terça-feira, 8 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010: Fase de Grupos

Começa nesta sexta-feira a Copa do Mundo de Futebol de 2010, na África do sul. Isso não é novidade, mas o que eu vou passar agora é o que eu espero desta primeira fase, a fase de grupos. Nesta Copa temos várias candidatos ao grupo da morte, mas somente um o é de verdade, e não é o do Brasil.

Entre todos os grupos desta Copa o que eu considero como um grupo da morte é o Grupo A (África do Sul, Uruguai, México e França) e o segundo colocado neste ranking é o Grupo E (Holanda, Dinamarca, Camarões e Japão). Se formos classificar por ordem de perigo de cada grupo o resto fica assim: Grupo D (Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana); Grupo G (Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal); Grupo B (Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia); Grupo C (Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia); Grupo F (Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia); e o Grupo H (Espanha, Suíça, Honduras e Chile).

Agora irei classificar em cada grupo os que eu considero os favoritos a 1º lugar do grupo, a 2º lugar no grupo e a possível zebra:

  • Favorito a 1º lugar do grupo:
No Grupo A não há como apontar quem será o 1º, será uma bela confusão no grupo, mas já lhes falo uma coisa, França (sem Zidane) e Uruguai num grupo de Copa do Mundo, isso me lembra a 2002. Mas já que é para arriscar, eu acho que desta vez a celeste olímpica (Uruguai) não decepciona e fica com o primeiro lugar do Grupo A.

No Grupo B o favorito declarado a atropelar seus oponentes é a Argentina. Os hermanos é um dos favoritos ao título da Copa e não devem tomar conhecimento de seus adversários iniciais (Nigéria, Coréia do Sul e Grécia). Show da Argentina.

No Grupo C a Inglaterra deve confirmar o favoritismo ficando com o 1º lugar no grupo, porém terá dificuldades com seus ex-colonos, jogo que pode ser a chave para a definição do 1º colocado.

No Grupo D a Alemanha, que não encanta e está sem Ballack, deve fazer o que sempre faz, classificar em primeiro e fazer uma boa campanha. Ninguém sabe jogar uma Copa do Mundo como os alemães, afinal de contas são tri-campeões e já ficaram 11 vezes entre os 4 primeiros colocados das Copas do Mundo. Empolgantes raramente eles são, mas que são eficientes, há isso sim eles são, passam sem levar sustos em 1º.

No Grupo E as seleções são ótimas, mas a Holanda é diferente, eles tem tudo para reprisar uma performance digna de Laranja Mecânica, com um futebol de toques rápidos e envolventes, marcação forte e equilibrada, não terão adversário a altura nesta primeira fase, passam em 1º lugar.

No Grupo F, para mim, teremos em 1º lugar a seleção do Paraguai, que apesar de não contar com Cabañas (levou tiro), não darão chance para os italianos, neo-zelandeses e eslovacos. É a equipe mais forte e bem preparada para classificar em 1º lugar.

No Grupo G é difícil apontar quem será primeiro, afinal Brasil, Portugal e Costa do Marfim são 3 equipes muito boas e bem preparadas, mas ainda acredito que a seleção do Dunga conseguirá mostrar por que é apontada como um dos favoritos ao título da Copa, porém não terá facilidade em ficar em 1º lugar, sem contar que se não tomar cuidado pode ficar de fora logo agora.

No Grupo H é a maior barbada, Espanha não terá adversário a altura de seu futebol ofensivo e envolvente, os espanhóis ficaram com o grupo mais fraco e possuindo uma das melhores equipes da Copa, se não for a melhor.

  • Favoritos a 2º lugar do grupo:
No Grupo A assim como tive dificuldades em aponta o 1º lugar, também tenho dificuldades em apontar o 2º, mas acredito na tradição em Copa do Mundo, e com isso aponto a África do Sul como segunda classificada do grupo. Mas e a tradição que você disse ficou aonde? E a França? A França tem a camisa de ter sido campeã do mundo em 1998 na França, mais do que isso nada! Agora o anfitrião de uma Copa do Mundo nunca ficou de fora da segunda fase em todas as Copas do Mundo já disputadas, alguns até se sagraram campeões somente em seus territórios, como Inglaterra e, a própria, França. Não se esqueçam que Coréia e Japão também não tinham tradição nenhuma em 2002 e fizeram uma boa Copa, com os coreanos eliminando Portugal, Itália e Espanha. Então acredito que os sul-africanos passam em 2º lugar no grupo.

No Grupo B, apesar do equilíbrio, a Nigéria deve ficar com o 2º lugar, em uma classificação difícil frente aos coreanos. Os nigerianos devem ter o apoio da torcida local, por se tratar de uma seleção africana, e isso deverá ser determinante em suas partidas.

No Grupo C teremos uma bela briga entre Estados Unidos e Argélia, afinal são respectivamente o vice-campeão da Copa das Confederações e o atual campeão da Copa Africana de Nações, mas pelo que vem demonstrando ultimamente em competições oficiais, os Estados Unidos devem avançar para a segunda fase da Copa do Mundo, com o 2º lugar no grupo.

No Grupo D Gana deve confirmar sua força perante os sérvios e australianos, apesar de não contarem com Essien, lesionado, eles tem um grupo muito qualificado e tanto a Sérvia quanto a Austrália não vem fazendo boas partidas na preparação. Com isso Gana ficará como o 2º lugar no grupo.

No Grupo E o 2º lugar será disputado no tapa entre Japão, Camarões e Dinamarca, mas acredito que mais uma vez os africanos terão uma força maior e conquistarão a classificação, apesar de serem seleções bem parelhas, a seleção de Camarões conta com o brilhante atacante Eto'o e a torcida a seu favor. Camarões fica com o 2º lugar no grupo.

No Grupo F, apesar do susto que os paraguaios devem aprontar para os italianos, a Itália ficará com o 2º lugar no grupo, afinal é atual campeã do mundo, e só em 1966 e em 2002 que a campeã ficou de fora da segunda fase de todas as Copas do Mundo.

No Grupo G, briga boa pela primeira colocação e o 3º lugar pode até ficar com os mesmos pontos do primeiro colocado, então a briga vai ser pesada pelas duas primeiras posições, mas como Brasil estará em 1º, sobra a Portugal e Costa do Marfim a disputaram na quantidades de gols a classicação, e com isso vejo vantagem para os africanos, pois os portugueses tem um sério problema em fazer gols, falta alguém que saiba por a "bola na casinha", e isso não vem de hoje. Então a Costa do Marfim ficará com o 2º lugar no grupo.

No Grupo H, apesar de vários verem uma grande possibilidade de a Suíça avançar, não chego a crer nisso, para mim a seleção chilena tem melhores condições para isso. O 2º lugar do grupo será do Chile.

  • Possíveis azarões dos grupos:
No Grupo A a equipe fraca, ou seja o azarão, não existe, afinal, apesar de eu acreditar que Uruguai e África do Sul vão se classificar, não seria nenhuma zebra se França e México conquistassem uma classificação. A zebra será se a África do Sul cair na primeira fase.

No Grupo B azarão é a Grécia, por mais que tenham sido campeões europeus em 2004 (isso sim foi um senhora zebra) os gregos não tem uma equipe boa em nenhum dos setores, não há criação de jogadas, não há ataque preocupante e a defesa (o ponto forte da equipe, se é que pode se dizer assim) é muito simples, se ficarem entre os classificados a segunda fase, pode carimbar que é zebra.

No Grupo C o azarão é a Eslovênia, já fez muito ao se classificar para a Copa do Mundo, eliminando a República Tcheca, e se conquistar algo além disso será lucro.

No Grupo D a Austrália pode ser considerada o azarão do grupo, apesar de no último mundial terem classificado para a segunda fase não acredito que isso ocorra novamente, afinal já haviam sido uma grande surpresa terem classificado naquela ocasião, em que o grupo era mais fraco (disputando o segundo lugar com Croácia e Japão), agora em que enfrenta grandes equipes dificilmente conseguirá repetir o êxito anterior.

No Grupo E também é difícil apontar um azarão, pois Japão e Dinamarca são capazes de conquistar uma classificação, e isso não será surpresa. Agora se a Holanda ficar de fora da segunda fase, isso sim será uma zebra.

No Grupo F o azarão representa um continente, a Oceania. A Nova Zelândia é a equipe que com certeza será uma enorme zebra se conseguir a sua classificação para a próxima fase, aliás ela é a equipe que pode ficar marcada por grandes goleadas.

No Grupo G a Coréia do Norte tenta repetir o grande feito de 1966, quando foi eliminado somente nas quartas-de-final pelos portugueses, em uma partida em que estavam ganhando de 3 x 0. Mas essa zebra dificilmente correrá a favor de novo. Mas é certo que pode ser a grade surpresa da Copa, pois é a seleção que mais misteriosa da Copa, só esperando para ver.

No Grupo H Honduras enfrentou uma guerra para ir a Copa, mas seria necessário uma odisseia para irem mais longe do que já o fizeram, mesmo estando em um grupo nivelado, por baixo (exceto a Espanha, claro!).

Bem essas são as minhas apostas para a fase de grupos, e com isso as oitavas-de-final ficariam: Uruguai x Nigéria; Argentina x África do Sul; Inglaterra x Gana; Alemanha x Estados Unidos; Holanda x Itália; Paraguai x Camarões; Brasil x Chile; e Espanha x Costa do Marfim. Vejamos quantos eu acerto.

Um comentário:

  1. Salve, salve, meu caro! Tudo bem?

    Ótima análise a tua... coerente, sólida...

    Eu só teria duas ressalvas, mas claro, sem o mesmo brilho de argumento teu.

    Acho que no grupo A a França consegue uma classificação suada, difícil, mas consegue... tudo bem que nem de longe o time tem o brilho daquela geração campeã européia e mundial, mas ainda assim com um cara como o Ribery... não dá pra descuidar.

    No grupo G, creio que Portugal leva a vaga no lugar da Costa do Marfim. Drogba é brilhante, mas essa sua contusão às vésperas da Copa me parece sinal de que ele não atuará em seu melhor nível. Ao passo que vejo Cristiano Ronaldo mordido, querendo justificar sua escolha de melhor do mundo ano passado.

    Mas o melhor da Copa é que ela sempre "quebra nossas pernas": zebras, surpresas, mudanças de última hora... que venha a sexta-feira!

    Abração!

    P.S.: sei que com Copa do Mundo é difícil falar de outro tema... mas creio que a renovação do Massa merece tópico.

    ResponderExcluir