quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasileirão 2010: A briga esquenta - da 20ª a 29ª rodada.

Antes de iniciar o tópico, gostaria de me desculpar por não estar conseguindo manter o blog atualizado com uma frequência maior, pois os estudos para concursos estão me tomando muito tempo. Mas não deixei de acompanhar os jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. E ao contrário do que muitos pensam e comentam, não acho que o Brasileirão já está definido entre 4 equipes (Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Santos), mas em pelo menos 6 equipes (Internacional e Botafogo, e com a possibilidade de o Grêmio também entrar na briga). Então resolvi separar o Brasileirão por 4 grupos: os que lutam pelo título e pelas vagas da Libertadores; os que lutam por vagas na Libertadores e Copa Sul-Americana; os que lutam contra o rebaixamento e por vagas na Copa Sul-Americana; e os que fogem do rebaixamento.

  • Grupo 1: Equipes que lutam pelo título e por vagas na Copa Libertadores:
Neste grande grupo (o maior dos 4 grupos) estão na briga pelo título e por vagas na libertadores, o Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Santos, Internacional e Botafogo. Santos e Internacional só almejam o título, já que estão classificados para a Copa Libertadores da América (Campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América 2010, respectivamente), o primeiro tem a ambição de conquistar a tríplice coroa e o segundo pode desistir da briga por querer priorizar o mundial de clubes. Das seis equipes listadas a que tem a (teoricamente) tabela mais fácil pela frente é o Corinthians, porém o Corinthians vem mal neste returno, tendo campanha melhor apenas que o Botafogo, dos listados acima. Já o Fluminense é quem tem a tabela mais complicada nesta reta final, porém é a que tem vários confrontos diretos, que possibilita uma arrancada ao título, mas assim como o Corinthians, faz um returno abaixo do esperado, e com o departamento médico cheio, talvez não tenha pernas o suficientes para melhorar o ritmo. No returno está a frente de Botafogo e Corinthians, dos citados no grupo, apenas. O Botafogo é o franco-atirador do grupo, pois está (atualmente) fora da zona da libertadores e longe da briga do título, como não há nada a perder, pode ousar mais, porém vem com uma fraca campanha no returno e não consegue ganhar, está empatando em excesso. O líder Cruzeiro, tem uma tabela fácil, mas pode se complicar em jogos chaves, como contra o Grêmio (fora de casa), Atlético - MG (clássico) e Corinthians (confronto direto), se passar bem por esses confrontos (lidera o returno junto ao Grêmio), deverá se sagrar campeão.
  • Grupo 2: Equipes que lutam pela a vaga na Copa Libertadores e pela a vaga na Copa Sul-Americana:
Neste grupo as equipes ainda sonham com o título, mas somente o Grêmio que eu ainda vejo chances de chegar lá, por um caminho cheio de pedras, mas tem grandes chances, pois é o líder do returno, junto ao Cruzeiro e tem uma tabela difícil, mas que pode ser bem favorável, pois nas próximas 9 rodadas o Tricolor Imortal enfrentará 6 adversários que hoje estão a sua frente (quatro em casa e dois fora) e vitórias nestes confrontos lhe dará uma arrancada significativa. Nos demais (Atlético - PR, Palmeiras, São Paulo e Vasco) restam apenas a luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2011, quem ficar de fora ainda precisa se garantir na Copa Sul-Americana de 2011.
  • Grupo 3: Equipes que lutam por vagas na Copa Sul-Americana e fogem do rebaixamento:
Neste grupo as equipes ainda precisam escapar do rebaixamento, com sérias ameaças a Avaí e Vitória, mas ainda alimentam a esperança de alcançar a Copa Sul-Americana. Destaque negativo deste grupo é a presença do atual campeão brasileiro, o Flamengo, que com uma campanha fraca, luta para fugir do rebaixamento. Ainda é cedo para apontar quem são os favoritos a conquistar vagas na Sul-Americana e quem cairá de rendimento, pois essas equipes são muito inconstantes em seu rendimento na competição. Tudo pode ocorrer.
  • Grupo 4: Equipes que tentam fugir do rebaixamento:
Neste pequeno grupo (os 4 presentes no Z4) lutam, desesperadamente contra o rebaixamento. O Grêmio Prudente parece estar entregue e praticamente carimbou sua passagem rumo a segundona, parece não conseguir forças para reagir. O Goiás, que está em um ano muito fraco, parece ainda ter forças para lutar, mas não acredito que tenha o suficiente para a difícil tabela do clube esmeraldino. Grêmio Prudente e Goiás, para mim são os virtualmentes rebaixados. O Atlético - MG, parece ter encontrado em Dorival Júnior a força que necessitava para subir na tabela, acredito que possa ameaçar os postulantes do grupo anterior e que tem forças para isso, brigará até o fim. O Atlético - GO, está reagindo já tem um tempo, e pode logo figurar fora do Z4, acredito que dos que estão na zona da degola atualmente é o que tem as melhores condições para sair logo desta situação, é bom acompanhar, pois deve subir na tabela.

Mais a frente eu devo fazer minhas apostas para o título, Libertadores, Sul-Americana e últimos integrantes do Z4 (pois acredito que até lá - 34ª rodada - o Grêmio Prudente e Goiás já estarão rebaixados).

10 comentários:

  1. PATCH,

    Você tá louco em achar que o Grêmio têm alguma chance de ser campeão, o título está entre os 4 primeiros e só. Acredito que dará Cruzeiro! Quanto ao mengão eu concordo contigo, está dificil e ficaremos fora inclusive da Copa Sul- Americana.

    ResponderExcluir
  2. COncordo que o Grêmio atravessa um bom momento mas sou GRêmista e Briga pelo g-3 até sim mas Titulo ta meio dificil acordamos tarde.

    ResponderExcluir
  3. Fala PATCH !!!
    Bom queria dizer que só discordo de vc quando diz que o Grêmio é candidato ao titulo.
    No mais sua analise é bem condizente com que o campeonato apresenta.
    Vejo o meu time, Cruzeiro, um pouco a frente dos concorrentes. E explico: está acontecendo fenomeno ccontrario no toca esse ano: na reta final tem jogadores vltando ao time e não saindo. Como acontece com Flu e timão !!!
    abraços !!!

    ResponderExcluir
  4. grêmio é libertadores ou sul americana...cruzeiro sobe na hora certa,mas,ainda não há como afirmar!

    ResponderExcluir
  5. Bela análise, Patch. Concordo com os demais comentários que o Grêmio e Botafogo, principalmente o primeiro, possuem belas chances de conseguir uma vaga na libertadores, mas é só isso.

    Quanto à análise do meu Cruzeirão, concordo plenamente. Caso consiga bons resultados contra o Grêmio, pAtlético e Corinthians (sonho aqui com 7 pontos), seria bastante improvável não faturar o BI.

    Abs e entendo bem quão árdua é a vida de concurseiro.

    ResponderExcluir
  6. Ola blogueiro. Parabéns por mais um post de qualidade. Concordo com suas opiniões em gênero, número e grau. Acredito que a disputa pelo título será definida nas últimas ou na última rodada. []s

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. AFF, ele não disse em lugar nenhum que o grêmio tinha chances de ser campeão.

    ResponderExcluir
  9. Grêmio chegar na libertadores, depende apenas de si próprio vencer os duelos vindouros. E, tendo em vista que o Grêmio já venceu Corínthians (quando esse era líder) e Cruzeiro (que hoje é líder), não se pode duvidar que possa vencer todos os outros jogos, daqui pra frente. Já o título, depende do Grêmio e do acaso: O Grêmio precisa vencer todos os próximos jogos, e ainda contar com que os resultados dos outros jogos sejam favoráveis. Grêmio candidato ao título, sim. Mas é uma questão de MUITA sorte. Se entrar na LA, já será uma grande vitória, já que o time estava na zona do rebaixamento há poucas semanas atrás. Mas...Se acontecer (o que é muitíssimo improvável), vai entrar pra história. É difícil, mas possível.

    ResponderExcluir
  10. FLUZÃO Ê Ô FLUZÃO Ê Ô

    ResponderExcluir