terça-feira, 30 de março de 2010

Liga dos Campeões da Europa: Quartas de final

Chegaram as quartas de finais da Liga dos Campeões, e o que temos, um clássico francês e duas reedições de finais. Entre os oito finalistas temos dois estranhos no ninho e seis já gabaritados para esta fase, definidos nos seguintes confrontos: Lyon x Bordeaux; Bayern de Munique x Manchester United; Arsenal x Barcelona; Internacionale x CSKA Moscow.

  • Lyon x Bordeaux:

Os dois melhores times franceses dos últimos anos se enfrentam em uma possível tentativa de revanche do Lyon em cima de seu último algoz, o Bordeaux (que quebrou a série de títulos franceses seguidos do Lyon). Um clássico que deve pegar fogo na luta pela vaga na semi-final do maior torneio continental da Europa. O Lyon tem na base de seu time (Cris, Michel Bastos, Toulalan e Lisandro Lopez) uma equipe forte e equilibrada que pode chegar as semi-finais pela primeira vez. O Bordeaux vem liderando o campeonato nacional e com uma equipe bem compacta e equilibrada vem fazendo a diferença, mas na Liga dos Campeões a tradição pode pesar muito, e apesar de ter jogadores que se complementam (Henrique, Tremoulinas, Gourcuff, Plasil, Wendell e Gouffran), falta um pouco de experiência em fases avançadas de torneios como esse. Acredito que pela primeira vez o Lyon vá as semi-finais.

  • Bayern de Munique x Manchester United:

Reedição da final de 1999, na qual o clube inglês saiu vencedor. O Bayern de Munique quer desta vez eliminar o seu algoz de 99, e para isso fez uma grande reformulação em seu elenco, deixou o time mais jovem e desfez dos medalhões. O elenco tem como base os seguintes jogadores: Butt, Lahm, Van Buyten, Van Bommel, Ribery e Klose. O Manchester United está em um período de transição, em reformulação, assim como o adversário e tem em Rooney o grande jogador que pode decidir a qualquer momento, mas também tem uma equipe forte, em que seus principais jogadores são: Rooney, Van der Sar, Ferdinand, Nani e Scholes. Acredito que apesar de ter Rooney como craque a ser batido, o Manchester não conseguirá fazer frente ao Bayern de Munique, que têm jogado com muito equilíbrio e ainda tem melhores jogadores, atuando bem coletivamente, que seu adversário.

  • Arsenal x Barcelona:

Uma reedição da final da Liga dos Campeões da temporada de 2005/2006, na qual os espanhóis saíram vencedores. O Arsenal está mais uma vez com uma equipe muito bem organizada, e continua com um meio campo excelente (Fabregas, Nasri, Denilson e Ramsey) e ótimas peças de reposição (Rosicky, Eboué e Arshavin), seu único ponto fraco é o ataque, que necessita de melhores opções, desde a saída de Adebayor. O Barcelona, o time sensação do momento, diferente daquele liderado por Ronaldinho Gaúcho, é um time com um toque de bola envolvente e ofensivo, sem deixar de ser compacto na defesa, com uma espinha dorsal formada por: Puyol, Daniel Alves, Yaya Toure, Xavi, Messi e Ibrahimovic. Acredito que o Arsenal não será capaz de parar o forte time do Barcelona, que chegará mais uma vez a semi-final.

  • Internacionale x CSKA Moscow:

Este é, pelo menos no papel, o confronto mais desigual das quartas de finais, pois o Internacionale deve conquistar sua classificação sem maiores dificuldades, mas como o futebol nunca é completamente previsível, a zebra pode resolver dar uma passeada por Moscou. O Internacionale, que conta com a habilidade de Eto'o, a segurança de Júlio César e a genialidade de Sneijder, é um time muito bem armado defensivamente, mas que encontra dificuldades de enfrentar times bem fechados. O CSKA Moscow, que conta com o bom goleiro Akinfeev, o meia habilidoso Krasic e a velocidade de Odiah, é um time extremamente defensivo e que tem mostrado oportunismo nos contra-ataques. Acredito que o Internacionale não terá dificuldade em classificar para as semi-finais do torneio, o CSKA Moscow já foi bem longe na competição.

Dos oitos times restantes acredito que o favorito a ser campeão ainda é o Barcelona, pois não vejo outro time com capacidade de eliminar os espanhóis, que estão bem acima dos adversários. Mas acho que quem pode dificultar a vida do Barça é o Internacionale, caso eles se enfrentem nas semi-finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário