sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Enquanto isso no Blog de Mauro Beting

Republico aqui a análise de Mauro Beting para o site do Lancenet:

"Cariocas são os mais prejudicados pela arbitragem desde 2008
por Mauro Beting

Afinal, desde o BR-08, quem foi mais “prejudicado” ou “ajudado” pela arbitragem? Clubes paulistas, cariocas, mineiros ou gaúchos?

Levando em conta os critérios adotados no BOTA-TEIMA do blag, discutíveis como a arbitragem, a imprensa, o clubismo, o bairrismo, eu, você, nossas mães, etc,, e adotando o critério de somar erros e acertos e fazer a “média estadual”, o resultado de todos os “erros” desde a primeira rodada do BR-08 até a 35ª. do BR-09.

CLUBES PAULISTAS foram prejudicados em 55 lances, e ajudados em 66 jogadas. Saldo de 11 lances em que foram ajudados. Para fazer a média, somando os dois campeonatos de São Paulo, Palmeiras e Santos (e a campanha do Corinthians em 2009), a média de erros de apito contra os (maiores) clubes paulistas é de 7,8 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pela arbitragem é de 9,4.

CLUBES CARIOCAS foram prejudicados em 58 lances, e ajudados em 46. Saldo de 12 prejuízos. Para fazer a média, somando os erros em dois campeonatos de Flamengo, Fluminense e Botafogo (e a campanha do Vasco em 2008), a média de erros de apito contra os clubes cariocas é de 8,2 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pelo arbitragem é de 6,5.

CLUBES MINEIROS foram prejudicados em 28 lances, e ajudados em 22. Saldo de seis prejuízos. Para fazer a média, somando os dois campeonatos de Cruzeiro e Atlético Mineiro, a média de erros de apito contra os mineiros é de 7 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pela arbitragem é de 5,5.

CLUBES GAÚCHOS foram prejudicados em 27 lances, e ajudados em 27. Saldo zerado. Para fazer a média, somando os dois campeonatos de Grêmio e Internacional, a média de erros de apito contra os gaúchos é de 6,7 por campeonato; a média de vezes em que são ajudados pela arbitragem é de 6,7.

No frigir do apito: os clubes cariocas, em média, são mais prejudicados que ajudados desde o BR-08.

Os clubes mineiros vêm logo atrás entre os mais prejudicados em lances em que interpretei como erros de apito.

Os clubes gaúchos, entre erros e acertos, estão zerados.

Os clubes paulistas são os mais beneficiados pela arbitragem. Ou menos prejudicados.

Pronto.

O espaço é livre para me xingar e dizer que perdi o meu tempo e o de vocês.

Mas, antes de tudo, espero que cada um que me xingue traga as suas interpretações desde a primeira rodada do BR-08 para contrapor.

Lembrando que todas as interpretações de cada rodada estão listadas no blog. Todas elas discutíveis. Todas elas interpretativas. Todas elas lamentáveis. Todas elas falíveis como os árbitros. Como eu. Como você.

Adendo – Comecei a fazer o BOTA-TEIMA no BR-08.

Por isso o tema do post não contempla anos anteriores.

Post que se justifica pelo clima criado de que está “tudo pronto para mais um paulista ser campeão” em contraposição ao “ninguém quer mais um título paulista no Brasileirão”.

Só isso.

A rigor, o post não traz novidade alguma. Era só somar os “erros” (no meu critério) já levantados desde a primeira rodada de 2008.

Apenas isso.

O título pode parecer sensacionalista. Oportunista.

Mas é apenas a resposta à questão suscitada e levantada em dados que podem e devem ser contestados, como sempre foi deixado claro. Mas que, ao menos, são menos abstratos que as teses conspiratórias. São menos subjetivos que muitos das suposições.

Em outros veículos onde trabalho, já havia comentado a questão. Apenas a explicitei aqui. Até porque, nas últimas rodadas, é o que mais se tem falado no Brasil. Com ou sem razão numa área onde usualmente só cabe a paixão."

Um comentário:

  1. nessa analise podemos ver que os clubes mineiros não os menos ajudados pela arbritagem...

    ResponderExcluir