quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mala branca? É diferente de mala preta?


Depois do jogo desta quarta-feira, Barueri x Flamengo, voltamos a velha discussão sobre a legalidade da mala branca. Para quem não sabe a mala branca é uma bonificação paga para uma equipe, para que esta vença outra equipe, pois o resultado interessa a outra. Não entrarei no mérito de quem foi que pagou a mala branca comentada pelos jogadores do Grêmio Barueri (Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Atlético - MG ou Palmeiras). Nem julgarei que isto tenha influência no resultado da partida (o Barueri foi superior ao Flamengo, e ponto).

Então, por que estou falando desta figura tão presente no futebol nacional? Como virou o assunto do momento, decidi que deveria colocar a minha opinião sobre essa prática. Afinal existe diferença entre a mala branca e a preta?

Alguns vão falar que é claro que existe, afinal a preta é dada para a equipe perder a partida, e a branca é para a equipe ganhar! Parece lógico, mas analisemos: Se existiu um canal para a tal prática (mala branca), o que impede de existir esse mesmo canal para a outra (mala preta)? Afinal, se analisarmos a tabela o próprio Barueri enfrentará o São Paulo e o Internacional, essas equipes podem começar a alegar que alguém pode estar dando uma mala preta para a equipe do Barueri, se é que não foi uma delas que tenha dado a tal mala branca inicialmente (afinal o acusado Cruzeiro alega que não estar envolvido), e com isso dá abertura para a desconfiança sobre a veracidade de vitórias destas equipes sobre o mesmo. Se a equipe aceitou o dinheiro na primeira (branca), o que impede de a equipe aceitar a segunda?

Eu acredito que tal prática só tem a desmanchar a imagem de um dos campeonatos brasileiros mais emocionantes de todos os tempo, e deixará um imenso ponto de interrogação sobre o campeão (assim como ficou o Corinthians em 2005). Acho essa prática imoral (branca ou preta) e desrespeito para com o torcedor, que é o mais prejudicado nesta situação, afinal, a diferença, embora pareça enorme, é bem tênue entre uma e outra prática. Sei que jogadores que tenham atraso salarial se submetam a essa sedução, mas quem confiará em jogadores como esse que se vendem a outra equipe para que façam o que já deveriam fazer? O que impede de no futuro esses mesmos jogadores, estando ou não em outras equipes, recebam dinheiro para fazer o contrário, por exemplo: basta que o goleiro do Barueri leve um gol defençável para entregar o jogo!

Sei que dizem que essa prática é comum e que todas as equipes o fazem, mas isso só faz com que o amor do torcedor pelo futebol diminua cada vez mais. E só para constar, mala branca ou preta, não deixa de ser corrupção, e por um país sem corrupção eu digo não a essa prática (seja na política ou no esporte).

Um comentário:

  1. Para quem quiser ouvir a entrevista do goleiro do Barueri, Renê, confirmando a mala branca e a abertura de receber mais:
    http://espnbrasil.terra.com.br/flamengo/post/84332_RENE+NAO+DISSE+A+VERDADE

    ResponderExcluir