quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Copa do Brasil 2010: Santos Campeão!

Santos campeão da Copa do Brasil 2010! Confirmando o favoritismo e me fazendo errar a aposta. Porém acertei ao escrever que seriam dois jogos equilibrados, apesar de o primeiro o Santos ter jogado melhor, não soube aproveitar as chances criadas e ainda contou com a má performance ofensiva do Vitória, pois (tirando o Arouca) o Santos não conseguia tirar a bola do Vitória, e sim o Vitória que perdia todas elas para si mesmo.

Primeiro jogo poderia ter definido o campeão se o Santos fosse mais objetivo e não desperdiçasse tantas chances, por puro preciosismo. Santos foi melhor na Vila Belmiro, mas o Vitória, que foi mal ofensivamente, foi muito bem nos desarmes. O placar de 2 x 0 parecia ser capaz de ser revertido, mas...

O segundo jogo foi mais equilibrado, com chances dos dois lados, desarmes bem feitos de ambas as equipes, bolas na trave, gols perdidos, goleiros fazendo grandes defesas, ou seja um jogão. Santos mostrou personalidade e maturidade de cadenciar o jogo quando tinha a bola, esfriando os ímpetos do Vitória, o técnico Dorival Júnior mostrou que tem o time na mão, pois nas duas partidas substituiu bem (no primeiro jogo ao colocar Marquinhos no lugar de Ganso - loucura? - e ganhou um gol com isso), e nesta partida foi melhor que o técnico Ricardo Silva, que entupiu o time de atacantes e perdeu o meio campo para o Santos. Dorival Júnior acertou ao colocar Marquinhos (mais uma vez) no lugar de André, com essa substituição ganhou o meio campo do Vitória e cadenciou mais o jogo, e acertou também ao colocar o Marcel no lugar de Neymar, com isso quando a bola chegava ao ataque Marcel segurava o jogo na defesa adversária. A entrada de Rodriguinho no lugar de Robinho foi boa para segurar o jogo. Ricardo Silva errou ao tirar o meia Bida, que fazia um bom jogo, para colocar o atacante Adaílton, que nada fez e ainda perdeu todas as bolas que recebeu, a entrada de Renato no lugar de Ramon surtiu efeito ao ganhar a jogada aérea, mas perdeu as bolas paradas, que no final do jogo mostrou-se necessária. Mesmo assim o Vitória venceu a partida, 2 x 1, mas não foi o suficiente para conquistar o título da Copa do Brasil.

Santos fez por merecer em toda a competição, sempre marcando gols (em todos os jogos), fazendo um jogo ofensivo e com a marcação por pressão em todas as partidas, sempre impondo seu estilo de jogo aos adversários, e com os talentos reunidos de Neymar, Ganso e Robinho (que mostrou uma maturidade que não mostra em mais nenhum lugar, nem na seleção) fizeram o Brasil reviver o futebol bonito de se ver. O jogo bonito do Santos ganhou tudo até aqui no ano, será que seguirá assim neste segundo semestre?

O peixe engoliu o leão! Santos campeão!

Um comentário:

  1. muito bom saber que o santos ganho mais nao vai ficar assim o penarol o jogador bater na cara do do jogador do santos

    ResponderExcluir