terça-feira, 27 de julho de 2010

Seleção Brasileira: Primeira Convocação de Mano Menezes

Mano Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira, após a Era Dunga. E como de costume, quando não se ganha a Copa, o trabalho do técnico anterior é sempre descartado (é assim desde 1974), e sempre se procura um culpado e uma razão para o "fracasso" na Copa do Mundo. Em 2006 a culpa era da seleção recheada de craques, da falta de comprometimento e das festas, abertura em excesso, agora em 2010 a culpa é da falta de craques, idade avançada e do excesso de comprometimento, reclusão em excesso. É dada a hora de renovação na seleção, a geração de 2002 já deu o que tinha para dar (Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Kaká, Lúcio, Dida, Gilberto Silva, Kleberson, etc), e Mano já tratou de começá-la. Até com um pouco de radicalismo.

24 jogadores convocados (dada a semi-final entre São Paulo e Internacional, na Libertadores), sendo que os mais velhos e experientes da equipe são Robinho, Daniel Alves e Victor. E os convocados são:
  • Goleiros: Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Renan (Avaí);
  • Laterais Direitos: Daniel Alves (Barcelona) e Rafael (Manchester United);
  • Zagueiros: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Réver (Atlético - MG);
  • Laterais Esquerdos: André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid);
  • Volantes: Hernanes (São Paulo) ou Sandro (Internacional), Ramires (Benfica), Lucas (Liverpool) e Jucilei (Corinthians);
  • Meias: Ganso (Santos), Carlos Eduardo (Hoffenhein) e Ederson (Lyon);
  • Atacantes: Robinho (Santos), Neymar (Santos), André (Santos), Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético - MG).
Acho uma boa convocação, mas acredito que poderia mesclar mais um pouco de experiência com a juventude para dar mais segurança aos jovens e novatos, acredito que a renovação deva ocorrer mas sem exageros. Esperava uma seleção mais "nacional", porém acabou por termos 11 convocados atuantes no Brasil (que já é um recorde dos últimos anos, apesar de ser só 10 - Hernanes ou Sandro). Espero que a seleção consiga fazer o que se cobra dela hoje, o futebol espetáculo com resultado (o que só conseguimos em 1970, e com reclamações pré-copa). E como a próxima Copa do Mundo é no Brasil, será enorme a pressão para sermos campeões e apagar o "Maracanazo" de 1950 de nossas memórias. Sempre acho que uma campanha que vai, ao mínimo, nas qurtas-de-final de uma Copa do Mundo, é uma boa campanha, mas jogando em casa nada além da final será tolerado, e o título é necessário para apagar 1950, senão nunca tiraremos essa lembrança das cabeças dos brasileiros.

Essa é a nova cara da seleção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário