sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Copa Sul - Americana: Final - Goiás x Independiente

Uma final inesperada! E não tenho por que dizer o contrário. Todos estão certos em dizer que ninguém dava nada ao Goiás nem ao Independiente. A final "lógica" seria entre Palmeiras e LDU, porém o futebol é ilógico e adora aprontar gratas surpresas ao longo das competições (principalmente nas fases de Mata-Mata).

O Goiás conseguiu fazer o que faltou no primeiro jogo, armar jogadas. No segundo jogo tivemos algo além das jogadas de bola parada, ao menos do lado do Goiás. As jogadas do Palmeiras de bola parada com o Marcos Assumção foram bem marcadas pelos esmeraldinos, evitaram de fazer faltas próximas a grande área e não o deixaram livre para arriscar chutes de fora da área. Com isso o Palmeiras ficou completamente dominado pelo time goiano, e o Felipão parecia não ter opções para mudar o panorama do jogo. Com o domínio do Goiás a classificação foi completamente justa, o time que apresentou o melhor futebol das duas partidas segue em frente. Em seu ano de queda a segundona, no campeonato brasileiro, o Goiás faz história, ao chegar a final de uma competição internacional.

O Independiente deu mostras que é a equipe favorita no confronto final. Jogou muito bem na altitude de Quito e dominou a partida em Avellaneda. Não apresentou um futebol envolvente, o que não é tradição do clube, e sim um futebol de muita vontade e raça, envolvendo a LDU na marcação e evitando que o time "de altitude" não conseguisse impor seu estilo de jogo, na primeira partida. Em Avellaneda, com o estádio completamente lotado, com seus torcedores cantando desde o primeiro minuto, fazendo uma tremenda festa, os "El Diablos" infernizaram a vida dos equatorianos, não deixando que a LDU respirasse, e controlando a partida do início ao fim, sem se arriscar muito para não deixar espaços perigosos ao adversário. Foram melhores nos 180 minutos jogados e conquistaram a classificação para a final, o que não ocorre desde 1995 (em competições continentais).

Os jogos finais irão ferver, pois ambas as equipes buscam esse título (inédito) e a classificação a Copa Libertadores da América de 2011. Ao Goiás seria o primeiro título internacional, seria o título de maior importância em sua história e talvez seja a única chance de conquistar um título dessa proporção, com isso a equipe goiana irá lutar com todas suas forças para chegar a essa conquista. Ao Independiente seria um retorno ao cenário sul-americano, pois desde 1995 não assombra mais os adversários em competições continentais, pois é o maior ganhador da Libertadores (7 conquistas), da Supercopa da Libertadores (2 conquistas, ao lado do Cruzeiro) e da Copa Interamericana (3 conquistas, disputada entre o vencedor da Libertadores e o vencedor da Copa dos Campeões da CONCACAF), além de ter dois títulos mundiais. Esse possível retorno as glórias sul-americanas é o combustível necessário para a equipe de Avellaneda.
Mais uma vez a rivalidade Argentina x Brasil decide um título sul-americano. Minha torcida: Goiás. Minha aposta: Independiente.

4 comentários:

  1. Belo poster teu relacioanando o Esmeraldino Central e tb O Independiente , dois meros candidatos que chegaram com méritos na grande final sulamericana e que se Deus quizer Sera Noço
    representante Brasileiro noço querido Goiás o
    Campeão .

    Saudações Esmeraldina da região Norte
    " ASS : TANCREDO

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto!
    Eu acho que ganhará Independiente já que seu forte jogo atual mais sua interminável história tornam-se uma grande vantagem.
    No entanto, a façanha do Goiás no Pacaembu será inesquecível.
    Espero boas finais!
    Saudações!
    Sebastián, de Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo comentário.

    Sou torcedor do Goiás.Meu segundo time por assim dizer, é o Palmeiras, entretanto como sou bairrista, sou mais fâ do Goiás. Realmente não acreditava na Vitória do Góias, embora a quisesse muito, visto que o time não tem um título de expressão Nacional, e muito menos internacional.

    Acredito que estes dois jogos serão bem disputados. O Góias jogará com toda a garra dos seus jogadores, pois acredito, que para eles um título na altura do campeonato será de grande valor para a carreira deles.

    Estarei torcendo muito, e sonho com este título.

    Espero que consigamos o título.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Parabens me ispiro em vc pra fazer me bolg muito bom entrem:http//torcidamirimudia.blogspot.com

    ResponderExcluir