: Botafogo e Coritiba Campeões de 2010!

Neste fim de semana já podemos coroar dois campeões estaduais de 2010, Botafogo e Coritiba, carioca e paranaense, respectivamente. O Coritiba, pouco mais de quatro meses após ser rebaixado, conquistou o estadual, em um excelente trabalho de Nei Franco, deve chegar forte para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas além dos títulos tenho que citar alguns clássicos e semi-finais de estaduais que se passaram.

Clássicos:

  • Corinthians 1 x 2 Santos;

Um jogo que me impressionou bastante não foi o show inicial do Santos, mas sim como que o Corinthians, que levava uma aula de futebol do Santos, ao ficar com dois jogadores a menos melhorou e quase empatou o jogo. Como que um time que dá show em uma partida, consegue levar pressão de um time assim que fique este fica com dois jogadores a menos. Para mim isso foi um alerta para o Santos, que mereceu ganhar.

  • Fluminense 2 x 1 Botafogo;

Dominio total do tricolor carioca, apesar de o Botafogo sair na frente no placar, quem dominou a partida toda foi o Fluminense, que abusou de perder gols, inclusive o atacante Fred, que fez um golaço de voleio.

  • Flamengo 1 x 0 Vasco;

Jogo dos penaltis, em uma partida equilibrada o que definiu a partida foi quem não perdeu penaltis. O Vasco perdeu dois penaltis, cobrados por Dodô, e o Flamengo acertou seu, cobrado por Adriano.

  • Santos 3 x 4 Palmeiras;

Em uma partida em que o Santos mais uma vez parecia que iria atropelar, em um começo alucinante para os santistas, que abriram 2 a 0 no placar. Foi aí que o alerta não aprendido do último clássico não foi aprendido, o Palmeiras começou uma reação e virou a partida, com três gols de Robert, e passeou em campo contra a defesa nada confiável dos santistas.

  • Flamengo 2 x 2 Botafogo;

Em mais um embate envolvendo os dois maiores rivais da atualidade do futebol carioca, Flamengo e Botafogo, uma partida bem disputada e equilibrada não poderia ficar com placar diferente, o mesmo 2 a 2 que dita esse clássico nos últimos anos.

  • Corinthians 4 x 3 São Paulo;

Em um jogo que poderia ser fácil para o Corinthians a expulsão de Dentinho complicou as coisas, deu força ao São Paulo que encontrou ainda uma fragilidade no gol corinthiano, que estava o goleiro reserva. O resultado demonstra bem o que foi o jogo, equilibrado, bem movimentado e emocionante.

  • Fluminanse 0 x 3 Vasco;

Depois de uma grande instabilidade no Vasco, graças as fracas apresentações no campeonato carioca, dava para se imaginar uma goleada ou então um baile do Fluminense para cima dos cruzmaltinos, mas não foi isso que ocorreu. O Vasco jogou uma de suas melhores partidas no carioca e goleou o apático time do Fluminense.

  • São Paulo 2 x 6 Santos (semi-finais);

Depois de uma primeira partida em que o São Paulo quase mostrou que as bobeadas do Santos pode derrubar os "Meninos da Vila", depois de estar perdendo por 2 a 0, os tricolores foram buscar o empate, com um jogador a menos, mas no final o Santos conseguiu o gol da vitória. Na segunda partida, na Vila Belmiro, sobrou futebol do Santos em campo, goleando o sem reação São Paulo, por 3 a 0. Santos na final do paulista.

  • Atlético - MG 2 x 1 Democrata - GV (semi-finais);

O Atlético Mineiro conseguiu reverter a vantagem logo no primeiro jogo, ao vencer por 2 a 1, mas sofrendo a já famosa pressão no final do jogo. No segundo jogo conquistou a classificação para a final do mineiro com um empate sem gols no Mineirão.

  • Cruzeiro 1 x 3 Ipatinga (Semi-finais);

Depois de um empate sem gols no primeiro jogo, em que o Cruzeiro não conseguiu vencer o bloqueio do Ipatinga e ainda sofreu com alguns bons ataques do time do vale do aço. No segndo jogo, em claro desmerecimento para com o adversário, o Cruzeiro colocou um time misto e foi derrotado com sobras, o Ipatinga não perdoou a auto-confiança do adversário e goleou por 3 a 1, isso sem contar os erros de arbitragem (a falta de 2 penaltis, 1 impedimento e um gol mal anulado foram os erros contra o Ipantinga). Ipatinga está na final contra o Galo.

  • Botafogo 3 x 2 Fluminense (semi-final);

Botafogo começou bem a partida, deu uma cochilada e se recuperou, ou seja, abriu o placar contra o Fluminense, tomou a virada e no segundo tempo conseguiu a vitória, se garantindo na final do segundo turno do carioca (a Taça Rio), e mantendo a esperança de encerrar o campeonato com o título já na final do turno, pois já tinha conquistado a taça Guanabara (1º turno).

  • Flamengo 2 x 1 Vasco (semi-final);

Sem Adriano, o Flamengo foi superior ao Vasco em toda a partida, mas como quase todo clássico carioca, isso não se representa no placar. O Vasco na base da vontade conseguiu dar trabalho aos rubro-negros mas não o suficiente para derrotá-los. Flamengo na final da taça Rio, e mais uma vez contra o Botafogo.

  • Internacional 3 x 2 Pelotas (final do segundo turno);
Na final do segundo turno, em que Pelotas e Internacional lutavam pela possibilidade de enfrentar o Grêmio na final do Gauchão. O Pelotas logo de principio aprontou para o Internacional, marcou 2 a 0 e dominava a partida, e só após as entradas de Edu e D'Alessandro, o Internacional, conseguiu uma virada no fim da partida e conquistou a vaga para a final do campeonato gaúcho, contra o Grêmio. A taça Fábio Koff foi para o Beira Rio.

Em uma partida

Finais dos estaduais (Mineiro - Paulista - Gaúcho - Carioca)

  • Atlético - MG x Ipatinga;

Esta final do mineiro será interessante, após o castigo da soberba do Cruzeiro, o Ipatinga chega como franco atirador, buscando mais uma vez conquistar o título mineiro e se firmar mais ainda como a terceira potência mineira. O Atlético Mineiro tem a chance de sair da fila desde 2007, sair da "maldição do gol de costas", e conquistar o 1º título da "era Vanderlei Luxemburgo". O jogo em si será bem disputado, e acredito que o Galo conquistará o título mineiro, por saber que o adversário não é bobo, não irá cair no erro do Cruzeiro e irá com tudo para cima do Ipatinga.

  • Santos x Santo André;

Essa até parece barbada, o Santos, que vem jogando um futebol ofensivo e "muleque" deve vencer sem maiores dificuldades o título paulista. Mas vale lembrar que o Santo André não foi o segundo colocado na 1ª fase e chegou a final por um acaso, e pode sim surpreender o Santos, ainda mais se este repetir as apresentações com auto-confiança em excesso. Pode vir surpresa, mas não acredito que isso ocorra.

  • Grêmio x Internacional;

Este duelo é bem interessante, são dois dos melhores times do Brasil, na atualidade, além da rivalidade e da luta, que é caracteristico do futebol gaúcho, veremos qual deles consegue apresentar o melhor futebol e qual sairá campeão. Não tenho apostas, pois ambos estão bem e melhorando, mas vejo um leve favoritismo para o Grêmio, já que o Internacional vai jogar a vida dele na Libertadores nesta quarta-feira.

  • Botafogo 2 x 1 Flamengo;

Um jogo bem interessante, com um árbitro muito rigoroso nas aplicações de cartões, para ambos os lados. A partida foi equilibrada e assim como o confronto Flamengo e Vasco, na fase de grupos, venceu quem acertou o seus penaltis, 2 a favor do Botafogo (inquestionáveis) e o Flamengo perdendo o seu (inquestionável). Bela partida do Jefferson, goleiro alvi-negro, que fechou o gol botafoguense no segundo tempo e garantiu o título (já previsto no filme dos trapalhões de 1989). Mas quem iria apostar que o Botafogo seria campeão carioca após o desastre do 6 a 0, aplicado pelo Vasco, um início melancólico para um final fantástico, pois com a vitória de hoje, o Botafogo evitou as duas partidas finais, e conseguiu algo que não era conquistado por um carioca desde 1998, quando o Vasco unificou os títulos da taça Guanabara e da taça Rio, o Botafogo repetiu o feito, 12 anos depois. Venceu quem jogou, sofreu e lutou por ele, justa a conquista do Botafogo, que há 3 anos vinha batendo na trave, chamada Flamengo. Parabéns Botafogo pela bela corrida por fora até conquistar o título, parabéns Joel Natalino Santana, que se mostra um verdadeiro papa-títulos carioca e um técnico que sabe trabalhar com qualquer grupo que lhe dêem.

Parabéns também ao Coritiba, busque, agora, no campo o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF: E a Taça das Bolinhas vai para...

Hoje a tarde a CBF divulgou qual seria o destino da taça de bolinhas (a taça Brasil), que ficaria com o primeiro time a ganhar o Campeonato Brasileiro por 5 vezes (livre de sequência) ou ser Tri-Campeão (seguidamente) da competição.

Simples e certo como afirmar que a água é molhada, então por que da demora para se decidir (cerca de 18 anos, ou seriam 3?)? Tudo isso ocorreu pelo famigerado ano de 1987. Como já coloquei em meu blog, no seguinte link (http://global-esportes.blogspot.com/2009/12/copa-uniao-de-1987-o-porque-eu.html), considero o campeão brasileiro de 1987 sendo o Flamengo, por todas as razões inteligíveis possíveis, mas a CBF através de suas jogadas politicas (em 1987 e agora, em 2010, se repete) confrontou o Clube dos 13 com essa decisão, tudo para se afirmar como o poder absoluto do futebol brasileiro.

Pena que os clubes não tenham tido força e peito para fazer o mesmo que os clubes de basquete fizeram na criação do NBB (Novo Basquete Brasil) e se fizeram unidos e fortes contra a entidade máxima do basquete, a CBB. Pena que os clubes de futebol tenham pensado a curto prazo e não a longo, afinal quem seria a CBF sem os clubes? Por mais que a FIFA desqualifique quem tome essa atitude, a médio prazo não restaria argumentos e poderes a CBF se eles em peso se opusessem a essa ditadura do futebol brasileiro.

Mas vamos ao que interessa. Então se a CBF não reconhece a Copa União de 1987 (que era composta por: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético - MG, Bahia, Santa Cruz, Coritiba e Goiás), organizada pelo então recém-criado Clube dos 13, e reconhece a Copa Brasil (que era composta por: Sport, Náutico, Guarani, Portuguesa, Internacional de Limeira, Atlético Paranaense, Joinville, Criciúma, Vitória, CSA, Ceará, Atlético Goianiense, Treze, Rio Branco, Bangu e América - RJ, este último se recusou a disputar a Copa Brasil, por entender que ela era apenas um embuste), organizada pela CBF, em necessidade de demonstrar quem é que tem o poder.

Com isso o primeiro time 5 vezes campeão brasileiro da CBF é o São Paulo, por isso a taça de bolinhas irá rumo ao Morumbi, ao invés da Gávea. Mas o que isso muda no cenário futebolístico brasileiro? Eu lhe respondo! Muda absolutamente nada, afinal a CBF nunca reconheceu o título da Copa União como título brasileiro, ela só reafirmou essa posição na figura de repassar a taça para o São Paulo, só acho que é muito estranho ter feito isso somente 3 anos após a conquista desse direito, segundo a CBF. Agora, nada fará com que não reconheçamos o título brasileiro de 1987 do Flamengo, mesmo sem a chancela da CBF, afinal quem em sã consciência não diz que o time que ganhou a competição com os melhores times brasileiros, em um campeonato bem montado, ou seja venceu os melhores times do país e sagrou-se campeão desta competição, e não é campeão brasileiro, e sim quem é o campeão é um time que não enfrentou nenhum desses times e ainda não ganhou a final e sim num acordo de "amigos" decidiram que deveriam parar de cobrar penaltis. Eu ainda acho que o Flamengo foi o maior do Brasil em 1987, o Sport teve seu mérito na Copa Brasil, mas nem venceu o "tido" vice-campeão Guarani e nem enfrentou nenhum dos melhores.

O troféu vai para o Morumbi, mas em postura de caráter deveria seguir para a Gávea.

sábado, 3 de abril de 2010

O mundo do futebol perdeu Armando Nogueira

No dia 29 de março de 2010, o Brasil, o jornalismo brasileiro e o esporte mundial perderam um ícone, o homem, o poeta do esporte e um exemplo de como um jornalista deve se comportar. Armando Nogueira faleceu, depois de lutar contra um câncer no cérebro deste 2007, aos 83 anos muito bem vividos.

Armando Nogueira revolucionou o jornalismo em geral, além de ter histórias interessantíssimas sobre a história do Brasil, como o fato, até então inédito, de descrever a tentativa de assassinato de Carlos Lacerda em primeira pessoa, afinal havia presenciado o fato. Ali começava a mudança do jornalismo brasileiro.

Antes de Armando, o telejornal era sem importância e de pouco apelo popular, após ele ser convidado por Walter Clark para fazer parte da Rede Globo, ele inovou, modificou e transformou o telejornalismo, em conjunto de Alice Maria. Através do trabalho dele foram criados programas como Jornal Nacional e Globo Repórter, acompanhamos as coberturas das Copas do Mundo desde 1954 e as olimpíadas desde 1980.

Este botafoguense, que sempre prezou pelo bom jornalismo, pelo respeito aos limites das notícias, se viu por conta desta postura em uma situação incomoda, nas eleições de 1989 a Rede Globo realizou um debate entre os candidatos a presidência (Collor e Lula) e no dia seguinte mostrou um compacto do debate em dois de seis telejornais (o Jornal Hoje e o Jornal Nacional), no segundo telejornal foi ao ar uma edição do compacto extremamente favorável ao candidato do presidente da emissora (Roberto Marinho), sem o conhecimento e a revelia de Arnaldo Nogueira (diretor geral da Central Globo de Jornalismo). Por expressar esse descontentamento frente ao compacto manipulado, foi "aposentado" pela Rede Globo em 1990, deixando bem claro que o episódio foi de "mal jornalismo".

Um poeta do esporte, no texto da vida de Armando Nogueira não havia espaço para frases feitas e de seus ensinamentos saiam versos que podem se igualar em beleza e plasticidade a uma fantástica jogada, drible e gol no futebol. "O Pelé já era melhor muito antes de ser, e continua sendo mesmo depois de já ter sido"; "Amar o passe, amar o drible, amar o gol... A Maradona"; A bola é uma flor que nasce nos pés de Zico, com cheiro de gol". Essas e muitas outras obras do Mestre Armando Nogueira ficaram em nossas memórias, por sempre nos dar a mesma sensação de um gol.

A Última Noite de Zico

"Maracanã, enfeita de bandeiras tuas arquibancadas que hoje é dia de festa no futebol. Encomenda um céu repleto de estrelas. Convida a Lua (de preferência Lua cheia). Veste roupa de domingo nos teus gandulas. Põe pilha nova no radinho do geraldino. E por favor, não esquece de regar a grama (de preferência com água-de-cheiro).

Avisa à multidão que ninguém pode faltar. É despedida do Zico e estou sabendo, de fonte limpa, que, hoje à noite, ele vai repartir a bela coleção de gols que fez nos seus 20 anos de Maracanã. Eu até já escolhi o meu: quero aquela obra prima, o segundo gol do Brasil contra o Paraguai nas Eliminatórias do Mundial de 1986. Lembro-me como se fosse hoje. Zico recebe de Leandro um passe de meia distância já na linha média dos paraguaios. Um efeito imprevisto retarda a bola uma fração de segundo. 'Zico vi passar batido' - eu pensei. Pois sim. Sem a mais leve hesitação, sem sequer baixar os olhos, ele cata lá atrás com o peito do pé, dá dois passos e, na mesma cadência, acerta o canto esquerdo do goleiro paraguaio.

Passei uma semana vendo e revendo no teipe aquele instante mágico do corpo em harmonioso movimento com o tempo e com o espaço, e a bola coladinha no pé, parecia amarrada no cadarço da chuteira. Um gol de enciclopédia. Se o amável leitor aceitar uma sugestão, dou-lhe esta: escolha um dos gols que Zico fez graças à sua arte singular de chutar bola parada.

Chutar a bola de falta à entrada da área é um talento que Deus lhe deu mas não de mão beijada, como imaginava os desavisados. Zico trabalhou seriamente, anos e anos, para alcançar a perfeição dos efeitos sublimes. À tardinha, quando terminava o treino, ele costumava sozinho no campo do Flamengo - ele, uma barreira artificial, uma bola e uma camisa caprichosamente pendurada no canto superior das traves. A camisa era o alvo.

Zico passava horas sem fim, chutando rente a barreira e derrubando a camisa lá de cima das traves. Chegava o domingo, na cobrança de falta, a bola já estava cansada de saber onde ela tina que entrar. Não tenho duvida em dizer que tardará muito até que apareça alguém que domine como Zico o dom de cobrar falta ali da meia-lua.

Celebremos, querido torcedor, a última noite do maior artilheiro da história do Maracanã. Será uma despedida de apertar o coração. Se te der vontade de chorar, chora. Chora sem procurar esconder a pureza da tua emoção. Basta uma lágrima de amor para imortalizar o futebol de um supercraque.

Cantemos, Maracanã, teu filho ilustre, relembrando em comunhão os dribles mais vistosos, os passes mais ditosos, os gols mais luminosos desse fidalgo dos estádios que tem uma vida cheia de multidões.

Louvemos o poeta Zico que jogava futebol como se a bola fosse uma rosa entreaberta a seus pés."

Armando Nogueira. Grande torcedor botafoguense.

Descanse em paz Mestre!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Copa do Mundo: Cabañas deve ser convocado?

Salvador Cabañas deve ser convocado pela seleção paraguaia para a Copa do Mundo de 2010? Na minha opinião, SIM! "Por que? Ele nem deve ter condições de jogo! Por que queimar uma convocação?"

Eu acredito que sua convocação significará muito para o grupo e para o jogador, pode servir de incentivo para sua seleção! Sem contar que marcaria uma senhora volta por cima! Maior que as voltas do Ronaldo Fenômeno e Lance Armstrong juntos, afinal ele levou um tiro na cabeça, tem uma bala alojada na cabeça e ainda está vivo! "Mas por que convocá-lo? Bastaria levá-lo junto com o grupo!"

Na minha visão a convocação dele, além de ser justa, por ter sido o grande responsável pela boa campanha do Paraguai nas eliminatórias, significaria muito para ele como jogador, afinal mesmo não jogando ele estaria participando da Copa do Mundo. E para o grupo seria um grande incentivo para sempre tentarem ir mais adiante na competição, pois quanto mais adiante forem, maiores as chances de o Cabañas poder entrar no decorrer de alguma partida. A sua superação entraria para a histórias das copas, e o Paraguai marcaria uma presença importante em uma Copa do Mundo.

"Mas deixariam de convocar outro jogador para levá-lo? Isso é absurdo!" Será mesmo? Qual é o jogador de grande importância para seleção paraguaia que não estava sendo convocado quando Cabanãs estava com a equipe? Não se esqueçam que não se trata de seleção brasileira, onde temos jogadores para repor a altura em qualquer posição! A convocação de Cabañas seria um marco na história da seleção paraguaia e da Copa do Mundo, imaginem que ele consiga entrar em 5 minutos de alguma partida!

Sou a favor da convocação de Cabañas por tudo que ela irá significar e se eu fosse técnico da seleção paraguaia não pensaria duas vezes!


Ele fez por merecer estar na Copa do Mundo, e nem por ter levado um tiro na cabeça deveria ficar de fora! Força Cabañas! Quero Cabañas na Copa!