terça-feira, 24 de agosto de 2010

Brasileirão 2010: 12ª a 15ª Rodada

Fluminense e Corinthians, desgarrados, estão brigando pela liderança, mas é bom chamar a atenção para a arrancada do Botafogo. Foram 14 posições conquistadas nas últimas 4 rodadas, com 12 pontos conquistados, 100% de aproveitamento neste período, saiu da crise para brigar pelo campeonato em apenas 4 rodadas! É incrível essa arrancada, o problema agora é manter a toada. Se continuar logo se juntará aos líderes do campeonato.

Também é bom ressaltar que nestas 4 últimas rodadas as três melhores campanhas são do futebol carioca (Botafogo, Fluminense e Vasco, respectivamente). Segue abaixo as analises time a time deste período (12ª a 15ª rodada):
  • Fluminense: Atual líder do campeonato, invicto desde a 3ª rodada, o Fluminense vem com uma campanha consistente, em que marcou 10 pontos, em 12 possíveis, chegando a 83,33% de aproveitamento, com a segunda melhor campanha entre as rodadas 12ª e 15ª. Mantêm a regularidade de sempre somar pontos. Deve continuar na ponta.
  • Corinthians: Perdeu a liderança para o Fluminense, alterna bons e más atuações desde a saída de Mano Menezes, a entrada de Adilson Baptista ainda é recente e ele tem tentado manter o trabalho anterior, mas não sei se é o melhor a se fazer. Marcou 7 pontos, de 12 possíveis, chegando a 58,33% de aproveitamento, com a 4ª melhor campanha entre as rodadas 12ª e 15ª. Se não melhorar o rendimento tende a distanciar do consistente líder.
  • Botafogo: Incrível, gloriosa, a arrancada do Botafogo nessas últimas rodadas fez com que o glorioso time da estrela solitária saísse da 17ª colocação para a 3ª colocação, marcou todos os 12 pontos possíveis, 100% de aproveitamento, e a melhor campanha entre as rodadas 12ª e 15ª. O time ganhou corpo com as chegadas de Maicossuel e Jobson, criou elenco e tende a continuar subindo na tabela, de olho na briga da liderança.
  • Ceará: O Ceará continua colhendo os frutos da boa campanha feita no campeonato pré-copa, só voltou a vencer nesta última rodada, mas mesmo assim continua no G4. Com uma campanha de queda de rendimento, o 4º colocado do campeonato só conseguiu 4 pontos, dos 12 disputados, um aproveitamento de 33,33%, bem perto do que os que lutam para não cair estão fazendo. Tende a continuar a queda livre, a não ser que o novo técnico Mário Sérgio dê uma sacudida na equipe cearense.
  • Avaí: Campanha boa e equilibrada faz o Avaí, jogando um futebol ofensivo e bom de se acompanhar, mas têm sofrido ao jogar longe de seus domínios. Marcou 6 pontos, de 12 possíveis, chegando a um aproveitamento de 50%, o suficiente para se estabelecer na tabela na 5ª posição. Se acertar os jogos fora de seus domínios, irá dar trabalho no campeonato e subirá na tabela.
  • Santos: Voltando o foco para o campeonato brasileiro, após a conquista da Copa do Brasil, eliminação precoce da Copa Sul-Americana e o fico do Neymar, o Santos começa a mostrar que levará a competição a sério. Com um jogo a menos que os demais (menos Internacional) devido a final da Copa Libertadores, o Santos fez 6 dos 9 pontos possíveis, chegando a 66,67% de aproveitamento, campanha equivalente a do Vasco nessas últimas 4 rodadas. Tem tudo para crescer na competição, só depende se alguém mais irá sair na janela de transferências europeias.
  • Internacional: O atual campeão da Copa Libertadores ainda não retornou sua atenção para a competição nacional, jogou o último jogo com os reservas. Assim como o Santos, o Colorado tem um jogo a menos que os demais, mas só conquistou 2 pontos dos 9 possíveis, chegando a um aproveitamento de apenas 22,22%, tendo a 18ª melhor campanha, digna de rebaixado, porém ainda está acima na tabela, graças a boa campanha pré-final da Copa Libertadores.
  • Cruzeiro: Com uma campanha irregular, e sofrendo com o fato de jogar o campeonato sem casa (o Mineirão já está fechado para as obras da Copa do Mundo 2014), o Cruzeiro tem perdido seguidas chances de subir na tabela, o que lhe fez perder duas posições em relação a analise passada. Conquistou 5 pontos, dos 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,67%, com uma campanha de meio de tabela. É bom abrir o olho para não se aproximar da zona de rebaixamento e nem ficar longe dos lideres.
  • Vasco: Outro time que tem destaque nas últimas rodadas, o Vasco, desde a chegada do técnico Paulo César Gusmão, não perde desde a Copa do Mundo. Subiu, assim como na análise passada, mais 5 posições, ao conquistar 8 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 66,67%. A subida do Vasco, apesar de mais lenta que a do Botafogo, é mais longa, e mais sólida, tende a continuar subindo na tabela, ainda mais com o entrosamento do quarteto ofensivo aumentando.
  • Flamengo: Único carioca a cair de produção e de posição, o atual campeão brasileiro faz uma campanha discreta. Além de perder 2 posições, o Flamengo faz uma ridícula campanha no setor ofensivo, esse setor, aliás, é responsável por nenhum gol neste período (entre a 12ª e a 15ª rodada), salvo por Petkovic (que é meia) cobrando penalti. Conquistou 4 pontos, dos 21 possíveis, com um aproveitamento de 33,33%, aproveitamento digno de time rebaixado. Se não se cuidar, fizer algo de diferente (estreia de dupla ofensiva, troca de treinador) logo estará brigando para não cair, que é no mínimo uma vergonha para o atual campeão brasileiro.
  • Vitória: Vice-campeão da Copa do Brasil de 2010, está tentando se recuperar da perda do título com uma campanha boa no brasileirão, mas está muito inconstante, conquistou 6 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 50%, por isso está no meio da tabela. Precisa mostrar mais regularidade para conseguir ir mais alto na tabela, do contrário ficará no meio mesmo.
  • Palmeiras: Agora parece ter engrenado, Felipão aparenta ter colocado ordem na casa, pois nas últimas 4 rodadas a equipe alvi-verde não perdeu, mas ainda sim perdeu posições na tabela. Conquistou 6 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 50%, ainda é pouco pelo que pode apresentar em campo, mas pode ser "atrapalhado" pela Copa Sul-Americana, caso resolva dar atenção exclusiva a competição, e isso pode complicar sua campanha no Brasileirão.
  • Guarani: A equipe de Campinas procura, na competição, fugir do rebaixamento na competição. Para conseguir este feito basta a equipe atingir os 45 pontos, e se mantiver o aproveitamento de pontos que tem até o momento conseguirá. Nas últimas 4 rodadas conquistou 5 pontos, dos 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,67%, que se seguindo durante o campeonato será suficiente para escapar do rebaixamento.
  • Atlético - PR: A equipe paranaense vem fazendo uma campanha fraca, que aparenta estar correndo sério risco de rebaixamento, entra rodada, sai rodada, lá está o Atlético - PR entrando e saindo da zona de rebaixamento. Nas últimas 4 rodadas marcou 4 pontos, de 12 possíveis, um aproveitamento de 33,33%, que o credencia a lutar contra o rebaixamento, se não houver melhora.
  • São Paulo: Tricolor vem em queda de rendimento atrelado por uma crise que a tempos não tomava conta do clube do Morumbi, que corre riscos reais de rebaixamento a segunda divisão, e se isso não ocorrer, há grandes chances de ficar entre os que não disputarão a Copa Libertadores da América no ano que vem, e isso já é um rebaixamento as pretensões do tricolor paulista. Nas últimas 4 rodadas conquistou 5 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,67%, que o credencia a lutar contra o rebaixamento se não saírem da crise.
  • Grêmio Prudente: A queda na tabela seria menor se não tivesse perdido 3 pontos referente ao jogo contra o Flamengo no início do campeonato, em que escalou um jogador irregular e foi julgado recentemente. Fora isso o Grêmio Prudente conquistou 4 pontos (perdendo 3), de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,33%, que com a perda dos 3 pontos o credencia a lutar contra o rebaixamento.
  • Grêmio: Crise! Essa é a palavra forte no Grêmio. Depois de um ótimo início de ano, o tricolor gaúcho vive uma crise que os fizeram buscar auxilio de seu maior ídolo, Renato Gaúcho, para ser técnico do time. Nas últimas 4 rodadas conquistou 4 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,33%, que se não melhorar o destino é a segunda divisão pela 3ª vez.
  • Atlético - MG: Badalado! Elenco de estrela, técnico galático, tudo para lutar pelo título. Então o que há com o galo mineiro? Invés de lutar pelo título está na zona de rebaixamento. Nas últimas 4 rodadas conquistou apenas 3 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 25%, a 17ª melhor campanha, sem previsões de melhora, sem o Mineirão, desse jeito irá cair para a segunda divisão, mais uma vez.
  • Goiás: Os dois últimos do campeonato vem do estado de Goiás, e o esmeraldino goiano teve a pior campanha nas últimas 4 rodadas, conquistando apenas 1 ponto, com 8,33% de aproveitamento, se não houver uma reviravolta o Goiás estará com os dias contados na primeira divisão.
  • Atlético - GO: O segundo time goiano na zona de rebaixamento é o Atlético - GO, que continua segurando a lanterna do campeonato. Após um início de ano promissor, parece que o time goiano, depois de 2 acessos seguidos (Série C e B) deve ter seu primeiro decenso. Conquistou 3 pontos, de 12 possíveis, sem conquistar uma vitória sequer, com um aproveitamento de 25%. Dada a sequência do Dragão no campeonato, o rebaixamento é um futuro quase certo.
Que arrancada foi essa do Fogão!

Um comentário:

  1. PARABÉNS LEONARDO PELO BLOG E PELO POST!
    REALMENTE A ARRANCADA DO MEU FOGÃO FOI MUITO BOA, MAS PREVISTA. BOTAFOGO ANDOU TROPEÇANDO NO COMEÇO COM ALGUNS EMPATES BOBOS E COM ERROS DE ARBITRAGEM! PORÉM ESTÁ DE NOVO NA DISPUTA. ACRDITO QUE SÓ PARA LIBERTADORES. ESSE ANO SERÁ DIFICIL SEGURA FLUMINENSE!

    ACHO QUE ENCONTREI SEU ENDEREÇO NO BLOG DO LÉDIO CARMONA.

    TAMBÉM POSSUO UM BLOG MAS AINDA ESTÁ INICIANDO. DEPOIS SE PUDER DAR UMA OLHA. ESPERO QUE AINDA ESSA SEMANA EU ALTERE UM POUCO LAYOUT E COLOQUE ALGUNS POST. []S

    ResponderExcluir