terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Copa Libertadores da América: Começa a Pré - Libertadores

Nesta terça feira começa a pré - libertadores, jogos que irão classificar mais 6 equipes para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Os confrontos são entre: Colón de Santa Fé - ARG x Universidad Católica - CHI, Deportivo Táchira -VEN x Liberdad - PAR, Newell's Old Boys - ARG x Emelec - EQU, Juan Aurich - PER x Estudiantes Tecos - MEX, Atletico Junior - COL x Racing de Montevidéu - URU, e Cruzeiro - BRA x Real Potosí - BOL.

Entre Colón e Universidad Católica acredito que dará os chilenos no grupo do Flamengo; entre Deportivo Táchira e Liberdad acredito que passará os paraguaios para o grupo do Lanús; entre o Newell's e Emelec acredito que os equatorianos avançam para o grupo do Internacional; entre Juan Aurich e Tecos acredito que os mexicanos seguirão na libertadores no grupo do Estudiantes; entre o Atletico Junior e Racing acredito que os uruguaios entram no grupo Corinthians.

O jogo entre Cruzeiro e Real Potosí é o mais equilibrado dos jogos da pré-libertadores, assim como Newell's x Emelec, mas não é equilibrado pelo nível técnico, afinal os brasileiros e argentinos (Cruzeiro e Newell's) são muito superiores em relação aos times andinos, mas o fator altitude pode sim influenciar muito.

O Cruzeiro antecipou sua estreia no campeonato mineiro para viajar mais cedo para a Bolívia se adaptar a altitude, treinando bastante em Sucre. Essa escolha pode ser decisiva para os jogadores não sofrerem muito com a falta de ar e ser surpreendidos pela velocidade da bola. Porém acho perigoso os jogadores celestes ficarem confiantes em excesso, pois mesmo se adaptando a altitude eles irão sofrer com ela, e se forem espertos jogarão com a cabeça e não com a vontade de vencer, afinal, um empate ou até uma derrota por um gol de diferença pode ser encarada como um grande resultado. Se partir para cima dos bolivianos desde o início, as chances de saírem de lá com um resultado muito adverso é enorme. Os jogadores do Cruzeiro têm que ter a consciência de que a classificação é decidida em duas partidas e a segunda é no Minerão, e lá dificilmente o Cruzeiro sairá sem um resultado positivo, então é jogar com a cabeça para garantir a classificação, senão terão jogado toda aquela arrancada no segundo turno do Brasileirão 2009 no lixo.

Destaques que podem decidir a classificação para suas equipes são o atacante Kleber, do Cruzeiro (grande finalizador e atacante indigesto para os zagueiros, fez ótima libertadores no ano passado), e o meia Darwin Peña, do Real Potosí (articulador de jogadas e bate bem de fora da área, pelo menos na altitude).

Acredito que os mineiros celestes conquistam a classificação, mas não com a facilidade que pensam.

Está quase começando!

Um comentário: