quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Brasileirão 2010: 16ª a 19ª Rodada - Fim do 1º Turno

O Furacão ressurgiu das cinzas em rodadas, saindo da 14ª posição e chagando a 7ª, e também tivemos as quedas de Ceará (7 posições) e do Avaí (8 posições). 4 rodadas em que tivemos as grandes campanhas de Santos, Atlético Paranaense, Internacional e Cruzeiro, os líderes Fluminense e Corinthians ainda estão desgarrados, porém a irregularidade na liderança permitiu que houvesse aproximação de 4 equipes (Internacional, Santos, Cruzeiro e Botafogo), e se seguir deste modo logo estarão com mais companhias na briga pela liderança da competição.

Na luta contra o rebaixamento alguns subiram (como Atlético - PR e São Paulo) e outros desceram (Ceará, Avaí, Vitória e Flamengo) e outros continuam na luta (Grêmio, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Grêmio Prudente e Goiás). Segue abaixo a análise das campanhas deste período:

  • Fluminense: Apesar de manter a liderança, e o título (pelo menos provisório) do 1º turno, o Fluminense apresenta uma pequena instabilidade com uma queda de rendimento nas últimas 4 rodadas, que podem significar o marco para a queda de rendimento (como o Palmeiras - 2009 - e Botafogo - 2006) ou apenas uma oscilação natural dos líderes do campeonato (como o Cruzeiro - 2003 - e o Corinthians - 2005). Conquistando 5 pontos dos 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,6% teve a 10º melhor campanha entre as rodadas 16 e 19. Tem que ficar atento aos desfalques recentes por contusão, como Emerson Sheik e Fred. Tende a continuar irregular até a próxima análise. Sem contar que a partir de agora não terá mais o Maracanã em seu favor.
  • Corinthians: Comemorou o seu centenário neste período, o que lhe rendeu um jogo adiado para outubro, este jogo (contra o Vasco) pode lhe dar a liderança do 1º turno, porém essa falta de jogo permitiu uma aproximação dos rivais abaixo na tabela, que podem incomodar durante a campanha. No momento parece estar mais equilibrado que o líder, pode reaver a liderança em breve, mas depende muito de como a equipe irá se portar na grande sequência de jogos até outubro. Conquistou 6 pontos de 9 possíveis, com um aproveitamento de 66,6%, e com a 9ª melhor campanha (ainda faltando um jogo) entre as rodadas 16 e 19.
  • Santos: Apesar de já estar garantido na Copa Libertadores da América, o Santos parece que ainda está com fome de títulos, e está buscando alcançar a liderança. A equipe superou rápido as ausências de Robinho, André, Wesley (vendidos) e Ganso (lesionado), também a eliminação da Copa Sul-Americana e a conquista do título da Copa do Brasil. Conquistando 10 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 4 gols, tendo marcado 6, chegando a melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada (ainda conta com um jogo adiado contra o Internacional). Com uma pequena falta de opções no elenco para suprir as ausências (o time hoje depende muito do talento de Neymar) pode se complicar nesta maratona de jogos que está por vir.
  • Internacional: Campeão da Copa Libertadores da América e classificado para o Mundial de Clubes, o Inter tem se mantido no embalo do título e vem subindo na tabela em busca do pelotão da liderança (ainda faltando um jogo contra o Santos, que foi adiado). Mas essa toada do título continental pode ser freiada por uma preferência pelo Mundial de Clubes da FIFA. Conquistando 10 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 4 gols e 4 gols marcados, chegando a 2ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada.
  • Botafogo: Depois de uma incrível arrancada veio a redução de ritmo, mas esta redução foi pequena, só foi o suficiente para ser alcançado por Cruzeiro, Internacional e Santos, e ainda está na perseguição aos lideres do campeonatos. Conquistando 7 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 58,3%, e um saldo de 1 gol, e 4 gols marcados, chegando a 7ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Não será atingido pelo fechamento do Maracanã por mandar seus jogos no Engenhão, o que pode ser uma vantagem em relação ao líder (Fluminense), mas precisa sobreviver melhor sem o Maicossuel.
  • Cruzeiro: Com uma das melhores contratações do campeonato, o argentino Montillo, o Cruzeiro está caminhando a passos largos em direção a liderança. Conquistando 10 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 3 gols e 6 gols marcados, chegando a 3ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Tem sobrevivido muito bem sem o Mineirão, desde que passou a mandar seus jogos em Uberlândia, ao invés de Ipatinga, saltou de qualidade nas atuações (coincidência ou não). Deve continuar subindo na tabela.
  • Atlético - PR: Arrancada a zona de rebaixamento a próximo do G4, a campanha de reabilitação do Furacão nas últimas 5 rodadas lembrou a do Botafogo, analisada no tópico anterior, saltando da 16ª posição a 7ª. Conquistando 1o pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 3 gols e 5 gols marcados, chegando a 4ª melhor campanha neste período entre 16ª e 19ª rodada. Encontrou um jogador para dividir a responsabilidade de criação com Paulo Baier, o Branquinho, o que resultou neste salto de qualidade no time, somando-se ainda o talento do garoto Maikon Leite, parece ter elenco para suportar bem a maratona de jogos em setembro e início de outubro. Deve continuar no pelotão do meio da tabela.
  • Vasco: Time que possui o único treinador invicto do campeonato (Paulo César Guzmão participou de 18 rodadas do campeonato e não perdeu, falta o jogo adiado contra o Corinthians), não perde desde a 7ª rodada. Conquistando 5 pontos de 9 possíveis, com aproveitamento de 55,5%, saldo de 2 gols e 3 gols marcados, chegando a 11ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Assim como o Botafogo, não terá problemas em não contar com o Maracanã, pois mandará seus jogos em seu estádio, São Januário. Com a campanha invicta de seu técnico e a chegada de reforços de peso, nome e habilidade, tem crescido na competição, mas tem tido dificuldades em escalar todos seus grandes nomes contratados. Tende a se manter no meio da tabela.
  • Guarani: O campeão brasileiro de 1978, em seu retorno a elite do futebol brasileiro, vem fazendo uma boa campanha. Conquistando 7 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 58,3%, com saldo de 1 gol e 5 gols marcados, chegando a 7ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. A campanha regular que vem fazendo deve ser suficiente para não ser ameaçado pelo rebaixamento.
  • São Paulo: Já se começa a ouvir nos arredores do Morumbi o cântico: "O campeão voltou". Com uma bela subida na tabela de classificação, subiu 5 posições nestas últimas 4 rodadas, até justifica a empolgação da torcida, mas ainda precisa adquirir mais consistencia para justificar o cântico de sempre retornar. Conquistando 8 pontos em 12 disputados, chegando a um aproveitamento de 66,6%, com um saldo de 2 gols, chegando a 5ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Apesar do bom elenco, peca pela falta de laterais, que começa a ser sanada com a chegada de Ilsinho, mas tem que se esperar para ver o que vai dar.
  • Ceará: Com uma queda vertiginosa, mas já prevista aqui no blog, o Ceará queimou toda a gordura acumulada antes da Copa e começa a se aproximar da zona de rebaixamento. Conquistando 1 ponto em 12 possíveis, com um aproveitamento de 8,33%, com saldo negativo de 4 gols e 3 gols marcados, chegando a 18ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com uma queda de rendimento já estabelecida a tendência é continuar caindo, e caindo na realidade do Vozão neste ano de 2010: Brigar para fugir do rebaixamento.
  • Palmeiras: Além dos dois lideres, o Palmeiras foi o único que manteve a posição em relação a 15ª rodada. Mas isso não quer dizer que o Palmeiras teve o mesmo desempenho em relação a analise passada, pois, conquistando 4 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,3% (anterior era de 50%), com saldo negativo de 3 gols e 5 gols marcados, chegando a 14ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com um ataque até produtivo, mas uma defesa que vem falhando muito ultimamente, o Palmeiras parece ter entregue os pontos na competição, pois até o técnico já deu indícios que o foco é a Copa Sul-Americana, o Brasileirão é só para terminar o ano.
  • Avaí: Talvez a maior surpresa deste período do campeonato, pois vinha bem e fazendo uma campanha consistente na competição, mas de repente derrapou e caiu 8 posições na tabela (a maior queda do período). Conquistando 1 ponto de 12 possíveis, com um aproveitamento de 8,33%, com um saldo negativo de 3 gols e 3 gols marcados, chegando a 17ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com essa queda de rendimento o Avaí passa a dar uma grande importância a Copa Sul-Americana e passa a se preocupar com o Z4.
  • Flamengo: A queda de rendimento do campeão nacional causou a queda do, questionado, técnico Rogério Lourenço. Apesar de contar com a melhor defesa da competição, também conta com o pior ataque (inclusive o pior da história dos pontos corridos), o que ocasionou a descida na tabela de classificação, aproximando o Flamengo do Z4. Conquistando 2 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 16,6%, com um saldo negativo de 2 gols e apenas 1 gol marcado, chegando a 15ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. A troca de técnico ainda é recente, tem que se esperar para ver se o Flamengo irá reagir na competição ou se irá brigar para não cair.
  • Vitória: Ainda se recuperando da perda do título da Copa do Brasil e da eliminação da Copa Sul-Americana, o Vitória enfrenta a ressaca, da perda das duas competições, no campeonato brasileiro, que se não reagir logo poderá ser tarde demais. Conquistando 2 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 16,6%, com um saldo negativo de 4 gols e 3 gols marcados, chegando a 16ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Tem time para reagir, mas tem que deixar o passado recente para trás se não quiser encarar mais uma decepção no ano.
  • Grêmio: Saindo da escuridão, o Grêmio começa a reagir e a subir na tabela. O reforço do maior ídolo, Renato Gaúcho, da história tricolor parece começar a dar frutos. Conquistando 5 pontos de 12 possíveis (uma pequena melhora em relação a analise anterior), com um aproveitamento de 41,6%, com um saldo de 0 gols e 5 gols marcados, chegando a 12ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. A pequena reação foi só foi boa pela fraca campanha dos que estavam a frente, o que favoreceu a subida na tabela, mas parece estar encontrando forças em suas raízes para fortalecer essa reação, pode subir mais.
  • Atlético - MG: Inexplicável! Um time com o elenco do Atlético, com um técnico com a grife de Vanderlei Luxemburgo, e com o melhor CT do Brasil estar no Z4 desde antes da Copa do Mundo, e não dá sinais de que conseguirá sair desta situação. Conquistando 4 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,3%, com um saldo de 0 gols e 6 gols marcados, chegando a 13ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. As vezes parece que o Atlético esta atolado na areia movediça, tentando sair dela correndo, mas para sair não se pode mexer rápido demais, senão afunda mais, deve se mexer devagar e começar a subir mais de produção, pois é um time que toma muitas viradas de jogo, não sabe jogar com a vantagem e não está ciente, ainda, que a situação é complicada.
  • Atlético - GO: Elias, esse e o nome deste início de reação do Dragão goiano. Com uma forte pegada, a equipe que antes era saco de pancadas da competição começou a bater forte nos adversários, conquistando 7 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 58,3%, com um saldo de 5 gols e 10 gols marcados (o ataque mais produtivo do período), chegando a 6ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com a evolução da equipe e a boa fase de Elias, o Atlético - GO poderá sair em breve do Z4, mas ainda é necessário observar se essa breve reação não será fogo de palha ou descuido dos advesários em subestimar os goianos.
  • Grêmio Prudente: Após perder pontos por escalação irregular, o Grêmio Prudente caiu de produção e entrou de vez no Z4. Conquistando 1 ponto de 12 possíveis, com um aproveitamento de 8,33%, com um saldo negativo de 4 gols e 2 gols marcados, chegando a 19ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Está patinando nos erros que não cometeu no ano passado, parece ser candidato sério ao rebaixamento.
  • Goiás: O esmeraldino goiano está no fundo do poço, e segurando a lanterna. Após o fiasco no campeonato goiano, agora é um fiasco total no campeonato brasileiro. Não conquistou pontos neste período, um aproveitamento de 0%, com um saldo negativo de 11 gols (pior defesa da competição) e 2 gols marcados, tem a pior campanha no período entre a 16ª e a 19ª rodada, além da pior campanha do 1º turno. Se não aproveitar para que a Copa Sul-Americana dê um gás na competição nacional (assim como fez o Fluminense ano passado) fatalmente cairá para a segunda divisão.

A partir de agora, no 2º turno, analisarei o campeonato brasileiro de 2010 de 5 em 5 rodadas, para na 33ª rodada eu possa fazer minhas apostas para o fim da competição. Por enquanto acho que brigarão pelo título: Fluminense, Corinthians, Santos, Internacional, Botafogo e Cruzeiro. Brigarão por libertadores, além dos que brigam por título: Atlético - PR, Vasco e São Paulo. Por Copa Sul-Americana, além dos já citados: Guarani, Palmeiras, Avaí, Flamengo, Vitória, Grêmio, Atlético - GO e Atlético - MG. Brigarão para não cair: Goiás, Grêmio Prudente, Atlético - GO, Atlético - MG, Grêmio, Vitória, Ceará e Flamengo.

Veja como está ficando desenhado o campeonato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário