terça-feira, 20 de julho de 2010

TOP 30: Seleções - 14ª a 11ª Colocadas

Estou de volta com os TOPs 30, ainda faltam 14 a serem revelados, mas antes eu gostaria de lembrá-los que fiz estes TOPs 30 antes da última Copa do Mundo (África do Sul), então não terá a participação de nenhuma seleção desta Copa e nem a inclusão dos feitos de jogadores nela apresentados. Também quero lembrá-los de todos as 16 seleções já listadas aqui neste TOP 30: Seleções: 30ª - Croácia de 1998; 29ª - Colômbia de 1993; 28ª - Portugal de 2006; 27ª - Bulgária de 1994; 26ª - Bélgica de 1986; 25ª - Suécia de 1994; 24ª - Itália de 1994; 23ª - França de 1986; 22ª - Holanda de 1994; 21ª - Inglaterra de 2002; 20ª - Camarões de 1990; e 19ª - Alemanha de 1990; 18ª - Turquia de 2002; 17ª - Republica Tcheca de 2004; 16ª - França de 2006; e 15ª - Grécia de 2004. Agora as posições de 14ª a 11ª:
  • 14ª Colocada - Alemanha de 1982: Na Copa do Mundo de 1982 a Alemanha era uma das favoritas ao título de campeã do mundo, pois havia se sagrada campeã da Eurocopa de 1980. No mundial começou com um susto, foi derrotada na estréia na excelente seleção argelina, por 2 x 1, mas ainda sim se classificou em primeiro lugar ao vencer a Áustria por 1 x 0, num jogo em que todos chamam de "jogo de comadres", pois ambas se classificaram com esse resultado. Na segunda fase passou, com um empate (Inglaterra) e uma vitória (Espanha), as semi-finais, para enfrentar a França, e em uma partida fantástica os alemães superaram a França de Platini nos penaltis, chegando a grande final contra a embalada Itália, e parou no paredão da Azzura e foi fuzilada pelo ataque comandado por Paolo Rossi, melhor jogador daquele mundial. Com craque como Rummenigge e Breitner, a Alemanha foi eficiente, como de costume, e forte durante todo o mundial. Não encantou, mas demonstrou que com disciplina tática pode-se lutar por um título mundial, por isso está presente neste TOP 30: Seleções, e bem colocada.
  • 13ª Colocada - Brasil de 1994: Mais um campeão do mundo dá o ar da graça neste TOP 30: Seleções. O Brasil de 1994 pode não ter encantado o mundo com um futebol habilidoso e de belos dribles, mas foi uma seleção de consistência e força como nunca havia sido visto pelo mundo. A raça dos jogadores brasileiros, demonstrada em campo era de dar inveja aos argentinos, a vontade de tirar o Brasil da fila de 24 anos sem título mundial era tanta que nem a falta de um meia de criação original foi capaz de impedir a seleção canarinho. Com uma defesa sólida, um meio de campo combativo e de lançamentos precisos e uma dupla de ataque afinada como poucas vezes foi vista no futebol mundial, o Brasil foi passando por seus adversários com dramaticidade, apesar de sempre ser superior em campo (a não ser contra a Holanda onde o jogo foi igual) a seleção tinha dificuldades em marcar gols que não passassem por sua dupla de ataque. Mas para felicidade da seleção brasileira, Bebeto e Romário foram imbatíveis durante toda a Copa do Mundo, levando o Brasil a ganhar 5 partidas e empatar 2 (a primeira na primeira fase e a segunda na grande final) e a ser campeão com uma vitória nos penaltis. Esta seleção não foi grande em habilidade, mas teve uma defesa bem sólida, o que garantiu o título. Mas ela está fora dos 10 primeiros colocados principalmente por ser o campeão do mundo com menos gols na história das Copas, até antes do mundial de 2010. Porém como toda campeã do mundo está presente neste TOP 30: Seleções, e bem colocada.
  • 12ª Colocada - Alemanha de 2006: Uma grata surpresa do mundial, não se esperava uma Alemanha forte, pois o retrospecto era desfavorável, após chegar a final da Copa de 2002 (graças ao grande goleiro Oliver Kahn e ao craque Michael Ballack) a Alemanha amargava resultados ruins, como a eliminação precoce na Eurocopa 2004 (ainda na fase de grupos), e isso preocupava a população do país sede da Copa. Mas o futebol apresentado foi bonito de ver e organizado, com golaços e jogadas muito bem trabalhadas, apenas o balanço defensivo que deixada a desejar (em relação a 2002). Com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota a Alemanha fez um belo papel no mundial e apresentou ao mundo os companheiros de Ballack, o meia Frings, o lateral ambidestro Lham, o meia Schweizenteiger, o meia-atacante Podolsky, e o zagueiro Friederich. Na primeira fase a Alemanha atropelou a Costa Rica, Polônia e Equador, nas oitavas-de-final despachou a Suécia, nas quartas-de-final fez um dos melhores jogos da Copa contra a Argentina, que ficou empatado e foi definido nos penaltis, na semi-final perdeu para a Itália, em mais um dos melhores jogos da Copa, e na decisão pelo 3º lugar atropelou Portugal, com grande atuação de Schweizenteiger. Foi uma das melhores seleções de se assistir no mundial e chega a superar a finalista França de Zidane neste TOP 30: Seleções, principalmente pela coletividade e plasticidade das jogadas e dos gols por isso está na 12ª colocação neste TOP 30. Com o futebol apresentado faltou ser campeã para entrar entre os dez primeiros.
  • 11ª Colocada - Brasil de 2005: Pena não ter sido em um mundial! Esta seleção prometia encantar o mundo no mundial de 2006, mas deixou seu excelente futebol, um verdadeiro futebol-arte, na Copa das Confederações de 2005. Apesar do início fraco na competição (venceu a Grécia, perdeu para o México e empatou com Japão), o Brasil se classificou como segundo no grupo, e teve que enfrentar a anfitriã Alemanha nas semi-finais, foi a partir daí que o "quadrado mágico" fez a diferença. O "Quadrado Mágico", originalmente formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Adriano, vinha fazendo uma boa competição, mas faltava uma atuação completamente convincente da seleção como um todo, e no jogo contra a Alemanha o Brasil demonstrou o porque era a seleção a ser batida, e com um show de Adriano, o Brasil derrotou os alemães. Chegada a final contra a Argentina, que tinha sapecado um 3 x 0 no Brasil as vésperas da competição, vinha cansada de uma batalha contra o México na outra semi-final, mas mesmo assim não era de se imaginar que o Brasil atropelaria os hermanos com tanta facilidade, dando show de bola que credenciou a seleção brasileira como a melhor seleção do mundo e que podia tirar um trauma na Copa do Mundo, que vinha desde 1982, que poderia ganhar uma Copa do Mundo dando show. Como já escrevi no início, pena que o excelente futebol, o "jogo bonito", ficou na Copa das Confederações, mas nem por isso ela deixaria de estar neste TOP 30: Seleções, e muito bem colocada, apenas uma posição acima dos 10 primeiros.
Agora só faltam 10 seleções! Continue acompanhando para saber quem são as 1o melhores seleções dos últimos 30 anos (excluindo a Copa do Mundo de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário