quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Copa Libertadores da América 2010: Agora é para valer!

Começou a Copa Libertadores a América, a fase de pré-libertadores já está para encerrar (só falta o segundo jogo entre Emelec e Newel's Old Boys), e os grupos começaram ontem, mas quem são os favoritos em cada grupo?

Grupo 1:

É o grupo do Corinthians, que aliás é tido como um dos grupos mais difíceis desta primeira fase, Cerro Porteño, Independiente Medellín e Racing - URU. É um grupo em que todos não tem uma grande tradição no torneio, mas são equipes bem montadas e equilibradas. Vejo um certo favoritismo dos brasileiros por conta dos astros do futebol que estão no time (Ronaldo e Roberto Carlos), mas não sei até onde isso irá influênciar, é bom ficar atento a como os adversários irão se comportar contra o Ronaldo, afinal eles não serão tão corteses quanto os jogadores do futebol brasileiro. Como segunda força no grupo eu vejo o time paraguaio, pois vem de uma boa campanha no ano passado, conquistando o título nacional e chegando a semi-finais da Copa Sul-Americana, quando foi derrotado pelo Fluminense, busca fazer uma boa campanha para conseguir uma das 6 vagas dos melhores segundos colocados, tem como destaque o atacante César "El Tigre" Ramírez, que está em boa forma. O Independiente Medellín não deve aprontar nesta libertadores, apesar de contar com o bom goleiro da seleção paraguaia, Aldo Bobadilla, não tem um ataque muito confiável, deve disputar com o Racing o terceiro posto. O Racing do Uruguai é o mais fraco candidato deste grupo, está estreiando na libertadores e é, o que consideramos, um time pequeno da capital Montevidéu, mas como no futebol é sempre bom estar de olho nestes confrontos "fáceis", pois com certeza a raça uruguaia estará em campo.

Grupo 2:

É o grupo do São Paulo, Once Caldas, Monterrey e Nacional - PAR. O São Paulo é o grande favorito a ficar com a primeira colocação, pois tem tradição, experiência e talento a sua disposição, mas ainda falta encaixar o time, jogadores como Cléber Santana, Marcelinho Paraíba, Cicinho, Alex Silva e Rodrigo Souto ainda precisam se entrosar com o grupo e o técnico Ricardo Gomes tem que achar uma maneira de colocar todos para jogar como equipe, o fato de estar num grupo considerado fraco pode favorecer os tricolores, mas é sempre bom lembrar que o São Paulo ultimamente não tem feito uma boa primeira fase (2008 e 2009) e neste ano só o primeiro tem classificação garantida. O Once Caldas deverá travar uma briga com o Monterrey pela posição de segunda força do grupo, e o fato de já ter um título na competição (2004) favorece os colombianos, o time vem jogando com bons lançamentos e ótima troca de passes de primeira no ataque (pode dar trabalho). O Monterrey, atual campeão nacional mexicano, vem com um elenco muito forte, mas a perda de Humberto Suazo, que foi para Europa, pode fragilizar o ataque, com isso o clube buscou Val Baiano para tentar suprir essa possível carencia de gols, pesa contra o fato do clube parecer não estar dando a devida importância a competição, irá estreiar com um time misto contra o São Paulo. O Nacional do Paraguai é de longe o time mais fraco do grupo, é tido como um América - RJ da capital Assunção, o segundo time de todos, mas o primeiro de nenhum, apesar de ser o atual campeão paraguaio.

Grupo 3:

É o grupo do atual campeão da libertadores, o Estudiantes de La Plata, que para mim é um dos principais favoritos ao título deste ano. Além do campeão o grupo conta com o Alianza Lima, Juan Aurich e Bolivar. Neste grupo o Estudiante deve passear fácil, o nível das outras equipes são muito baixos comparados ao nível doa argentinos, que ainda contam com Verón, que faz a diferença. O Alianza Lima não deverá fazer diferente das outras libertadores que tem frequentado, deve ficar apenas na fase de grupo e brigar para não ser o último do grupo. O Juan Aurich é candidato a brigar pela segunda colocação, mas ainda inexperiente em torneios internacionais pode ficar de fora mesmo que consiga a segunda colocação. O Bolivar conta com grande parte do elenco serem de jogadores da seleção boliviana, porém a seleção não vem bem, e com isso o nível do Bolivar deve ser baixo, deve brigar para ser segundo, mas sem classificar para a segunda fase. Acredito que este é um grupo que só classificará o primeiro colocado.

Grupo 4:

De todos os grupos da libertadores acredito que este seja o mais fraco de todos, composto por Lanus, Libertad, Blooming e Universitário. O Lanus, da Argentina, é a meu ver o time mais fracos entre os argentinos, e deve enfretar dificuldades para tentar uma classificação para a segunda fase, deve brigar para ser o segundo do grupo. O Libertad, do Paraguai, é o time mais capacitado deste grupo, deve conquistar a liderança sem muitas dificuldades, mas por se tratar de um time jovem pode pecar pela inexperiência. O Blooming é o melhor time entre os bolivianos porém isso não que dizer nada em termos continentais, é um time muito impreciso no ataque, deve brigar pela segunda posição com o Lanus. O Universitário, do Peru, é o time mais fraco deste grupo, não montou uma boa equipe e vem de resultados ruins no nacional (derrota para o rival Allianza Lima), deve ser o saco de pancadas do grupo.

Grupo 5:

Grupo do Internacional, Deportivo Quito, Cerro - URU e Emelec ou Newel's Old Boys. O Internacional deve se confirmar como o favorito ao primeiro lugar no grupo, tem o melhor elenco, futebol envolvente e raça digna dos argentinos do elenco (D'Alessandro e Güiñazu), deve atropelar os outros integrantes do grupo. O Deportivo Quito é um time de um campo só, deve dar algum trabalho somente em seus domínios, por contar com o fator da altitude elevada, vai brigar pela segunda posição no grupo. O Cerro, do Uruguai, é um time em ascenção na América do Sul, fez uma boa Copa Sul-Americana de 2009, deve lutar pela segunda colocação junto ao Deportivo Quito. O time que vir do confronto Emelec/Newel's Old Boys não deverá dar muito trabalho aos outros concorrentes, atingindo no máximo o terceiro lugar no grupo.

Grupo 6:

É o grupo do campeão argentino de 2009, o Banfield, que terá como adversários o Nacional, do Uruguai, o Morelia, do México, e o Deportivo Cuenca, do Equador. O Banfield participará pela terceira vez do torneio continental, após um título inédito conquistado no ano passado, o torneio apertura da Argentina, mas já não está tão forte como estava ao conquistar o título, pois perdera o seu artilheiros para o Velez, mas poderá complicar por ter um sistema defensivo muito forte, deve ser a segunda força do grupo. O Nacional de Montevideu está em evidência no futebol uruguaio, desde a decadência do Peñarol, mas vive um momento complicado no continente por não ter um aporte financeiro que lhe permita formar um bom time para a libertadores, mesmo assim é um time que sempre complica para os adversários, como no ano passado em que foi eliminado nas semi-finais perante o Estudiantes, após passar pelo Palmeiras nas quartas, deve ser a primeira força do grupo. O Morelia, do México, está em um ótimo momento e tem entre os seus destaques o atacante Borgetti, deve embolar o grupo na luta por um das vagas para a segunda fase, mas deve ficar de fora. O Deportivo Cuenca é um time "pequeno" do Equador que tem incomodado bastante os grandes, vem em uma crescente tanto no âmbito nacional quanto no continental, no ano passado chegou a derrotar o Boca Juniors na primeira fase, passando para a segunda fase, mas fora eliminado pelo Caracas, deve esquentar a briga pela segunda posição, mas não passareá disso.

Grupo 7:

É o grupo do Vélez Sarsfield, da Argentina, Cruzeiro, do Brasil, Colo Colo, do Chile, e Deportivo Itália, da Venezuela. É de longe o grupo mais forte da primeira fase, o conhecido como "grupo da morte", deverá ter os melhores confrontos desta fase. O Vélez Sarsfield tem uma equipe que joga ofensivamente, mas com poucas opções para compor a defesa, isso pode complicar com o caminhar da competição, deve entrar forte na briga pelo primeiro lugar do grupo. Assim como os argentinos, o Cruzeiro, atual vice-campeão, chega forte a competição, com um dos contra-ataques mais fatais do continente, mantém um jogo rápido e envolvente, mas também sofre com a falta de opções para compor a defesa, com menos problemas que o Vélez, deve disputar a primeira posição. O Colo Colo, do Chile, que tem tido nos últimos dois anos a infelicidade de cair num grupo muito forte, e esse ano não foi diferente, apesar de ter uma equipe forte, liderada por Macnelly Torres, é o azarão na luta pelas duas primeiras posições, mas derá muito trabalho e pode surpreender. O Deportivo Itália, da Venezuela, é o time mais fraco deste grupo, mesmo assim é um dos mais fortes do futebol venezuelano, no máximo conseguirá retirar pontos de um dos três favoritos as vagas, deve ficar em último no grupo.

Grupo 8:

É o grupo do Flamengo, Univerdidad de Chile, Universidad Católica e Caracas. É o segundo grupo mais forte da competição, mantendo-se equilibrado nas quatro equipes. O Flamengo é o amplo favorito ao primeiro lugar, pois conta com um elenco que já joga junto há algum tempo e que já tiveram experiência na libertadores, ainda conta com o Imperador Adriano e o meia Dejan Petkovic. O Universidad de Chile é um time que vem com uma experiência recente de enfrentar times brasileiros em competições continentais, ano passado enfrentou quatro (Cruzeiro, Grêmio, Fluminense e Internacional), tem em seu gol a sua maior relíquia, o goleiro Miguel Pinto, considerado o melhor do continente em 2009, deve brigar forte pela segunda posição no gupo. O Universidad Católica é um time muito bom, porém tem "amarelado" na hora de decidir, deve brigar pela segunda posição até a última rodada, mas deve ficar de fora. O Caracas é o time da Venezuela com mais experiência e capacidade de seguir longe na libertadores, cada vez mais têm surpreendido e chegado mais longe, ano passado chegou as quartas e foi eliminado pelo Grêmio no critério de gols fora de casa, será a sua sétima participação seguida, deverá brigar forte pela segunda posição do grupo, junto a Univesidad de Chile e Universidad Católica.

Com isso a Copa Libertadores da América de 2010, apesar de não contar com os grandes argentinos, será muito disputado e ao contrário do que estão analisando os brasileiros não são tão favoritos assim, acho que estão atrás do Estudiantes, atual campeão.

Ps.: Descupem-me por estar postando pouco, pois estou estudando em meu tempo livre, mas farei o máximo para manter o Blog atualizado. Sobre a libertadores volta a falar ao final da primeira fase, analisando os confrontos. Já os estaduais, tentarei postar pelo menos os clássicos, sei que estou devendo (Palmeiras x Corinthians, São Paulo x Santos, Flamengo x Fluminense, Grêmio x Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário