sábado, 11 de dezembro de 2010

Copa Sul-Americana: Independiente Campeão! E a maior vergonha que já vi em uma transmissão nacional.

Uma grande final, fizeram Goiás e Independiente, as duas partidas foram muito boas de se ver. O prazer em assistir só não foi maior pela deplorável transmissão do Sportv, que ao contrário da Band, fez o impensável: torceu contra!

Por um lado é bom ver uma grande potencia do futebol sul-americano recuperar o caminho das glórias, porém por outro lado é ruim ver a equipe brasileira, como o Goiás, perder a oportunidade ímpar de conquistar um título internacional inédito ao clube. Queria poder escrever que outras oportunidades virão, mas a clubes como o Goiás talvez essa tenha sido sua única chance. Espero estar errado.

Na primeira partida o Goiás dominou amplamente o Independiente e venceu com autoridade, pena que não foi um placar mais elástico, apenas 2 x 0 (o que já era um resultado fantástico). Na segunda partida ocorreu de o Goiás demonstrar nos primeiros 45 minutos de jogo o futebol que o rebaixou para a segunda divisão do futebol brasileiro, com chutões e desespero (talvez uma pitada de intimidação frente a inflamada torcida argentina). No segundo tempo e nas duas prorrogações, o Goiás dominou a partida, a ponto de calar a torcida argentina (fato esse completamente incomum, já que os argentinos não param  de cantar, principalmente contra uma equipe brasileira), porém não conseguiu transformar essa superioridade em gols, com isso levando a partida para os penaltis. E infelizmente nos penaltis, que é uma mescla de treino e sorte, não deu para o Goiás e sagrando o Independiente (o Rey de Copas) campeão da Copa Sul-Americana.

O mais triste não foi ver o título argentino e a perda "injusta" do Goiás, mas sim a transmissão mais anti-nacionalista que eu já presenciei (um pouco mais o que foi a Copa do Mundo, onde a Globo e a mídia havia brigado com o técnico da seleção e ficou torcendo contra na Copa). Primeiramente a Globo "esqueceu" que tinha um time brasileiro na final da Copa Sul-Americana e não transmitiu em rede nacional as duas partidas da grande final. Segundo, no canal a cabo Sportv, canal da rede Globosat, transmitiu o jogo fazendo links com a torcida gremista, sem o Grêmio estar em campo, que torcia contra o Goiás, pois o resultado negativo do clube goiano favorecia a classificação para a Libertadores da América do clube gaúcho. No caso da torcida é de se entender que torçam contra, atitude que eu reprovo, pois tem interesse em ver seu time do coração disputando a maior competição continental do ano que vem. No caso do Sportv é vergonhoso a atitude tomada, não havia links com a torcida esmeraldina, apenas com os tricolores gaúchos, numa clara declaração de que apoiavam o time argentino na final, eu me senti com vergonha da transmissão que eu via, a minha sorte é que neste ponto a Band, que também transmitia o jogo para todo o país, fazia uma transmissão completamente nacionalista, como se deve ser nos eventos internacionais, torciam para o Goiás, independentemente de quem poderia ir para a Libertadores, afinal era uma final internacional com um clube brasileiro em campo.

No fim do jogo que classificou o Goiás para a final o goleiro Harley, super empolgado, disse as seguintes palavras: "Agora o Goiás é o Brasil na final da Sul-Americana!" Por mais que possamos excluir os gremistas e flamenguistas, que tinham interesse no fracasso do esmeraldino, o Brasil é muito maior que ambos. Porém para infelicidade do goleiro goiano havia quem não concordá-se com ele na maior emissora do país, a Rede Globo de Televisão, e na quarta-feira o que se viu, e quem viu (pois a Globo não transmitiu para todo o país), foi uma transmissão altamente tendenciosa e anti-nacionalista. Definitivamente, ficou claro que se não pertence ao interesse "global" não faz parte do país. Chega de nos empurrarem esta vergonha de transmissões, tanto esportivas quanto políticas!

Perguntas retóricas: "Se fosse o Palmeiras na final da Copa Sul-Americana, deixaria a Globo de transmitir em rede nacional?" e "Se fosse o Palmeiras na final da Copa Sul-Americana, existiria os links com os vídeos ao vivo da torcida do Grêmio?" Respondam em seus comentários, e não se esqueçam de se perguntarem se é isso que deveria se chamar de "informar" o telespectador? 
Parabéns ao Independiente pelo título. Mas não deixo de dar parabéns também ao Goiás, que enfrentou tudo e a todos para chegar a essa final e honrar sua torcida e o futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário