terça-feira, 19 de outubro de 2010

Copa Sul-Americana 2010: Oitavas de Final

Já começou as oitavas de final da Copa Sul-Americana 2010, e os brasileiros estão indo bem. Já os adversários que considerei os mais fortes só sobraram dois, LDU e Peñarol, mesmo assim eles perderam seus primeiros jogos das oitavas. Fiquei muito surpreso com as eliminações precoces de Estudiantes, Vélez Sarsfield e Banfield, nem tanto com as eliminações de Cerro Porteño e Colo-Colo, afinal são equipes que passam por um momento ruim em competições internacionais, assim foram na Libertadores de 2010.

Com a queda destes favoritos quem deve aproveitar são os brasileiros, que dos que eu previa, somente o Grêmio que caiu na fase caseira da competição, dando espaço para o limitado, mas esforçado, time do Goiás. E nos primeiros confrontos das oitavas de final, os brasileiros se saíram bem, o Goiás venceu o Peñarol, por 1 x 0 em casa (com isso precisa de apenas um empate, fora de casa, para seguir na competição), o Atlético Mineiro venceu por 2 x 0 o fraco time do Santa Fé, em casa, (pode perder até por um gol de diferença que classifica) e agora terá de enfrentar o tradicional estádio da cidade de Bogotá, o Palmeiras venceu fora de casa, por 1 x 0, e na altitude, o que deve dar um grande sossego para o jogo de volta, na Arena Barueri (podendo empatar o jogo frente a sua torcida) e o Avaí perdeu, mas marcou um gol fora de casa, na derrota por 2 x 1 para o Emelec, que joga também na altitude, e com uma vitória simples garantirá o seguimento na competição.

Apesar dos bons resultados dos brasileiros na competição, eu acredito que o Avaí caia frente ao Emelec (afinal a fase não está boa) e o Goiás tenha muitas dificuldades frente ao Peñarol (que conta com Solari e Arévalo em sua equipe), no Uruguai. Já Palmeiras e Atlético Mineiro devem garantir suas passagens (seus adversários são muito inferiores) para as quartas de final, e com isso garantindo um brasileiros nas semi-finais, pois se enfrentarão caso cheguem a essa fase.

Agora é aguardar a definição das equipes que vão as quartas de final, nesta semana, que já conta com o Desportes Tolima, da Colômbia, que eliminou um dos favoritos, o Banfield, da Argentina.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasileirão 2010: A briga esquenta - da 20ª a 29ª rodada.

Antes de iniciar o tópico, gostaria de me desculpar por não estar conseguindo manter o blog atualizado com uma frequência maior, pois os estudos para concursos estão me tomando muito tempo. Mas não deixei de acompanhar os jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. E ao contrário do que muitos pensam e comentam, não acho que o Brasileirão já está definido entre 4 equipes (Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Santos), mas em pelo menos 6 equipes (Internacional e Botafogo, e com a possibilidade de o Grêmio também entrar na briga). Então resolvi separar o Brasileirão por 4 grupos: os que lutam pelo título e pelas vagas da Libertadores; os que lutam por vagas na Libertadores e Copa Sul-Americana; os que lutam contra o rebaixamento e por vagas na Copa Sul-Americana; e os que fogem do rebaixamento.

  • Grupo 1: Equipes que lutam pelo título e por vagas na Copa Libertadores:
Neste grande grupo (o maior dos 4 grupos) estão na briga pelo título e por vagas na libertadores, o Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Santos, Internacional e Botafogo. Santos e Internacional só almejam o título, já que estão classificados para a Copa Libertadores da América (Campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América 2010, respectivamente), o primeiro tem a ambição de conquistar a tríplice coroa e o segundo pode desistir da briga por querer priorizar o mundial de clubes. Das seis equipes listadas a que tem a (teoricamente) tabela mais fácil pela frente é o Corinthians, porém o Corinthians vem mal neste returno, tendo campanha melhor apenas que o Botafogo, dos listados acima. Já o Fluminense é quem tem a tabela mais complicada nesta reta final, porém é a que tem vários confrontos diretos, que possibilita uma arrancada ao título, mas assim como o Corinthians, faz um returno abaixo do esperado, e com o departamento médico cheio, talvez não tenha pernas o suficientes para melhorar o ritmo. No returno está a frente de Botafogo e Corinthians, dos citados no grupo, apenas. O Botafogo é o franco-atirador do grupo, pois está (atualmente) fora da zona da libertadores e longe da briga do título, como não há nada a perder, pode ousar mais, porém vem com uma fraca campanha no returno e não consegue ganhar, está empatando em excesso. O líder Cruzeiro, tem uma tabela fácil, mas pode se complicar em jogos chaves, como contra o Grêmio (fora de casa), Atlético - MG (clássico) e Corinthians (confronto direto), se passar bem por esses confrontos (lidera o returno junto ao Grêmio), deverá se sagrar campeão.
  • Grupo 2: Equipes que lutam pela a vaga na Copa Libertadores e pela a vaga na Copa Sul-Americana:
Neste grupo as equipes ainda sonham com o título, mas somente o Grêmio que eu ainda vejo chances de chegar lá, por um caminho cheio de pedras, mas tem grandes chances, pois é o líder do returno, junto ao Cruzeiro e tem uma tabela difícil, mas que pode ser bem favorável, pois nas próximas 9 rodadas o Tricolor Imortal enfrentará 6 adversários que hoje estão a sua frente (quatro em casa e dois fora) e vitórias nestes confrontos lhe dará uma arrancada significativa. Nos demais (Atlético - PR, Palmeiras, São Paulo e Vasco) restam apenas a luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2011, quem ficar de fora ainda precisa se garantir na Copa Sul-Americana de 2011.
  • Grupo 3: Equipes que lutam por vagas na Copa Sul-Americana e fogem do rebaixamento:
Neste grupo as equipes ainda precisam escapar do rebaixamento, com sérias ameaças a Avaí e Vitória, mas ainda alimentam a esperança de alcançar a Copa Sul-Americana. Destaque negativo deste grupo é a presença do atual campeão brasileiro, o Flamengo, que com uma campanha fraca, luta para fugir do rebaixamento. Ainda é cedo para apontar quem são os favoritos a conquistar vagas na Sul-Americana e quem cairá de rendimento, pois essas equipes são muito inconstantes em seu rendimento na competição. Tudo pode ocorrer.
  • Grupo 4: Equipes que tentam fugir do rebaixamento:
Neste pequeno grupo (os 4 presentes no Z4) lutam, desesperadamente contra o rebaixamento. O Grêmio Prudente parece estar entregue e praticamente carimbou sua passagem rumo a segundona, parece não conseguir forças para reagir. O Goiás, que está em um ano muito fraco, parece ainda ter forças para lutar, mas não acredito que tenha o suficiente para a difícil tabela do clube esmeraldino. Grêmio Prudente e Goiás, para mim são os virtualmentes rebaixados. O Atlético - MG, parece ter encontrado em Dorival Júnior a força que necessitava para subir na tabela, acredito que possa ameaçar os postulantes do grupo anterior e que tem forças para isso, brigará até o fim. O Atlético - GO, está reagindo já tem um tempo, e pode logo figurar fora do Z4, acredito que dos que estão na zona da degola atualmente é o que tem as melhores condições para sair logo desta situação, é bom acompanhar, pois deve subir na tabela.

Mais a frente eu devo fazer minhas apostas para o título, Libertadores, Sul-Americana e últimos integrantes do Z4 (pois acredito que até lá - 34ª rodada - o Grêmio Prudente e Goiás já estarão rebaixados).

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A queda de Zico! Uma nação de luto!

Caros leitores, estou com pouco tempo para fazer minhas analises sobre o brasileirão 2010, porém semana que vem devo retornar a publicar com uma frequencia maior. Agora este fato de hoje não poderia ficar sem um tópico. Assim como na queda de Dorival, no Santos de Neymar, a queda do Zico no Flamengo não poderia ficar sem um tópico. Porém preferi ceder o espaço ao grande colega de estudos e colega de blog o Zeca Urubu, que escreve a COLUNA DO ZECA URUBU, em vários blogs - FLABlog, BLOG DAS TORCIDAS e Lance Activo 2.0! - para reproduzir o texto dele aqui no Global Esportes. Um lamento e pedido de luto pela queda de um ídolo do clube do coração:
Por Zeca Urubu.

"A nação rubro-negra está de luto, não pela morte de algum ídolo, nem de um conselheiro, mas pela saída de Zico do Flamengo (novamente). Quando jogador Zico deu tudo ao Flamengo, e o principal, deu seu sangue pelo Flamengo. Sou flamenguista hoje graças a ele, sei que o clube sempre é maior que seus ídolos, mas Zico deveria no mínimo ser tratado com respeito por todos que dirigem e torcem pelo Flamengo.

Doí muito ler as palavras escritas por Zico em seu site, Zico na Rede, e a frase "morreu no meu coração esse Flamengo de hoje" tem um peso enorme sobre os fatores de sua saída. Infelizmente aconteceu o que eu já previra, mas torcia para não acontecer. Zico foi usado como escudo pela presidenta (como já havia comentado com Arthur Muhlemberg via twitcam - Tv Mulambo), Patrícia Amorim, um escudo para que seus adversários enfrentassem e para acalmar a torcida. Não sei se Zico tinha consciência disso, mas passou a ter ao ver que não tinha apoio de quase ninguém no clube, e teve que enfrentar sozinho uma oposição que vem destruindo o clube a anos. Patrícia tentou nestas últimas semanas blindar seu escudo, porém já era tarde, Zico estava cansado e fragilizado por enfrentar denuncias caluniosas que fizeram até a sua família.

Zico então fez o que acreditou que devia fazer, proteger sua família deste monstro incontrolável que se tornou o Clube de Regatas Flamengo, capaz de tentar destruir seu maior ídolo, o Deus Rubro-Negro. Desejo sorte ao Zico, siga sua vida em paz, pois você merece. Lamento não poder fazer mais nada além destas letras que mando aqui no blog, pois você, Zico, era a esperança de tempos novos ao Flamengo, a esperança de toda uma nação, que sempre o apoiou (excluo aqueles que se dizem rubro-negros mas são incapazes de enxergar um palmo a frente do nariz para o inferno político que é o Flamengo).

Ao dirigentes, incluo Patrícia Amorim, Hélio Ferraz, Capitão Léo, e ex-dirigentes, como Delair Dumbrosck e seu lamentável filho, sem excluir Márcio Braga e Kleber Leite, eu escrevo: Lamentem muito o que fizeram com Zico agora, pois a torcida está contrariada, e ao contrário do que os senhores pensam o Flamengo é muito maior que os sócios do clubinho de sede no Rio de Janeiro. E agora tratem de reerguer o clube desta crise politica que vocês colocaram, e que culminou no sacrifício de Zico, pregado na cruz por seus ditos "aliados" em fazer o Flamengo grande de novo.

Ficarei de luto de 7 dias em minha coluna, não como protesto, mas por respeito a um grande ídolo que foi crucificado junto a bandeira rubro-negra. Peço perdão ao amigo Estrela Solitária, pois combinávamos escrever um tópico em conjunto sobre o clássico deste fim de semana (aliás se quiser publicar o texto que está escrevendo fique a vontade, pois está ficando muito bom) e peço que os torcedores rubro-negros e leitores da COLUNA DO ZECA URUBU entendam esse luto.


Apesar de não contarmos mais com Zico como diretor de futebol a campanha tem que continuar, pois sempre teremos Zico conosco Nação Rubro-Negra."

Ps.: Acho triste um clube ser refém de uma cartolagem antiga e retrograda.