Nesta última rodada (37ª) do campeonato brasileiro tivemos o rebaixamento de mais um clube pernambucano. Depois do Sport Clube Recife, foi a vez do Clube Náutico Capibaribe confirmar sua participação na segunda divisão, Série B, do campeonato brasileiro de 2010.
Sua última queda para a segundona foi em 1994, e de lá demorou a voltar, só conseguiu o acesso em 2006. Neste meio tempo ainda teve tempo para um jogo antológico, conhecido como "Batalha dos Aflitos" (nome devido ao apelido do estádio do Náutico) pelos gremistas e como "Desastre dos Aflitos" pelos alvi-rubros.
O Clube Náutico Capibaribe foi fundado dia 7 de Abril de 1901, mas dizem que sua existência vem do século anterior, de quando dois grupos de remadores rivais resolveram se unir em 1897. O futebol só foi integrado ao clube em 1905, mas a primeira referência ao futebol dentro do clube só foi feita em 1909, através do Jornal Pequeno:
"Consta-nos que os rapazes do Náutico tratam de formar um eleven para bater-se com os do Sport Club"
Assim nascia uma grande rivalidade. O primeiro título do clube foi em 1933, o Torneio Início, e até hoje o clube conquistou: 14 títulos do Torneio Início, 21 títulos do Campeonato Pernambucano, 3 títulos da Zona Norte-Nordeste da Taça Brasil, 1 título do Torneio Norte-Nordeste e 1 título do Copa dos Campeões do Norte. Em torneios nacionais a melhor colocação do Náutico foi o vice-campeonato da Taça Brasil de 1967, perdendo para o Palmeiras, ao ser derrotado na série de três jogos, com duas derrotas e uma vitória. Em Campeonatos Brasileiros a melhor colocação foi um 6º lugar em 1984 e em Copas do Brasil foi um 3º lugar em 1990. Participações em torneios continentais, o Clube Náutico Capibaribe participou da Taça Libertadores da América de 1968, ficando com a 16ª posição.
Alvi-rubros! Preparem-se para mais uma batalha nos campos da Série B!
Nenhum comentário:
Postar um comentário