segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entregar o jogo... isto acontece?

Antes de mais nada, gostaria de dizer que meu time nada disputa no Brasileirão 2010 nem está envolvido nestas polêmicas, então minha visão deste assunto é uma visão de fora. Talvez por isso esteja isenta de clubismo.

Não queria comentar nada sobre o brasileirão até o seu desfecho final, porém vi tanta "asneira" na TV nos jornais esportivos que não resisti a vir aqui e escrever sobre este assunto.

Entregar jogo... isto acontece? Sim, acontece! Mas no futebol profissional? Pode ser. Muitos estão afirmando que time A amoleceu para time B para prejudicar time C, que pontos corridos é ruim por isso e por aquilo. Besteira! Tudo isso é para desviar os focos de insatisfação.

Quando é que um time que está disputando o título enfrentará outro que nada disputa entrará em campo sem motivação? Se o time que disputa o título (neste ano Fluminense, Corinthians e Cruzeiro) não vencer seus adversários já sem chances, foi pura falta de competência. O que fala da falta de esportividade dos clubes para prejudicar os rivais é absurdo! Vamos ilustrar bem. Neste ano, Corinthians empatou com o Vitória na ante-penúltima rodada, sendo que o time baiano está lutando para sair do rebaixamento. Comentários sobre o resultado, Corinthians não conseguiu vencer um adversário fraco, mas motivado. Na penúltima rodada o Cruzeiro venceu o Flamengo, que lutava contra o rebaixamento. Comentários sobre o resultado, Cruzeiro foi forte e confirmou seu favoritismo. Não houve o porque se falar de entregar o jogo porque os dois times, nos dois jogos, tinham interesse em um resultado positivo. Agora falam que São Paulo e Palmeiras facilitaram a vida do Fluminense, pois este que é líder do campeonato por mais tempo neste campeonato venceu seus adversários.

Acho absurdo falarem que o líder de um campeonato, após 37 rodadas, não pode vencer, com autoridade de líder, os rivais estaduais de outro pretendente ao título. É uma discussão passional, não ideológica. O que tem que se combater é os torcedores pedirem isto a seus times, pois isso é o mesmo que aceitar um político corrupto, mas que rouba menos que os outros. É forjar resultados!

Não estou dizendo que não há entrega de jogo, mas acho interessante, que depois de 8 campeonatos brasileiros, disputado em pontos corridos, somente nestes últimos dois tenham dado uma tremenda atenção a isso. Será por que nestes dois últimos (2009 e 2010) os títulos não devam ir para o estado de São Paulo? Essa pergunta sobre a entrega de jogo já ocorreu muito outras vezes,  mas sempre pelos seus torcedores (como em 2008, os gremistas reclamaram) nunca pela imprensa nacional. Agora é de se pensar, onde fica localizada a imprensa nacional esportiva? Em São Paulo! Aí vemos a Band, Globo, Sportv e ESPN Brasil levantarem bandeiras contra este tipo de ação, somente nos últimos 2 campeonatos.

O mais engraçado é que, se um time que nada disputa no campeonato ganha de um candidato ao título, aí não teve entrega, mas sim mala branca! Estou cansado deste tipo de falsa reportagem, embasada em opiniões passionais de jornalistas tendenciosos, como Juca Kfouri, André Risek, José Ilan, Paulo César Vasconselos, Renato Maurício Prado, Paulo Vinícius Coelho, etc. Adoro as cronicas e análises de todos eles, mas quando diz respeito a este tipo de comentário, de desmerecer as capacidades de um campeão brasileiro (ano passado Flamengo, neste possivelmente Fluminense) é de dar enjoo.

Imaginem só se o Fluminense e Corinthians não ganhem seus jogos e o Cruzeiro ganhe do Palmeiras, aí dirão que o Cruzeiro foi campeão porque o Palmeiras entregou? E o não comprimento de seus deveres em seus jogos, não conta? Sei que é absurdo este tipo de indagação. E só uma pergunta a imprensa paulista: Se há entrega de jogo nesta reta final, porque ninguém fala do jogo Corinthians e Vasco? Será que o Vasco é menos rival do Fluminense do que Palmeiras e São Paulo são do Corinthians? Como diria o saudoso personagem do comediante/ator Francisco Ferreira Milani, Pedro Pedreira: Tem a ata de assinatura de entrega do jogo assinado pelo presidente das duas equipes? "Então não me venha com xurumelas!"
Este personagem era ótimo!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Copa Sul - Americana: Final - Goiás x Independiente

Uma final inesperada! E não tenho por que dizer o contrário. Todos estão certos em dizer que ninguém dava nada ao Goiás nem ao Independiente. A final "lógica" seria entre Palmeiras e LDU, porém o futebol é ilógico e adora aprontar gratas surpresas ao longo das competições (principalmente nas fases de Mata-Mata).

O Goiás conseguiu fazer o que faltou no primeiro jogo, armar jogadas. No segundo jogo tivemos algo além das jogadas de bola parada, ao menos do lado do Goiás. As jogadas do Palmeiras de bola parada com o Marcos Assumção foram bem marcadas pelos esmeraldinos, evitaram de fazer faltas próximas a grande área e não o deixaram livre para arriscar chutes de fora da área. Com isso o Palmeiras ficou completamente dominado pelo time goiano, e o Felipão parecia não ter opções para mudar o panorama do jogo. Com o domínio do Goiás a classificação foi completamente justa, o time que apresentou o melhor futebol das duas partidas segue em frente. Em seu ano de queda a segundona, no campeonato brasileiro, o Goiás faz história, ao chegar a final de uma competição internacional.

O Independiente deu mostras que é a equipe favorita no confronto final. Jogou muito bem na altitude de Quito e dominou a partida em Avellaneda. Não apresentou um futebol envolvente, o que não é tradição do clube, e sim um futebol de muita vontade e raça, envolvendo a LDU na marcação e evitando que o time "de altitude" não conseguisse impor seu estilo de jogo, na primeira partida. Em Avellaneda, com o estádio completamente lotado, com seus torcedores cantando desde o primeiro minuto, fazendo uma tremenda festa, os "El Diablos" infernizaram a vida dos equatorianos, não deixando que a LDU respirasse, e controlando a partida do início ao fim, sem se arriscar muito para não deixar espaços perigosos ao adversário. Foram melhores nos 180 minutos jogados e conquistaram a classificação para a final, o que não ocorre desde 1995 (em competições continentais).

Os jogos finais irão ferver, pois ambas as equipes buscam esse título (inédito) e a classificação a Copa Libertadores da América de 2011. Ao Goiás seria o primeiro título internacional, seria o título de maior importância em sua história e talvez seja a única chance de conquistar um título dessa proporção, com isso a equipe goiana irá lutar com todas suas forças para chegar a essa conquista. Ao Independiente seria um retorno ao cenário sul-americano, pois desde 1995 não assombra mais os adversários em competições continentais, pois é o maior ganhador da Libertadores (7 conquistas), da Supercopa da Libertadores (2 conquistas, ao lado do Cruzeiro) e da Copa Interamericana (3 conquistas, disputada entre o vencedor da Libertadores e o vencedor da Copa dos Campeões da CONCACAF), além de ter dois títulos mundiais. Esse possível retorno as glórias sul-americanas é o combustível necessário para a equipe de Avellaneda.
Mais uma vez a rivalidade Argentina x Brasil decide um título sul-americano. Minha torcida: Goiás. Minha aposta: Independiente.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Copa Sul-Americana: Semi-Finais

Queria ter tido tempo de escrever esse tópico antes do início das semi-finais de ontem e anteontem, mas infelizmente não me sobrou tempo.

Assisti aos dois jogos, Goiás 0 x 1 Palmeiras e LDU 3 x 2 Independiente, e vi que nada está decidido. Os vencedores estão em vantagem, isso ficou claro, mas 90 minutos é tempo suficiente para que a vantagem desapareça.
  • Goiás x Palmeiras:
Mesmo antes da partida de quarta-feira, acreditava que o Palmeiras era amplo favorito para o confronto, porém após o jogo percebi que esse favoritismo não é tão amplo assim, pois as duas equipes se equipararam quanto ao futebol apresentado, um futebol limitado a bolas paradas e a um jogador apenas, de um lado o Marcos Assumpção e do outro Rafael Moura. Foram 90 minutos de futebol sem criatividade e de muitas bolas paradas, que foi decidido num lance de bola rolando, num chute calibradissímo de Marcos Assumpção, um belo gol de um dos melhores finalizadores de meia distância em atuação no Brasil. No final do jogo, com o Goiás pressionando e o Palmeiras retraído e segurando o resultado, saiu um gol que foi anulado, e muito bem anulado, onde jogadores do Goiás, apesar de não tocarem na bola, participam do lance ao deslocar o goleiro, se aproveitando de um posicionamento ilegal. O bandeirinha acertou na invalidação do gol. Neste momento ocorreu o que há de mais feio no futebol brasileiro, a falta de educação da torcida, com uma chuva de rádios a pilha resolveu protestar contra a decisão, acertada, da arbitragem em anular o gol. O Goiás deve sim ser punido neste caso com a perda de mando de campo por um tempo em competições sul-americanas, inclusive se classificar para a final da competição. Se essa última possibilidade ocorrer deverá servir para que o torcedor esmeraldino aprenda que suas ações no estádio limitam-se a assistir a partida, a apoiar e/ou cobrar sua equipe e respeitar os torcedores adversários. Infelizmente em Goiânia essa falta de educação do torcedor esmeraldino tem sido muito comum.

Para o próximo jogo, em São Pulo, o Palmeiras tem uma boa vantagem, a do empate, mas terá que encarar a boa campanha que o Goiás tem feito fora de casa, nesta competição. O jogo ainda está em aberto, as duas equipes estão num mesmo nível de futebol apresentado, e a não ser que Valdivia jogue (a partida toda), não vejo nenhum jogador com capacidade técnica para mudar o rumo de uma partida, praticamente perdida (ou seja, não há um gênio em campo) mesmo com Marcos Assumpção acertando tudo que é chute, e Rafael Moura fazendo a diferença no ataque goiano.
  • LDU x Independiente:
Para este confronto eu esperava um massacre, na partida na altitude de Quito, da equipe da LDU, porém vi um Independiente bem postado em campo e que soube reagir quando parecia que receberia um baile, mais um da boa equipe que na altitude vira um "Santos de Pelé". Na partida de ontem, em Quito, o primeiro tempo foi como tem sido a regra dos jogos na altitude, com a LDU em dificuldades e o adversário travando o jogo para perder de pouco, ou até empatar. Mesmo assim neste panorama, a LDU conseguiu achar um gol, em mais um chute de fora da área, que em altitudes normais de prática de futebol não ganharia a velocidade nem a direção que tomou, um golaço, que a altitude acaba facilitando de ocorrer. No segundo tempo, o início foi como eu esperava, a LDU foi para cima e começou a golear, marcando mais um, dois gols em 10 minutos, pois todo time que os enfrenta em Quito fica meio morto no segundo tempo, mas aí que o Independiente fez o que não se imaginava, partiu para cima. Até pensei que com essa saída ao ataque fosse desespero e poderia ser o espaço que a LDU queria, porém o Independiente foi cirúrgico e marcou dois gols em mais 10 minutos, deixando a partida tensa para ambas as equipes, enquanto uma temia levar o empate a outra travava o jogo evitando tomar mais um gol. Apesar do respeito mútuo após o resultado, que se estenderia até o fim, o jogo não foi truncado e sim bem jogado e emocionante.

Agora serão mais 90 minutos em Avellaneda e a vaga está em aberta. Não sei quem será o vencedor deste confronto, acreditava que a LDU era a favorita para chegar a final, pois é uma boa equipe e se vale muito de jogar na altitude para massacrar os rivais, e como isso não ocorreu ontem a disputa está acirrada. Pelo futebol jogado nestas primeiras partidas da semi-final me levam a acreditar que os favoritos ao título saíram deste confronto entre os times do Equador e da Argentina.

Minha aposta de classificados para a final: Palmeiras e LDU.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Campeonato Brasileiro 2010: Minhas apostas

Agora é a reta final do campeonato, a linha de chegada se aproxima, e ainda não há nada definido, ninguém é favorito absoluto ao título, ninguém está confirmado na próxima Libertadores (exceto Santos e Internacional - campeões da Copa do Brasil e da Libertadores 2010, respectivamente), e ninguém foi rebaixado ainda.

Então quem será o campeão, quem serão os classificados para a Libertadores, quem serão os classificados para a Sul-Americana, quem nada ganhará no brasileiro e quem serão os rebaixados? Estas são as perguntas que tentarei adivinhar neste tópico. Lembrando que estou desconsiderando a possibilidade de um time brasileiro (Palmeiras, Atlético - MG, Avaí e Goiás) ganhar a Copa Sul-Americana deste ano.
  • Campeão:
Acredito que o Fluminense se sagrará campeão do Campeonato Brasileiro de 2010. O Fluminense jogará contra Goiás, São Paulo, Palmeiras e Guarani nesta reta final, e conquistará pelo menos 8 pontos, chegando a 69 pontos, o que será o necessário para conquistar o título. E nesta reta final terá os importantes retornos de Fred, Deco e Emerson, jogadores que darão a tranquilidade e a força necessária para confirmar a conquista do título.
  • Classificados para a Libertadores de 2011:
Completando o G4 estarão Corinthians (conquistando 7 pontos e chegando a 67 pontos), Botafogo (conquistando 10 pontos e chegando a 65 pontos) e Grêmio (conquistando 10 pontos e chegando a 63 pontos, superando o Cruzeiro no saldo de gols). Corinthians teve uma grande melhora nesta reta final, mas perderá pontos importantes frente a Cruzeiro e Vitória, e ainda conta com a punição da perda de mando de campo. Botafogo manterá a ótima arrancada das últimas 5 rodadas e chegará ao 3º lugar. O Grêmio (vencedor do segundo turno) passará o Cruzeiro na penúltima rodada, e chegará ao 4º lugar no campeonato.
  • Classificados para a Sul-Americana de 2011:
A queda de rendimento do Cruzeiro ficou evidente nas últimas 5 partidas, em que conquistou apenas 6 pontos em 15 disputados. Essa recente queda de rendimento me faz crer que o Cruzeiro irá ficar de fora da zona da Libertadores (ao conquistar apenas 3 pontos, referentes a empates, e chegando a 63 pontos, perdendo no saldo de gols para o Grêmio). O Atlético - PR perderá fôlego ao ser derrotado pelo Grêmio, e com isso ficará fora da Libertadores, mas confirmará a participação na Copa Sul-Americana de 2011 (fará 6 pontos, chegando a 59 pontos). O São Paulo ficará de fora da Libertadores pela primeira vez desde 2004, pois não tem mais fôlego para alcançar o G4, mas confirmará a participação na Sul-Americana. O Palmeiras está dividindo o foco com a atual Copa Sul-Americana, e com isso perdeu as oportunidades que teve para buscar a vaga na Libertadores (fará apenas 2 pontos nas rodadas restantes, graças a perda de mando de campo e o foco na competição Sul-Americana). O Vasco confirmará sua participação na Copa Sul-Americana, competição em que está fora desde 2008, poder participar de uma competição continental um ano após ter retornado da segunda divisão, uma boa chance de retornar aos tempos de glória (fará 7 pontos, chegando a 52 pontos). O Flamengo, após ter sido campeão da Brasileirão de 2009, faz um campeonato abaixo da critica, envolto a crises políticas e policiais, o atual campeão só estará na divisão principal do futebol brasileiro no ano que vem graças a força de seu elenco, pois todo o resto está em estado de insolvência, mesmo assim ainda conquistará uma vaga na Copa Sul-Americana de 2011 (conquistando 8 pontos e chegando a 48 pontos). Ceará faz um grande campeonato e conquistará uma vaga na competição continental (do segundo semestre), levando o nome do futebol nordestino a disputa de um título continental (fará apenas 3 pontos nesta reta final, chegando a 47 pontos). O Atlético - GO é a grande surpresa do campeonato, pois não só ficará na elite do futebol brasileiro, como também conquistará uma vaga na Sul-Americana (fará 8 pontos nos jogos restantes, chegando a 45 pontos).
  • Nada conquistarão:

O Internacional já jogou a toalha para a disputa do título nacional e deve apenas fazer 4 treinos de luxo até o final do campeonato, visando o Mundial de Clubes da FIFA (fará 4 pontos nesta reta final, chegando a 55 pontos, testará várias formações e condicionará os jogadores que estão fora de forma. O Santos está num caso semelhante ao Internacional, só cumprirá tabela e já visando a preparação para a Libertadores do ano que vem, testará jogadores para definir o elenco do ano que vem, já até definiu quem será o técnico da equipe no ano que vem, Adilson Baptista (fará 2 pontos nesta reta final, chegando a 53 pontos). O Atlético - MG, com um dos melhores elencos do futebol brasileiro, faz uma campanha deprimente e se salvará do rebaixamento somente na penúltima rodada (conquistará 7 pontos, chegando a 43 pontos) muito graças ao técnico Dorival Júnior, que chegou já no final do campeonato, e consertou o time. O Vitória, depois de disputar a final da Copa do Brasil, fez um campeonato ruim e fugirá do rebaixamento somente na última rodada (conquistando 4 pontos, chegando a 42 pontos). 
  • Rebaixados:
O Guarani (campeão brasileiro de 1978) voltará a segunda divisão, apesar da campanha acima do esperado, pois possui um elenco "alugado" e isso dificulta o vinculo com os acontecimentos do clube, como sempre havia sido caracteristica do clube de campinas (fará apenas 3 pontos nesta reta final, chegando a 39 pontos). O Avaí, após um ótimo campeonato brasileiro no ano passado, cairá para a segundona este ano, apesar de estar indo bem na Copa Sul-Americana, onde até superou todas as expectativas e pode ainda ir mais longe, mas mesmo assim não conseguirá reverter a sua situação no campeonato brasileiro e será rebaixado (conquistando 3 pontos, chegando a 37 pontos). O Goiás faz o que se esperava dele desde o início do ano, uma campanha abaixo da crítica, ainda recheado de problemas políticos, que culminou com a renuncia de seu presidente em meados de setembro, além das constantes trocas de técnicos (fará apenas 3 pontos, chegando a 34 pontos). O Grêmio Prudente (ex-Barueri) faz o que se espera de um clube itinerante (que troca de cidade como se fosse blusa), está sendo rebaixado, mesmo tendo mostrado alguma capacidade de reação, porém muito tardia (fará 6 pontos, chegando a 33 pontos).

Reparem que apesar do equilíbrio do campeonato a zona de salvação caiu em pontos, de 45 pontos para 40 a 42 pontos. Isso se deve ao fato de as equipes debaixo terem uma dificuldade tremenda em vencer as equipes do meio (para cima) da tabela, provocando a queda da linha de rebaixamento e um achatamento das diferenças das equipes da parte de cima da tabela. Não entendam isso como um baixo índice técnico do futebol brasileiro, mas sim como várias equipes de índice técnico alto se enfrentando, após terem aprendido a jogar o campeonato de pontos corridos. Esse tipo de competição só no futebol brasileiro.
E queria aproveitar para parabenizar ao Coritiba, que após a sua queda para a segundona em pleno centenário, retornou a elite do futebol brasileiro. Parabéns Coxa.