quinta-feira, 29 de julho de 2010

Brasileirão 2010: 8ª a 11ª Rodada

Na despedida de Mano Menezes, o Corinthians reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas nas últimas 4 rodadas quem cresceu muito foi o Internacional, com 4 vitórias, e se inseriu no G4. Daqui até a 19ª rodada farei analises a cada 4 rodadas, depois no 2º turno passarei a fazer de 5 em 5 rodadas. Lembrando, nessas analises mais abrangentes temos como avaliar um trabalho e a evolução real de uma equipe em comparação com as outras. Segue abaixo o desempenho de cada time e uma previsão do que pode estar por vir.
  • Corinthians: O líder do campeonato está com uma boa gordura para queimar, do que foi conquistado antes da Copa, e no seu retorno ao campeonato foi regular, fez 58,34% dos pontos possíveis de serem conquistados, com isso permitiu a aproximação de outras equipes. Assim como Flamengo e Cruzeiro, o Corinthians teve o 5º melhor aproveitamento de pontos entre a 8ª e a 11ª rodada. Permanecendo assim o aproveitamento, será ultrapassado nas próximas 4 rodadas por Fluminense e Internacional e ameaçado por Avaí, mas tem a troca de técnico, a chegada de Adilson Baptista, que pode mudar a maneira de jogar do Corinthians.
  • Fluminense: Vice-líder da competição, avançou uma posição no campeonato, ultrapassando o Ceará, mantendo uma forma competitiva de jogar, sempre explorando os contra-ataques na casa dos adversários e pressionando o adversário em casa. Tem tudo para crescer no campeonato com as estreias de vários reforços de peso, que aliados a uma boa campanha só tem a acrescentar. Chegou a roubar a liderança em uma rodada mas perdeu-a em seguida. Teve, junto com Avaí e Vasco, o segundo melhor aproveitamento de pontos entre a 8ª e a 11ª rodada, fazendo 66,67% dos pontos possíveis de serem aproveitados.
  • Ceará: Começa a queda de rendimento do Ceará, sem vencer desde a Copa do Mundo. A equipe cearence continua com a melhor defesa da competição, é uma equipe difícil de ser batida, mas também sofre com o pior ataque da competição. Desde a saída do técnico P. C. Gusmão o Ceará não apresenta o futebol praticado pré-Copa, e não assusta mais. Teve um aproveitamento de 25% dos pontos disputados, com 3 empates e 1 derrota, ainda mantêm a 3ª posição, por ter gordura pré-Copa para queimar, mas deve ser ultrapassada em breve pelo pelotão que está logo atrás. O antigo técnico estava certo, apesar de estarem na parte de cima da tabela o objetivo do Ceará no campeonato é fugir do rebaixamento. Dividindo a 15ª melhor campanha, entre a 8ª e a 11ª rodada, com Botafogo e Grêmio.
  • Internacional: Espetacular! Essa é a palavra para definir a equipe colorada que passou a ser dirigida por Celso Roth. Internacional 100% de aproveitamento na "Era Celso Roth", 4 vitórias seguidas, e uma delas com uma equipe mista. Foi a melhor campanha entre a 8ª e a 11ª rodada, e a equipe que mais subiu no campeonato, saiu da 16ª posição para a 4ª, avançou 12 posições. Jogando um futebol envolvente, ofuscante e ofensivo. Continuando a toada, logo será o líder do campeonato, e tem elenco para manter isso, além do renascimento de Taison, que até hoje não entendi por que estava na reserva.
  • Avaí: Outra equipe que subiu bastante na tabela, saindo de 13º a 5º lugar no campeonato. Com um aproveitamento de 66,67% dos pontos disputados, teve a 2ª melhor campanha, entre a 8ª e a 11ª rodada, junto com Fluminense e Vasco. O técnico Antônio Lopes ajeitou a equipe, que é uma das 6 que ainda não perderam após a Copa do Mundo, mas já apresenta alguma redução de rendimento, pois empatou as últimas duas partidas, inclusive com o vice-lanterna em casa. Ainda não dá para dizer se continuará subindo ou se haverá uma queda de rendimento nas próximas rodadas, mas a equipe não deve ser ameaçada pelo rebaixamento no campeonato, vejamos como se sairá ao disputar também a Copa Sul-Americana.
  • Cruzeiro: Parecendo estar bem adaptado ao novo técnico, Cuca, o Cruzeiro vem fazendo uma boa campanha, mas ainda muito regular, 5ª melhor campanha, entre a 8ª e a 11ª rodada, junto com Corinthians e Flamengo. Aliás, com este último, a campanha toda está quase que igual, com uma pequena diferença nos gols marcadas e nos cartões (vermelhos e amarelos), sendo a primeiro em favor do time celeste e a segunda em favor do time rubro-negro. Ainda pode crescer na competição, tem elenco para isso.
  • Flamengo: Vem surpreendendo pelo time que tem, o atual campeão está enfraquecido, não tem um grande time, mas também não é um time horroroso. Com um técnico inexperiente, falta de atacantes decisivos e meias criativos (só tem o Pet) tinha tudo para estar na parte de baixo da tabela, mas, como já frisei, vem surpreendendo. Com um time jovem, vem apostando numa segurança defensiva e velocidade de contra-ataque para se manter bem no campeonato, com a 7ª posição e a 5ª melhor campanha entre a 8ª e a 11ª rodada, junto com Cruzeiro e Corinthians. Mas sem reforços de alto nível e com o elenco só reduzindo (tem saído mais jogadores que entrado), além dos escândalos extra-campo e extra-clube. Apostar na categoria de base pode ser bom, pois tem uma geração boa a ser aproveitada, mas pode queimar toda ela se não for bem orientada e não souber suportar a pressão. Ainda é uma icognita para o campeonato.
  • Santos: Time sensação do momento está vivendo um momento difícil no Campeonato Brasileiro. Com um aproveitamento xulo no retorno da Copa do Mundo, com 25% dos pontos disputados, um vitória e 3 derrotas, o Santos só ficou a frente do Ceará, Botafogo e Grêmio, nessas últimas 4 rodadas (da 8ª a 11ª) por ter vencido uma partida, na última rodada, o que o alavancou da 20ª para a 13ª melhor campanha, entre a 8ª e a 11ª rodada, com isso perdendo 4 posições no campeonato. Está focado na final da Copa do Brasil, vamos ver como se comporta após o termino da competição.
  • Vitória: Também dividindo as atenções com a final da Copa do Brasil, mas diferentemente do Santos, vem fazendo uma campanha regular nas últimas 4 rodadas, alcançando 50% dos pontos disputados, com a 9ª melhor campanha entre a 8ª e a 11ª rodada, assim como o Grêmio Prudente. É um dos 6 times ainda invictos após a Copa do Mundo, com isso subindo 5 posições na tabela. Vamos ver como reage após os resultados da final da Copa do Brasil.
  • Palmeiras: Mesmo com a contratação do técnico penta-campeão do mundo, o Felipão, o Palmeiras não conseguiu reagir no campeonato, e com uma campanha regular para fraca, na volta da Copa do Mundo, o alvi-verde paulista ainda conseguiu manter a mesma posição de antes da Copa, o 10º lugar. Com a 11ª melhor campanha entre a 8ª e a 11ª rodada, com um aproveitamento de 41,67%. Deve ser ultrapassado em breve por Prudente, Vasco e Atlético - PR.
  • Grêmio Prudente: Com uma campanha digna, o antigo Barueri, hoje Grêmio Prudente, faz jus a seu segundo ano seguido na primeira divisão do futebol brasileiro. Com a 9ª melhor campanha, junto ao Vitória, nesse retorno da Copa do Mundo (da 8ª a 11ª rodada), é um dos 6 times ainda invictos após a Copa, o que lhe rendeu uma melhora de 4 posições na tabela de classificação. Porém, ainda depende do julgamento sobre a escalação considerada irregular de um jogador, na partida frente ao Flamengo, que pode acarretar em uma perda de 3 pontos.
  • Guarani: O bom início de campeonato fez o Guarani sonhar com a manutenção de sua marca na primeira divisão de futebol nacional, mas o retorno da Copa foi um banho de realidade para o clube campinense. Com apenas 2 pontos conquistados, de 12 possíveis, um aproveitamento de 16,67%, o Guarani tem a 18ª melhor campanha, entre a 8ª e a 11ª rodada, junto com o Goiás, o que o fez perder 7 posições na tabela de classificação. O futuro é brigar para não ser rebaixado, e isso é um futuro bem próximo, pois deve ser ultrapassado em breve, por Atlético-PR e Vasco, pelo menos.
  • Atlético - PR: Os recente bons resultados fazem o único time paranaense da 1ª divisão respirar novos ares, e começar a olhar para a parte de cima da tabela, sem se descuidar da debaixo. Com 50% de aproveitamento entre a 8ª e a 11ª rodada, teve a 8ª melhor campanha desde período, se diferindo de Vitória e Grêmio Prudente nas vitórias conquistadas (duas no período), o que fez o Furacão subir 4 posições, saindo da zona de rebaixamento.
  • Vasco: Recém saído da zona de rebaixamento, o clube cruz-maltino parece ter renascido na competição, e ainda irá estreiar seus reforços de peso (Felipe, Zé Roberto, Carlos Alberto e Éder Luís), o que faz a torcida do navegador português sonhar com vôos mais audaciosos. Desde a contratação do técnico P. C. Gusmão, que já fazia uma ótima campanha no Ceará pré-Copa, aliás é o único técnico ainda invicto na competição. Com a 2ª melhor campanha nessa retomada do campeonato, com um aproveitamento de 66,67%, junto ao líder e vice-líder da competição, Corinthians e Fluminense. Do Vasco da Gama podemos esperar uma grande campanha de reafirmação na elite do futebol, deve subir mais.
  • São Paulo: Tricolor paulista em queda livre! A fraquíssima campanha do São Paulo assusta sua torcida, que apesar de estarem de olho na Copa Libertadores, não podem seguir descuidando do Campeonato Brasileiro. Com a pior campanha entre todos os outros times, após a Copa do Mundo, com um aproveitamento pífio de 8,34% dos pontos disputados, o São Paulo é um dos times que mais perderam posições na competição, junto com Goiás e Botafogo, 9 no total (saindo de 6º para 15º lugar). Ainda não venceu na volta da Copa do Mundo, e ainda tem a crise interna, que deve culminar na demissão de Ricardo Gomes, que só se mantém graças a semi-final da Libertadores. Ainda pode piorar sua situação se forem eliminados da competição continental e não conseguirem se reerguer emocionalmente, vou aguardar para avaliar.
  • Goiás: Parecia que o esmeraldino havia se recuperado da má campanha do início do ano, mas a volta da Copa parece ter retirado o time do sonho e levado para o pesadelo, em um ano que o futebol goiano tinha tudo para comemorar, afinal tem dois clubes na principal divisão do futebol nacional. Com uma campanha desastrosa, apenas 16,67% dos pontos conquistados, entre a 8ª e 11ª rodada, atingiu a 18ª melhor campanha no período, junto de Guarani, o Goiás ainda conta com o destemperado técnico Leão, que aumentou a crise no clube ao se envolver, junto de dois outros jogadores, em uma briga com um repórter baiano, após o jogo contra o Vitória, no Barradão. Com um clima ruim no Goiás, tudo que o esmeraldino não precisa é de um técnico polêmico. Vejo dificuldades e brigas no futuro próximo.
  • Botafogo: Que falta o "El Loco" Abreu está fazendo ao glorioso! Sem sua estrela solitária, o Botafogo faz uma fraca campanha neste retorno de Campeonato Brasileiro, mas retirando o clássico perdido para o arqui-rival Flamengo, os outros resultados foram regulares, pois não perdeu mais, porém não ganha nenhuma partida desde a saída de "El Loco" para servir a Celeste Olímpica, 4ª colocada da Copa do Mundo. Com um aproveitamento de 25% dos pontos disputados, fez a 15ª melhor campanha, junto de Grêmio e Ceará, entre a 8ª e a 11ª rodada, o que ocasionou uma queda de 9 posições, a maior queda do período, junto de São Paulo e Grêmio. Ainda contará com o retorno de "El Loco" e a reestréia de Maicosuel com a camisa listrada. Mas estar frequentando a zona de rebaixamento pode dificultar as reestréias de seus recentes ídolos.
  • Grêmio: Pressão! Essa é a palavra que descreve a realidade do time imortal. O técnico e todo o elenco estão sofrendo uma tremenda pressão por melhores resultados. O Grêmio está com uma campanha fraca, porém não condiz com o elenco que possui, o que pode facilitar uma reviravolta na competição, mas devem mudar a postura das atuações para que possa ocorrer mais este renascimento. Com uma fraca campanha pós-Copa, com um aproveitamento de 25% dos pontos disputados, uma queda de 9 posições, a pior (junto a Botafogo e São Paulo) no período entre a 8ª e a 11ª rodada, que lhe conferiu a 15ª melhor campanha neste período. A presença na zona de rebaixamento traz más lembranças ao torcedor.
  • Atlético - MG: Este é a maior charada da competição até aqui. Ninguém entende como o Atlético-MG está nesta situação. Campeão Mineiro, com um elenco recheado de bons jogadores, com um técnico de primeiro nível, com o melhor CT do país, com salários em dia e com uma boa gestão de seus dirigentes, agora me responda, como uma equipe destas pode estar em penúltimo lugar no campeonato já passados 11 rodadas? Essa é a charada! A resposta pode passar pela "perda" do estádio do Mineirão, porém isso não tem se aplicado ao seu arqui-rival, o Cruzeiro, e por mais que a massa atleticana faça diferença, isso não serve de desculpa, pois com uma equipe deste nível não é aceitável esta situação. Com um aproveitamento de 33,34% dos pontos disputados, o que lhe acarretou na 12ª melhor campanha do período entre a 8ª e a 11ª rodada, o que não foi suficiente para subir na tabela, pois seus concorrentes diretos foram melhor, e acabou por cair 2 posições na competição, ainda se mantendo na zona de rebaixamento. Tem tudo para subir, mas a "mágica" ainda não ocorreu.
  • Atlético - GO: Lanterna da competição e candidato a Ipatinga 2008 e América - RN 2007, o Atlético - GO decepciona após o bom início de ano, campeão goiano e semi-finalista da Copa do Brasil. Com um aproveitamento de 25% dos pontos disputados, fez a 13ª melhor campanha, junto do Santos, e se diferenciando de Botafogo, Ceará e Grêmio nas vitórias conquistadas no período entre a 8ª e a 11ª rodada, mas não foi o suficiente parasair da rabeira do Campeonato Brasileiro. Surpreendeu a todos ao vencer o líder Corinthians, mas não parece ter forças para mudar o panorama do time na competição.
Essa são as análises dessas 4 rodadas do Brasileirão 2010, e através delas poderemos traçar perfis dos times e as ondulações na competição, e até prever possíveis posicionamentos ao final da competição, como eu fiz no ano passado, ao prever quem seriam os 6 primeiros da competição (lembrando que apenas errei o posicionamento de Atlético - MG e Internacional, que inverteram os papéis).

Vejam a ocilação do campeonato (exceto o líder, o 10º e o lanterna, que não mudaram de posição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário