Este Blog nasceu da idéia de publicar a análise: "Quem foi melhor para o Flamengo: Obina ou Romário?", e aí eu gostei da idéia de manter um blog, que hoje já passa de um ano de ativado. Escreverei mais sobre futebol, mas tentarei dar algum espaço para os outros esportes.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Mundial de Clubes da FIFA: Internationale de Milão Campeã!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Mundial de Clubes da FIFA: Mazembe na Final!
sábado, 11 de dezembro de 2010
Copa Sul-Americana: Independiente Campeão! E a maior vergonha que já vi em uma transmissão nacional.
Na primeira partida o Goiás dominou amplamente o Independiente e venceu com autoridade, pena que não foi um placar mais elástico, apenas 2 x 0 (o que já era um resultado fantástico). Na segunda partida ocorreu de o Goiás demonstrar nos primeiros 45 minutos de jogo o futebol que o rebaixou para a segunda divisão do futebol brasileiro, com chutões e desespero (talvez uma pitada de intimidação frente a inflamada torcida argentina). No segundo tempo e nas duas prorrogações, o Goiás dominou a partida, a ponto de calar a torcida argentina (fato esse completamente incomum, já que os argentinos não param de cantar, principalmente contra uma equipe brasileira), porém não conseguiu transformar essa superioridade em gols, com isso levando a partida para os penaltis. E infelizmente nos penaltis, que é uma mescla de treino e sorte, não deu para o Goiás e sagrando o Independiente (o Rey de Copas) campeão da Copa Sul-Americana.
O mais triste não foi ver o título argentino e a perda "injusta" do Goiás, mas sim a transmissão mais anti-nacionalista que eu já presenciei (um pouco mais o que foi a Copa do Mundo, onde a Globo e a mídia havia brigado com o técnico da seleção e ficou torcendo contra na Copa). Primeiramente a Globo "esqueceu" que tinha um time brasileiro na final da Copa Sul-Americana e não transmitiu em rede nacional as duas partidas da grande final. Segundo, no canal a cabo Sportv, canal da rede Globosat, transmitiu o jogo fazendo links com a torcida gremista, sem o Grêmio estar em campo, que torcia contra o Goiás, pois o resultado negativo do clube goiano favorecia a classificação para a Libertadores da América do clube gaúcho. No caso da torcida é de se entender que torçam contra, atitude que eu reprovo, pois tem interesse em ver seu time do coração disputando a maior competição continental do ano que vem. No caso do Sportv é vergonhoso a atitude tomada, não havia links com a torcida esmeraldina, apenas com os tricolores gaúchos, numa clara declaração de que apoiavam o time argentino na final, eu me senti com vergonha da transmissão que eu via, a minha sorte é que neste ponto a Band, que também transmitia o jogo para todo o país, fazia uma transmissão completamente nacionalista, como se deve ser nos eventos internacionais, torciam para o Goiás, independentemente de quem poderia ir para a Libertadores, afinal era uma final internacional com um clube brasileiro em campo.
No fim do jogo que classificou o Goiás para a final o goleiro Harley, super empolgado, disse as seguintes palavras: "Agora o Goiás é o Brasil na final da Sul-Americana!" Por mais que possamos excluir os gremistas e flamenguistas, que tinham interesse no fracasso do esmeraldino, o Brasil é muito maior que ambos. Porém para infelicidade do goleiro goiano havia quem não concordá-se com ele na maior emissora do país, a Rede Globo de Televisão, e na quarta-feira o que se viu, e quem viu (pois a Globo não transmitiu para todo o país), foi uma transmissão altamente tendenciosa e anti-nacionalista. Definitivamente, ficou claro que se não pertence ao interesse "global" não faz parte do país. Chega de nos empurrarem esta vergonha de transmissões, tanto esportivas quanto políticas!
Perguntas retóricas: "Se fosse o Palmeiras na final da Copa Sul-Americana, deixaria a Globo de transmitir em rede nacional?" e "Se fosse o Palmeiras na final da Copa Sul-Americana, existiria os links com os vídeos ao vivo da torcida do Grêmio?" Respondam em seus comentários, e não se esqueçam de se perguntarem se é isso que deveria se chamar de "informar" o telespectador?
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Fluminense Tricampeão Brasileiro - 1970 - 1984 - 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Entregar o jogo... isto acontece?
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Copa Sul - Americana: Final - Goiás x Independiente
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Copa Sul-Americana: Semi-Finais
- Goiás x Palmeiras:
- LDU x Independiente:
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Campeonato Brasileiro 2010: Minhas apostas
- Campeão:
- Classificados para a Libertadores de 2011:
- Classificados para a Sul-Americana de 2011:
- Nada conquistarão:
- Rebaixados:
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Copa Sul-Americana 2010: Oitavas de Final
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Brasileirão 2010: A briga esquenta - da 20ª a 29ª rodada.
- Grupo 1: Equipes que lutam pelo título e por vagas na Copa Libertadores:
- Grupo 2: Equipes que lutam pela a vaga na Copa Libertadores e pela a vaga na Copa Sul-Americana:
- Grupo 3: Equipes que lutam por vagas na Copa Sul-Americana e fogem do rebaixamento:
- Grupo 4: Equipes que tentam fugir do rebaixamento:
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
A queda de Zico! Uma nação de luto!
Zico então fez o que acreditou que devia fazer, proteger sua família deste monstro incontrolável que se tornou o Clube de Regatas Flamengo, capaz de tentar destruir seu maior ídolo, o Deus Rubro-Negro. Desejo sorte ao Zico, siga sua vida em paz, pois você merece. Lamento não poder fazer mais nada além destas letras que mando aqui no blog, pois você, Zico, era a esperança de tempos novos ao Flamengo, a esperança de toda uma nação, que sempre o apoiou (excluo aqueles que se dizem rubro-negros mas são incapazes de enxergar um palmo a frente do nariz para o inferno político que é o Flamengo).
Ao dirigentes, incluo Patrícia Amorim, Hélio Ferraz, Capitão Léo, e ex-dirigentes, como Delair Dumbrosck e seu lamentável filho, sem excluir Márcio Braga e Kleber Leite, eu escrevo: Lamentem muito o que fizeram com Zico agora, pois a torcida está contrariada, e ao contrário do que os senhores pensam o Flamengo é muito maior que os sócios do clubinho de sede no Rio de Janeiro. E agora tratem de reerguer o clube desta crise politica que vocês colocaram, e que culminou no sacrifício de Zico, pregado na cruz por seus ditos "aliados" em fazer o Flamengo grande de novo.
Ficarei de luto de 7 dias em minha coluna, não como protesto, mas por respeito a um grande ídolo que foi crucificado junto a bandeira rubro-negra. Peço perdão ao amigo Estrela Solitária, pois combinávamos escrever um tópico em conjunto sobre o clássico deste fim de semana (aliás se quiser publicar o texto que está escrevendo fique a vontade, pois está ficando muito bom) e peço que os torcedores rubro-negros e leitores da COLUNA DO ZECA URUBU entendam esse luto.
Ps.: Acho triste um clube ser refém de uma cartolagem antiga e retrograda.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Queda em sua história: De Santos F. C. a Neymar F. C.
O que ele falou é importante repetir!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Brasileirão 2010: 16ª a 19ª Rodada - Fim do 1º Turno
Na luta contra o rebaixamento alguns subiram (como Atlético - PR e São Paulo) e outros desceram (Ceará, Avaí, Vitória e Flamengo) e outros continuam na luta (Grêmio, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Grêmio Prudente e Goiás). Segue abaixo a análise das campanhas deste período:
- Fluminense: Apesar de manter a liderança, e o título (pelo menos provisório) do 1º turno, o Fluminense apresenta uma pequena instabilidade com uma queda de rendimento nas últimas 4 rodadas, que podem significar o marco para a queda de rendimento (como o Palmeiras - 2009 - e Botafogo - 2006) ou apenas uma oscilação natural dos líderes do campeonato (como o Cruzeiro - 2003 - e o Corinthians - 2005). Conquistando 5 pontos dos 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,6% teve a 10º melhor campanha entre as rodadas 16 e 19. Tem que ficar atento aos desfalques recentes por contusão, como Emerson Sheik e Fred. Tende a continuar irregular até a próxima análise. Sem contar que a partir de agora não terá mais o Maracanã em seu favor.
- Corinthians: Comemorou o seu centenário neste período, o que lhe rendeu um jogo adiado para outubro, este jogo (contra o Vasco) pode lhe dar a liderança do 1º turno, porém essa falta de jogo permitiu uma aproximação dos rivais abaixo na tabela, que podem incomodar durante a campanha. No momento parece estar mais equilibrado que o líder, pode reaver a liderança em breve, mas depende muito de como a equipe irá se portar na grande sequência de jogos até outubro. Conquistou 6 pontos de 9 possíveis, com um aproveitamento de 66,6%, e com a 9ª melhor campanha (ainda faltando um jogo) entre as rodadas 16 e 19.
- Santos: Apesar de já estar garantido na Copa Libertadores da América, o Santos parece que ainda está com fome de títulos, e está buscando alcançar a liderança. A equipe superou rápido as ausências de Robinho, André, Wesley (vendidos) e Ganso (lesionado), também a eliminação da Copa Sul-Americana e a conquista do título da Copa do Brasil. Conquistando 10 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 4 gols, tendo marcado 6, chegando a melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada (ainda conta com um jogo adiado contra o Internacional). Com uma pequena falta de opções no elenco para suprir as ausências (o time hoje depende muito do talento de Neymar) pode se complicar nesta maratona de jogos que está por vir.
- Internacional: Campeão da Copa Libertadores da América e classificado para o Mundial de Clubes, o Inter tem se mantido no embalo do título e vem subindo na tabela em busca do pelotão da liderança (ainda faltando um jogo contra o Santos, que foi adiado). Mas essa toada do título continental pode ser freiada por uma preferência pelo Mundial de Clubes da FIFA. Conquistando 10 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 4 gols e 4 gols marcados, chegando a 2ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada.
- Botafogo: Depois de uma incrível arrancada veio a redução de ritmo, mas esta redução foi pequena, só foi o suficiente para ser alcançado por Cruzeiro, Internacional e Santos, e ainda está na perseguição aos lideres do campeonatos. Conquistando 7 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 58,3%, e um saldo de 1 gol, e 4 gols marcados, chegando a 7ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Não será atingido pelo fechamento do Maracanã por mandar seus jogos no Engenhão, o que pode ser uma vantagem em relação ao líder (Fluminense), mas precisa sobreviver melhor sem o Maicossuel.
- Cruzeiro: Com uma das melhores contratações do campeonato, o argentino Montillo, o Cruzeiro está caminhando a passos largos em direção a liderança. Conquistando 10 pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 3 gols e 6 gols marcados, chegando a 3ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Tem sobrevivido muito bem sem o Mineirão, desde que passou a mandar seus jogos em Uberlândia, ao invés de Ipatinga, saltou de qualidade nas atuações (coincidência ou não). Deve continuar subindo na tabela.
- Atlético - PR: Arrancada a zona de rebaixamento a próximo do G4, a campanha de reabilitação do Furacão nas últimas 5 rodadas lembrou a do Botafogo, analisada no tópico anterior, saltando da 16ª posição a 7ª. Conquistando 1o pontos em 12 possíveis, com um aproveitamento de 83,3%, e um saldo de 3 gols e 5 gols marcados, chegando a 4ª melhor campanha neste período entre 16ª e 19ª rodada. Encontrou um jogador para dividir a responsabilidade de criação com Paulo Baier, o Branquinho, o que resultou neste salto de qualidade no time, somando-se ainda o talento do garoto Maikon Leite, parece ter elenco para suportar bem a maratona de jogos em setembro e início de outubro. Deve continuar no pelotão do meio da tabela.
- Vasco: Time que possui o único treinador invicto do campeonato (Paulo César Guzmão participou de 18 rodadas do campeonato e não perdeu, falta o jogo adiado contra o Corinthians), não perde desde a 7ª rodada. Conquistando 5 pontos de 9 possíveis, com aproveitamento de 55,5%, saldo de 2 gols e 3 gols marcados, chegando a 11ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Assim como o Botafogo, não terá problemas em não contar com o Maracanã, pois mandará seus jogos em seu estádio, São Januário. Com a campanha invicta de seu técnico e a chegada de reforços de peso, nome e habilidade, tem crescido na competição, mas tem tido dificuldades em escalar todos seus grandes nomes contratados. Tende a se manter no meio da tabela.
- Guarani: O campeão brasileiro de 1978, em seu retorno a elite do futebol brasileiro, vem fazendo uma boa campanha. Conquistando 7 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 58,3%, com saldo de 1 gol e 5 gols marcados, chegando a 7ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. A campanha regular que vem fazendo deve ser suficiente para não ser ameaçado pelo rebaixamento.
- São Paulo: Já se começa a ouvir nos arredores do Morumbi o cântico: "O campeão voltou". Com uma bela subida na tabela de classificação, subiu 5 posições nestas últimas 4 rodadas, até justifica a empolgação da torcida, mas ainda precisa adquirir mais consistencia para justificar o cântico de sempre retornar. Conquistando 8 pontos em 12 disputados, chegando a um aproveitamento de 66,6%, com um saldo de 2 gols, chegando a 5ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Apesar do bom elenco, peca pela falta de laterais, que começa a ser sanada com a chegada de Ilsinho, mas tem que se esperar para ver o que vai dar.
- Ceará: Com uma queda vertiginosa, mas já prevista aqui no blog, o Ceará queimou toda a gordura acumulada antes da Copa e começa a se aproximar da zona de rebaixamento. Conquistando 1 ponto em 12 possíveis, com um aproveitamento de 8,33%, com saldo negativo de 4 gols e 3 gols marcados, chegando a 18ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com uma queda de rendimento já estabelecida a tendência é continuar caindo, e caindo na realidade do Vozão neste ano de 2010: Brigar para fugir do rebaixamento.
- Palmeiras: Além dos dois lideres, o Palmeiras foi o único que manteve a posição em relação a 15ª rodada. Mas isso não quer dizer que o Palmeiras teve o mesmo desempenho em relação a analise passada, pois, conquistando 4 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,3% (anterior era de 50%), com saldo negativo de 3 gols e 5 gols marcados, chegando a 14ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com um ataque até produtivo, mas uma defesa que vem falhando muito ultimamente, o Palmeiras parece ter entregue os pontos na competição, pois até o técnico já deu indícios que o foco é a Copa Sul-Americana, o Brasileirão é só para terminar o ano.
- Avaí: Talvez a maior surpresa deste período do campeonato, pois vinha bem e fazendo uma campanha consistente na competição, mas de repente derrapou e caiu 8 posições na tabela (a maior queda do período). Conquistando 1 ponto de 12 possíveis, com um aproveitamento de 8,33%, com um saldo negativo de 3 gols e 3 gols marcados, chegando a 17ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com essa queda de rendimento o Avaí passa a dar uma grande importância a Copa Sul-Americana e passa a se preocupar com o Z4.
- Flamengo: A queda de rendimento do campeão nacional causou a queda do, questionado, técnico Rogério Lourenço. Apesar de contar com a melhor defesa da competição, também conta com o pior ataque (inclusive o pior da história dos pontos corridos), o que ocasionou a descida na tabela de classificação, aproximando o Flamengo do Z4. Conquistando 2 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 16,6%, com um saldo negativo de 2 gols e apenas 1 gol marcado, chegando a 15ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. A troca de técnico ainda é recente, tem que se esperar para ver se o Flamengo irá reagir na competição ou se irá brigar para não cair.
- Vitória: Ainda se recuperando da perda do título da Copa do Brasil e da eliminação da Copa Sul-Americana, o Vitória enfrenta a ressaca, da perda das duas competições, no campeonato brasileiro, que se não reagir logo poderá ser tarde demais. Conquistando 2 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 16,6%, com um saldo negativo de 4 gols e 3 gols marcados, chegando a 16ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Tem time para reagir, mas tem que deixar o passado recente para trás se não quiser encarar mais uma decepção no ano.
- Grêmio: Saindo da escuridão, o Grêmio começa a reagir e a subir na tabela. O reforço do maior ídolo, Renato Gaúcho, da história tricolor parece começar a dar frutos. Conquistando 5 pontos de 12 possíveis (uma pequena melhora em relação a analise anterior), com um aproveitamento de 41,6%, com um saldo de 0 gols e 5 gols marcados, chegando a 12ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. A pequena reação foi só foi boa pela fraca campanha dos que estavam a frente, o que favoreceu a subida na tabela, mas parece estar encontrando forças em suas raízes para fortalecer essa reação, pode subir mais.
- Atlético - MG: Inexplicável! Um time com o elenco do Atlético, com um técnico com a grife de Vanderlei Luxemburgo, e com o melhor CT do Brasil estar no Z4 desde antes da Copa do Mundo, e não dá sinais de que conseguirá sair desta situação. Conquistando 4 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,3%, com um saldo de 0 gols e 6 gols marcados, chegando a 13ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. As vezes parece que o Atlético esta atolado na areia movediça, tentando sair dela correndo, mas para sair não se pode mexer rápido demais, senão afunda mais, deve se mexer devagar e começar a subir mais de produção, pois é um time que toma muitas viradas de jogo, não sabe jogar com a vantagem e não está ciente, ainda, que a situação é complicada.
- Atlético - GO: Elias, esse e o nome deste início de reação do Dragão goiano. Com uma forte pegada, a equipe que antes era saco de pancadas da competição começou a bater forte nos adversários, conquistando 7 pontos de 12 possíveis, com um aproveitamento de 58,3%, com um saldo de 5 gols e 10 gols marcados (o ataque mais produtivo do período), chegando a 6ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Com a evolução da equipe e a boa fase de Elias, o Atlético - GO poderá sair em breve do Z4, mas ainda é necessário observar se essa breve reação não será fogo de palha ou descuido dos advesários em subestimar os goianos.
- Grêmio Prudente: Após perder pontos por escalação irregular, o Grêmio Prudente caiu de produção e entrou de vez no Z4. Conquistando 1 ponto de 12 possíveis, com um aproveitamento de 8,33%, com um saldo negativo de 4 gols e 2 gols marcados, chegando a 19ª melhor campanha neste período entre a 16ª e a 19ª rodada. Está patinando nos erros que não cometeu no ano passado, parece ser candidato sério ao rebaixamento.
- Goiás: O esmeraldino goiano está no fundo do poço, e segurando a lanterna. Após o fiasco no campeonato goiano, agora é um fiasco total no campeonato brasileiro. Não conquistou pontos neste período, um aproveitamento de 0%, com um saldo negativo de 11 gols (pior defesa da competição) e 2 gols marcados, tem a pior campanha no período entre a 16ª e a 19ª rodada, além da pior campanha do 1º turno. Se não aproveitar para que a Copa Sul-Americana dê um gás na competição nacional (assim como fez o Fluminense ano passado) fatalmente cairá para a segunda divisão.
A partir de agora, no 2º turno, analisarei o campeonato brasileiro de 2010 de 5 em 5 rodadas, para na 33ª rodada eu possa fazer minhas apostas para o fim da competição. Por enquanto acho que brigarão pelo título: Fluminense, Corinthians, Santos, Internacional, Botafogo e Cruzeiro. Brigarão por libertadores, além dos que brigam por título: Atlético - PR, Vasco e São Paulo. Por Copa Sul-Americana, além dos já citados: Guarani, Palmeiras, Avaí, Flamengo, Vitória, Grêmio, Atlético - GO e Atlético - MG. Brigarão para não cair: Goiás, Grêmio Prudente, Atlético - GO, Atlético - MG, Grêmio, Vitória, Ceará e Flamengo.
Veja como está ficando desenhado o campeonato!
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Tópico nº 200: Racismo no Futebol?
Jorge Luís Andrade da Silva, mais conhecido como Andrade, ex-jogador (volante) e técnico, último campeão brasileiro e eleito o melhor técnico do Campeonato Brasileiro passado (2009), e está desempregado desde 23 de abril deste ano (2010), sem receber proposta alguma. Então eu pergunto: "Por que o melhor técnico do ano passado está desempregado? Seria caro para o mercado? Teria sido campeão por sorte? Teve um aproveitamento abaixo do esperado em sua última equipe? Seria por falta de experiência? Ou seria por ser negro?
Sei que a última pergunta pode parecer um tanto exagerada, mas não consigo chegar a outra conclusão, e explico porque! Mas primeiro vamos por partes, de uma pergunta em diante.
Por que o melhor técnico do ano passado está desempregado?
- Seria, Andrade, caro para o mercado brasileiro?
- Teria, Andrade, sorte em ser campeão brasileiro de 2009?
- Teve, Andrade, um aproveitamento abaixo do esperado em sua última equipe?
- Seria falta de experiência de Andrade como técnico?
- Seria por Andrade se negro?
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Brasileirão 2010: 12ª a 15ª Rodada
Também é bom ressaltar que nestas 4 últimas rodadas as três melhores campanhas são do futebol carioca (Botafogo, Fluminense e Vasco, respectivamente). Segue abaixo as analises time a time deste período (12ª a 15ª rodada):
- Fluminense: Atual líder do campeonato, invicto desde a 3ª rodada, o Fluminense vem com uma campanha consistente, em que marcou 10 pontos, em 12 possíveis, chegando a 83,33% de aproveitamento, com a segunda melhor campanha entre as rodadas 12ª e 15ª. Mantêm a regularidade de sempre somar pontos. Deve continuar na ponta.
- Corinthians: Perdeu a liderança para o Fluminense, alterna bons e más atuações desde a saída de Mano Menezes, a entrada de Adilson Baptista ainda é recente e ele tem tentado manter o trabalho anterior, mas não sei se é o melhor a se fazer. Marcou 7 pontos, de 12 possíveis, chegando a 58,33% de aproveitamento, com a 4ª melhor campanha entre as rodadas 12ª e 15ª. Se não melhorar o rendimento tende a distanciar do consistente líder.
- Botafogo: Incrível, gloriosa, a arrancada do Botafogo nessas últimas rodadas fez com que o glorioso time da estrela solitária saísse da 17ª colocação para a 3ª colocação, marcou todos os 12 pontos possíveis, 100% de aproveitamento, e a melhor campanha entre as rodadas 12ª e 15ª. O time ganhou corpo com as chegadas de Maicossuel e Jobson, criou elenco e tende a continuar subindo na tabela, de olho na briga da liderança.
- Ceará: O Ceará continua colhendo os frutos da boa campanha feita no campeonato pré-copa, só voltou a vencer nesta última rodada, mas mesmo assim continua no G4. Com uma campanha de queda de rendimento, o 4º colocado do campeonato só conseguiu 4 pontos, dos 12 disputados, um aproveitamento de 33,33%, bem perto do que os que lutam para não cair estão fazendo. Tende a continuar a queda livre, a não ser que o novo técnico Mário Sérgio dê uma sacudida na equipe cearense.
- Avaí: Campanha boa e equilibrada faz o Avaí, jogando um futebol ofensivo e bom de se acompanhar, mas têm sofrido ao jogar longe de seus domínios. Marcou 6 pontos, de 12 possíveis, chegando a um aproveitamento de 50%, o suficiente para se estabelecer na tabela na 5ª posição. Se acertar os jogos fora de seus domínios, irá dar trabalho no campeonato e subirá na tabela.
- Santos: Voltando o foco para o campeonato brasileiro, após a conquista da Copa do Brasil, eliminação precoce da Copa Sul-Americana e o fico do Neymar, o Santos começa a mostrar que levará a competição a sério. Com um jogo a menos que os demais (menos Internacional) devido a final da Copa Libertadores, o Santos fez 6 dos 9 pontos possíveis, chegando a 66,67% de aproveitamento, campanha equivalente a do Vasco nessas últimas 4 rodadas. Tem tudo para crescer na competição, só depende se alguém mais irá sair na janela de transferências europeias.
- Internacional: O atual campeão da Copa Libertadores ainda não retornou sua atenção para a competição nacional, jogou o último jogo com os reservas. Assim como o Santos, o Colorado tem um jogo a menos que os demais, mas só conquistou 2 pontos dos 9 possíveis, chegando a um aproveitamento de apenas 22,22%, tendo a 18ª melhor campanha, digna de rebaixado, porém ainda está acima na tabela, graças a boa campanha pré-final da Copa Libertadores.
- Cruzeiro: Com uma campanha irregular, e sofrendo com o fato de jogar o campeonato sem casa (o Mineirão já está fechado para as obras da Copa do Mundo 2014), o Cruzeiro tem perdido seguidas chances de subir na tabela, o que lhe fez perder duas posições em relação a analise passada. Conquistou 5 pontos, dos 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,67%, com uma campanha de meio de tabela. É bom abrir o olho para não se aproximar da zona de rebaixamento e nem ficar longe dos lideres.
- Vasco: Outro time que tem destaque nas últimas rodadas, o Vasco, desde a chegada do técnico Paulo César Gusmão, não perde desde a Copa do Mundo. Subiu, assim como na análise passada, mais 5 posições, ao conquistar 8 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 66,67%. A subida do Vasco, apesar de mais lenta que a do Botafogo, é mais longa, e mais sólida, tende a continuar subindo na tabela, ainda mais com o entrosamento do quarteto ofensivo aumentando.
- Flamengo: Único carioca a cair de produção e de posição, o atual campeão brasileiro faz uma campanha discreta. Além de perder 2 posições, o Flamengo faz uma ridícula campanha no setor ofensivo, esse setor, aliás, é responsável por nenhum gol neste período (entre a 12ª e a 15ª rodada), salvo por Petkovic (que é meia) cobrando penalti. Conquistou 4 pontos, dos 21 possíveis, com um aproveitamento de 33,33%, aproveitamento digno de time rebaixado. Se não se cuidar, fizer algo de diferente (estreia de dupla ofensiva, troca de treinador) logo estará brigando para não cair, que é no mínimo uma vergonha para o atual campeão brasileiro.
- Vitória: Vice-campeão da Copa do Brasil de 2010, está tentando se recuperar da perda do título com uma campanha boa no brasileirão, mas está muito inconstante, conquistou 6 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 50%, por isso está no meio da tabela. Precisa mostrar mais regularidade para conseguir ir mais alto na tabela, do contrário ficará no meio mesmo.
- Palmeiras: Agora parece ter engrenado, Felipão aparenta ter colocado ordem na casa, pois nas últimas 4 rodadas a equipe alvi-verde não perdeu, mas ainda sim perdeu posições na tabela. Conquistou 6 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 50%, ainda é pouco pelo que pode apresentar em campo, mas pode ser "atrapalhado" pela Copa Sul-Americana, caso resolva dar atenção exclusiva a competição, e isso pode complicar sua campanha no Brasileirão.
- Guarani: A equipe de Campinas procura, na competição, fugir do rebaixamento na competição. Para conseguir este feito basta a equipe atingir os 45 pontos, e se mantiver o aproveitamento de pontos que tem até o momento conseguirá. Nas últimas 4 rodadas conquistou 5 pontos, dos 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,67%, que se seguindo durante o campeonato será suficiente para escapar do rebaixamento.
- Atlético - PR: A equipe paranaense vem fazendo uma campanha fraca, que aparenta estar correndo sério risco de rebaixamento, entra rodada, sai rodada, lá está o Atlético - PR entrando e saindo da zona de rebaixamento. Nas últimas 4 rodadas marcou 4 pontos, de 12 possíveis, um aproveitamento de 33,33%, que o credencia a lutar contra o rebaixamento, se não houver melhora.
- São Paulo: Tricolor vem em queda de rendimento atrelado por uma crise que a tempos não tomava conta do clube do Morumbi, que corre riscos reais de rebaixamento a segunda divisão, e se isso não ocorrer, há grandes chances de ficar entre os que não disputarão a Copa Libertadores da América no ano que vem, e isso já é um rebaixamento as pretensões do tricolor paulista. Nas últimas 4 rodadas conquistou 5 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 41,67%, que o credencia a lutar contra o rebaixamento se não saírem da crise.
- Grêmio Prudente: A queda na tabela seria menor se não tivesse perdido 3 pontos referente ao jogo contra o Flamengo no início do campeonato, em que escalou um jogador irregular e foi julgado recentemente. Fora isso o Grêmio Prudente conquistou 4 pontos (perdendo 3), de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,33%, que com a perda dos 3 pontos o credencia a lutar contra o rebaixamento.
- Grêmio: Crise! Essa é a palavra forte no Grêmio. Depois de um ótimo início de ano, o tricolor gaúcho vive uma crise que os fizeram buscar auxilio de seu maior ídolo, Renato Gaúcho, para ser técnico do time. Nas últimas 4 rodadas conquistou 4 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 33,33%, que se não melhorar o destino é a segunda divisão pela 3ª vez.
- Atlético - MG: Badalado! Elenco de estrela, técnico galático, tudo para lutar pelo título. Então o que há com o galo mineiro? Invés de lutar pelo título está na zona de rebaixamento. Nas últimas 4 rodadas conquistou apenas 3 pontos, de 12 possíveis, com um aproveitamento de 25%, a 17ª melhor campanha, sem previsões de melhora, sem o Mineirão, desse jeito irá cair para a segunda divisão, mais uma vez.
- Goiás: Os dois últimos do campeonato vem do estado de Goiás, e o esmeraldino goiano teve a pior campanha nas últimas 4 rodadas, conquistando apenas 1 ponto, com 8,33% de aproveitamento, se não houver uma reviravolta o Goiás estará com os dias contados na primeira divisão.
- Atlético - GO: O segundo time goiano na zona de rebaixamento é o Atlético - GO, que continua segurando a lanterna do campeonato. Após um início de ano promissor, parece que o time goiano, depois de 2 acessos seguidos (Série C e B) deve ter seu primeiro decenso. Conquistou 3 pontos, de 12 possíveis, sem conquistar uma vitória sequer, com um aproveitamento de 25%. Dada a sequência do Dragão no campeonato, o rebaixamento é um futuro quase certo.