terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mundial de Clubes da FIFA: Mazembe na Final!

Mazembe derrota o Internacional e está na final do Mundial de Clubes da FIFA! Impressionante! Mais uma vez o futebol nos apresenta o dito "impossível". Essa vai para a galeria de grandes partidas do futebol mundial, assim como o Vasco 4 x 3 Palmeiras em 2000, Liverpool 3 x 3 Milan em 2005, Intarnacional 1 x 0 Barcelona em 2006, América do México 3 x 0 Flamengo em 2008, Flamengo 5 x 3 Fluminense em 2010, e outros grandes momentos do futebol, com partidas incríveis em que vimos o "impossível" acontecer.

O jogo de hoje vimos que o Internacional foi um pouco soberbo, displicente, nervoso e sem sorte, porém nada disso tira o mérito do Mazembe, que ao contrário de quase todos estão analisando, foi superior ao Internacional e dominou a partida. Não podemos condicionar o domínio de um jogo a simples posse de bola (o que facilita o domínio, mas não o define). Domínio do jogo é quando a equipe tem o controle dos acontecimentos, e isso o Internacional não teve em toda a partida.

O primeiro tempo o Internacional, apesar de nervoso, foi mais ofensivo, buscou mais o gol, mas esbarrou em Kidiaba (goleiro congolês) e na força física dos africanos, que não ficaram só atrás, tinham uma propósta de jogo, atrair o adversário e abrir espaços para realizar os rápidos contra-ataques, caso que já ocorreu ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o Internacional se lançou ao ataque, desesperado para fazer o gol e apesar da maior posse de bola, se descuidou mais ainda na defesa, o que gerou o contra-ataque que terminou no gol de Kabangu, que dominou lindamente e teve um espaço enorme para posicionar o corpo, escolher o canto e fazer um golaço (candidato a gol mais bonito do mundial). Após o gol, o desespero colorado transformou-se em descepção e desanimo, os jogadores seguiam tentando, até loucamente, mas era visível o abatimento a cada tentativa frustrada pelo intransponível goleiro Kidiaba, até que em mais outro contra-ataque (no fim do jogo totalizaram 12 chutes - sendo 7 a gol - do Mazembe, e não apenas dois como insiste o técnico Celso Roth, enquanto o Internacional chutou 23 vezes - sendo somente 6 a gol), de um lançamento do goleiro congolês, Kaluyituka recebeu e partiu para cima de Güiñazu, pedalou, abriu espaço e soltou a bomba para fazer outro golaço e derrubar os já incrédulos jogadores colorados e torcedores colorados que lotaram o Mohammed bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes), 2 x 0 foi o placar final.

Festa africana e descepção brasileira. O sonho do Bicampeonato mundial foi adiado, não por falhas do time colorado, mas sim por méritos do Mazembe, que controlou a partida desde o início e induziu o adversário lhe dar as brechas que precisava. Jogaram com inteligência, habilidade (afinal foram dois gols de habilidade) e disciplina tática, venceu quem jogou melhor, e foi o Mazembe.
Comemoração bem diferente essa do Kidiaba.

Um comentário: