Antes de iniciar o tópico, gostaria de me desculpar por não estar conseguindo manter o blog atualizado com uma frequência maior, pois os estudos para concursos estão me tomando muito tempo. Mas não deixei de acompanhar os jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. E ao contrário do que muitos pensam e comentam, não acho que o Brasileirão já está definido entre 4 equipes (Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Santos), mas em pelo menos 6 equipes (Internacional e Botafogo, e com a possibilidade de o Grêmio também entrar na briga). Então resolvi separar o Brasileirão por 4 grupos: os que lutam pelo título e pelas vagas da Libertadores; os que lutam por vagas na Libertadores e Copa Sul-Americana; os que lutam contra o rebaixamento e por vagas na Copa Sul-Americana; e os que fogem do rebaixamento.
- Grupo 1: Equipes que lutam pelo título e por vagas na Copa Libertadores:
Neste grande grupo (o maior dos 4 grupos) estão na briga pelo título e por vagas na libertadores, o Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Santos, Internacional e Botafogo. Santos e Internacional só almejam o título, já que estão classificados para a Copa Libertadores da América (Campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América 2010, respectivamente), o primeiro tem a ambição de conquistar a tríplice coroa e o segundo pode desistir da briga por querer priorizar o mundial de clubes. Das seis equipes listadas a que tem a (teoricamente) tabela mais fácil pela frente é o Corinthians, porém o Corinthians vem mal neste returno, tendo campanha melhor apenas que o Botafogo, dos listados acima. Já o Fluminense é quem tem a tabela mais complicada nesta reta final, porém é a que tem vários confrontos diretos, que possibilita uma arrancada ao título, mas assim como o Corinthians, faz um returno abaixo do esperado, e com o departamento médico cheio, talvez não tenha pernas o suficientes para melhorar o ritmo. No returno está a frente de Botafogo e Corinthians, dos citados no grupo, apenas. O Botafogo é o franco-atirador do grupo, pois está (atualmente) fora da zona da libertadores e longe da briga do título, como não há nada a perder, pode ousar mais, porém vem com uma fraca campanha no returno e não consegue ganhar, está empatando em excesso. O líder Cruzeiro, tem uma tabela fácil, mas pode se complicar em jogos chaves, como contra o Grêmio (fora de casa), Atlético - MG (clássico) e Corinthians (confronto direto), se passar bem por esses confrontos (lidera o returno junto ao Grêmio), deverá se sagrar campeão.
- Grupo 2: Equipes que lutam pela a vaga na Copa Libertadores e pela a vaga na Copa Sul-Americana:
Neste grupo as equipes ainda sonham com o título, mas somente o Grêmio que eu ainda vejo chances de chegar lá, por um caminho cheio de pedras, mas tem grandes chances, pois é o líder do returno, junto ao Cruzeiro e tem uma tabela difícil, mas que pode ser bem favorável, pois nas próximas 9 rodadas o Tricolor Imortal enfrentará 6 adversários que hoje estão a sua frente (quatro em casa e dois fora) e vitórias nestes confrontos lhe dará uma arrancada significativa. Nos demais (Atlético - PR, Palmeiras, São Paulo e Vasco) restam apenas a luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2011, quem ficar de fora ainda precisa se garantir na Copa Sul-Americana de 2011.
- Grupo 3: Equipes que lutam por vagas na Copa Sul-Americana e fogem do rebaixamento:
Neste grupo as equipes ainda precisam escapar do rebaixamento, com sérias ameaças a Avaí e Vitória, mas ainda alimentam a esperança de alcançar a Copa Sul-Americana. Destaque negativo deste grupo é a presença do atual campeão brasileiro, o Flamengo, que com uma campanha fraca, luta para fugir do rebaixamento. Ainda é cedo para apontar quem são os favoritos a conquistar vagas na Sul-Americana e quem cairá de rendimento, pois essas equipes são muito inconstantes em seu rendimento na competição. Tudo pode ocorrer.
- Grupo 4: Equipes que tentam fugir do rebaixamento:
Neste pequeno grupo (os 4 presentes no Z4) lutam, desesperadamente contra o rebaixamento. O Grêmio Prudente parece estar entregue e praticamente carimbou sua passagem rumo a segundona, parece não conseguir forças para reagir. O Goiás, que está em um ano muito fraco, parece ainda ter forças para lutar, mas não acredito que tenha o suficiente para a difícil tabela do clube esmeraldino. Grêmio Prudente e Goiás, para mim são os virtualmentes rebaixados. O Atlético - MG, parece ter encontrado em Dorival Júnior a força que necessitava para subir na tabela, acredito que possa ameaçar os postulantes do grupo anterior e que tem forças para isso, brigará até o fim. O Atlético - GO, está reagindo já tem um tempo, e pode logo figurar fora do Z4, acredito que dos que estão na zona da degola atualmente é o que tem as melhores condições para sair logo desta situação, é bom acompanhar, pois deve subir na tabela.
Mais a frente eu devo fazer minhas apostas para o título, Libertadores, Sul-Americana e últimos integrantes do Z4 (pois acredito que até lá - 34ª rodada - o Grêmio Prudente e Goiás já estarão rebaixados).