sexta-feira, 3 de julho de 2009

Copa do Brasil: Corinthians Tri-Campeão

Nesta última quarta-feira o Corinthians provou que tem um time muito equilibrado e que se não tiver adversários a altura é favorito a conquistar a tríplice coroa. Quando Ronaldo foi para o Timão dizendo que ia para lá por causa do projeto que o Corinthians tinha para este ano, eu particularmente não tinha entendido. Pois o projeto seria a tríplice coroa? Ou seria a classificação para jogar Libertadores em seu centenário? Por que não acertar com o Flamengo, que além das competições que o Corinthians iria disputar, ainda tem uma Copa Sul-Americana para pleitear? Seria apenas financeiro?

Pois é, cheguei a pensar que esta última opção seria a única opção, mas me enganei, o Corinthians quer tudo neste ano, e o fato de não disputar a Sul-Americana pode deixá-lo livre para focar no Brasileirão 2009. A tríplice coroa é uma possível realidade para o Timão, afinal quais são os times que fariam frente a ele? São Paulo (tri-campeão brasileiro 06-07-08) não tem mais o mesmo comando e não tem mais um time incontestável, dificilmente fará frente; Palmeiras, principal rival paulista, está em reformulação e dificilmente pleiteará o título; Santos tem mais que se preocupar em não fazer feio no campeonato; Flamengo, se não mudar o comando, dificilmente disputará uma vaga na Libertadores (deve focar a Sul-Americana); Fluminense tá montando um super time, mas não consegue fazê-lo jogar ainda; Botafogo briga para não cair; Cruzeiro estará ocupado com a Libertadores deste ano e possivelmente com o mundial no fim do ano; Atlético Mineiro pode complicar, mas ainda tem que provar que pode ficar na ponta mais tempo; Grêmio, time esforçado e lutador, lutará por Libertadores; Internacional, principal rival na busca do título, tem que ficar atento a janela de transferências, brigará mais uma vez com o Corinthians pelo título; E os outros times não consigo imaginá-los brigando por nada mais que Copa Sul-Americana, no máximo uma vaga da Libertadores.

Quanto ao jogo, o Internacional entrou em campo determinado a fazer gols e deu espaços para o contra-ataque corinthiano. Resultado: André Santos (que mostrou porque roubou a vaga de Kléber na seleção) cruzou para Jorge Henrique, sim o baixinho, cabecear para abrir o placar no Beira-Rio. Nisso o colorado entrou em desespero, pois agora precisaria fazer não mais 2 gols e sim 4 gols, a missão que era difícil começava a ficar impossível. O trio ofensivo do Inter era quase inoperante, D'Alessandro só reclamava da arbitragem (presente do presidente do Colorado que criou esse clima para cima da arbitragem, seus jogadores estavam mais preocupados com a arbitragem do que jogar), Nilmar parecia ter esquecido seu futebol na África do Sul e Taison era o único que corria atrás do prejuízo, mas sem eficácia.

Com a vida facilitada pelo gol no início da partida, sobrou ao Corinthians apenas jogar no erro do adversário, ou seja nas costas de Bolivar (parecia a Via Dutra atrás dele), e desta maneira André Santos (que voltou melhor da seleção) aproveitou os espaços que tinha e invadiu a área na diagonal e chutou forte, depois de uma triangulação do ataque corinthiano, para fazer o segundo gol. Os torcedores colorados estavam incrédulos com o que viam em campo, o Corinthians dominava a partida e não parecia ser possível fazer nada, o Internacional estava entregue.

No segundo tempo o Corinthians foi administrar o resultado e o Inter queria reagir, e com o apoio de sua torcida, o técnico Tite resolveu colocar mais um atacante (Alexsandro) formando um quarteto ofensivo, que acabou dando certo. Alexsandro comandou a reação do time colorado ao fazer 2 gols no espaço de 4 minutos (primeiro lá para os 25 minutos do segundo tempo), sendo que neste meio tempo entre um gol e outro, Andrezinho perdeu um gol em que a bola passou rente a trave. Parecia que o Internacional iria reagir, pois se nos próximos dois minutos fizessem mais um gol, a partida pegaria fogo, foi então que surgiu Douglas (camisa 10 corinthiano), que empurrou seu companheiro de equipe, Cristian (que ia ser substituído por estar lesionado), no chão para que ganhassem mais algum tempo e tentando esfriar o jogo. Acredito que nem ele pensou que seria tão eficaz nisso. Os jogadores do Internacional viram o ocorrido e partiram para cima de Cristian, querendo que este levantasse e saísse de campo o mais rápido possível, mas o que eles conseguiram? A partida ficou parada por 6 minutos devido a confusão e D'Alessandro que estava muito exaltado na confusão foi expulso, e o que aconteceu com Douglas? Nada! O juiz não viu o empurrão que começou a confusão. D'Alessandro indignado partiu para cima do capitão corinthiano tentando levar um jogador adversário com ele, foi uma cena um tanto ridícula.

Depois da confusão o jogo continuou, mas as forças do Internacional, agora com um a menos, tinham se esvaído, o time tinha esfriado. Ainda teve a expulsão de Elias, do Corinthians, mas já não dava para fazer mais nada, o placar seguiria inalterado, 2 x 2.

Corinthians sagrou-se Tri-Campeão da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário