quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo: 1ª Rodada

Terminada a primeira rodada da Copa do Mundo de 2010, todas seleções estreiaram e somente uma grande zebra nos resultados, e logo com a favoritissima Espanha.
  • Grupo A:
Mostrou-se um grupo muito equilibrado, como eu esperava, só não esperava que a França e o Uruguai estivessem tão mal de futebol, que jogo sofrível! Todos estão empatados e só sairá a definição na última rodada, vai ter briga boa aí!
  • Grupo B:
Apesar do placar magro, a Argentina demonstra que não terá dificuldades em avançar, e a segunda força será definida entre Nigéria e Coreia do Sul, que estreiaram bem, mas vantagem para os sul-coreanos que venceram a fraca Grécia, os nigerianos, apesar de perderem, mostraram que podem dar trabalho, pois seguraram uma Argentina muito inspirada e se salvaram de uma goleada.
  • Grupo C:
Não foi nenhuma surpresa a Inglaterra ter empatado com os Estados Unidos, pelo menos para mim já era esperado. São as duas grandes forças deste grupo. A decepção foi a Argélia, que estreiou mal e foi derrotada pela fraca Eslovênia. Caminha para uma classificação lógica de Inglaterra e Estados Unidos.
  • Grupo D:
Este grupo surpreendeu muita gente, mas quem acompanha o futebol alemão não foi surpresa nenhuma, pois 7 dos convocados jogam no Bayern de Munique (Vice-Campeão da Liga dos Campeões de 2009/2010), sendo 5 deles titulares da seleção alemã, ou seja eles se conhecem bem e o esquema tático é bem semelhante ao usado pelo clube, a adaptação dos demais foi rápida e fácil. Por isso a Alemanha é uma das grandes favoritas a conquista da Copa do Mundo. Quanto aos outros do grupo, Gana venceu bem e mostra que deve ser a segunda classificada no grupo, Sérvia (que até agora não entendo como Petkovic nunca jogou por esta seleção em competições oficiais) é limitada e não deve complicar para a Alemanha, e a Austrália, no meu ver foi completamente covarde, pois escalou um time num 4-6-0, pois quem conhece sabe que Cahill (que foi colocado como atacante) é um volante bem mais ou menos, e os outros jogadores são sofríveis, até agora não entendo Kewell e Kennedy ficarem na reserva.
  • Grupo E:
Supostamente a Holanda deveria se mostrar bem superior, mas não foi o que ocorreu, sendo estreia até dá para aliviar, mas estou de olho, a Dinamarca não deve fazer frente a ninguém, mas a grande decepção do grupo foi a exibição de Camarões, como uma seleção que tem Eto'o (somente ele) como estrela não joga em função dele? É um desperdício de jogador em uma seleção tão perdida em campo, mas ainda dá tempo. Japão, grata surpresa, mas ainda vai penar para confirmar a classificação. Como falei é um grupo equilibrado e a Holanda não mostrou por que é favorita ainda.
  • Grupo F:
Não foi surpresa nenhuma a Itália empatar com o Paraguai, inclusive se Cabañas não tivesse levado aquele tiro, os italianos teriam dançado bonito. Ainda acredito que as duas seleções avançam, e que as outras suas, Eslováquia e Nova Zelândia, estão de figuração. Aliás, grande resultado obtido pela Nova Zelândia.
  • Grupo G:
Grupo do Brasil começou como eu temia, com um empate entre Costa do Marfim e Portugal, e uma vitória apertada do Brasil, frente a Coreia do Norte. Só quem não acompanha futebol ou pelo menos saca de Copa do Mundo sabia que a pior equipe que a seleção poderia enfrentar na estreia seria a mais fraca, afinal o Brasil sempre estreia vencendo apertado. Só que agora a Costa do Marfim virá fechada e com um bom contra-ataque para cima de nós, pois com um empate, bastará uma vitória por mais de um gol de diferença frente a Coreia do Norte para se classificar. E se os portugueses também vencerem por mais de um gol da Coreia do Norte, viram fechados contra o Brasil. O futuro pode ser negro para a seleção brasileira, mas ainda acredito que passamos em primeiro. A Costa do Marfim parece estar melhor que Portugal, e deve se classificar. Portugal ainda precisa aprender a fazer o Cristiano Ronaldo funcionar. A Coreia do Norte resta tentar arrancar algum pontinho de alguém, mas acho bem difícil, pois jogando num 5-3-1-1 é bem convidativo para os adversários.
  • Grupo H:
A zebra estava demorando a aparecer, e resolveu dar o ar da graça logo contra a seleção que todos elogiam, a Espanha. Mas logo no escalação inicial já me perguntei: "Cadê o Fernando Torres?" Falaram que estava lesionado, que estava se recuperando e muito mais, e acharam que ele não seria necessário para derrotar a limitada seleção da Suíça. Mas o futebol adora fazer das suas, "nunca subestime um adversário" é o que dizem. Como é que o Vicente Del Bosque pode escalar o David Villa como pivô? Da onde ele tirou aquela idéia? Se Torres estava poupado, por que não utilizar o seu reserva, Llorente? Não quis inventar e colocar Villa para fazer o pivô para todos os outros jogadores que chegam do meio (Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, David Silva e Busquets), grande idéia! Deve estar até agora se revirando com sua proposta de jogo "sem noção", afinal a Suíça é conhecida por ser uma equipe com a defesa mais italiana fora da Itália. Os suíços não tem grandes atacantes, mas tem vontade e velocidade para contra-atacar, e mereceu até fazer mais gols na fraca defesa espanhola, enquanto a Espanha tentava fazer o gol mais bonito da história, mesmo perdendo eles continuavam tentando. Nessa hora me lembrei de Dadá Maravilha: "Não existe gol feio, feio é não fazer gol!" Antes do jogo dos espanhóis, Chile e Honduras se enfrentaram, e deu para ver que o Chile poderá dificultar a vida da "Fúria", apesar do placar magro, deve-se levar em conta a boa atuação do goleiro Valladares (que já parou o Brasil em 2001) e do zagueiro Figueroa, que impediram os ímpetos chilenos. Já acho que vou dançar nas minhas apostas para este grupo.

Hoje já começa a 2ª rodada com África do Sul e Uruguai, festa da torcida local, data especial, todos empolgados com as possibilidades dos anfitriões, isso para mim tá cheirando um Maracanaço, afinal o Uruguai parece gostar deste tipo de tirada de responsabilidade e de foco sobre eles. Lembrando a final de 1950 foi num 16 de junho.

Que decepção Espanha, vê se acorda pois seu grupo acaba de ficar mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário