terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa do Mundo: E avançam também: Brasil, Holanda, Espanha e Paraguai

E se completam os jogos das oitavas-de-final da Copa do Mundo 2010, e mais uma vez em quatro apostas feitas, acertei duas, mas desta vez eu acertei um confronto: Brasil x Holanda. Meus azarões falharam e ficaram de fora: Portugal e Japão. Vamos aos jogos:

Holanda 2 x 1 Eslováquia

Em um confronto que mais parecia um jogo treino, ou até um amistoso, vimos a força da Laranja Mecânica, que sem fazer grande esforço despachou os carrascos da Itália, a Eslováquia. Sem sofrer pressão durante 90 % do jogo, a Holanda desfilou bons passes, controle de jogo, calma, eficiência e precisão, o placar apertado não retrata o que foi a partida. Pouco ameaçada, a seleção holandesa não baixou o freio de mão e poupava seus jogadores de um cansaço maior, após terem marcado o primeiro gol (logo no início), começaram a tocar a bola de um lado a outro sem ter uma ânsia pelo gol, e controlou a partida com maestria. No segundo tempo quando a Eslováquia demonstrava que iria sim partir para o ataque e tentar o empate (depois de dois chutes perigosos) os holandeses trataram de mostrar que ainda tinham a partida na mão e após dois ou três ataques ampliaram o placar, numa clara demonstração de que estavam se guardando para as quartas-de-final, eles diziam aos eslovacos: "Se vierem para cima, nós os golearemos!" Assim, com o controle do jogo claramente em mãos, voltaram a trocar passes mantendo a posse de bola, e num lance no último minuto os eslovacos conseguiram um penalti, o qual o juiz ajudou os holandeses em não expulsar o goleiro, que por se tratar em uma clara e manifesta chance de gol decidiu pela falta (penalti) a tomar o gol, o que caracteriza numa expulsão da partida, mas só recebeu o cartão amarelo. Vittek, um dos artilheiros da Copa, bateu o penalti e marcou o de honra dos eslovacos.

Brasil 3 x 0 Chile

Freguesia, esse é o nome que os chilenos deveriam usar ao enfrentar o Brasil. Sempre que a seleção brasileira passa por alguma crise a seleção chilena aparece como adversário e dá um chute nesta crise brasileira. A crise da vez não era por resultados (o Brasil os têm), mas de relacionamento entre a imprensa e o técnico. Um resultado fraco (até uma classificação com dificuldades) acabaria com uma explosão de uma crise enorme para a CBF. Não nos esqueçamos de 1998, quando o Brasil passou em segundo do grupo, atrás da Noruega, após perder para a mesma, enfrentou o melhor Chile dos últimos 45 anos e fez o que? Goleou! 4 x 1 sonoros. Então agora não poderia ser diferente, pois batiam na tecla com o técnico, ele havia destrinchado o Chile 5 vezes nos últimos 4 anos (apesar disso não significar nada) e agora não podia ser diferente. Em uma partida sem grandes sustos, o Brasil sofreu uma pressão inicial e ficou nisso. Depois teve a clássica dificuldade de furar bloqueios. E a melhor arma de Dunga para furar bloqueios é: Bola parada. Acredito que nunca a seleção fez tanto trabalho de bola parada em sua história, mérito de Dunga. E após um escanteio o Brasil abriu o placar numa cabeçada de Juan. Com o placar desfavorável, o Chile teve que ir para o jogo, e assim deu o que a seleção brasileira a arma que mais gosta de usar, o contra-ataque! E assim o Brasil aumentou o placar para 3 x 0, com contra-golpes rápidos e objetivos. O Chile ficou vendido em suas limitações defensivas, nada conseguiu fazer para parar o Brasil e derrotá-lo.

Paraguai (5)0 x 0(3) Japão

Que partida truncada! Dois times que se destacaram pela forte defesa neste mundial só poderiam oferecer uma partida assim! Com pouca objetividade das duas seleções, o confronto foi morno e fraco em emoções. O empate em 0 x 0 perdurou pelos 120 minutos jogados de fraco futebol, com uma leve vantagem ofensiva para o Japão que buscou um pouco mais a vitoria. Mas nada adiantou, pois a partir da segunda fase (mata-mata) da Copa do Mundo, sempre uma seleção fica pelo caminho, e para isso as duas seleções foram para a disputa de penaltis, que resultou na classificação de Paraguai, pela primeira vez, as quartas-de-final, e a eliminação do Japão e do continente asiático da Copa do Mundo. Para seguir na competição o Paraguai precisa aprender a atacar.

Espanha 1 x 0 Portugal

Partida equilibrada até a abertura do placar, aos 17 minutos dos segundo tempo. Espanha e Portugal ofereciam um futebol interessante de se ver. A Espanha com sua tradicional troca de passes, rondava a área lusitana, mas com pouca objetividade. Portugal se defendia bem e contra-atacava com muita objetividade, deu trabalho a Casillas. E no primeiro tempo foi isso que se viu, uma grande posse de bola da Espanha, que pacientemente aguardava a hora certa de dar o bote, e uma boa marcação de Portugal, que quando roubava a bola imprimia um ritmo mais veloz a partida e com muita objetividade, sempre finalizando. Na volta do segundo tempo, as seleções permaneceram com as mesmas filosofias, até que um técnico, Vicente Del Bosque, teve coragem de tirar seu atacante central, Fernando Torres (que ainda não mostrou a que veio neste mundial) e colocou Llorente. Com essa alteração a partida mudou de figura, Llorente começou a dar a Espanha o que faltava, objetividade (parece não se importar de fazer um gol feio, ao contrário do resto da equipe). Logo em seu primeiro lance fez Eduardo, goleiro português, fazer uma grande defesa, tornando o estilo de jogo espanhol menos horizontal e mais vertical. Portugal acusou o golpe e começou a se preocupar mais com o novo centro avante espanhol, o que gerou espaços para os outros jogadores da Fúria, e num belo passe de calcanhar de Xavi, David Villa ficou de frente para Eduardo, que defendeu, mas deu o rebote, que não foi perdoado por Villa. A Espanha abria o placar. Portugal sem saber o que fazer começou a apelar para os chutões ao ataque e esperando que sua maior estrela, Cristiano Ronaldo, fizesse a diferença. Mas faltou um passe mais açucarado, o meio campo português tinha velocidade, mas faltava visão de jogo, algo que só Deco poderia dar a seleção lusitana, mas o técnico Carlos Queiroz não quis arriscar a fazer, preferiu encher o time de atacantes. Com isso a Espanha dominou a partida e só não ampliou o placar graças a grande atuação do arqueiro português, mas foi o suficiente para chegar as quartas-de-final.
Esses foram os resultados das oitavas de final, agora só faltam oito jogos para o fim da Copa do Mundo 2010.

domingo, 27 de junho de 2010

Copa do Mundo: Já passaram Argentina, Alemanha, Gana e Uruguai

Já passaram quatro seleções para as quartas-de-final, dentre essas quatro acertei duas, mas errei todos os dois emparelhamentos já definidos. Estou indo bem, mas se fosse um bolão eu estaria fora de qualquer chance de ganhar. Quanto aos jogos:

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul

A Celeste olímpica começa a dar mostras de que pode ressurgir como uma fênix, jogou muito bem, contra o time muito bem armado da Coreia do Sul (o que só valorizou a classificação celeste). Diego Forlán encaixou muito bem nesta função de armador do ataque e chegando de trás para finalizar, com isso o Luís Soarez só evoluiu e entrou na briga da artilharia. O Uruguai só não pode achar que 1 x 0 é placar bom de se administrar, é perigoso, recuar é um erro, deveriam sim tomar conta da defesa e buscar mais um gol para dar uma certa tranquilidade. A Coreia do Sul foi surpreendida com a marcação por pressão do Uruguai e não conseguia sair de sua defesa com tranquilidade, fato que só ocorreu no segundo tempo, quando os uruguaios se retrancaram, o que acabou por facilitar a vida dos coreanos, que com um bom toque de bola e oportunismo, empataram a partida, mas o Uruguai ao levar o gol voltou a estratégia anterior de jogo e espremeu mais uma vez os coreanos em sua defesa, e com um lindo lance de Luís Soarez, fez o gol da classificação uruguaia as quartas-de-final, fato que não ocorre desde 1970.

Estados Unidos 1 x 2 Gana

Jogo de início avassalador dos africanos e de bobeada americana. Gana dominou todo o primeiro tempo, graças a um gol marcado logo no início do jogo por Kevin Price Boateng, numa bobeira quase que geral da defesa estrelada. Com o resultado a favor tentaram administrar o jogo, fato que se concretizou no primeiro tempo, mas ainda faltava o segundo. E no segundo tempo os Estados Unidos foram para cima e pressionaram os ganeses até conseguir um penalti, que cobrado por Landon Donovan, empatou a partida. Os Estados Unidos ainda pressionaram muito Gana, mas sem êxito em marcar gol na etapa complementar. Com o empate no tempo regulamentar foram para a prorrogação. E logo no início, mais uma vez, a defesa estrelada dormiu no ponto e foi surpreendida, de novo, por Gyan, que dominou um chutão e finalizou contra a meta americana, marcando o gol da vitória dos estrela negra. O resto da prorrogação foi administração do resultado por parte de Gana e de desespero dos Estados Unidos, que já sem organização não conseguia marcar gols nas jogadas que surgiam em seu ataque. Gana repete Senegal (2002) e Camarões (1990) e bota a África nas quartas-de-final. Agora é tentar a inédita passagem, de uma seleção africana, as semi-finais da Copa do Mundo.

Alemanha 4 x 1 Inglaterra

Um jogaço! Poderia ficar aqui tecendo comentários de como a arbitragem agiu mal no segundo gol não validado da Inglaterra, que podia sim ter mudado o panorama do jogo, mas prefiro exaltar a grande partida da seleção alemã. Dominou o jogo e pouco foi ameaçada pela atuação regular da seleção inglesa, que deixou muito a desejar. Klose foi muito insistente no primeiro gol, é fato que se fosse brasileiro provavelmente teria se jogado e pedido penalti, ao invés de tentar o gol. Podolski foi iluminado em se livrar da marcação para chegar a frente de James e finalizar muito bem por debaixo do goleiro e praticamente sem ângulo. Até aí a Alemanha jogava por música, com um envolvente toque de bola e sem deixar o adversário ter a vez. Mas com o placar bem favorável, os germânicos relaxaram na marcação permitindo que a Inglaterra tentasse o que até ali parecia impossível de acontecer, o empate. Neste momento há o aparecimento de Frank Lampard na Copa do Mundo (afinal ele ainda não havia dado o ar da graça) e com ele a Inglaterra pressionou a Alemanha no fim do primeiro tempo, chegando ao empate (com um gol de Upson e o anulado de Lampard), mas aí o juiz e o bandeira comeram mosca ao não validar o gol legitimo dos suditos da rainha. A Alemanha retornou para o segundo tempo decidida a controlar a partida e sair no contra-ataque, e que aula de contra-ataque os alemães deram, pegaram por duas vezes nas costas de Glen Johnson uma avenida aberta e lá fizeram suas grandes jogadas, que acompanhadas por Müller, pelo meio de campo perdido dos ingleses, chegando livre pelo meio da área arrematava com perfeição para o fundo da rede inglesa, por duas ocasiões. Encerrado o baile sobre os ingleses, os alemães comemoravam sua classificação, merecida (independentemente do trio de arbitragem), as quartas-de-final.

Argentina 3 x 1 México

Um início surpreendente dos mexicanos, mas novamente os argentinos sobraram sobre os sombreiros. O que preocupa é o fato de Messi não jogar o que se espera dele, hoje foi mais uma exibição de como um argentino não deve jogar, falta raça a este incrível craque. Raça que não falta a seus companheiros, como Carlitos Tevez. Nome do jogo, o lobisomem argentino é um exemplo de raça, determinação e habilidade, Tevez enche os olhos argentinos, e de todo apreciador do bom futebol. Podem reclamar que o primeiro gol ele estava impedido, mas o que Tevez tem haver com isso, o problema é da arbitragem, que de mãos atadas não pode recorrer do replay do telão para voltar atrás na validação do gol. Erro do trio de arbitragem e da FIFA, que não permite o amparo tecnológico (mas essa é outra discussão). Tevez tem mesmo é que comemorar. Após isso o que se viu foi um México abusado ofensivamente e desesperada na defesa, desespero que Higuaín aproveitou numa bobeada da defesa mexicana para roubar a bola, driblar o goleiro e marcar o segundo dos argentinos. Veio o segundo tempo e nada mudava, a defesa de sombreiro ficava desesperada com a presença de Tevez, que endiabrado causava terror nos adversários, e assim fez um belo gol de fora da área. Depois do terceiro gol, Maradona cometeu um erro, tirou Tevez, que sabia que o dia era pra ele, e manteve Messi no jogo até o fim, fato que só pode ser explicado pelo belo lance que o "la Pulga" fez ao final da partida, mesmo assim foi muito pouco de quem se espera tanto. Essa retirada de Tevez deixou a defesa mexicana mais relaxada e com a necessidade de fazer gols se jogaram ao ataque, o que acabou por resultar num belo gol de Hernández. Mas foi só, a Argentina sem jogar bem ganhou, graças a Tevez, e o México confirmou seu velho ditado: "Jogaram como nunca e perderam como sempre!"

Na terça os outros quatro jogos restantes das oitavas-de-final. Até lá! Força Brasil!

sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010: 17º a 32º Colocados e seleção da 1ª Fase

Terminou a 1ª fase da Copa do Mundo de 2010, é hora do adeus a 16 seleções, entre elas potências no futebol e a seleção da casa. Mas quem ficou na frente de quem? E já podemos fazer uma seleção da Copa até aqui?

A segunda resposta primeiro. Sim, pode-se fazer a seleção dos melhores da Copa na 1ª fase, claro que até o final tudo pode mudar! Escolhi o sistema de jogo 4-3-3 para elencar os melhores.
  • Goleiro: Enyeama (Nigéria): Apesar da eliminação precoce de sua seleção, foi o goleiro destaque em todos os 3 jogos de sua equipe. Defesas plásticas e seguras, pena ter um time tão fraco a sua frente.
  • Lateral Direito: Glen Johnson (Inglaterra): Resolveu um sério problema da lateral direita inglesa e foi muito bem em todos os jogos, ganhou de Maicon na segurança defensiva.
  • Zagueiro Central: Lúcio (Brasil): Um verdadeiro monstro na defesa, sempre consertando as falhas de seus companheiros de equipe. Segurança absoluta na defesa, ninguém foi melhor que ele.
  • Quarto Zagueiro: Bruno Alves (Portugal): A defesa portuguesa não tomou gols nesta copa, e não foi atoa. Bruno Alves esteve muito bem em seus 3 jogos, assim como os outros, mas ele se destacou nesta função.
  • Lateral Esquerdo: Arthuro Vidal (Chile): Forte no apoio e seguro no balanço defensivo, tornou o lado esquerdo da seleção chilena no lado mais confiável, vem jogando bem em todos os jogos.
  • Primeiro Volante: Yaya Toure (Costa do Marfim): Um jogador e uma seleção que merecia melhor sorte na Copa, caiu em um grupo forte e acabou de fora das oitavas de novo, mas isso não impediu que Yaya Toure fizesse uma boa Copa, seguro e apoiando bem.
  • Meia Direita: Özil (Alemanha): Fez a diferença no time alemão, vem sendo destaque do bom futebol apresentado pela Alemanha nesta Copa, tem tudo para se destacar, mas agora tem um peixe grande pela frente, a Inglaterra. Dono de passes precisos e chutes certeiros.
  • Meia Armador: Sneijder (Holanda): O craque da laranja mecânica, com uma visão de jogo esplêndida, é mortal e decisivo. Tem jogado muito bem esta Copa, deve fazer mais a frente.
  • Atacante pela Direita: Messi (Argentina): Apesar de não ter feito gols, é o grande destaque da seleção argentina, e também da Copa. Veloz e dono de um habilidade ímpar, Messi vem mostrando por que é considerado o melhor do mundo.
  • Atacante pela Esquerda: David Villa (Espanha): Artilheiro, veloz, habilidoso, só peca em soberba. É um jogador que está rivalizando com Messi na Copa, mas precisa ser um pouco mais objetivo. Tem jogado bem, apesar das dificuldades enfrentadas pela Espanha na Copa, e tem um duelo decisivo contra Cristiano Ronaldo (de quem roubou a posição neste time que eu formo).
  • Atacante Central: Diego Forlán (Uruguai): É o grande responsável pela boa campanha uruguaia, é matador e armador da equipe, vem se destacando muito bem nesta Copa do Mundo, acredito que ainda fará mais nesta Copa.
Me diz aí, não é uma seleção da Copa de responsa? Poderia fácil vencer todos os favoritos!

Agora a classificação dos que já foram:

  • 17º Colocado: Costa do Marfim : 4 pontos; + 1 gol de saldo; e 4 gols marcados;
  • 18º Colocado: Eslovênia: 4 pontos; 0 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 19º Colocado: Suiça: 4 pontos; 0 gols de saldo; 1 gol marcado;
  • 20º Colocado: África do Sul: 4 pontos; - 2 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 21º Colocado: Austrália: 4 pontos; - 3 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 22º Colocado: Nova Zêlandia: 3 pontos; 0 gols de saldo; 2 gols marcados;
  • 23º Colocado: Sérvia: 3 pontos; - 1 gol de saldo; 2 gol marcados;
  • 24º Colocado: Dinamarca: 3 pontos; - 3 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 25º Colocado: Grécia: 3 pontos; - 3 gols de saldo; 2 gols marcados;
  • 26º Colocado: Itália: 2 pontos; - 1 gol de saldo; 4 gols marcados;
  • 27º Colocado: Nigéria: 1 ponto; - 2 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 28º Colocado: Argélia: 1 ponto; - 2 gols de saldo; 0 gols marcados;
  • 29º Colocado: França: 1 ponto; - 3 gols de saldo; 1 gol marcado;
  • 30º Colocado: Honduras: 1 ponto; - 3 gols de saldo; 0 gol marcados;
  • 31º Colocado: Camarões: 0 pontos; - 3 gols de saldo; 2 gols marcados;
  • 32º Colocado: Coreia do Norte: 0 pontos; - 11 gols de saldo; 1 gol marcado.
Agora faltam as outra 16 posições que serão definidas nas próximas semanas. Reparem a posição da França, Itália, Camarões e da anfitriã África do Sul. Costa do Marfim foi a única eliminada com saldo de gols positivo, merecia melhor sorte na Copa, pena!

Copa do Mundo 2010: Oitavas-de-Final

Termina a primeira fase e eu acertei apenas um confronto das oitavas-de-final, Brasil x Chile, embora tenha acertado 11 das 16 seleções que passaram a segunda fase, na minha previsão.

Na primeira fase considero decepção a Itália, atual campeã do mundo, ter caído logo na primeira fase, apesar de estar com uma seleção envelhecida, nunca imaginaria que ficariam em último num grupo que tinha Nova Zelândia e Eslováquia. A África do Sul me decepcionou por não passar as oitavas, está quebrada a mais antiga tradição da história das Copas, pela primeira vez a seleção anfitriã fica de fora logo na primeira fase. Agora a maior decepção mesmo foi ver as seleções africanas ficarem pelo caminho, Argélia eu já esperava, África do Sul já mencionei, Nigéria um fracasso (só não foi maior, por que o goleiro Enyama foi bem), Camarões foi lastimável (nem Eto'o salvou) e a Costa do Marfim ficou a desejar (caindo mais uma vez num grupo difícil). O resto não me surpreendeu, apesar de algumas zebras (Suíça sobre os espanhóis, Sérvia sobre Alemanha, Japão surpreendendo a todos, e a Eslováquia sobre os italianos) os bons times prevaleceram.

Agora minhas apostas para os confrontos das oitavas:
  • Uruguai x Coréia do Sul: Vejo os uruguaios bem motivados e bem organizados, acredito que passarão pela boa seleção coreana, com aperto, mas classificarão as quartas. Passa Uruguai.
  • Estados Unidos x Gana: Os americanos estão bem e não é de hoje, devem passar por cima dos africanos que mostraram ser muito limitados na primeira fase, fazendo gols somente de penaltis. Passa Estados Unidos.
  • Argentina x México: Quase uma barbada, os mexicanos são rápidos e ofensivos, mas não tem poder de fogo para fazer frente a Argentina que vem bem e muito motivada, seu jogo encaixou e a equipe está bem equilibrada. Passa Argentina.
  • Alemanha x Inglaterra: Apesar de mostrarem futebol bem distintos na primeira fase, Alemanha e Inglaterra farão o confronto mais equilibrado das oitavas-de-final, e acho que Rooney finalmente vai desencantar e fará a diferença. Equilibrado, mas passa a Inglaterra.
  • Holanda x Eslováquia: Os eslovacos já mostraram seu poder de fogo, mas sua defesa é frágil, sucumbirá ao forte poderio ofensivo da Holanda, em um jogo que será amarrado. Passa a Holanda.
  • Brasil x Chile: Mais uma vez o Chile, acho que a seleção deve sorrir de uma orelha a outra toda vez que vê os chilenos. Chile está muito bem e vem forte, mas não o suficiente, o Brasil vai aproveitar todos os espaços que os chilenos darão. Passa Brasil.
  • Paraguai x Japão: Paraguai e Japão estão perto de fazer história, a seleção paraguaia vai forte para cima dos japoneses, que aguardarão para aproveitar o contra-ataque. Jogo será pegado e com muitas faltas, com isso vejo vantagem para os japoneses. Passa Japão.
  • Espanha x Portugal: Vejo este jogo com cara de jogo igual ao de Brasil e Portugal. Um Portugal fechado e tentando sair no contra-ataque, e uma Espanha buscando fazer um golaço, e sempre tocando muito a bola. Também é um jogo equilibrado, mas acredito, pelo o que mostraram na primeira fase, que Portugal está mais pronto para vencer e avançar. Passa Portugal.
Então as minhas apostas para as quartas-de-final são: Uruguai x Estados Unido; Argentina x Inglaterra; Holanda x Brasil; Japão x Portugal. Quase uma Copa América com convidados. No próximo tópico vou classificar os eliminados na primeira fase, de 17º a 32º colocados na Copa do Mundo de 2010.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

TOP 30: Jogadores Estrangeiros: 18º a 15º Colocação

Continuando a divulgação da lista do TOP 30: Jogadores Estrangeiros, mas antes vou lembrar quem já foi revelado: 30º - Ayala; 29º - Lahm; 28º - Vieira; 27º - Ruggeri; 26º - Sorin; 25º - Buffon; 24º - Figo; 23º - Zanetti; 22º - Gamarra; 21º - Arce; 20º - Preud'homme; e 19º - Cristiano Ronaldo. Agora as posições de 18º a 15º:
  • 18º Colocado - Fábio Cannavaro: Categoria e antecipação, essas são as maiores caracteristicas do capitão da seleção italiana campeã do mundo em 2006. Fábio Cannavaro é um zagueiro moderno. Escolhido melhor jogador do mundo em 2006, quebrou a escrita de que só meias e atacantes eram eleitos melhores do mundo, sendo o primeiro defensor a ganhar tal prêmio. Apesar de ter conquistado o título mundial e de estar em grande fase na época, Cannavaro nunca ganhou um título pelo clube que se destacou nesta fase, a Juventus. Teve grandes atuações, mas amargou o rebaixamento com a equipe pelo escândalo de armação de resultados com juízes comprado (em 2006). Títulos em clubes só com o Parma (maior conquista foi uma UEFA Cup, em 1999) e com o Real Madrid (maiores conquistas foram as duas ligas espanholas, em 2006-07 e 2007-08). Dono de uma regularidade e visão de defesa impressionantes, sempre se destacou na seleção Azzura, comandando a melhor defesa da Copa de 2006, junto com Buffon. Mas atualmente é tido como um zagueiro em decadência, mas nunca deve-se subestimar seu poder de marcação e antecipação, por isso e por tudo que fez em sua carreira, Fábio Cannavaro está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 17º Colocado: Oliver Kahn: Apesar de nos lembrar da falha que cometeu logo na final da Copa de 2002, Oliver Kahn é um marco em todos os sentidos. Foi o primeiro, e único, a ser considerado melhor jogador de uma Copa do Mundo, jogando no gol, sem contar o prêmio de melhor goleiro da Copa. Sua segurança e ótimo posicionamento sempre garantiu boas colocações a suas equipes nas competições em que disputou. Com uma cara de vilão de filme de Hollywood, este goleiro é dono de defesas plásticas e incríveis, se não fosse ele a Alemanha não teria chegado a final da Copa de 2002. Muitos de nós não gostamos de admitir, mas Kahn foi sim o melhor jogador daquele mundial, suas defesas garantiam o 0 no placar para que a Alemanha seguisse na competição. Chegou a final tendo tomado apenas um gol em toda a Copa, mas no dia da finalíssima falhou e como era de se esperar não poderia contar com sua equipe, pois os mesmos nunca fizeram por merecer estar na final, a excessão de Ballack, que estava suspenso da final. Se assistirmos aos vídeos dos jogos da Alemanha naquele mundial teremos certeza de que a escolha não foi mal feita, nunca podemos apagar o que um jogador fez em todo o mundial pelo que ele fez em apenas um momento de desatenção ou próprio azar. Classifico aqui o Oliver Kahn como o melhor goleiro dos últimos 30 anos, ou seja deste TOP 30: Jogadores Estrangeiros, e não há quem me faça mudar de opinião. Sim, todos os goleiros cometem falhas, mas poucos conseguem fazer milagres, quanto mais muitos como Oliver Kahn fez (vide: Oliver Kahn Copa 2002; Oliver Kahn's Experience). Dedicou 14 anos de sua carreira ao Bayern de Munique (outros 7 anos, iniciais, ao Karlsruher) onde conquistou uma Liga dos Campeões da Europa, uma UEFA Cup, um Mundial Interclubes, seis Copas da Alemanha e oito Campeonatos Alemães. Pegador de penaltis, reflexos de uma lince, posicionamento incrível e coragem de sair em bolas muito perigosas são os atributos deste grande goleiro do futebol mundial. Fica aqui a reverencia e a ótima colocação entre os 30 melhores estrangeiros dos últimos 30 anos, a 17ª posição neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 16º Colocado - Gabriel Batistuta: Finalizador nato, goleador, que lhe rendeu o apelido de Batigol, pelos sul-americanos. Oportunista, sabia bater na bola de primeira como poucos e quase sempre com direção certa, sempre um golaço. Batistuta só pecou em pegar uma geração em queda de produção na seleção argentina, entrou no fim da "Era Maradona", e nesta entre-safra, a Argenina tinha bons times, mas faltava um meia que soubesse servi-lo como merecia. Batistuta não era um atacante de muitos dribles, mas era um atacante nato, que sabia fazer gol e não perdia tempo com a bola nos pés, sempre buscava o gol adversário, o mais rápido possível. Longe de ser um brucutu, sempre dava um toque de refinação a seus gols, sem embromação e com muita objetividade, sabia finalizar de primeira sempre que era necessário, e sabia dominar a bola tirando de seu adversário, quando era necessário o drible ele o executava sempre objetivamente, seguido da finalização. Podia até ser visto como fominha, mas tinha licença para isso, afinal não desperdiçava. Fosse dentro da área ou fora dela, era uma máquina de fazer gols, seu ótimo posicionamento e visão de onde o goleiro se encontrava era o grande diferencial, além de seu arremate preciso. É o maior goleador da história da seleção argentina, com 56 gols marcados, marcou época na Fiorentina, onde atuou por nove temporadas, marcando 168 gols, virou ídolo, tirou o Roma de uma fila de 18 anos sem o título italiano, marcando 20 gols em uma só temporada, foi bi-campeão da Copa América e campeão da Copa das Federações com a seleção argentina, participou das Copas de 1994, 1998 e 2002, marcando 10 gols em Copas do Mundo, competição em que chegou no máximo nas quartas-de-final. Batistuta merecia melhor sorte em sua seleção, mas sua carreira foi repleta de gols e nem o mal desempenho de sua seleção em Copas do Mundo pode apagar isso, por isso está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros.
  • 15º Colocado - Michael Ballack: Um meia alemão completo, não visto desde Lothar Matthaüs, joga em qualquer posição no meio campo, seja de volante, ou meia armador, ou meia direita, ou meia esquerda, ou meia atacante. É um dos candidatos a gênios da bola, pode alcançar isso ao fim da carreira, que até o momento é de glórias. Com uma visão de jogo perfeita, equilibra e arma muito bem qualquer equipe, levou, junto com Oliver Kahn, uma seleção desacreditada a uma final de Copa do Mundo (2002) e conduziu outra a semi-finais (2006). Provavelmente é a razão de a FIFA ter revisto o regulamento para a Copa do Mundo de 2010, no quisito de acumulo de cartões e eliminação dos mesmos em algum ponto da competição (até 2006 era após a primeira fase, agora é somente ao chegar a semi-final), pois sua não participação na final de 2002 foi um ponto negativo da competição (embora nós brasileiros agradecemos). Sua provável caracterização de gênio da bola foi adiada graças a uma lesão que o tirou da Copa do Mundo de 2010, mas sua capacidade de adaptação a qualquer posição pode render-lhe vida longa em sua seleção, mas isso só o futuro dirá. Apesar de meia é um grande goleador, seu chute de fora da área é quase que mortal, é um excelente cobrador de faltas e penaltis, além de ser um ótimo cabeceador, mas seu forte mesmo é criar jogadas com passes, cruzamentos e lançamentos precisos. Forte também na marcação, função que foi muito bem exercida na Copa de 2006, devido ao bom meio campo ofensivo dos alemães, e com isso resolvendo o problema que existia no sistema defensivo alemão. Inteligente e versátil, essas são apenas algumas das características deste candidato a gênio, este craque confirmado, Ballack, que está presente neste TOP 30: Jogadores Estrangeiros, abrindo a metade da lista.
Estou entrando na reta final da lista, falta apenas 14 lugares, no próximo tópico teremos do 14º ao 11º colocados. Até lá!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros: 18º a 15º Colocação

Voltando a divulgar a lista do TOP 30: Jogadores Brasileiros, mas antes continuo a lembrar quem são os jogadores que já apareceram na lista: 30º - Mauro Silva; 29º - Júnior Baiano; 28º - Jorginho; 27º - Marcelinho Carioca; 26º - Mozer; 25º - Renato Gaúcho; 24º - Dida; 23º - Careca; 22º - Mauro Gauvão; 21º - Leandro; 20º - Zé Roberto; e 19º - Sócrates. Agora as posições de 18º a 15º:
  • 18º Colocado - Branco: Este pode ser considerado um héroi do tetra-campeonato da seleção brasileira. Branco sempre foi contestado pelo público e imprensa na seleção, mas sempre que entrou em campo correspondeu. Dono de um potente chute de esquerda, sempre foi muito preciso ao bater faltas. Lateral esquerdo de muito vigor físico, é visto como um exemplo de dedicação e raça. Fez história pelo Fluminense, onde conquistou o título brasileiro de 1984, ainda se destacou no Porto de Portugal, onde também ganhou o título nacional de 1989-1990. Participou de três Copas do Mundo (1986-1990-1994) e duas Copas América (1989-1991), sempre servindo bem a seleção, em 1986 o penalti perdido por Zico contra a França, foi cometido em cima dele, em 1989, participou da seleção que tirou da fila de títulos continentais de 40 anos, em 1990 fez parte da seleção contestada de Lazaroni, e ainda se envolveu no episódio da "água batizada" dada por Maradona, em 1991, na defesa do título da Copa América, ficou com o segundo lugar, perdendo para a Argentina (de Caniggia e Batistuta). E enfim 1994, Branco foi para Copa do Mundo lesionado e sem saber se seria cortado ou se seria utilizado na Copa do Mundo, porém, ainda em recuperação, teve que entrar as pressas na equipe nas quartas-de-final, pois Leonardo havia sido expulso nas oitavas, e ficaria fora da Copa. Mesmo estando lesionado ele foi a campo e lutou como sempre encarou suas batalhas, e foi fundamental. Na metade do segundo tempo, o Brasil havia cansado e a Holanda havia empatado o jogo e estava melhor, foi aí que Branco fez a história acontecer, e com suas palavras descreverei a cena: "Eram uns 35 minutos do segundo tempo, ninguém mais tinha perna para correr atrás do resultado, aí eu recebi a bola e pensei, preciso de uma falta. Então sai correndo com a bola, veio o Overmars na marcação, aí eu dei uma mãozada na cara dele, cortei para o meio e esperei o zagueiro chegar e me joguei. O juiz marcou falta." Depois dessa cena, Branco bateu a falta com perfeição, forte e no canto esquerdo, ao pé da trave, do goleiro holandês. Por ter uma técnica muito bom, forte chute e o mais importante a malandragem brasileira, Branco está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros, em uma ótima colocação.
  • 17º Colocado - Túlio "Maravilha": Folclórico! Essa é a melhor definição deste atacante brasileiro. Túlio, além de ser um artilheiro e um finalizador nato, era irreverente. Ainda em atividade busca ser o terceiro jogador brasileiro a atingir a meta dos 1000 gols, está perto, já passa dos 900. Um verdadeiro colecionador de títulos coletivos e individuais (artilharia), além de ser um eremita do futebol, já passou por 28 clubes, com destaque maior por Goiás, Botafogo, Sion - SUI, São Caetano, Újpest - HUN, Brasiliense e Vila Nova. Malandro, Túlio é um colecionador de lances polêmicos e comentários mais polêmicos ainda, gol de mão contra a Argentina, gol em impedimento que deu título ao Botafogo, gol de calcanhar humilhante contra o Universidad de Chile, e como a frase: "Vou fazer o gol e dedicar a ele o gol anti-concepcional" frase dita sobre o atacante Dill, fazendo piada com o nome do adversário. Na seleção, porém, Túlio nunca encantou os críticos, apesar de nunca ter perdido um jogo vestindo a amarelinha, que queriam jogadores sérios e habilidosos, nunca gostaram do folclore carregado por Túlio. Junto a Dadá "Maravilha" e Romário, é o maior repetidor de artilharia do Brasileirão da série A, três vezes. Além de ter sido artilheiro das séries B (uma vez) e série C (duas vezes). Em certames estaduais é um recordista também, já foi artilheiro 9 vezes. Títulos são vários, nacionais são dois (Botafogo e Sion - SUI), além do título da série C (Brasiliense), estaduais são 5 (três pelo Goiás, um pelo Corinthians e um pelo Vila Nova), um título internacional (Recopa Sul-Americana, pelo Cruzeiro), duas Copas nacionais (Újpest - HUN e Jorge Wilstermann - BOL), fora títulos das séries de acessos a estaduais e torneios inter-estaduais (Rio-São Paulo, pelo Botafogo) e internacionais (Copa Finta Internacional pelo Volta Redonda, entre outros). Muitos diriam que eu estou louco por colocar o Túlio neste TOP 30, mas não poderia deixá-lo de fora por ser folclórico, ele fez por merecer em sua carreira, teve muitas voltas por cima, e muitas idas ao fundo do poço no futebol, mas nunca desistiu do futebol e sempre com a alegria que o marcou, sem contar que não podemos falar dos últimos 30 anos do futebol brasileiro sem citá-lo, por isso ele está presente no TOP 30: Jogadores Brasileiros, e na 17ª posição.
  • 16º Colocado - Marcos: Franqueza e fidelidade ao clube, essas são duas das principais características do goleiro Marcos. Uma grande muralha, pegador de penaltis, reflexos milagrosos e uma liderança inteligente. "São" Marcos, como fora apelidado pela torcida do Palmeiras, onde atua desde 1992, foi um dos grandes responsáveis pela conquista do título da Copa Libertadores de 1999, ao eliminar o arqui-rival, Corinthians, nos penaltis (Marcos pegou o último penalti cobrado por Marcelinho Carioca), se tornando grande ídolo e símbolo do Palmeiras. Ainda teve uma ótima passagem pela seleção brasileira, colocando o goleiro Dida no banco e assumindo a camisa 1. Foi a uma Copa do Mundo (de 2002), sagrou-se campeão, levou apenas 4 gols em 7 jogos e fazendo grandes defesas. Além do reflexo, bom posicionamento e do faro para penaltis, Marcos sempre se destacou pela liderança que impõe no clube e impôs na seleção, sem ter a necessidade de braçadeira de capitão. Fala o que deve ser falado, doa a quem doer, cobra o máximo de seus companheiros, e presa pela sinceridade, tudo isso já gerou muita polêmica, mas nunca arranhou sua imagem de ídolo. Chegou a passar por um momento de crise técnica e motivacional, em que deixou a frase que explicita a sua personalidade: "Não quero ser titular só por que me chamo Marcos! Não estou bem, então devo dar espaço para os mais jovens." Ainda enfrentou lesões que o afastaram dos gramados várias vezes, entre 2006 e 2008, o que gerou um pouco de insegurança da torcida e dos críticos, porém já demonstrou que apesar da idade continuar avançando, ele continua sendo um dos melhores goleiros do Brasil. Por tudo que Marcos representou e ainda representa, ele está no TOP 30: Jogadores Brasileiros, na 16ª colocação, com muitas honras e méritos.
  • 15º Colocado - Lúcio: Xerifão, essa é uma das maneiras de se definir Lúcio, mas eu prefiro a seguinte palavra: Determinação. Afinal, esse brasiliense tinha tudo para não sair do lugar, ele jogava no time do Guará - DF quando este enfrentou o Internacional - RS, e levou uma sacolada de 7 a 0, isso mesmo 7 a 0. E não é que o Internacional ainda acreditou que o zagueiro central do Guará era bom, então resolveu apostar, e não deu outra. Lúcio ganhou o futebol brasileiro e não largou a oportunidade, abraçou-a e ainda jovem foi disputar uma olimpíada com a camisa da seleção. Na época eu o achava um zagueiro groceirão e violento, destemperado e louco, e tudo foi confirmado quando ele deu uma cabeçada em Roger em plena a olimpíada por uma pequena discussão de quem bateria a falta! Mas o tempo foi passando e o louco se acalmando, conseguindo uma conquista pessoal, é o zagueiro que mais tempo ficou sem cometer uma falta se quer em Copas do Mundo, conquistado em 2006 (386 minutos, superando Gamarra). E sua determinação com a camisa da seleção não foi só de conquistas pessoais, ele também conquistou os títulos de campeão do mundo (Copa 2002) e bi-campeão da Copa das Federações (2005 e 2009), sendo neste último ele fazendo o gol do título e da virada espetacular sobre os Estados Unidos. Sua paixão em vestir a camisa da seleção e a voz de comando forte dentro de campo o tornaram capitão da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010 (deste ano). Ainda possue grandes atuações e títulos pelos clubes que passou (Internacional, Bayern de Munique e Internazionale de Milão), onde sempre foi titular absoluto das defesas que compôs. Apesar de ainda manter suas arrancadas meio malucas ao ataque, Lúcio mostra uma grande segurança na defesa, e por isso é destaque neste TOP 30: Jogadores Brasileiros, ao ficar com a 15ª colocação. Força capitão!
Falta pouco agora, já estou na metade da lista! Quem serão os próximos? Não deixe de acompanhar. Semana que vem as posições de 14º a 11º colocados.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo: 1ª Rodada

Terminada a primeira rodada da Copa do Mundo de 2010, todas seleções estreiaram e somente uma grande zebra nos resultados, e logo com a favoritissima Espanha.
  • Grupo A:
Mostrou-se um grupo muito equilibrado, como eu esperava, só não esperava que a França e o Uruguai estivessem tão mal de futebol, que jogo sofrível! Todos estão empatados e só sairá a definição na última rodada, vai ter briga boa aí!
  • Grupo B:
Apesar do placar magro, a Argentina demonstra que não terá dificuldades em avançar, e a segunda força será definida entre Nigéria e Coreia do Sul, que estreiaram bem, mas vantagem para os sul-coreanos que venceram a fraca Grécia, os nigerianos, apesar de perderem, mostraram que podem dar trabalho, pois seguraram uma Argentina muito inspirada e se salvaram de uma goleada.
  • Grupo C:
Não foi nenhuma surpresa a Inglaterra ter empatado com os Estados Unidos, pelo menos para mim já era esperado. São as duas grandes forças deste grupo. A decepção foi a Argélia, que estreiou mal e foi derrotada pela fraca Eslovênia. Caminha para uma classificação lógica de Inglaterra e Estados Unidos.
  • Grupo D:
Este grupo surpreendeu muita gente, mas quem acompanha o futebol alemão não foi surpresa nenhuma, pois 7 dos convocados jogam no Bayern de Munique (Vice-Campeão da Liga dos Campeões de 2009/2010), sendo 5 deles titulares da seleção alemã, ou seja eles se conhecem bem e o esquema tático é bem semelhante ao usado pelo clube, a adaptação dos demais foi rápida e fácil. Por isso a Alemanha é uma das grandes favoritas a conquista da Copa do Mundo. Quanto aos outros do grupo, Gana venceu bem e mostra que deve ser a segunda classificada no grupo, Sérvia (que até agora não entendo como Petkovic nunca jogou por esta seleção em competições oficiais) é limitada e não deve complicar para a Alemanha, e a Austrália, no meu ver foi completamente covarde, pois escalou um time num 4-6-0, pois quem conhece sabe que Cahill (que foi colocado como atacante) é um volante bem mais ou menos, e os outros jogadores são sofríveis, até agora não entendo Kewell e Kennedy ficarem na reserva.
  • Grupo E:
Supostamente a Holanda deveria se mostrar bem superior, mas não foi o que ocorreu, sendo estreia até dá para aliviar, mas estou de olho, a Dinamarca não deve fazer frente a ninguém, mas a grande decepção do grupo foi a exibição de Camarões, como uma seleção que tem Eto'o (somente ele) como estrela não joga em função dele? É um desperdício de jogador em uma seleção tão perdida em campo, mas ainda dá tempo. Japão, grata surpresa, mas ainda vai penar para confirmar a classificação. Como falei é um grupo equilibrado e a Holanda não mostrou por que é favorita ainda.
  • Grupo F:
Não foi surpresa nenhuma a Itália empatar com o Paraguai, inclusive se Cabañas não tivesse levado aquele tiro, os italianos teriam dançado bonito. Ainda acredito que as duas seleções avançam, e que as outras suas, Eslováquia e Nova Zelândia, estão de figuração. Aliás, grande resultado obtido pela Nova Zelândia.
  • Grupo G:
Grupo do Brasil começou como eu temia, com um empate entre Costa do Marfim e Portugal, e uma vitória apertada do Brasil, frente a Coreia do Norte. Só quem não acompanha futebol ou pelo menos saca de Copa do Mundo sabia que a pior equipe que a seleção poderia enfrentar na estreia seria a mais fraca, afinal o Brasil sempre estreia vencendo apertado. Só que agora a Costa do Marfim virá fechada e com um bom contra-ataque para cima de nós, pois com um empate, bastará uma vitória por mais de um gol de diferença frente a Coreia do Norte para se classificar. E se os portugueses também vencerem por mais de um gol da Coreia do Norte, viram fechados contra o Brasil. O futuro pode ser negro para a seleção brasileira, mas ainda acredito que passamos em primeiro. A Costa do Marfim parece estar melhor que Portugal, e deve se classificar. Portugal ainda precisa aprender a fazer o Cristiano Ronaldo funcionar. A Coreia do Norte resta tentar arrancar algum pontinho de alguém, mas acho bem difícil, pois jogando num 5-3-1-1 é bem convidativo para os adversários.
  • Grupo H:
A zebra estava demorando a aparecer, e resolveu dar o ar da graça logo contra a seleção que todos elogiam, a Espanha. Mas logo no escalação inicial já me perguntei: "Cadê o Fernando Torres?" Falaram que estava lesionado, que estava se recuperando e muito mais, e acharam que ele não seria necessário para derrotar a limitada seleção da Suíça. Mas o futebol adora fazer das suas, "nunca subestime um adversário" é o que dizem. Como é que o Vicente Del Bosque pode escalar o David Villa como pivô? Da onde ele tirou aquela idéia? Se Torres estava poupado, por que não utilizar o seu reserva, Llorente? Não quis inventar e colocar Villa para fazer o pivô para todos os outros jogadores que chegam do meio (Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, David Silva e Busquets), grande idéia! Deve estar até agora se revirando com sua proposta de jogo "sem noção", afinal a Suíça é conhecida por ser uma equipe com a defesa mais italiana fora da Itália. Os suíços não tem grandes atacantes, mas tem vontade e velocidade para contra-atacar, e mereceu até fazer mais gols na fraca defesa espanhola, enquanto a Espanha tentava fazer o gol mais bonito da história, mesmo perdendo eles continuavam tentando. Nessa hora me lembrei de Dadá Maravilha: "Não existe gol feio, feio é não fazer gol!" Antes do jogo dos espanhóis, Chile e Honduras se enfrentaram, e deu para ver que o Chile poderá dificultar a vida da "Fúria", apesar do placar magro, deve-se levar em conta a boa atuação do goleiro Valladares (que já parou o Brasil em 2001) e do zagueiro Figueroa, que impediram os ímpetos chilenos. Já acho que vou dançar nas minhas apostas para este grupo.

Hoje já começa a 2ª rodada com África do Sul e Uruguai, festa da torcida local, data especial, todos empolgados com as possibilidades dos anfitriões, isso para mim tá cheirando um Maracanaço, afinal o Uruguai parece gostar deste tipo de tirada de responsabilidade e de foco sobre eles. Lembrando a final de 1950 foi num 16 de junho.

Que decepção Espanha, vê se acorda pois seu grupo acaba de ficar mais difícil.

terça-feira, 15 de junho de 2010

TOP 30: Seleções - 18ª a 15ª Colocadas

Retornando a publicação dos TOPs 30, neste tópico o TOP 30 seleções. Lembrando quem já fora mencionado: 30ª - Croácia de 1998; 29ª - Colômbia de 1993; 28ª - Portugal de 2006; 27ª - Bulgária de 1994; 26ª - Bélgica de 1986; 25ª - Suécia de 1994; 24ª - Itália de 1994; 23ª - França de 1986; 22ª - Holanda de 1994; 21ª - Inglaterra de 2002; 20ª - Camarões de 1990; e 19ª - Alemanha de 1990. Agora as colocações de 18ª a 15ª:
  • 18ª Colocada - Turquia de 2002: Uma das grandes surpresas da Copa do Mundo de 2002, a Turquia demonstrou um futebol que desafiou os grandes, entre eles o Brasil. Com uma marcação implacável e um contra-ataque muito veloz, comandado por Hasan Sas, a Turquia mostrou muita vontade de apresentar uma campanha que justificasse sua classificação para o mundial, pois sua última, e única até então, participação em copas havia sido em 1954, onde foi eliminada na primeira fase. Com uma primeira fase regular (fez um bom jogo contra o Brasil, um jogo equilibrado com a Costa Rica e um jogo empolgante contra a China), classificou-se nos critérios de desempate (saldo de gols), a partir daí fez grandes apresentações. Eliminou os donos da casa (um deles, pois em 2002 eram dois), a seleção japonesa, nas oitavas-de-final, eliminou uma das sensações da Copa, a seleção senegalesa, no gol de ouro, nas quartas-de-final e só foi parar no Brasil (novamente) nas semi-finais, em um jogo de muita marcação e vontade, que originou a imagem curiosa de 4 jogadores turcos cercando o atacante Denilson. Na decisão do terceiro lugar, em um jogo de muitos gols, derrotou a outra seleção da casa, a Coreia do Sul (com isso foi a única seleção a derrotar os dois donos da casa na única Copa do Mundo com duas sedes), por 3 x 2, e marcando o gol mais rápido de todas as Copas, aos 11 segundos de jogo, marcado por Hakan Sukur (aliás o único dele em toda a Copa, ainda sim entrou para a história). Por toda esta raça e vontade demonstrada em campo, a Turquia de 2002 está presente neste TOP 30: Seleções, e muito bem classificada.
  • 17ª Colocada - República Tcheca de 2004: A Eurocopa de 2004 teve grandes seleções e surpresas (como veremos a frente) e uma delas foi a grata surpresa da República Tcheca. Liderados pelo craque Pavel Nedved, os tchecos mostraram que não tinham uma seleção fraca, e que contavam com mais do que um bom jogador. Contavam com os gols do atacante Baros, com o gigante Koller, com o polivalente Heinz, a segurança de Petr Cech e a maestria de Rosicky, além de todo o talento já mencionado de Nedved. Mesmo tendo ficado num dos grupos mais complicados (tinha Alemanha e Holanda) classificou-se em primeiro e ganhando todos os jogos (2 x 1 na Letônia, 3 x 2 na Holanda, e 2 x 1 na Alemanha). Nas quartas-de-final massacrou a Dinamarca (que havia eliminado a Itália) por sonoros 3 x 0, e caiu nas semi-finais para a Grécia (que viria a ser campeã), perdendo no tempo extra, no gol de prata, por1 x 0, após jogar o tempo todo no ataque e castigar o goleiro adversário (Nikopolidis). Apesar da não conquista do título europeu, por apresentar um futebol de encantar a todos, tanto em habilidade quanto em vontade, merece estar presente no TOP 30: Seleções, e bem classificado. Pena que no mundial de 2006 eles tenham feito tão pouco.
  • 16ª Colocada - França de 2006: A cabeçada de Zidane, esta é a imagem que vem a cabeça do mundo quando se fala nessa seleção francesa (menos para nós brasileiros, que lembramos dele cruzando para o gol de Henry, contra o Brasil), mas ela não foi só isso, afinal chegou a final da Copa. Porém falar do êxito desta seleção é falar da genialidade de Zidane, pois sem ele a França teria ficado ainda nas oitavas-de-final. Mas por que não teria ficado na primeira fase? Simples, a primeira fase a França estava num grupo baba, e mesmo assim se classificou no sufoco, e sem a ajuda de Zidane (que nos primeiros 2 jogos não fez nada e ainda foi suspenso do 3º, único vencido pelos franceses). Nas oitavas-de-final, a França era apontada como provável eliminada no confronto frente a Espanha (que vinha muito bem na Copa), e isso quase que ocorre, até Zidane e Ribéry resolveram atropelar os espanhóis (que continuam amarelando), e vencer de virada por 3 x 1. Classificação suada e degustada, aí veio as quartas-de-final, contra o Brasil (seleção que era apontada por todos como a já campeã, mesmo jogando mal), então se deu o show de Zizou (apelido de Zidane). Em uma partida esplendorosa em que deu até elástico para passar no meio de Zé Roberto e Ronaldo Fenônimo, Zidane deu a assistência para Thierry Henry fazer o gol da vitória e da freguesia (Brasil não pode ver a França em Copas sem ter o Pelé e o Garrincha). Nas semi-finais enfrentaram a embalada seleção portuguesa, com Figo, Cristiano Ronaldo, Deco e companhia. Não deu outra, apesar do favoritismo português, Zidane brilhou novamente e despachou os patrícios com um gol de penalti, com isso chegando a uma improvável final contra a Itália. E sem perder uma partida se quer os franceses chegaram a final e assim saíram dela como vice-campeões ao serem derrotados nos penaltis, mas não sem antes de a imagem que o mundo lembra acontecer. Zidane, que jogava muito bem a final, perde o controle e dá uma cabeçada em Materazzi, que provocou mas ficou até a conquista do título. É engraçado classificar uma seleção tão bem num TOP 30: Seleções por uma atuação individual fantástica, mas lembrem-se, não foi só ele, é que Zidane foi majestoso em todo o mundial, que marcou sua despedida, melancólica, do futebol. Por essa demonstração de futebol arte, ainda que por parte de apenas um grande jogador, a seleção francesa de 2006 merece essa classificação no TOP 30: Seleções. Zidane, ainda falarei mais de você aqui no blog.
  • 15ª Colocada - Grécia de 2004: Muitos a apontam como a campeã na base do anti-futebol, a que não vence por atacar, mas que vence por se defender muito bem. O que a Grécia fez em 2004 é histórico, mostrou que qualquer uma seleção pode ser campeã, basta disciplina tática e vontade, e um pouco de sorte. Temos por costume valorizar o ataque em excesso, porém devo lembrá-los que o futebol é feito de defesa também (assim como de goleiros, zagueiros, laterais, alas, volantes, meias, pontas e atacantes), não podemos super-valorizar um lado e desvalorizar o outro lado. A maioria das seleções campeãs são super equilibradas, tanto defensivamente quanto ofensivamente, mas se há um desequilíbrio, a defesa conquista mais títulos que o ataque. Poderia citar vários exemplos aqui, mas prefiro me ater a Grécia campeã europeia de 2004. Apesar de uma classificação apertada na primeira fase (eliminou a Espanha no critério de gols marcados, pois o resto tava empatado) os gregos chegaram a conclusão, dá para chegar, defendendo, mas dá. Na primeira fase aprontaram para os donos da casa, Portugal inteiro ficou incrédulo quando os gregos venceram por 2 x 1 os patrícios, com uma defesa compacta e contra-ataque rápido. Empataram com os espanhóis em 1 x 1, também se defendendo muito bem. E perderam pela única vez na competição, para os eliminados russos por 2 x 1. Sofreram 4 gols em três jogos, mas após a isso resolveram que a defesa seria o ponto forte da seleção e o que levaria eles a final, como ocorreu. Em uma sequência de 1 x 0, nas quartas-de-final contra os franceses, nas semi-finais contra os tchecos e na final contra, novamente, os donos da casa, os portugueses. O paredão formado por Nikopolidis, Dellas, Seitaridis, Kapsis, Fyssas e Besinas foi responsável pela grande campanha grega na competição, que levou o título europeu. Mostrou para o mundo que é possível ganhar uma competição de alto nível, sem ser uma das favoritas ao título, nem de perto. Por mostrarem que defesa também ganha competição e que as seleções pequenas também podem sonhar e conquistar, a Grécia de 2004 está bem colocada no TOP 30: Seleções.
Chegamos na metade, agora chega a parte que começa a complicar as definições entre os 15 primeiros, uma pequena qualidade pode colocar uma seleção a frente de outra, semana que veremos as posições de 14ª a 11ª. Acompanhem!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo: "Show" de Abertura

Não ia tecer nenhum comentário sobre a Copa do Mundo até o fim da primeira fase, porém após a cerimonia "show" de abertura, resolvi falar.

Sei que posso ser até bem criticado por este tópico, mas vou publicá-lo assim mesmo. Que cerimonia horrível! Apenas um show que poderia se chamar "Rock in África". Nada, absolutamente nada do que eu esperava. Cadê as belas cerimonias de abertura de Copas do Mundo, que só perdiam para a das Olimpíadas? Um país como a África do Sul, que tem uma história riquíssima e cultura além do apresentado, não pode simplesmente fazer um show e chamar os mais tocados de diferentes países!

Claro que teve bons momentos como o discurso do arcebispo Desmund Tutu e o vídeo com Nelson Mandela, mas foi pouco demais para a importância do evento. Mal aproveitado a chance de transformar a cultura africana (ou pelo menos sul-africana) em cultura mundial.

Fiquei amplamente decepcionado com a forma que se deu a abertura, por mais que tenham dado uma ênfase a campanha "1 Goal for education", ficou devendo em criatividade e cultura. Pena! Espero que em 2014, no Brasil, não se repita tal, pobre, abertura.

Nota de reprovação especial ao "Doutor" Sócrates que esteve no palco da abertura visivelmente bêbado, escornado em quem o acompanhava. Deprimente.

Para quem estava lá com certeza foi divertido, mas aos telespectadores acredito que não tenha sido. Me deu até sono. "Viva a música e as vulvuzelas!"

terça-feira, 8 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010: Fase de Grupos

Começa nesta sexta-feira a Copa do Mundo de Futebol de 2010, na África do sul. Isso não é novidade, mas o que eu vou passar agora é o que eu espero desta primeira fase, a fase de grupos. Nesta Copa temos várias candidatos ao grupo da morte, mas somente um o é de verdade, e não é o do Brasil.

Entre todos os grupos desta Copa o que eu considero como um grupo da morte é o Grupo A (África do Sul, Uruguai, México e França) e o segundo colocado neste ranking é o Grupo E (Holanda, Dinamarca, Camarões e Japão). Se formos classificar por ordem de perigo de cada grupo o resto fica assim: Grupo D (Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana); Grupo G (Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal); Grupo B (Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia); Grupo C (Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia); Grupo F (Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia); e o Grupo H (Espanha, Suíça, Honduras e Chile).

Agora irei classificar em cada grupo os que eu considero os favoritos a 1º lugar do grupo, a 2º lugar no grupo e a possível zebra:

  • Favorito a 1º lugar do grupo:
No Grupo A não há como apontar quem será o 1º, será uma bela confusão no grupo, mas já lhes falo uma coisa, França (sem Zidane) e Uruguai num grupo de Copa do Mundo, isso me lembra a 2002. Mas já que é para arriscar, eu acho que desta vez a celeste olímpica (Uruguai) não decepciona e fica com o primeiro lugar do Grupo A.

No Grupo B o favorito declarado a atropelar seus oponentes é a Argentina. Os hermanos é um dos favoritos ao título da Copa e não devem tomar conhecimento de seus adversários iniciais (Nigéria, Coréia do Sul e Grécia). Show da Argentina.

No Grupo C a Inglaterra deve confirmar o favoritismo ficando com o 1º lugar no grupo, porém terá dificuldades com seus ex-colonos, jogo que pode ser a chave para a definição do 1º colocado.

No Grupo D a Alemanha, que não encanta e está sem Ballack, deve fazer o que sempre faz, classificar em primeiro e fazer uma boa campanha. Ninguém sabe jogar uma Copa do Mundo como os alemães, afinal de contas são tri-campeões e já ficaram 11 vezes entre os 4 primeiros colocados das Copas do Mundo. Empolgantes raramente eles são, mas que são eficientes, há isso sim eles são, passam sem levar sustos em 1º.

No Grupo E as seleções são ótimas, mas a Holanda é diferente, eles tem tudo para reprisar uma performance digna de Laranja Mecânica, com um futebol de toques rápidos e envolventes, marcação forte e equilibrada, não terão adversário a altura nesta primeira fase, passam em 1º lugar.

No Grupo F, para mim, teremos em 1º lugar a seleção do Paraguai, que apesar de não contar com Cabañas (levou tiro), não darão chance para os italianos, neo-zelandeses e eslovacos. É a equipe mais forte e bem preparada para classificar em 1º lugar.

No Grupo G é difícil apontar quem será primeiro, afinal Brasil, Portugal e Costa do Marfim são 3 equipes muito boas e bem preparadas, mas ainda acredito que a seleção do Dunga conseguirá mostrar por que é apontada como um dos favoritos ao título da Copa, porém não terá facilidade em ficar em 1º lugar, sem contar que se não tomar cuidado pode ficar de fora logo agora.

No Grupo H é a maior barbada, Espanha não terá adversário a altura de seu futebol ofensivo e envolvente, os espanhóis ficaram com o grupo mais fraco e possuindo uma das melhores equipes da Copa, se não for a melhor.

  • Favoritos a 2º lugar do grupo:
No Grupo A assim como tive dificuldades em aponta o 1º lugar, também tenho dificuldades em apontar o 2º, mas acredito na tradição em Copa do Mundo, e com isso aponto a África do Sul como segunda classificada do grupo. Mas e a tradição que você disse ficou aonde? E a França? A França tem a camisa de ter sido campeã do mundo em 1998 na França, mais do que isso nada! Agora o anfitrião de uma Copa do Mundo nunca ficou de fora da segunda fase em todas as Copas do Mundo já disputadas, alguns até se sagraram campeões somente em seus territórios, como Inglaterra e, a própria, França. Não se esqueçam que Coréia e Japão também não tinham tradição nenhuma em 2002 e fizeram uma boa Copa, com os coreanos eliminando Portugal, Itália e Espanha. Então acredito que os sul-africanos passam em 2º lugar no grupo.

No Grupo B, apesar do equilíbrio, a Nigéria deve ficar com o 2º lugar, em uma classificação difícil frente aos coreanos. Os nigerianos devem ter o apoio da torcida local, por se tratar de uma seleção africana, e isso deverá ser determinante em suas partidas.

No Grupo C teremos uma bela briga entre Estados Unidos e Argélia, afinal são respectivamente o vice-campeão da Copa das Confederações e o atual campeão da Copa Africana de Nações, mas pelo que vem demonstrando ultimamente em competições oficiais, os Estados Unidos devem avançar para a segunda fase da Copa do Mundo, com o 2º lugar no grupo.

No Grupo D Gana deve confirmar sua força perante os sérvios e australianos, apesar de não contarem com Essien, lesionado, eles tem um grupo muito qualificado e tanto a Sérvia quanto a Austrália não vem fazendo boas partidas na preparação. Com isso Gana ficará como o 2º lugar no grupo.

No Grupo E o 2º lugar será disputado no tapa entre Japão, Camarões e Dinamarca, mas acredito que mais uma vez os africanos terão uma força maior e conquistarão a classificação, apesar de serem seleções bem parelhas, a seleção de Camarões conta com o brilhante atacante Eto'o e a torcida a seu favor. Camarões fica com o 2º lugar no grupo.

No Grupo F, apesar do susto que os paraguaios devem aprontar para os italianos, a Itália ficará com o 2º lugar no grupo, afinal é atual campeã do mundo, e só em 1966 e em 2002 que a campeã ficou de fora da segunda fase de todas as Copas do Mundo.

No Grupo G, briga boa pela primeira colocação e o 3º lugar pode até ficar com os mesmos pontos do primeiro colocado, então a briga vai ser pesada pelas duas primeiras posições, mas como Brasil estará em 1º, sobra a Portugal e Costa do Marfim a disputaram na quantidades de gols a classicação, e com isso vejo vantagem para os africanos, pois os portugueses tem um sério problema em fazer gols, falta alguém que saiba por a "bola na casinha", e isso não vem de hoje. Então a Costa do Marfim ficará com o 2º lugar no grupo.

No Grupo H, apesar de vários verem uma grande possibilidade de a Suíça avançar, não chego a crer nisso, para mim a seleção chilena tem melhores condições para isso. O 2º lugar do grupo será do Chile.

  • Possíveis azarões dos grupos:
No Grupo A a equipe fraca, ou seja o azarão, não existe, afinal, apesar de eu acreditar que Uruguai e África do Sul vão se classificar, não seria nenhuma zebra se França e México conquistassem uma classificação. A zebra será se a África do Sul cair na primeira fase.

No Grupo B azarão é a Grécia, por mais que tenham sido campeões europeus em 2004 (isso sim foi um senhora zebra) os gregos não tem uma equipe boa em nenhum dos setores, não há criação de jogadas, não há ataque preocupante e a defesa (o ponto forte da equipe, se é que pode se dizer assim) é muito simples, se ficarem entre os classificados a segunda fase, pode carimbar que é zebra.

No Grupo C o azarão é a Eslovênia, já fez muito ao se classificar para a Copa do Mundo, eliminando a República Tcheca, e se conquistar algo além disso será lucro.

No Grupo D a Austrália pode ser considerada o azarão do grupo, apesar de no último mundial terem classificado para a segunda fase não acredito que isso ocorra novamente, afinal já haviam sido uma grande surpresa terem classificado naquela ocasião, em que o grupo era mais fraco (disputando o segundo lugar com Croácia e Japão), agora em que enfrenta grandes equipes dificilmente conseguirá repetir o êxito anterior.

No Grupo E também é difícil apontar um azarão, pois Japão e Dinamarca são capazes de conquistar uma classificação, e isso não será surpresa. Agora se a Holanda ficar de fora da segunda fase, isso sim será uma zebra.

No Grupo F o azarão representa um continente, a Oceania. A Nova Zelândia é a equipe que com certeza será uma enorme zebra se conseguir a sua classificação para a próxima fase, aliás ela é a equipe que pode ficar marcada por grandes goleadas.

No Grupo G a Coréia do Norte tenta repetir o grande feito de 1966, quando foi eliminado somente nas quartas-de-final pelos portugueses, em uma partida em que estavam ganhando de 3 x 0. Mas essa zebra dificilmente correrá a favor de novo. Mas é certo que pode ser a grade surpresa da Copa, pois é a seleção que mais misteriosa da Copa, só esperando para ver.

No Grupo H Honduras enfrentou uma guerra para ir a Copa, mas seria necessário uma odisseia para irem mais longe do que já o fizeram, mesmo estando em um grupo nivelado, por baixo (exceto a Espanha, claro!).

Bem essas são as minhas apostas para a fase de grupos, e com isso as oitavas-de-final ficariam: Uruguai x Nigéria; Argentina x África do Sul; Inglaterra x Gana; Alemanha x Estados Unidos; Holanda x Itália; Paraguai x Camarões; Brasil x Chile; e Espanha x Costa do Marfim. Vejamos quantos eu acerto.