quinta-feira, 27 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Estrangeiros - 22º a 19º Colocados


Continuando a divulgação da lista do TOP 30: Jogadores Estrangeiros, mas antes vou lembrar quem já foi revelado: 30º - Ayala; 29º - Lahm; 28º - Vieira; 27º - Ruggeri; 26º - Sorin; 25º - Buffon; 24º - Figo; 23º - Zanetti. Agora as posições de 22º a 19º:

  • 22º Colocado - Gamarra: Segurança na cobertura, precisão nos desarmes e o mais incrível, sem fazer faltas. Gamarra desfilou seu futebol nos campos do mundo e em Copas do Mundo. Passou por grandes clubes em sua carreira (Cerro Porteño, Independiente, Internacional, Benfica, Corinthians, Atlético de Madrid, Flamengo, AEK Atenas, Internazionale de Milão e Olimpia), mas seus grandes momentos foram em Copas do Mundo, em 1998 e 2002, o zagueiro paraguaio fez o improvável, passou em branco nas faltas, sem nenhuma falta cometida (a não ser uma marcada erradamente pelo juiz) nos dois torneios, fato que só ocorreria em 2006, sua última Copa do Mundo como jogador. Por sua segurança e o fantástico fair play nos desarmes, Gamarra está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 21º Colocado - Arce: Um lateral direito fantástico, com um chute preciso e forte, seguro na defesa e fantástico no apoio ao ataque, Arce, apesar de paraguaio, fez sua carreira predominantemente no Brasil, por dois clubes (Grêmio e Palmeiras). Raça, vontade, força e velocidade são caracteristicas deste lateral paraguaio, mas o principal de todas elas, era um vencedor. Ganhou duas Libertadores da América, 2 Copas do Brasil, 1 Mercosul e 1 Brasileiros (além de outras competições menores). Faltou um título com sua seleção, mas a limitada seleção paraguaia não dava suporte o suficiente para esta ambição, mas sempre se destacou por sua defesa forte (em conjunto com Gamarra), e em duas Copas do Mundo (1998 e 2002) levou o Paraguai as oitavas de final, onde tropeçou em duas grandes seleções (França e Alemanha). Com seu chute forte e preciso, Arce se tornou um lateral artilheiro, fazendo muitos gols pelos dois clubes brasileiros que jogou. Por ser um lateral completo, Arce está neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros, e é o melhor lateral direito da lista.
  • 20º Colocado - Preud'homme: Um paredão belga, Preud'homme era sinonimo de segurança no gol. Com atuações incríveis em seus clubes e pela seleção belga, Preud'homme foi considerado o melhor de sua época, rivalizando com o dinamarquês Peter Schmeichel, e considerado por muitos um dos melhores de toda a história. Com 2 Copas do Mundo disputadas (1990 e 1994), Preud'homme não pode participar da melhor campanha de uma seleção belga em Copas do Mundo (1986), por problemas com lesões que o deixaram fora das convocações, mas nas Copas que disputou se destacou em dar a segurança que a seleção belga precisava para atacar. Por ser um paredão no gol e capaz de defesas impossíveis, Preud'homme está neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros, mas não é o melhor goleiro classificado na lista.
  • 19º Colocado - Cristiano Ronaldo: Um artista da bola, faz jogadas de encher os olhos, para muitos marrento, mas para todos um craque. Cristiano Ronaldo, hoje, é sinonimo de show no futebol. Com grandes atuações por seus clubes (Sporting, Manchester United e Real Madrid), ainda deixa um pouco a desejar por sua seleção, apesar de fazer parte da segunda melhor participação em Copas do Mundo da seleção portuguesa (4º lugar em 2006) e da melhor campanha da seleção em Eurocopas (2º lugar em 2004). Com seus malabarismos e forte arremate ao gol, Cristiano Ronaldo ainda pode dar muito para o futebol, seus clubes e a seleção portuguesa, por ainda estar em atividade e por ser jovem. Este ainda pode subir em listas futuras por seu potencial para o futebol, mas ainda precisa mostrar mais serviço e trabalho em equipe, seu maior defeito. Por sua habilidade fora do comum e efetividade em seus dribles, Cristiano Ronaldo está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.

Lembrando que na próxima semana eu ficarei sem Internet, com isso estarei ausente até a segunda-feira anterior a estreia da Copa do Mundo, somente após essa mudança que estou fazendo que voltarei a listar o restante deste TOP 30: Jogadores Estrangeiros. Até lá!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros - 22º a 19º Colocação

Continuando a divulgação da lista do TOP 30: Jogadores Brasileiros, mas antes vou lembrar quem já foi revelado: 30º - Mauro Silva; 29º - Júnior Baiano; 28º - Jorginho; 27º - Marcelinho Carioca; 26º - Mozer; 25º - Renato Gaúcho; 24º - Dida; e 23º - Careca. Agora as posições de 22º a 19º:
  • 22º Colocado - Mauro Galvão: Zagueiro de classe, essa é a melhor definição para este zagueiro cheio de conquistas em solo brasileiro. Mauro Galvão foi um jogador vencedor, por onde passou conquistou títulos (excessão de Bangu, em que foi vice-campeão brasileiro em 1985) e a torcida. Com 4 títulos do Campeonato Brasileiro, 2 Copas do Brasil, 1 Libertadores, 1 Mercosul, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Copa da Suíça (pelo Lugano), 9 estaduais, 1 Rio-São Paulo e 1 Copa América (1989). Jogou 2 Copas do Mundo pela seleção, em 1986 e 1990, chegou ao máximo as quartas de final, mas participou mais da campanha da seleção de 1990, campanha a qual não deixou saudades. Mas se na seleção não teve conquistas, sobraram elogios as suas atuações impecáveis, que lhe renderam a ida ao exterior. Fez história em times rivais, como Botafogo e Vasco, e Internacional e Grêmio, sendo que só pelo alvi-negro carioca não conquistou títulos nacionais, porém tirou o time de uma fila de 21 anos sem títulos (com um carioca). Com seu ótimo posicionamento, antecipação e inteligência tática se destacava dos demais zagueiros brasileiros. Por ter sido um zagueiro cerebral de enorme talento está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 21º Colocado - Leandro: Um grande lateral direito que se tornou um bom zagueiro no fim de carreira. Um dos raros exemplos de dedicação exclusiva ao um único clube (Flamengo), Leandro fez parte do melhor time de futebol e da melhor seleção brasileira dos últimos 30 anos, segundo os críticos, o Flamengo de 1981 e a Seleção Brasileira de 1982. Considerados por muitos como o melhor lateral direito da história da seleção brasileira, por ser muito técnico, apoiar ao ataque e compor muito bem a defesa. Teve a carreira prejudicada por lesões, que o fizeram virar zagueiro no fim da carreira, posição em que também se destacou. O único porém de sua carreira foi a polêmica do "companheirismo" nos cortes da seleção de 1986, ao apoiar Renato Gaúcho, que fora cortado da seleção por ser pego fugindo da concentração junto com Leandro (Renato foi cortado e Leandro não). Leandro por sentir que o amigo fora injustiçado se recusou a seguir para o aeroporto, embarcar com a seleção para o México, disputar a Copa. Por sua versatilidade e técnica, Leandro está presente no TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 20º Colocado - Zé Roberto: Meia esquerda, ou seria ponta esquerda, ou então volante pela esquerda? Essa é a prova da versatilidade de Zé Roberto. Revelado pela Portuguesa, Zé Roberto teve poucas passagens por clubes brasileiros (Portuguesa, uma breve passagem pelo Flamengo, e Santos) e uma carreira consolidada no futebol alemão, após uma breve passagem pelo Real Madrid. Ídolo no Bayer Leverkusen e no Bayern de Munique, Zé Roberto sempre teve destaque por sua habilidade e versatilidade (podia jogar bem em quase todas as posições), inclusive sempre achei que ele fora sub-aproveitado na seleção brasileira que o restringia a apenas um mero volante, fato que gerava uma desconfiança em torno de seu nome na seleção, porém, Zé Roberto foi um dos poucos que se salvaram da decepção que foi a seleção de 2006. Por ser o melhor curinga do mundo dos últimos 30 anos Zé Roberto está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 19º Colocado - Sócrates: Doutor Socrates, o Magrão, ficou conhecido pela sua habilidade, visão de jogo e o famoso toque inteligente de calcanhar, um dos maiores ídolos da massa corinthiana, ele fez parte do que ficou conhecido como "democracia corinthiana" em tempos de ditadura militar, o que o sempre destacou como um ativista político, com participação ativa nas Diretas Já! Sócrates sempre foi um jogador diferente, estudou medicina enquanto ainda era um iniciante no futebol, adquirindo um senso critico quanto a tudo em sua volta, inteligente dentro e fora de campo o "Doutor" tinha destaque em suas visões de jogo e de tática que o tornaram um líder em campo. Participou também da sensacional seleção brasileira de 1982, onde muitos dizem que a beleza do futebol morreu, que foi eliminada pela pragmática Itália na Copa do Mundo. Com um futebol leve e refinado, deixa os adversários cismados com o fato de "jogar melhor de costas que de frente" em seus inúmeros passes de calcanhar bem executados, parecia jogar bem sem fazer esforço. Um craque, como já foi descrito em uma revista: "Sócrates jamais se esforçou para ser um craque. Ele simplesmente era". Sócrates até merecia uma melhor colocação neste TOP 30, mas como já apresentei nas regras, está sendo analisado apenas a carreira dele após 1980 (onde já caminhava do auge para o apogeu), e o que ele fez anteriormente a isso o jogaria ao TOP 10. Porém nunca o deixaria de fora do TOP 30: Jogadores Brasileiros.

Lembrando que na próxima semana não estarei online, devido a uma mudança de cidade, em que ficarei sem acesso fácil a Internet até o dia 8 de junho, vésperas da Copa do Mundo, somente aí eu darei seguimento ao TOP 30: Jogadores Brasileiros. Até lá!

terça-feira, 25 de maio de 2010

TOP 30: Seleções - 22ª a 19ª colocadas

Continuando com a divulgação da lista do TOP 30: Seleções, lembrarei dos já mencionados aqui no TOP 30: 30ª - Croácia de 1998; 29ª - Colômbia de 1993; 28ª - Portugal de 2006; 27ª - Bulgária de 1994; 26ª - Bélgica de 1986; 25ª - Suécia de 1994; 24ª - Itália de 1994; e 23ª - França de 1986. Agora as posições de 22ª a 19ª:
  • 22ª Colocada - Holanda de 1994: Uma das melhores "laranja mecânica" desde a original em 1974. Na Copa do Mundo de 1994 a Holanda chegou as quartas de final, fase que não atingia desde 1978, jogando um futebol ofensivo e com muitos toques de classe. Vindo após duas grandes gerações (as das décadas de 70 - duas finais em mundiais - e de 80 - campeã europeia em 1988) os holandeses precisavam provar que eram capazes de ainda encantar o mundo, e a Copa do Mundo de 1994 era o palco que precisavam. Na primeira fase encararam um grupo que teve uma surpresa, a classificação em primeiro lugar da Arábia Saudita, mas só foram derrotados pelos belgas, onde os holandeses pararam frente ao paredão Preud'homme, e classificaram em segundo lugar, vencendo bem os sauditas e os marroquinos. Nas oitavas de final enfrentaram os irlandeses e deram um show de futebol bem jogado, venceram por 2 a 0, sob a batuta de Dennis Bergkamp, um artilheiro habilidosíssimo. Nas quartas de final pegaram o Brasil e foram eliminados no jogo considerado "o melhor jogo da Copa de 1994", em uma partida para ficar nos anais das histórias das Copas, após estarem perdendo por 2 a 0, os holandeses tiveram forças para reagir e empatar a partida e pressionarem os brasileiros (visivelmente cansados). Não fosse a falta muito bem batida por Branco, a 9 minutos do fim da partida, provavelmente os holandeses estariam nas semi-finais da Copa, mas ainda sim fizeram seu papel e atingiram seu objetivo primário: encantar o mundo novamente. Por essas grandes atuações, inclusive na derrota, os holandeses estão presente (e a frente da Itália) no TOP 30: Seleções.
  • 21ª Colocada - Inglaterra de 2002: Os ingleses estavam com fome de título mundial, e tinham time para isso. Apesar de terem caído no "grupo da morte" na primeira fase do mundial, com Argentina, Nigéria e Suécia, os ingleses conquistaram sua classificação (2º do grupo) e eliminaram a favoritíssima Argentina, numa vitória em mais uma edição da rivalidade "das malvinas", gol de penalti de Beckham. Nas outras partidas os ingleses empataram com a Suécia (com gols) e com a Nigéria (sem gols). Nas oitavas de final enfrentaram os dinamarqueses, já sem resquícios da famosa "Dinamáquina", e deram um chocolate em campo, uma vitória incontestável por 3 a 0, show de Owen. Nas quartas de final encararam o Brasil, no que chegou a ser chamado de "final antecipada", e na melhor partida da Copa de 2002. Com um contra-ataque perigoso, os ingleses abriram o placar após falha da marcação brasileira que deixou Owen frente a frente com o goleiro, que não desperdiçou. Mas em dois lances geniais de Ronaldinho Gaúcho (melhor partida dele na seleção, até hoje) o Brasil virou, e os ingleses caíram de pé frente aos brasileiros. Por apresentar um futebol digno de finalista de mundial, os ingleses estão presentes neste TOP 30: Seleções.
  • 20ª Colocada - Camarões de 1990: E os Leões africanos aprontaram neste mundial, desde este ano o mundo do futebol virou os olhos para a África e observaram o crescimento do futebol no continente. A grande surpresa da Copa do Mundo de 1990 foi multiplicada por 1000 ao verem um jogador camaronês de 38 anos (Roger Milla) liderar esta fantástica seleção a fazer história. Com um futebol alegre, povoou os corações do mundo, que torciam para que eles conseguissem ir além. Ao chegar as quartas de final da Copa de 1990, após vencer na estreia os campeões do mundo (a Argentina de Maradona), Camarões levou o mundo a crer que podiam sim passar pelos ingleses, mas em uma partida equilibrada, e com direito a show de Roger Milla, os ingleses conseguiram, na prorrogação, parar os Leões africanos com um placar de 3 a 2 para os ingleses. Apesar de derrotada, a seleção camaronesa marcou a história das Copas e ainda deu o deleite ao mundo de ver o abusado goleiro colombiano (Higuita) correr atrás de Milla, após perder a bola no meio do campo, em plenas oitavas de final, na prorrogação. Por ser sinónimo de alegria na pior Copa do Mundo dos últimos 30 anos, Camarões está neste TOP 30: Seleções.
  • 19ª Colocada - Alemanha de 1990: Aqui temos a primeira campeã do mundo em meu TOP 30: Seleções. A Alemanha da Copa do Mundo de 1990 não chegava a empolgar como as duas anteriores a ela (as finalistas de 1982 e 1986), mas conseguiu fazer o que não tinham conseguido, ser campeã. Os alemães, liderados por Lötthar Matthäus e Rudi Völler, encararam um primeira fase tranquila, por suas duas goleadas aplicadas em Iuguslávia e Emirados Árabes, e o empate sem perigo com os colombianos. Nas oitavas de final fizeram um clássico com a Holanda e venceram sem maiores dificuldades a seleção de Van Basten e Ruud Gullit. Nas quartas de final tiveram uma pequena dificuldade perante a última participação da Tchecoslováquia, ao vencer por 1 a 0, gol de penalti, a partir dali os alemães começaram a jogar para ser campeões e não para darem show. Com um futebol frio e calculista, com uma grande organização tática, os alemães superaram os ingleses nas semi-finais, após um empate por 1 a 1 e vitória nos penaltis (onde os alemães nunca erram). Na final, uma reedição da final anterior, contra a Argentina de Maradona, que chegou a final graças ao talento de seu camisa 10 e da grande fase vivida pelo goleiro Goycochea (pegando vários penaltis), mas desta vez a história foi diferente, com o time claramente superior aos argentinos, os alemães mandaram no jogo, mas a defesa argentina estava determinada a levar a partida para os penaltis, confiando na fase de seu goleiro. Tudo isso transformou a final desta Copa do Mundo na mais chata e sonolenta da história, sem chances de gol e um ataque contra uma defesa, em que nada acontecia, até que, aos 40 minutos do segundo tempo, é marcado um penalti a favor dos alemães, que como de costume é convertido em gol (por Andreas Brehme), sagrando os alemães campeões do Mundo pela 3ª vez. Por ser uma seleção campeã e com uma disciplina tática acima do comum, a Alemanha de 1990 está neste TOP 30: Seleções. Nota: A Alemanha nunca perdeu um penalti se quer em Copas do Mundo.

Na próxima semana não estarei online, pois estou de mudança de cidade e ficarei sem acesso a Internet até o dia 8 de junho, vésperas da Copa do Mundo de 2010, onde analisarei os grupos e farei projeções para a primeira fase. Nesta semana continuarei a fazer os outros TOPs 30, mas vou parar na sexta feira. Voltarei com o TOP 30: Seleções somente em junho. Até lá.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Liga dos Campeões da Europa: Internazionale Campeão

E a Internazionale de Milão confirmou o seu favoritismo, como era esperado, e a minha sensação de que o Bayern de Munique não foi para frente, afinal, os bávaros sentiram muita falta de Ribery.

O time italiano jogou com uma defesa intransponível novamente e com um contra-ataque mortal, e em uma tarde de show de Milito. O Inter de Milão fez por merecer o título na temporada e na partida final, conquistando a tríplice coroa europeia (nacional, copa nacional e liga dos campeões), fato inédito em clubes italianos.

Agora pela frente temos a Copa do Mundo e os jogadores de ambas as equipes são caras que veremos no Mundial, na África do Sul. Júlio César, Maicon e Lúcio, que fizeram uma grande temporada, chegam a Copa mais confiantes pela merecida conquista em solo europeu.

Parabéns aos campeões! Internazionale de Milão tri-campeão da Liga dos Campeões da Europa.

sábado, 22 de maio de 2010

Liga dos Campeões da Europa: Final

Barcelona fora da final! Isto quer dizer que não temos um super favorito ao título. A Internazionale de Milão chega a final com a moral de ter eliminado o time sensação do momento, o Bayern de Munique vem de ter atropelado o Lyon nas semi-finais, então quem é favorito ao título? Quem eu acredito que leva a taça para casa?

O Internazionale de Milão tem uma equipe compacta na defesa e um ótimo contra-ataque, mas perde poder de marcação com a ausência de Thiago Mota (expulso nas semi-finais). Como a final é disputada em apenas uma partida a equipe milanesa terá que se aventurar mais no ataque o que pode abrir espaços em sua defesa "quase" impenetrável, os grandes destaques da equipe estão na defesa, Júlio César, Maicon, Zanetti e Cabiasso. O Bayern de Munique tem um ataque rápido e habilidoso, porém tem uma defesa não confiável, além de um goleiro bem questionável e sentirá falta de Ribery suspenso (expulso nas semi-finais), mas o fato de atacar melhor pode ser decisivo em um final de partida única, os destaque da equipe estão no ataque, são Robben, Olic, Muller e Schweinsteiger.

Para mim são duas equipes bem equilibradas, há chances para os dois lados, bons jogadores dos dois lados e grandes desfalques dos dois lados também. A Internazionale de Milão é o time favorito por ter eliminado o grande favorito (Barcelona), e parece ter uma equipe mais madura e experiente para uma decisão destas, mas eu acredito que o título irá para os alemães, por puro palpite, afinal a vocação ofensiva do Bayern de Munique poderá fazer sim a diferença. Atenção com o lateral direito do Bayern, o alemão Lahm (para mim um dos melhores da atualidade).


A equipe não é mais essa da foto, mas acho que a comemoração será nestas cores.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Estrangeiros - 26º a 23º Colocados

A cada tópico além de eleger os mais novos TOP 30: Jogadores Estrangeiros, também irei relembrá-los quem já foi citado, como: 30º Colocado - Ayala; 29º Colocado - Lahm; 28º Colocado - Vieira; e 27º Colocado - Ruggeri. Agora iremos as posições de 26º a 23º:
  • 26º Colocado - Sorín: Versatilidade, esse deveria ser o sobrenome de Sorín. O argentino mais amado de Minas Gerais, teve grandes atuações com a camisa do Cruzeiro, além de vestir as camisas do River Plate, Argentino Juniors, Villareal e Hamburgo (e passagens "apagadas" por Barcelona, Lazio, Juventus e Paris Saint-German). Este lateral esquerdo da seleção argentina, foi um dos melhores jogadores da Copa do Mundo de 2006, jogando tanto na lateral quanto no meio e ataque argentino, sempre correndo e brigando pela posse de bola. Rápido e habilidoso, Sorín sempre foi reconhecido por seu impressionante fôlego e sua cabeleira vasta. Conquistou muitos títulos, inclusive uma liga dos campeões pela Juventus (porém era reserva e não jogou muito pelo time), mas o mais especial foi a Copa Libertadores da América, conquistada jogando pelo River Plate, em 1996. Pela seleção argentina, apesar de jogar bem e com vários ótimos jogadores, não conquistou títulos pela seleção principal, o que deixa uma marca negativa na carreira. Por sua disposição, luta, garra (comum aos argentinos), velocidade, habilidade e grande condicionamento físico, Sorín está enquadrado neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 25º Colocado - Buffon: Um dos maiores goleiros da história, Buffon entrou para o hall dos grandes goleiros italianos e do mundo. Suas atuações nos últimos 10 anos dão a ele o selo de "craque debaixo das traves". Um dos raros exemplos de jogadores que se identificam com um time (jogou 5 anos pelo Parma, mas sua história se confunde com a história recente da Juventus), tem amor pela camisa, mesmo que este time caia para a segunda divisão, não muda de camisa e reergue o time a seu lugar de direito. Pela seleção fez 78 jogos oficiais, levando apenas 61 gols (uma média de 0,78 gols levados por jogo), e fez uma excelente Copa do Mundo, em 2006, quando levou somente 2 gols (um contra e outro de penalti) na campanha que deu o 4º título mundial a seleção italiana. Em clubes seus títulos são mais individuais (8 vezes eleito o melhor goleiro do campeonato italiano e o melhor goleiro da Copa de 2006) do que no coletivo, mas foi campeão da extinta Copa da Uefa (Parma) e foi Bi-campeão italiano (Juventus). Por ser uma incrível muralha italiana, Buffon está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 24º Colocado - Figo: Um meia clássico, essa é a melhor definição de Luís Figo. Meia inteligente, habilidoso e com ótima visão de jogo, Figo é considerado o melhor meia da história da seleção portuguesa, perdendo em idolatria para o atacante Eusébio. Jogou por 4 grandes equipes europeias em toda sua carreira (Sporting Lisboa, Barcelona, Real Madrid e Internazionale de Milão) conquistando 4 campeonatos espanhóis e 4 campeonatos italianos, além de uma liga dos campeões (2001/2002) e um mundial de clubes em 2002. Pela seleção portuguesa ficou faltando um título, que esteve perto com o vice-campeonato da Eurocopa de 2004 e 0 4º lugar na Copa do Mundo de 2006. Figo nunca foi um jogador que imprimisse velocidade no jogo, mas sempre que tocava a bola colocava um toque de classe no futebol apresentado por sua equipe, com passes precisos, lançamentos incríveis e gols esplendorosos. Por sua classe e refinamento no futebol Figo faz parte deste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 23º Colocado - Zanetti: O jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção argentina, disputando duas Copas do Mundo (poderiam ser 4, mas Pekerman (em 2006) e Maradona (em 2010) o deixaram de fora). Jogou apenas 5 anos de sua carreira na argentina, passando por dois clubes (Talleres e Banfield) antes de se transferir para a Europa, onde sempre jogou e ainda joga pelo Internazionale de Milão (já são 15 temporadas, desde 1995). Um verdadeiro líder dentro de campo (capitão da Inter de Milão), conhecido por sua regularidade em campo, velocidade e resistência, Zanetti também é um jogador bem versátil, pois atua nas laterais do campo (tanto esquerda quanto direita), além de atuar também como meia (pela esquerda e direita). Os títulos conquistados se resumem ao clube italiano (Inter), mas não são poucos, são 5 títulos italianos, 3 Copas da Itália, 3 Supercopas e uma extinta Copa da Uefa (atual Liga da Europa) de 1997/1998. Pela seleção faltou títulos, marca da geração pós-Maradona na Argentina. Por ser um grande jogador e um ótimo líder em campo, Zanetti está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.

Na semana que vem eu darei continuidade a este TOP 30: Jogadores Estrangeiros, com as posições de 22º a 19º.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros - 26º a 23º Colocação


A cada tópico além de eleger os mais novos TOP 30: Jogadores Brasileiros, também irei relembrá-los que já foi citado, como: 30º Colocado - Mauro Silva; 29º Colocado - Júnior Baiano; 28º Colocado - Jorginho; e 27º Colocado - Marcelinho Carioca. Agora iremos as posições de 26º a 23º:

  • 26º Colocado - Mozer: Zagueiro que marcava implacavelmente, um verdadeiro pesadelo para os atacantes adversários. Mozer conquistou as torcidas de Flamengo, Benfica e Olympique de Marseille, com sua aplicação e vontade na marcação dos adversários, cabeceava muito bem e se colocava bem na área. Com um faro para os desarmes, este zagueiro foi injustiçado na seleção brasileira ao ser convocado apenas para uma Copa do Mundo, a de 1990, como reserva. Era o que hoje em dia é muito valorizado num zagueiro, técnico, sabia sair jogando e ótimo cabeceador, mas na época era elogiado a força e a intimidação de um zagueiro. Apesar de não reconhecido pela seleção nacional, foi campeão do mundo com um time que muitos consideram "dos sonhos", o Flamengo de 1981, liderado por Zico. Por ser um zagueiro a frente de seu tempo e muito técnico está neste TOP 30: Jogadores Brasileiros, para não fazer injustiça.
  • 25º Colocado - Renato Gaúcho: Mais um jogador polêmico, porém esse deverá ficar sem contestação, pois o que fez em sua carreira e para o futebol está marcado na história. Renato Portaluppi, ou Renato Gaúcho, foi um excelente meia ofensivo, um verdadeiro craque. Foi visto quase que exclusivamente por espectadores brasileiros, pois sua carreira foi quase toda no Brasil, exceto a temporada em que esteve no Roma 1988/1989. Revelado pelo Grêmio, atingiu o auge muito cedo, ao levar o tricolor gaúcho ao título da libertadores e mundial, se transferiu para o Flamengo e adotou o estilo carioca de ser. Encaixou com a cidade e com os times de lá, além de Flamengo jogou no Fluminense, Botafogo e Bangu, além de ter treinado o Vasco e Fluminense. Teve boa passagem pelo Cruzeiro e mediana pelo rival Atlético Mineiro, mas sua vida parecia estar ligada ao Rio de Janeiro. Meia e atacante de velocidade, força, técnica, visão tática e ótima precisão em passes e chutes, sempre brigou por artilherias por onde passou. Teve uma conturbada passagem pela seleção brasileira, ao ser cortado em 1986 e encarado a reserva em 1990, mas também foi campeão da Copa América em 1989. Sua carreira sempre esteve relacionada a noite carioca e aos atos de indisciplina (o que gerou o corte da seleção em 1986), mas suas incríveis jogadas e auto-confiança são fatores que o colocam dentro deste TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 24º Colocado - Dida: Um grande goleiro, em todos os aspectos. Revelado pelo Vitória, Dida foi consagrado no Cruzeiro, Corinthians e Milan, conquistando espaço na seleção brasileira, a qual foi a três Copas (1998/2002/2006 - sendo esta última como titular), tornando-se o primeiro goleiro negro a defender uma seleção brasileira em Copas do Mundo desde Barbosa em 1950. Uma verdadeira muralha e pegador de penaltis, pecava (e ainda peca) em suas saídas, um tanto atabalhoadas, do gol, ao jogar com os pés. Conquistou muitos títulos, por todos os times que passou (a não ser o modesto time suiço, o Lugano), sendo os destaques para a libertadores de 1997 (pelo Cruzeiro), o brasileirão de 1999 e Mundial de Clubes da FIFA de 2000 (pelo Corinthians), o campeonato italiano de 2003/2004, Liga dos Campeões da Europa de 2002/2003 e 2006/2007, o mundial de clubes da FIFA em 2007 (pelo Milan) e a Copa do Mundo de 2002 (pela seleção brasileira, como reserva). Apesar de sofrer alguns "frangos" sempre foi muito consistente no gol, mas o fato de falar muito pouco em campo e com a mídia, sempre foi muito questionado. Porém suas atuações sempre demonstraram porque é um doa maiores goleiros da história do Brasil, e por isso está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 23º Colocado - Careca: Um artilheiro nato. Careca era um finalizador de profissão, ídolo do Guarani, do São Paulo e do Napoli, onde foi campeão nacional (pelas 3 equipes), sempre se destacou pela velocidade, técnica e objetividade, o que o levou para a seleção nacional, onde acabou por não conquistar titulos, mas fez um grande mundial em 1986, ao marcar 5 gols pela seleção, sendo o vice-artilheiro da competição. Na Itália, fez uma grande parceria com Diego Maradona e Gianfranco Zola, conquistou o último título nacional do Napoli e ainda conquistou a extinta Copa da Uefa (hoje Liga da Europa). Por ser sempre decisivo aos clubes e a seleção, está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros.

Na semana que vem eu darei seguimento a este TOP 30: Jogadores Brasileiros, com as posições de 22º a 19º.

terça-feira, 18 de maio de 2010

TOP 30: Seleções - 26ª a 23ª colocadas

A cada tópico novo além de eleger os mais novos integrantes do TOP 30: Seleções, também irei relembrá-los os que já foram citados, como: 30ª - Croácia de 1998; 29ª - Colômbia de 1993; 28ª - Portugal de 2006; e 27ª - Bulgária de 1994. Agora iremos as posições de 26ª a 23ª:
  • 26ª Colocada - Bélgica de 1986: Esta seleção foi a grande surpresa da Copa do Mundo de 1986, afinal superou, na fase eliminatória, grandes favoritos, URSS e Espanha, caindo perante a Argentina de Maradona, que fez os dois gols da partida. Durante a primeira fase mostrou-se um time fraco e vulnerável, mas a partir das oitavas de final, surpreendeu o mundo, com um futebol envolvente e vistoso, liderado por Scifo. Talvez teria tido melhor sorte na Copa se tivesse com o goleiro Preud'homme, um dos melhores da história. Por fazer o impossível, ficou com a 4ª posição, na Copa de 1986, a seleção belga está neste TOP 30: Seleções.
  • 25ª Colocada - Suécia de 1994: A incrível seleção de Brolin, Dahlin e Ravelli, chegou a Copa do Mundo de 1994 desacreditada e por puro capricho não foi a final da Copa. A última grande geração de grandes jogadores suecos, Brolin, Dahlin, Larsson, K. Andersson e Ravelli. Desde esta geração que a seleção sueca não tem um grupo tão bom, uma equipe tão equilibrada. Desde essa época surgiram bons jogadores suecos (Ibrahimovic e Ljungberg) mas sem conseguir repetir a formula de 1994. A velocidade de Brolin e a finalização de Dahlin eram os pontos fortes da equipe, e a grande atuação do goleiro Ravelli, que foi o destaque nas quartas de final nas cobranças de penaltis, a Suécia chegou a 3ª posição no mundial de 1994. Com um ataque mortal e veloz essa seleção faz parte do TOP 30: Seleções.
  • 24ª Colocada - Itália de 1994: A queda de um craque, Roberto Baggio, que apresentou um belíssimo futebol durante toda a Copa, mas sentiu uma lesão na semi-final do torneio, que quase o tirou da final da competição. Com uma campanha regular na fase de classificação e uma grande campanha na fase de eliminatória, contando com grandes atuações de Roberto Baggio, a Itália chegou a final eliminando seleções surpresas (Nigéria e Bulgária), e uma grande seleção (Espanha), num duelo que até teve sangue. Apesar de jogar um grande futebol durante a Copa, com toques envolventes e ofensivo (sem descuidar da defesa), a Itália jogou a final ao estilo italiano, defendendo e tentando sair no contra ataque, mas não conseguiu superar a defesa brasileira e acabou perdendo o título nos penaltis para o Brasil. Por ser liderada de forma magistral por Roberto Baggio e jogar um futebol digno de título mundial, que não veio por mero detalhe, a Itália de 1994 está neste TOP 30: Seleções.
  • 23ª Colocada - França de 1986: Uma das grandes gerações do futebol francês, vencedores de uma Eurocopa (em 1984), os franceses, liderados por Michel Platini, mereciam melhor sorte em mundiais. Já tendo feito uma boa campanha no mundial de 1982 (4º lugar) essa geração fez uma grande Copa do Mundo em 1986, vencendo e eliminando Itália e Brasil, caindo perante a Alemanha (novamente) nas semi-finais e ainda, com um time misto, conquistou o 3º lugar ao derrotar a Bélgica. Com essas grandes atuações, a seleção francesa conquistou a simpatia de muitos adeptos do futebol objetivo e de vários toques de bola, e a presença do craque Michel Platini, em grande forma, justifica a presença da seleção francesa de 1986 neste TOP 30: Seleções.

Semana que vem darei seguimento a este TOP 30: Seleções com as posições 22ª a 19ª.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Estrangeiros - 30º a 27º Colocados

Hoje começa a divulgação da lista dos 30 primeiros do TOP 30: Jogadores Estrangeiros, com os jogadores que ficaram nas 30ª, 29ª, 28ª e 27ª posições:
  • 30º Colocado - Ayala: Este zagueiro/lateral direito argentino fez história na seleção, sempre muito seguro, foi o maior capitão da história da seleção argentina, além disso ainda é um dos jogadores que que mais vestiu a camisa da seleção argentina, atrás apenas de Zanetti. Nos clubes após sair precocemente da Argentina rodou em alguns clubes italianos, passando até pelo Milan, até se acertar na defesa do Valência da Espanha, onde virou um ídolo do time, conquistou 2 títulos nacionais e uma Copa da Uefa. Formou no Valência o que ficou conhecido como a melhor defesa da Espanha, ao melhor estilo italiano, a ponto de impedir o ataque galático do Real Madrid. Pela seleção sua maior conquista foi a medalha olímpica em 2004, participou de 3 copas do mundo, sendo titular em todas elas (dono da camisa 2). Pela grande contribuição a defesa argentina e do Valência ele está no TOP 30.
  • 29º Colocado - Lahm: Este pequeno lateral direito alemão é veloz e habilidoso, tem se mostrado um dos melhores laterais direito do mundo, e com a versatilidade de ser ambidestro e poder atuar também na lateral esquerda. Seu forte apoio ofensivo e sua rápida recomposição defensiva o tornam em uma das jóias raras do futebol atual. Tanto na seleção quanto no Bayern de Munique, Lahm é fundamental para o esquema tático do time, pois ambos procuram aproveitar de sua velocidade para atacar pelos flancos e realizar cruzamentos para à área adversária. Por ser versátil e habilidoso, Lahm entra neste TOP 30, mas ainda pode alçar voos maiores por ainda estar jogando em alto nível.
  • 28º Colocado - Vieira: Este francês fez parte da maior geração da seleção francesa, conviveu entre gigantes, e sempre carregando o piano para que eles pudessem brilhar, sempre foi um volante habilidoso e com ótima precisão no passe. Fez história no Arsenal, da Inglaterra, onde passou por 9 temporadas, sendo peça fundamental do meio de campo que tinha por obrigação municiar Bergkamp e, depois, Henry. Na seleção francesa foi campeão do mundo, da Europa e da Copa das Confederações, e ainda é um dos atuais vice-campeões do mundo. Volante que marca duramente, mas sempre com lealdade. Por ser considerado um dos melhores volantes do mundo por mais de uma década está neste TOP 30.
  • 27º Colocado - Ruggeri: Grande zagueiro argentino, Oscar Ruggeri é um dos poucos jogadores que atuou em 4 grandes clubes rivais do campeonato argentino (Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield e San Lorenzo). Considerado um dos maiores zagueiros da história da seleção argentina, o El Cabezón, como é conhecido, atuou em uma das melhores seleções da história, a seleção argentina campeã do mundo em 1986, que tinha como maestro Diego Maradona, e ainda foi vice-campeão do mundo em 1990. Ainda coleciona o título de duas Copas América. Apesar de ser cria da base do Boca Juniors, foi com o River Plate que ganhou seus dois títulos mais importantes em clubes, a libertadores e o mundial em 1986. Segurança, força, vontade, raça e liderança são caracteristicas que o classificam para o TOP 30.

Semana que vem darei seguimento ao TOP 30: Jogadores Estrangeiros, com os 26º, 25º, 24º e 23º colocados.

Liga da Europa: Atlético de Madrid Campeão

Atlético de Madrid é campeão da Liga da Europa após derrotar na prorrogação o Fulham, o time sensação do torneio. Aliás que jogo bom de se ver, o Atlético de Madrid atacando sempre muito bem com a dupla Forlan/Agüero e sempre sendo respondido com um contra-ataque dos guerreiros do Fulham. Premiado e com justiça, pois buscou mais a vitória que seu adversário, o Atlético de Madrid carimbou a grande reviravolta na temporada com um título internacional importante, que não conquista desde 1974, quando foi campeão mundial, após ser vice-campeão europeu, mas o Bayern de Munique desistiu de disputar o título mundial.

E que dupla bem entrosada é essa do Forlan e Agüero, no gol do título o Agüero tinha a posse de bola e só apontou para onde ele colocaria a bola, Forlan rapidamente entendeu e chegou onde o companheiro apontou e colocou a bola, tudo muito rápido.

Esperemos para ver o Forlan na Copa do Mundo, pois ele tá jogando muito!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros - 30º a 27º Colocação

Hoje começa a divulgação da lista dos 30 primeiros do TOP 30: Jogadores Brasileiros, com os jogadores que ficaram nas 30º, 29º, 28º e 27º posições:
  • 30º Colocado - Mauro Silva: Volante clássico, de boa técnica e precisão ao desarmar os adversários, Mauro Silva foi um exemplo de determinação e entrega em campo, considerado o pulmão da seleção brasileira campeã em 1994. Começou jogando pelo Guarani, teve uma passagem vitoriosa pelo Bragantino e virou ídolo no Deportivo La Coruña, sendo o segundo maior número de partidas pelo clube espanhol. Sempre marcando na bola as jogadas, ele se destacou pela lealdade para com os adversários, é um volante que está em falta no futebol brasileiro, que hoje em dia tem muitos brucutus. Nunca foi um jogador de tendências ofensivas, raramente era visto no ataque tentando arrematar ao gol, o que fez ser uma surpresa aquela tentativa de gol que acabou na trave do goleiro Pagliuca (aquela do beijinho na trave), na final da Copa do Mundo de 1994, contra a Itália. Apesar do pouco apelo junto a mídia, pouco se promoveu na carreira, merece estar no TOP 30.
  • 29º Colocado - Júnior Baiano: Esse escolha no mínimo será polêmica! Como assim Júnior Baiano no TOP 30? Simples, ele foi um ótimo zagueiro, apesar de polêmico, fez um boa Copa do Mundo de 1998, foi campeão por onde passou, e foi criador do termo "zagueiro-artilheiro" ao ser o maior goleador do Flamengo no Brasileirão de 1997. Sempre jogando com muita vontade, e as vezes somente isso, força e técnica. Muito intempestivo, teve a carreira marcada por brigas e confusões, mas nada impediu que se torná-se um dos maiores zagueiros brasileiros dos últimos 30 anos. Vice-campeão do mundo em 1998, e bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores da América, sempre buscava a disputa de bola, nem sempre sem acertar o adversário, nunca foi um ás da lealdade, mas sempre pregou respeito ao adversário e ao torcedor. Não vejo nestes últimos 30 anos muitos zagueiros melhores ou bons como Júnior Baiano, por isso está no TOP 30.
  • 28º Colocado - Jorginho: Lateral Direito da seleção brasileira de 1994, foi campeão por onde passou (Seleção, Flamengo, Bayern de Munique, Kashima Antlers e Vasco). Sempre sereno e lúcido nas partidas, defendia muito bem e cruzava com perfeição, pecava um pouco na velocidade. Campeão do mundo em 1994, pela seleção brasileira, Jorginho sempre passou segurança em sua posição, ao sempre observar a movimentação do lateral esquerdo de sua equipe (se este subia ao ataque ele sempre fechava com a defesa, quando o outro ficava na defesa, ele subia ao ataque para tentar um de seus belos cruzamentos). Um lateral completo e que se destacou em uma posição que nunca tivemos grandes jogadores, por esse motivo (além das grandes conquistas) está no TOP 30.
  • 27º Colocado - Marcelinho Carioca: Maior ídolo da nação corinthiana (tanto que foi escolhido para ser o "Senhor Centenário"), Marcelinho Carioca conquistou a torcida por onde passou, e ganhou de lambuja uma antipatia das torcidas rivais por sua "paixão" pelo clube do momento, mas de todas as torcidas a única a idolatrá-lo incondicionalmente, mesmo que estivesse jogando no time advesário, foi a "Fiel Corinthiana". Mas sua classificação no TOP 30 não se resume a simpática com os torcedores, Marcelinho conquistou muitos títulos e virou um dos maiores batedores de falta no mundo e da história, rendendo-lhe o apelido de "Pé-de-Anjo". Com uma habilidade fora do comum, uma entrega dentro de campo e a malandragem, digna de "velha guarda", dentro de campo, Marcelinho beneficiava sua equipe e irritava as rivais. Sempre muito abusado e provocativo, usava de sua habilidade para quase humilhar os rivais, o que deixava os adversários, e inclusive seus companheiros de equipe, nervosos. Pecava pela falta de carisma com os companheiros de equipe, muitos não se davam com o ídolo corinthiano, porém sempre soube lidar com essas situações para que não prejudicasse as equipes em que jogava, talvez essa falta de tato com os companheiros pode ter sido decisivo para seu fracasso como jogador da seleção brasileira. Está no TOP 30 por tudo o que representa para o futebol brasileiro e corinthiano.

Semana que vem darei seguimento a esse TOP 30 Jogadores Brasileiros com os 26º, 25º, 24º e 23º colocados.

Copa Libertadores da América: Quartas de Final!!!

De oito confrontos nas oitavas eu acertei 6, errei a classificação do Flamengo frente ao Corinthians (acreditava que o Timão avançaria), mas clássico é passível de erro, já a classificação do Cruzeiro eu errei feio, afinal não acreditava que o Cruzeiro seria capaz de fazer o que fez, passear em campo. Após os resultados das oitavas, nós chegamos as quartas de final e os confrontos são: Universidad de Chile x Flamengo; Libertad x Chivas Guadalajara; Estudiantes x Internacional; e Cruzeiro x São Paulo (mais um clássico).

Confronto da repetição, as duas equipes se enfrentaram na primeira fase, com vantagem nos confrontos para os chilenos (uma vitória e um empate). Mas agora a história é outra, é um confronto eliminatório e a luta em campo vai ser das boas. O Universidad de Chile mantêm-se invicto na competição (o único ainda no torneio) e tem apresentado um belo futebol, tem contra o fato de possivelmente perder 3 jogadores para a seleção na segunda partida, mas ainda sim tem uma grande equipe. O Flamengo está ressurgindo na competição, afinal eliminou a melhor campanha da primeira fase (o Corinthians), e conseguiu fôlego novo para a competição, a crise parece estar saindo dos ares da Gávea, mas a não convocação de Adriano e Maldonado, para suas respectivas seleções, pode dar uma ducha de água fria nos ânimos rubro-negros. Confronto equilibrado, mas acredito que o Universidad de Chile tem mais condições para seguir em frente na competição, o Flamengo tem um grande elenco, mas ainda está juntando os cacos da crise fora de hora.

Ainda não vi como ficou a partida de ontem a noite, afinal estava mais ligado nas convocações das seleções para a Copa do Mundo. E independente disso acho que este confronto tem tudo para dar Chivas Gudalajara na cabeça, afinal o que eles fizeram com o Vélez Sarsfield foi bem interessante, e os credenciou a entrarem na luta do título. O Chivas tem uma ótima equipe e é a base da seleção mexicana, não deve ter dificuldades frente ao time paraguaio. O Libertad tem uma boa equipe, mas não tem time suficiente para superar os mexicanos, passaram com certa dificuldade time do Once Caldas, quase sendo eliminado. Dá Chivas na semi-final.

Apesar de ter acertado a classificação do Internacional, não imaginava que seria tão sofrida assim. Agora é mais um clássico sul-americano, que já decidiu a Copa Sul-Americana, com vantagem para os colorados. O Estudiantes, para mim, é o time a ser batido nesta libertadores, além de ser o atual campeão, possui um time melhor que do ano passado, com Véron inspiradíssimo. O Internacional tem uma grande equipe, e é um dos poucos que podem eliminar o Estudiantes da competição, mas terá que frear a raça argentina e o talento de Véron, resta saber se seus argentinos (Güiñazu, Pato Abbodanzieri e D'Alessandro) serão capazes de cumprir a missão. Acredito que ainda não será desta vez que o Estudiantes cairá na competição.

Meu jogo destaque é o clássico brasileiro nas quartas de final, São Paulo x Cruzeiro. O São Paulo se classificou depois de decepcionantes empates em 0 x 0 contra o fraco time do Universitario, mas está com sede de vingança, pois os celestes de minas eliminaram o tricolor na competição passada nesta mesma fase. É dono da melhor defesa da competição, mas o ataque deixa muito a desejar. O Cruzeiro, após alternar boas e más apresentações na competição, consolidou-se como força do torneio ao eliminar o Nacional do Uruguai, ao vencer e convencer nas duas partidas, sem contar que conta com o melhor ataque da competição. Acredito que, ao contrário do confronto brasileiro das oitavas (Corinthians x Flamengo), este confronto não é equilibrado, o São Paulo não tem jogado bem neste ano e, apesar de defesa boa, não é uma equipe confiável, já o Cruzeiro tem mostrado que é uma das melhores equipes do país, então o Cruzeiro deve passar as semi-finais do torneio.

Lembrando que se ocorrer de ter 2 clubes brasileiros nas semi-finais, estes devem se enfrentar, mas se tivermos 3 brasileiros a chave se mantêm. O mais importante é que temos garantido um brasileiro nas semi-finais e com a possibilidade de termos uma final brasileira.

Mais uma vez o sonho do Timão ficou só no sonho! Ou seria só no Playstation?

http://www.youtube.com/watch?v=R0d4xRq7DEg