segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entregar o jogo... isto acontece?

Antes de mais nada, gostaria de dizer que meu time nada disputa no Brasileirão 2010 nem está envolvido nestas polêmicas, então minha visão deste assunto é uma visão de fora. Talvez por isso esteja isenta de clubismo.

Não queria comentar nada sobre o brasileirão até o seu desfecho final, porém vi tanta "asneira" na TV nos jornais esportivos que não resisti a vir aqui e escrever sobre este assunto.

Entregar jogo... isto acontece? Sim, acontece! Mas no futebol profissional? Pode ser. Muitos estão afirmando que time A amoleceu para time B para prejudicar time C, que pontos corridos é ruim por isso e por aquilo. Besteira! Tudo isso é para desviar os focos de insatisfação.

Quando é que um time que está disputando o título enfrentará outro que nada disputa entrará em campo sem motivação? Se o time que disputa o título (neste ano Fluminense, Corinthians e Cruzeiro) não vencer seus adversários já sem chances, foi pura falta de competência. O que fala da falta de esportividade dos clubes para prejudicar os rivais é absurdo! Vamos ilustrar bem. Neste ano, Corinthians empatou com o Vitória na ante-penúltima rodada, sendo que o time baiano está lutando para sair do rebaixamento. Comentários sobre o resultado, Corinthians não conseguiu vencer um adversário fraco, mas motivado. Na penúltima rodada o Cruzeiro venceu o Flamengo, que lutava contra o rebaixamento. Comentários sobre o resultado, Cruzeiro foi forte e confirmou seu favoritismo. Não houve o porque se falar de entregar o jogo porque os dois times, nos dois jogos, tinham interesse em um resultado positivo. Agora falam que São Paulo e Palmeiras facilitaram a vida do Fluminense, pois este que é líder do campeonato por mais tempo neste campeonato venceu seus adversários.

Acho absurdo falarem que o líder de um campeonato, após 37 rodadas, não pode vencer, com autoridade de líder, os rivais estaduais de outro pretendente ao título. É uma discussão passional, não ideológica. O que tem que se combater é os torcedores pedirem isto a seus times, pois isso é o mesmo que aceitar um político corrupto, mas que rouba menos que os outros. É forjar resultados!

Não estou dizendo que não há entrega de jogo, mas acho interessante, que depois de 8 campeonatos brasileiros, disputado em pontos corridos, somente nestes últimos dois tenham dado uma tremenda atenção a isso. Será por que nestes dois últimos (2009 e 2010) os títulos não devam ir para o estado de São Paulo? Essa pergunta sobre a entrega de jogo já ocorreu muito outras vezes,  mas sempre pelos seus torcedores (como em 2008, os gremistas reclamaram) nunca pela imprensa nacional. Agora é de se pensar, onde fica localizada a imprensa nacional esportiva? Em São Paulo! Aí vemos a Band, Globo, Sportv e ESPN Brasil levantarem bandeiras contra este tipo de ação, somente nos últimos 2 campeonatos.

O mais engraçado é que, se um time que nada disputa no campeonato ganha de um candidato ao título, aí não teve entrega, mas sim mala branca! Estou cansado deste tipo de falsa reportagem, embasada em opiniões passionais de jornalistas tendenciosos, como Juca Kfouri, André Risek, José Ilan, Paulo César Vasconselos, Renato Maurício Prado, Paulo Vinícius Coelho, etc. Adoro as cronicas e análises de todos eles, mas quando diz respeito a este tipo de comentário, de desmerecer as capacidades de um campeão brasileiro (ano passado Flamengo, neste possivelmente Fluminense) é de dar enjoo.

Imaginem só se o Fluminense e Corinthians não ganhem seus jogos e o Cruzeiro ganhe do Palmeiras, aí dirão que o Cruzeiro foi campeão porque o Palmeiras entregou? E o não comprimento de seus deveres em seus jogos, não conta? Sei que é absurdo este tipo de indagação. E só uma pergunta a imprensa paulista: Se há entrega de jogo nesta reta final, porque ninguém fala do jogo Corinthians e Vasco? Será que o Vasco é menos rival do Fluminense do que Palmeiras e São Paulo são do Corinthians? Como diria o saudoso personagem do comediante/ator Francisco Ferreira Milani, Pedro Pedreira: Tem a ata de assinatura de entrega do jogo assinado pelo presidente das duas equipes? "Então não me venha com xurumelas!"
Este personagem era ótimo!

5 comentários:

  1. A REALIDADE É SÓ UMA.

    ESSE PAPO DE ENTREGADA É DESCULPA DE MAL PERDEDOR!
    SE CADA TIME TIVESSE FEITO A SUA PARTE DESDE O INICIO NÃO ESTAVA HAVENDO ESSAS DISCUSSÕES.

    UM ABRAÇO!!!!!

    CONFIRA TB O BLOG MAIS COMPLETO DO TORCEDOR ALVINEGRO: http://vozaodecoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o Seu comentário e tambem com a colocação do amigo acima.

    Este papo de entrega é desculpa. Se o corinthias não tivesse empatado com o vitória por exemplo, não precisaria preocupar com os resultados do Flu.

    Acho bem mais disputado o campeonato por pontos corridos, pois o título vai para o melhor, para aquele que mais investiu.

    Apesar de ser Goias de coração, e Palmeiras, não posso culpar o estilo de campeonato pela queda do Goias, foi apenas um reflexo de uma pessima administração que roubou os cofres esmeraldinos.
    Da mesma maneira não posso reclamar pelo palmeiras não ter conquistado ao menos uma vaga na libertadores, o time do Palmeira é simplesmente ridículo, não existem substitutos para os jogadores, o time tem apenas 1 atacante (que se preze), como um time destes quer ser campeão brasileiro?

    Qualquer um dos três que ganhar merecerá a vitória, entretanto devo dizer que preferiria que fosse o cruzeiro.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. vamos parar com esse papo de entrega,o nome da moda é delivery...rsrsrs yo no creo en brujas,pero qui las hay,las hay....

    ResponderExcluir
  4. PATCH,

    Já cansei desta discussão sem sentido para justificar o próprio fracasso... no ano passado tentaram manchar o título do Mengão, agora o fazem de novo com o possível título do tricolor carioca... é complicado!

    Deixem de inventar disculpas e olhem para seus devidos erros!

    Zeca Urubu

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir