quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo: "Show" de Abertura

Não ia tecer nenhum comentário sobre a Copa do Mundo até o fim da primeira fase, porém após a cerimonia "show" de abertura, resolvi falar.

Sei que posso ser até bem criticado por este tópico, mas vou publicá-lo assim mesmo. Que cerimonia horrível! Apenas um show que poderia se chamar "Rock in África". Nada, absolutamente nada do que eu esperava. Cadê as belas cerimonias de abertura de Copas do Mundo, que só perdiam para a das Olimpíadas? Um país como a África do Sul, que tem uma história riquíssima e cultura além do apresentado, não pode simplesmente fazer um show e chamar os mais tocados de diferentes países!

Claro que teve bons momentos como o discurso do arcebispo Desmund Tutu e o vídeo com Nelson Mandela, mas foi pouco demais para a importância do evento. Mal aproveitado a chance de transformar a cultura africana (ou pelo menos sul-africana) em cultura mundial.

Fiquei amplamente decepcionado com a forma que se deu a abertura, por mais que tenham dado uma ênfase a campanha "1 Goal for education", ficou devendo em criatividade e cultura. Pena! Espero que em 2014, no Brasil, não se repita tal, pobre, abertura.

Nota de reprovação especial ao "Doutor" Sócrates que esteve no palco da abertura visivelmente bêbado, escornado em quem o acompanhava. Deprimente.

Para quem estava lá com certeza foi divertido, mas aos telespectadores acredito que não tenha sido. Me deu até sono. "Viva a música e as vulvuzelas!"

Um comentário:

  1. Nossa, achei que só eu tinha reparado no bêbado do Sócrates, que vexame!

    ResponderExcluir