quinta-feira, 17 de junho de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros: 18º a 15º Colocação

Voltando a divulgar a lista do TOP 30: Jogadores Brasileiros, mas antes continuo a lembrar quem são os jogadores que já apareceram na lista: 30º - Mauro Silva; 29º - Júnior Baiano; 28º - Jorginho; 27º - Marcelinho Carioca; 26º - Mozer; 25º - Renato Gaúcho; 24º - Dida; 23º - Careca; 22º - Mauro Gauvão; 21º - Leandro; 20º - Zé Roberto; e 19º - Sócrates. Agora as posições de 18º a 15º:
  • 18º Colocado - Branco: Este pode ser considerado um héroi do tetra-campeonato da seleção brasileira. Branco sempre foi contestado pelo público e imprensa na seleção, mas sempre que entrou em campo correspondeu. Dono de um potente chute de esquerda, sempre foi muito preciso ao bater faltas. Lateral esquerdo de muito vigor físico, é visto como um exemplo de dedicação e raça. Fez história pelo Fluminense, onde conquistou o título brasileiro de 1984, ainda se destacou no Porto de Portugal, onde também ganhou o título nacional de 1989-1990. Participou de três Copas do Mundo (1986-1990-1994) e duas Copas América (1989-1991), sempre servindo bem a seleção, em 1986 o penalti perdido por Zico contra a França, foi cometido em cima dele, em 1989, participou da seleção que tirou da fila de títulos continentais de 40 anos, em 1990 fez parte da seleção contestada de Lazaroni, e ainda se envolveu no episódio da "água batizada" dada por Maradona, em 1991, na defesa do título da Copa América, ficou com o segundo lugar, perdendo para a Argentina (de Caniggia e Batistuta). E enfim 1994, Branco foi para Copa do Mundo lesionado e sem saber se seria cortado ou se seria utilizado na Copa do Mundo, porém, ainda em recuperação, teve que entrar as pressas na equipe nas quartas-de-final, pois Leonardo havia sido expulso nas oitavas, e ficaria fora da Copa. Mesmo estando lesionado ele foi a campo e lutou como sempre encarou suas batalhas, e foi fundamental. Na metade do segundo tempo, o Brasil havia cansado e a Holanda havia empatado o jogo e estava melhor, foi aí que Branco fez a história acontecer, e com suas palavras descreverei a cena: "Eram uns 35 minutos do segundo tempo, ninguém mais tinha perna para correr atrás do resultado, aí eu recebi a bola e pensei, preciso de uma falta. Então sai correndo com a bola, veio o Overmars na marcação, aí eu dei uma mãozada na cara dele, cortei para o meio e esperei o zagueiro chegar e me joguei. O juiz marcou falta." Depois dessa cena, Branco bateu a falta com perfeição, forte e no canto esquerdo, ao pé da trave, do goleiro holandês. Por ter uma técnica muito bom, forte chute e o mais importante a malandragem brasileira, Branco está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros, em uma ótima colocação.
  • 17º Colocado - Túlio "Maravilha": Folclórico! Essa é a melhor definição deste atacante brasileiro. Túlio, além de ser um artilheiro e um finalizador nato, era irreverente. Ainda em atividade busca ser o terceiro jogador brasileiro a atingir a meta dos 1000 gols, está perto, já passa dos 900. Um verdadeiro colecionador de títulos coletivos e individuais (artilharia), além de ser um eremita do futebol, já passou por 28 clubes, com destaque maior por Goiás, Botafogo, Sion - SUI, São Caetano, Újpest - HUN, Brasiliense e Vila Nova. Malandro, Túlio é um colecionador de lances polêmicos e comentários mais polêmicos ainda, gol de mão contra a Argentina, gol em impedimento que deu título ao Botafogo, gol de calcanhar humilhante contra o Universidad de Chile, e como a frase: "Vou fazer o gol e dedicar a ele o gol anti-concepcional" frase dita sobre o atacante Dill, fazendo piada com o nome do adversário. Na seleção, porém, Túlio nunca encantou os críticos, apesar de nunca ter perdido um jogo vestindo a amarelinha, que queriam jogadores sérios e habilidosos, nunca gostaram do folclore carregado por Túlio. Junto a Dadá "Maravilha" e Romário, é o maior repetidor de artilharia do Brasileirão da série A, três vezes. Além de ter sido artilheiro das séries B (uma vez) e série C (duas vezes). Em certames estaduais é um recordista também, já foi artilheiro 9 vezes. Títulos são vários, nacionais são dois (Botafogo e Sion - SUI), além do título da série C (Brasiliense), estaduais são 5 (três pelo Goiás, um pelo Corinthians e um pelo Vila Nova), um título internacional (Recopa Sul-Americana, pelo Cruzeiro), duas Copas nacionais (Újpest - HUN e Jorge Wilstermann - BOL), fora títulos das séries de acessos a estaduais e torneios inter-estaduais (Rio-São Paulo, pelo Botafogo) e internacionais (Copa Finta Internacional pelo Volta Redonda, entre outros). Muitos diriam que eu estou louco por colocar o Túlio neste TOP 30, mas não poderia deixá-lo de fora por ser folclórico, ele fez por merecer em sua carreira, teve muitas voltas por cima, e muitas idas ao fundo do poço no futebol, mas nunca desistiu do futebol e sempre com a alegria que o marcou, sem contar que não podemos falar dos últimos 30 anos do futebol brasileiro sem citá-lo, por isso ele está presente no TOP 30: Jogadores Brasileiros, e na 17ª posição.
  • 16º Colocado - Marcos: Franqueza e fidelidade ao clube, essas são duas das principais características do goleiro Marcos. Uma grande muralha, pegador de penaltis, reflexos milagrosos e uma liderança inteligente. "São" Marcos, como fora apelidado pela torcida do Palmeiras, onde atua desde 1992, foi um dos grandes responsáveis pela conquista do título da Copa Libertadores de 1999, ao eliminar o arqui-rival, Corinthians, nos penaltis (Marcos pegou o último penalti cobrado por Marcelinho Carioca), se tornando grande ídolo e símbolo do Palmeiras. Ainda teve uma ótima passagem pela seleção brasileira, colocando o goleiro Dida no banco e assumindo a camisa 1. Foi a uma Copa do Mundo (de 2002), sagrou-se campeão, levou apenas 4 gols em 7 jogos e fazendo grandes defesas. Além do reflexo, bom posicionamento e do faro para penaltis, Marcos sempre se destacou pela liderança que impõe no clube e impôs na seleção, sem ter a necessidade de braçadeira de capitão. Fala o que deve ser falado, doa a quem doer, cobra o máximo de seus companheiros, e presa pela sinceridade, tudo isso já gerou muita polêmica, mas nunca arranhou sua imagem de ídolo. Chegou a passar por um momento de crise técnica e motivacional, em que deixou a frase que explicita a sua personalidade: "Não quero ser titular só por que me chamo Marcos! Não estou bem, então devo dar espaço para os mais jovens." Ainda enfrentou lesões que o afastaram dos gramados várias vezes, entre 2006 e 2008, o que gerou um pouco de insegurança da torcida e dos críticos, porém já demonstrou que apesar da idade continuar avançando, ele continua sendo um dos melhores goleiros do Brasil. Por tudo que Marcos representou e ainda representa, ele está no TOP 30: Jogadores Brasileiros, na 16ª colocação, com muitas honras e méritos.
  • 15º Colocado - Lúcio: Xerifão, essa é uma das maneiras de se definir Lúcio, mas eu prefiro a seguinte palavra: Determinação. Afinal, esse brasiliense tinha tudo para não sair do lugar, ele jogava no time do Guará - DF quando este enfrentou o Internacional - RS, e levou uma sacolada de 7 a 0, isso mesmo 7 a 0. E não é que o Internacional ainda acreditou que o zagueiro central do Guará era bom, então resolveu apostar, e não deu outra. Lúcio ganhou o futebol brasileiro e não largou a oportunidade, abraçou-a e ainda jovem foi disputar uma olimpíada com a camisa da seleção. Na época eu o achava um zagueiro groceirão e violento, destemperado e louco, e tudo foi confirmado quando ele deu uma cabeçada em Roger em plena a olimpíada por uma pequena discussão de quem bateria a falta! Mas o tempo foi passando e o louco se acalmando, conseguindo uma conquista pessoal, é o zagueiro que mais tempo ficou sem cometer uma falta se quer em Copas do Mundo, conquistado em 2006 (386 minutos, superando Gamarra). E sua determinação com a camisa da seleção não foi só de conquistas pessoais, ele também conquistou os títulos de campeão do mundo (Copa 2002) e bi-campeão da Copa das Federações (2005 e 2009), sendo neste último ele fazendo o gol do título e da virada espetacular sobre os Estados Unidos. Sua paixão em vestir a camisa da seleção e a voz de comando forte dentro de campo o tornaram capitão da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010 (deste ano). Ainda possue grandes atuações e títulos pelos clubes que passou (Internacional, Bayern de Munique e Internazionale de Milão), onde sempre foi titular absoluto das defesas que compôs. Apesar de ainda manter suas arrancadas meio malucas ao ataque, Lúcio mostra uma grande segurança na defesa, e por isso é destaque neste TOP 30: Jogadores Brasileiros, ao ficar com a 15ª colocação. Força capitão!
Falta pouco agora, já estou na metade da lista! Quem serão os próximos? Não deixe de acompanhar. Semana que vem as posições de 14º a 11º colocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário