terça-feira, 27 de julho de 2010

Copa Libertadores 2010: Semi-finais

Voltamos as Copa Libertadores da América nesta terça-feira, após a parada para a Copa do Mundo 2010. E os dois confrontos das semi-finais prometem, de um lado o desafio México e Chile, Chivas Guadalajara x Universidad de Chile, e do outro um clássico brasileiro, Internacional x São Paulo.
  • Chivas Guadalajara x Universidad de Chile:
Os mexicanos fazem uma campanha regular, com 2 vitórias e 2 derrotas, somente 4 jogos, por terem entrado na competição já nas oitavas-de-final, mas mesmo assim eliminaram um dos favoritos ao título, o Vélez Sarsfield, da Argentina, e o bom time do Libertad, do Paraguai. O ponto fraco da campanha mexicana é a atuação fora de casa, que ocasionou as duas derrotas, e o ponto forte são as atuações em casa, então aos mexicanos do Chivas resta apostarem suas fichas no primeiro jogo da semi-final, para que possam defender a vantagem fora de casa. Os chilenos já fazem uma campanha espetacular, na minha visão eles têm o melhor time da competição (só o Estudiantes se equilibrava com eles), passaram pela fase de grupos em primeiro lugar, no grupo da morte, com Flamengo, Universidade Católica e o Caracas, sem perder nenhum jogo, superou o equilibrado time do Alianza Lima nas oitavas-de-final e passou pelas quartas-de-final ao derrotar o Flamengo no Maracanã (sofreu a única derrota da competição em casa contra o rubro-negro, mas não o suficiente para ser eliminado). Aparenta ser uma equipe sem pontos fracos e com um contra-ataque rápido e forte, são ótimos nas bolas paradas, resistem a pressão da torcida adversária (calou um Maracanã lotado) e desconhecem fator casa do adversário, jogam da mesma forma em qualquer lugar. Nos dois confrontos acredito que o Universidad de Chile será superior e chegará a final da competição pela primeira vez, mas tudo depende do resultado da primeira partida, que é no México, no estádio Azteca, que deve estar com quase lotação máxima (105 mil lugares).
  • Internacional x São Paulo:
Reprise da final de 2006, um clássico brasileiro na Copa Libertadores. Ninguém acreditava que o Internacional de Jorge Fossati pudesse superar o time do Estudiantes, nas quartas-de-final, e ao fazer isso o Colorado ganhou força, e essa força cresceu com a saída de Jorge Fossati, antes da Copa do Mundo, e a chegada de Celso Roth. Roth organizou a casa do Internacional, recuperou Taison e transformou o Colorado de surpresa a favorito sobre o São Paulo, pois vem 100% desde que o Inter voltou a jogar oficialmente, após a Copa. O São Paulo também surpreendeu a todos ao eliminar o favorito Cruzeiro, com duas grandes partidas, o que credenciou o São Paulo como grande favorito da competição, mas a parada da Copa do Mundo parece ter feito mal aos tricolores. Desde que voltaram os jogos oficiais, após a Copa, o São Paulo ainda não venceu e também não convenceu, têm jogado mal, e chega agora ao confronto com o Inter com o papel invertido, como azarão. Acredito que nos dois confrontos o Internacional será superior e chegará a final, mas assim como nas quartas-de-final, contra o Cruzeiro, o São Paulo pode surpreender novamente, será um belo confronto e com cacife de "final antecipada" (se é que isso existe).

Com certeza teremos dois grandes confrontos nas semi-finais, ambos imperdiveis. Entre os times que ainda estão no torneio (sempre torcerei pelos brasileiros) o que eu acho que será campeão é o Universidad de Chile, até aqui é o melhor da competição.

2 comentários:

  1. Também venho falando do Universidad de Chile que, até aqui, vejo como o melhor time da Libertadores.

    ResponderExcluir
  2. é, mas quem ganhou foi o internacional hahaha (H)

    ResponderExcluir