sexta-feira, 10 de julho de 2009

Copa Libertadores da América (Final): Análise do 1º jogo

Vou um pouco na contra-mão do que estão analisando a partida entre Estudiantes e Cruzeiro em La Plata. Acredito que o Cruzeiro conquistou um grande resultado em solo argentino, mas daí dizer que jogou bem, ou exagerando, melhor que o Estudiantes é ser cego, ou não quer ver que se não fosse esse aí em cima a Raposa teria sido massacrada. O Estudiantes foi melhor o jogo todo, o Cruzeiro mal criou, assumiu uma postura defensiva (o que não está errado) para sair no contra-ataque, mas não fez bem a primeira e muito menos a segunda parte do plano. A melhor chance do time celeste foi originado de erros do adversário, que contou com Kléber para errar junto.

Digo mais, não seria injustiça nenhuma se o jogo terminasse com vitória do Estudiantes. Mas o futebol nem sempre é justo dentro das 4 linhas. Sei que terá cruzeirense chorando falando que foi penalti em Wellington Paulista (que para mim não foi, e se tivesse sido nenhum juiz no mundo daria), mas quem foi prejudicado pela a arbitragem (que não foi mal) foi o Estudiantes, afinal, um penalti não marcado em Boselli (chega ser tosco o lance em que W. Paulista puxa ele dentro da área) e não puniu nenhum dos dois jogadores do Cruzeiro que deram cotoveladas em dois do Estudiantes (um deles o Verón), sendo que apenas no segundo foi marcada falta, e em ambos os lances os argentinos saíram de campo sangrando. Será que só os argentinos são violentos? Catimba só existe do outro lado do rio da Prata? Não, o Cruzeiro fez tudo aquilo que se espera do anti-jogo, bateu, provocou, catimbou e reclamou. "Mas o Kléber foi cassado em campo. E aquela joelhada nas costas de Schiavi?" Todos sabemos que Kléber não é santo, naquele lance, concordo que Schiavi deveria ter sido expulso, mas não se esqueçam que o Kléber (fazendo o que faz de melhor) se jogou em cima do adversário para cavar a falta (vendo o replay, achei que a falta foi dele). Também não entendi como que W. Paulista não levou um cartão vermelho, ele estava virando os braços todos os lances contra os argentinos (se fosse contra meu time de pelada, eu [ou outro qualquer do time] teria feito a mesma coisa que fez o Schiavi).

Se no jogo de volta o Cruzeiro não acertar a defesa (que deixou os argentinos o tempo todo na cara de Fábio) e sair para o ataque (coisa que terá que fazer) pode sim ser "surpreendido" no Mineirão e perder o título para os hermanos. Espero que o Cruzeiro ache o bom futebol das quartas e das semi-finais de volta, se não teremos que torcer para o Estudiantes esquecer, o grande futebol apresentado, na Argentina.


ABRE O OLHO RAPOSA!!!

Um comentário:

  1. O Cruzeiro tem tudo para conquistar o título no Mineirão. Só mesmoum desastre tira o caneco da Raposa. Oa argentinos terão que jogar com muita raça para tentar superar a técnica cruzeirense.

    ResponderExcluir