sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Copa Sul-Americana: Semi-Finais

Queria ter tido tempo de escrever esse tópico antes do início das semi-finais de ontem e anteontem, mas infelizmente não me sobrou tempo.

Assisti aos dois jogos, Goiás 0 x 1 Palmeiras e LDU 3 x 2 Independiente, e vi que nada está decidido. Os vencedores estão em vantagem, isso ficou claro, mas 90 minutos é tempo suficiente para que a vantagem desapareça.
  • Goiás x Palmeiras:
Mesmo antes da partida de quarta-feira, acreditava que o Palmeiras era amplo favorito para o confronto, porém após o jogo percebi que esse favoritismo não é tão amplo assim, pois as duas equipes se equipararam quanto ao futebol apresentado, um futebol limitado a bolas paradas e a um jogador apenas, de um lado o Marcos Assumpção e do outro Rafael Moura. Foram 90 minutos de futebol sem criatividade e de muitas bolas paradas, que foi decidido num lance de bola rolando, num chute calibradissímo de Marcos Assumpção, um belo gol de um dos melhores finalizadores de meia distância em atuação no Brasil. No final do jogo, com o Goiás pressionando e o Palmeiras retraído e segurando o resultado, saiu um gol que foi anulado, e muito bem anulado, onde jogadores do Goiás, apesar de não tocarem na bola, participam do lance ao deslocar o goleiro, se aproveitando de um posicionamento ilegal. O bandeirinha acertou na invalidação do gol. Neste momento ocorreu o que há de mais feio no futebol brasileiro, a falta de educação da torcida, com uma chuva de rádios a pilha resolveu protestar contra a decisão, acertada, da arbitragem em anular o gol. O Goiás deve sim ser punido neste caso com a perda de mando de campo por um tempo em competições sul-americanas, inclusive se classificar para a final da competição. Se essa última possibilidade ocorrer deverá servir para que o torcedor esmeraldino aprenda que suas ações no estádio limitam-se a assistir a partida, a apoiar e/ou cobrar sua equipe e respeitar os torcedores adversários. Infelizmente em Goiânia essa falta de educação do torcedor esmeraldino tem sido muito comum.

Para o próximo jogo, em São Pulo, o Palmeiras tem uma boa vantagem, a do empate, mas terá que encarar a boa campanha que o Goiás tem feito fora de casa, nesta competição. O jogo ainda está em aberto, as duas equipes estão num mesmo nível de futebol apresentado, e a não ser que Valdivia jogue (a partida toda), não vejo nenhum jogador com capacidade técnica para mudar o rumo de uma partida, praticamente perdida (ou seja, não há um gênio em campo) mesmo com Marcos Assumpção acertando tudo que é chute, e Rafael Moura fazendo a diferença no ataque goiano.
  • LDU x Independiente:
Para este confronto eu esperava um massacre, na partida na altitude de Quito, da equipe da LDU, porém vi um Independiente bem postado em campo e que soube reagir quando parecia que receberia um baile, mais um da boa equipe que na altitude vira um "Santos de Pelé". Na partida de ontem, em Quito, o primeiro tempo foi como tem sido a regra dos jogos na altitude, com a LDU em dificuldades e o adversário travando o jogo para perder de pouco, ou até empatar. Mesmo assim neste panorama, a LDU conseguiu achar um gol, em mais um chute de fora da área, que em altitudes normais de prática de futebol não ganharia a velocidade nem a direção que tomou, um golaço, que a altitude acaba facilitando de ocorrer. No segundo tempo, o início foi como eu esperava, a LDU foi para cima e começou a golear, marcando mais um, dois gols em 10 minutos, pois todo time que os enfrenta em Quito fica meio morto no segundo tempo, mas aí que o Independiente fez o que não se imaginava, partiu para cima. Até pensei que com essa saída ao ataque fosse desespero e poderia ser o espaço que a LDU queria, porém o Independiente foi cirúrgico e marcou dois gols em mais 10 minutos, deixando a partida tensa para ambas as equipes, enquanto uma temia levar o empate a outra travava o jogo evitando tomar mais um gol. Apesar do respeito mútuo após o resultado, que se estenderia até o fim, o jogo não foi truncado e sim bem jogado e emocionante.

Agora serão mais 90 minutos em Avellaneda e a vaga está em aberta. Não sei quem será o vencedor deste confronto, acreditava que a LDU era a favorita para chegar a final, pois é uma boa equipe e se vale muito de jogar na altitude para massacrar os rivais, e como isso não ocorreu ontem a disputa está acirrada. Pelo futebol jogado nestas primeiras partidas da semi-final me levam a acreditar que os favoritos ao título saíram deste confronto entre os times do Equador e da Argentina.

Minha aposta de classificados para a final: Palmeiras e LDU.

2 comentários:

  1. Caro leonardo tambem escrevo em um blog e acho
    tambem que o goias podevirar essa vantagem do palmeiras meu blog o (cartola fc league)blog
    no qual faço parte com as informaçoes de futebol
    entrevistou Luis felipe Scollari ou simplesmente
    Felipão gostaria que vc visitasse meu blog evisse a materia que escrevi com relaçao ao jogo
    da sul-americana palmeiras x goias hj mais tarde
    irei fazer um resumo do que pode acontecer entre
    guarani e flamengo abraços amigo.

    ResponderExcluir
  2. opa esqueci de dar o link do blog desculpe o link e esse www.cartolafcleague.blogspot.com

    ResponderExcluir