quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010: 9º a 16º Colocados e seleção da Copa

Terminaram as oitavas-de-final da Copa do Mundo 2010, mais 8 equipes deram adeus a competição, entre elas mais uma campeã do mundo, a Inglaterra. Segue abaixo a seleção da Copa (agora em 4-4-2) até aqui e as posições de 9º a 16º colocados.

Seleção da Copa (até as oitavas):
  • Goleiro: Eduardo (Portugal): Apesar da eliminação, as suas atuações frente a Espanha e de toda a primeira fase foram excelentes e suficientes para bater o nigeriano Enyeama, que vinha sendo o melhor da Copa (na primeira fase). A sua grande atuação frente a Espanha (que impediu um possível massacre) não foi suficiente para classificar Portugal, mas foi suficiente para tornar sua equipe na defesa menos vazada (junto com Paraguai e Uruguai) da Copa do Mundo, até aqui.
  • Lateral Direito: Lham (Alemanha): Assim como a Alemanha recuperou seu bom futebol apresentado na primeira partida, o lateral ambidestro, que nesta Copa joga na direita, Philip Lham recuperou-se na competição, o suficiente para barrar Glen Johnson, da Inglaterra, em uma disputa que foi literalmente a campo, na goleada aplicada pelos alemães em cima dos ingleses. Voltou a apoiar bem e a defender muito bem, sua aplicação tática é impressionante.
  • Zagueiro Central: Lúcio (Brasil): Que Copa do Mundo vem fazendo Lúcio, é um dos poucos que se mantiveram na seleção da Copa após as oitavas-de-final. Sua vontade e determinação estão sendo o diferencial aos outros zagueiros centrais da Copa do Mundo.
  • Quarto Zagueiro: Lugano (Uruguai): Forte, consistente e raçudo, são essas as principais caracterisiticas de Diego Lugano. Vem mostrando que a seleção uruguaia (que na minha primeira seleção da Copa, já tinha Forlán) está se tornando protagonista e que podem alçar voos maiores na competição.
  • Lateral Esquerdo: Fábio Coentrão (Portugal): Fez uma excelente Copa do Mundo, mas faltou gás a seus companheiros de seleção, e foi eliminado precocemente da Copa. Veloz, habilidoso e preciso nos passes, Fábio Coentrão (assim como Eduardo e Bruno Alves) foi destaque em sua seleção e na Copa, o suficiente para roubar a posição de Arthuro Vidal, do Chile, na minha seleção da Copa.
  • Primeiro Volante: Gilberto Silva (Brasil): Sua atuação em toda Copa do Mundo está excelente, mas a sua atuação segura e precisa contra o Chile foi fundamental para retirar Yaya Toure, da Costa do Marfim, da seleção da Copa.
  • Segundo Volante: Bastian Schweinsteiger (Alemanha): Esta posição não estava presente na última seleção aqui (no Blog) divulgada, mas se tivesse, com certeza Schweinsteiger seria dono da posição. Ele, que foi improvisado na posição, pois é um meia ofensivo, está se destacando neste mundial, não só por sua versatilidade (muito comum entre os jogadores alemães) mas por sua capacidade de aliar a técnica apurada com a força na marcação. Têm sido um líder em campo para os alemães.
  • Meia Direita: Müller (Alemanha): Ele e Özil, apesar de jogarem junto na seleção alemã, estão dividindo esta posição na seleção da Copa, pois ambos estão fazendo uma excelente Copa, e a atuação frente a Inglaterra foi determinante para a escalação dele nesta seleção da Copa. Mas nada impede Özil retorne ao elenco do mundial. Resta esperar.
  • Meia Armador: Sneijder (Holanda): Assim como Lúcio, do Brasil, continua a ser lembrado aqui nesta seleção da Copa. Vem fazendo uma excelente competição, e ainda dá mostras de que pode apresentar mais, assim como toda sua seleção.
  • Segundo Atacante: Carlitos Tevez (Argentina): Roubou a posição que antes era de seu compatriota, Leonel Messi, pois tem demonstrado uma raça e vontade maior que o atual melhor mundo. Tevez, assim como Messi, vem se destacando nesta Copa, mas a sua grande atuação nas oitavas, frente ao México, foi suficiente para tomar a frente de seu companheiro nesta seleção. Inclusive ficou também a frente de Villa (que na formação anterior entrava como terceiro atacante, que nesta foi alterada para 4-4-2).
  • Primeiro Atacante: Luís Soares (Uruguai): Assim como Forlán, vem fazendo uma grande Copa do Mundo, mas como o seu companheiro vem fazendo uma função diferente desta posição na Copa, ele perdeu a posição para o artilheiro da equipe, Luís Soares, que pode não ser um atacante com porte de seu companheiro, mas tem habilidade e faro para gol como todo artilheiro deve ter.
Variar, esta Copa do Mundo está permitindo variar o sistema e os jogadores, pois está sendo uma Copa do Mundo muito técnica e tática, a busca por desmanchar o esquema adversário está interessante.

Agora a classificação de quem ficou nas oitavas-de-final:
  • 9º Colocado: Japão: 7 pontos; +2 gols de saldo; 4 gols marcados;
  • 10º Colocado: Chile: 6 pontos; - 2 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 11º Colocado: Portugal: 5 pontos; + 6 gols de saldo; 7 gols marcados;
  • 12º Colocado: Estados Unidos: 5 pontos; 0 gols de saldo; 5 gols marcados;
  • 13º Colocado: Inglaterra: 5 pontos; - 2 gols de saldo; 3 gols marcados;
  • 14º Colocado: México: 4 pontos; -1 gol de saldo; 4 gols marcados;
  • 15º Colocado: Coreia do Sul: 4 pontos; -2 gols de saldo; 6 gols marcados;
  • 16º Colocado: Eslováquia: 4 pontos; -2 gols de saldo; 5 gols marcados.
Notem que Portugal, apesar do alto saldo de gols, e do numero elevado de gols marcados, têm poucos pontos, isso se deve ao fato de somente ter marcado gols contra a seleção da Coreia do Norte. Faltou acertar melhor a pontaria contra outras equipes, como sempre. Inglaterra é a 3ª campeã do mundo a dizer adeus a Copa do Mundo, pelo menos ela chegou as oitavas, e perdeu para uma outra campeã do mundo (melhor dizendo tri-campeã do mundo, a Alemanha). Agora só faltam 8 posições a se definir, e entre essas oito estão quatro seleções sul-americanas. Ou seja, continua sendo uma Copa América com convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário