segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Começam os estaduais: Campeonato Baiano

Ontem começou o Campeonato Baiano, e com um belo começo para os dois grandes baianos: Bahia e Vitória. Ambos devem rivalizar a final do estadual, mas nunca deve-se esquecer que os pequenos não estão jogando para cumprir tabela, e nas últimas edições quem deu trabalho foram Fluminense de Feira e Colo-Colo, e são os que eu acredito que podem dar algum trabalho aos grandes.

  • Vitória:

O sonho do tetra-campeonato estadual está bem vivo aos jogadores do Vitória neste ano, com quinze conquistas nas últimas 21 edições disputadas (contando a divisão do título de 1999 com o Bahia, na bizarra indefinição do local da partida final, comemorando-se um W.O. duplo). Essa hegemonia recente do rubro-negro baiano e a manutenção do time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro o fazem favorito no certame estadual. A figura do ídolo e capitão, o meia Ramon, é muito forte no elenco e com a torcida.

  • Bahia:

O maior vencedor da história do Campeonato Baiano, o Esporte Clube Bahia, busca recuperar o orgulho perdido, em jejum de títulos estaduais desde 2001, amarga a sombra do arqui-rival, que apesar de ser o recordista de títulos estaduais baiano, campeão brasileiro de 1988 e da Taça Brasil de 1959, o Bahia precisa urgentemente de um título para não chegar a "falência". Para isso a diretoria contratou o técnico Renato Gaúcho e tirou da aposentadoria o atacante pentacampeão Edílson, ídolo do arqui-rival (ótimo golpe de marketing, mas será que dá certo?). A esperança para este ano é de título no estadual e de acesso para a 1ª divisão do brasileiro.

  • Fluminense de Feira:

O tricolor de Feira de Santana é uma das equipes tradicionais e que invariavelmente fazem frente aos grandes da capital, apesar de não ganhar um título há 41 anos, ainda consegue chegar a fase final do estadual, derrubando o Bahia (hoje segunda força no estado) em diversas vezes. Busca neste estadual se reerguer para o patamar alcançado pelo vice-campeonato da Copa Nordeste de 2003 e o vice-campeonato baiano de 2002. Têm em sua equipe o artilheiro Clodoaldo, o "artilheiro musical", como referência.

  • Colo-Colo:

O último time a ser campeão baiano, fora o Vitória, em 2006, tenta repetir a grande campanha que lhe rendeu o título, mas com uma equipe de desconhecidos não deve dar muito trabalho aos grandes, mas pode aprontar alguma neste campeonato. O nome mais conhecido do time é Romário, mas não é o baixinho tetracampeão.

O título está em aberto, será que o Vitória será tetra? Dizem que é barbada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário