quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Copa Sul-Americana: Balanço Geral

Quando começou a Copa Sul-Americana eu fiz algumas previsões de como poderia ser o desempenho dos clubes brasileiros na competição, após chegarmos a final da competição deste ano, resolvi fazer um balanço geral dos brasileiros. Não irei comentar aqui o resultado da primeira partida da final (de ontem a noite), só falarei dela em outra oportunidade.

Flamengo: Com um time misto em suas duas partidas contra o arqui-rival Fluminense (que também utilizou reservas) o Urubu Rubro-Negro não conseguiu derrotar o Tricolor Carioca, saindo por dois empates, mas com a vantagem para o Tricolor por ter marcado gol "fora" de casa.

Atlético - PR: Com uma fraca campanha no torneio nacional não esperava nada fora do que aconteceu no torneio, foi eliminado pelo Botafogo após um empate e uma derrota para os cariocas.

Coritiba: Apesar de ter mostrado força de reação em casa contra o Vitória, deu a lógica. Com um time desorganizado e dependendo muito dos lampejos de Marcelinho Paraiba (estrela do time) foi eliminado pelo Vitória (como fora previsto) após a decisão por penaltis.

Atlético - MG: Também eliminado nos penaltis contra o Goiás. Como havia previsto, deu mais importância para o Campeonato Brasileiro, e após dois empates, foi a disputa de penalidades e foi eliminado (segunda vez no ano, a primeira na Copa do Brasil).

Internacional: O time que foi apontado por mim como o clube brasileiro favorito a conquista do título da Copa Sul-Americana decepcionou. Por ser o atual campeão (ano de 2008) o Colorado só começou na competição a partir das oitavas de final, enfrentando o Universidade de Chile, e acabou sendo surpreendido e foi eliminado após um empate em casa e uma derrota fora.

Vitória: Eu tinha previsto que o Rubro-Negro Baiano iria até as quartas de final, mas me enganei, ele fora surpreendido pelo então desconhecido (para os brasileiros) River Plate - URU. Com um time caindo perante as suas limitações, o Vitória foi eliminado precocemente.

Goiás: O Esmeraldino goiano teve grande atuação de seu goleiro, Harlei, frente ao Galo Mineiro, mas caiu frente ao Cerro Porteño, com ótima atuação em casa, mas péssima fora dela. Eu previa que o Goiás chegaria a semi-finais, mas acabou sucumbindo em solo paraguaio. Pena!

Botafogo: Previa que o Alvi-negro carioca cairia nas quartas de final, perante ao Goiás, só errei o adversário. Após boas exibições perante ao Atlético - PR e Emelec, o Botafogo foi humilhado pelo Cerro Porteño (algoz dos goianos). Após uma derrota em terreno paraguaio, um jogador, "El Tigre" Ramirez, do Cerro afirmou que seria fácil bater os cariocas, ao qual considerava uma equipe fraca desde a época em que jogou no arqui-rival Flamengo. Os cariocas ficaram fulos com as declarações e queriam lavar a alma em solo brasileiro, mas o que aconteceu foi que o Cerro mostrou que tinha uma equipe muito preparada e atropelou a Estrela Solitária.

Fluminense: Para mim a grande surpresa da competição, junto com o River Plate - URU. Chegou a final jogando com alma e bem diferente do que vinha demonstrando recentemente, voltou a lembrar o time vice-campeão da libertadores de 2008. Mas agora tem a grande chance de se vingar do vice-campeonato da outra competição continental, pois enfrentará a LDU novamente, só que agora pela final da Sul-Americana. Será que conseguirá sua vingança?


Será que teremos outro time brasileiro campeão? Ou veremos a LDU mostrar que é uma das novas potências do futebol sul-americano?

2 comentários:

  1. TEREMOS SIM
    O GOIÁS ESPORTE CLUBE
    O MELHOR TIME DO MUNDO
    FORÇA JOVEM GOIÁS A + TEMIDA

    ResponderExcluir