quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Copa Sul-Americana: A nossa Copa da Europa!

Hoje começa para os brasileiros a Copa Sul-Americana (o equivalente a Copa da Europa, antiga Copa da UEFA). Apesar de o Internacional ter sido campeão da competição continental no ano passado, ela ainda é vista pelos clubes brasileiros como um torneio sem importância (assim como a Libertadores também já foi). Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Goiás, Internacional e Vitória são os clubes brasileiros envolvidos no torneio, note que não há nenhum paulista (São Paulo e Palmeiras jogaram a Libertadores da América e o Santos e o Corinthians - estava na série B - ficaram de fora das duas competições continentais), que fazem os primeiros confrontos caseiros (Internacional como campeão está classificado para a fase das oitavas de final): Fluminense x Flamengo, Vitória x Coritiba, Atlético - MG x Goiás, Atlético - PR x Botafogo.

Nestes confrontos brasileiros o destaque acaba sendo o clássico entre Fla x Flu, rivais no âmbito nacional e estadual, medem as forças, mas o confronto que tinha tudo para ser histórico e "pegado" deve ficar como dois jogos sem graça, afinal o Fluminense deixa em segundo plano (jogará o clássico com os reservas) e o Flamengo ainda não sabe que competição ficará no foco (Brasileiro ou Sul-Americana), ainda terá desfalques (quase meio time).

Futuro dos brasileiros na competição deverá ficar atrelado ao Goiás, ao Internacional e ao Vitória. Para o Goiás (apesar de estar bem no Brasileiro) a competição é muito importante, pois um título desse grau colocaria o nome da equipe em destaque no mundo, deve chegar pelo menos as semifinais. O Internacional quer um título importante em seu centenário (e o Brasileiro é um campeonato muito disputado e mais difícil de ser conquistado, mas não sairá do foco), deve seguir para a final. O Vitória (que está no meio da tabela no Brasileiro) tem o mesmo objetivo que o Goiás, o de ganhar prestigio internacional, deve ter dificuldades nas quartas de final, mas pode passar a frente. Atlético Paranaense está na zona da forquilha e não vem jogando bem, nem deve passar pelo Botafogo. Atlético Mineiro está focado no campeonato Brasileiro, no qual está fazendo excelente campanha, com isso deve ser eliminado pelo Goiás que parece querer mais. O Botafogo pode até seguir com uma boa campanha, mas não deve passar das quartas de final (possivelmente contra o Goiás). Coritiba está na mesma situação do Atlético Paranaense, se melhorar na competição nacional poderá tentar algo melhor no torneio sul-americano, mas com a equipe jogando mal dificilmente passará pelo Vitória. Só não sei o que será dos dois cariocas no clássico, a lógica me leva a crer que o Flamengo avança, mas quem avançar deve cair diante do Internacional nas quartas de final, se chegar lá.

Será que o Internacional conquista o Bi, ou outro brasileiro consegue chegar lá, ou vamoes ver outro argentino ganhando outra vez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário