sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasileirão: 10ª a 15ª rodada - Análise dos times

Como todos repararam eu dei uma parada nos comentários de rodada a rodada, decidi que não tinha como analisar cada jogo para o todo do Brasileirão. Então decidi que faria uma análise de evolução de cada time a cada 5 rodadas, mas nessa primeira eu esperei 6 rodadas, para fechar sempre nas rodadas 5 ou 0. Então vamos aos times:

  • Atlético - MG:
O Galo mineiro terminou a 9ª rodada em segundo lugar e recuperou a 1ª posição na rodada seguinte, ao vencer os reservas do Cruzeiro no clássico estadual, seguiu em primeiro até o fechamento da 14ª rodada, conseguindo vencer o São Paulo, empatar com o Vitória, vencer o Fluminense e começar a cair ao perder em casa para o Goiás. Na última rodada (15ª) foi ao Maracanã e não conseguiu repetir o resultado do ano passado, e foi derrotado de virada pelo Flamengo. Em seis rodadas, em 18 pontos disputados, o Atlético Mineiro conquistou 10 pontos (aproveitamento de 55,56%), três vitórias, um empate e duas derrotas (nas duas últimas rodadas), marcando 8 gols e sofrendo 5, média de 1,33 gols feitos e 0,83 gols sofridos, contabilizando a 5ª melhor campanha entre essas rodadas. Atenção aos recentes mals resultados, podem indicar uma queda de rendimento para o futuro na competição. Fechou a 15ª rodada em segundo lugar no campeonato.
  • Atlético - PR:
O Furacão está em uma campanha fraca e em rumo a Série B, tinha o 16º lugar na 9ª rodada, sempre oscilando nas rodadas, e depois de seis rodadas mostrou que não tem condições de reagir no campeonato e está na fila para comprar a passagem para a segundona. Em 18 pontos possíveis o Atlético Paranaense conquistou apenas 4 (aproveitamento de 22,22%), vencendo o Internacional na 10ª rodada, perdendo para o Santo André, empatando com Coritiba no clássico estadual e perdendo nas três rodadas seguintes para Santos, Avaí e Goiás, sequência que derrubou o técnico Waldemar Lemos. Nessas seis rodadas fez 4 gols e sofreu 10, média de 0,66 gols feitos e 1,67 gols sofridos, tendo feito a 3ª pior campanha nessas rodadas, que na tabela deu a 18ª posição no campeonato, e um das quatro cadeiras para o rebaixamento.
  • Avaí:
O time catarinense estava na lanterna do campeonato com apenas 7 pontos conquistados (uma vitória e 4 empates), parecia ser o novo América - RN ou novo Ipatinga, mas nas últimas 5 rodadas conquistou 5 vitórias e teve a melhor campanha das últimas seis rodadas entre todos os times (empatado com o Palmeiras, mas melhor no saldo). De 18 pontos disputados conquistou 15 (aproveitamento de 83,33%), perdendo para o Botafogo e vencendo de Goiás, Sport, Grêmio, Atlético - PR e Vitória. Nessas seis rodadas fez 14 gols e sofreu apenas 4, média de 2,33 gols marcados e 0,67 gols sofridos. Após esses grandes resultados nas últimas rodadas o Avaí subiu do 20º para o 8º lugar no campeonato. Será que alguém segura essa arrancada do Avaí?
  • Barueri:
A grande sensação/surpresa do campeonato estava na 5ª posição na 9ª rodada e enfrentava os grandes do Brasil de igual para igual, ataca o tempo todo, deixando sua defesa bem desguarnecida, mas não parece se importar com isso. Com sua vocação extremamente ofensiva acabou despertando os olhares do exterior, que levaram seu goleador Pedrão, mas isso não impediu que achassem um substituto, Val Baiano. Porém nas últimas seis rodadas houve uma queda de rendimento aliado a uma subida dos adversários diretos, conquistou 8 pontos dos 18 possíveis (aproveitamento de 44,44%), vencendo o Coritiba, empatando com o Santos, vencendo o Náutico, empatando com o Flamengo e perdendo para o São Paulo e Internacional, fazendo 15 gols e sofrendo 9, média de 2,5 gols marcados e 1,5 gols sofridos, teve a 10ª campanha nas últimas seis rodadas, que lhe conferiu uma queda para o 9º lugar no campeonato. Tem o melhor ataque da competição, mas os últimos revés tem que ser estudados, tanto pelo Barueri quanto pelos rivais, para definir o futuro da equipe na competição.
  • Botafogo:
O Fogão, assim como o Cruzeiro, está pagando por ter um jogo a menos nessas últimas seis rodadas, devido ao adiamento da partida contra a Rapoza (que tinha a final da Libertadores contra o Estudiantes, já comentada abaixo), jogou apenas 5 vezes e não perdeu nenhum jogo, de 15 pontos possíveis conquistou 9 (aproveitamento de 60%), vencendo o Avaí, folgando na 11ª rodada, empatando com o Flamengo, no clássico estadual, e Náutico, vencendo o Internacional e empatando com o Coritiba, fazendo 11 gols e sofrendo 9, média de 2,2 gols marcados e 1,8 gols sofridos, teve 8ª melhor campanha das últimas seis rodadas. O técnico Ney Franco, que mantido no cargo, acertou ao dizer que o Botafogo está pagando pelo início ruim do campeonato, e para sair desta situação (16º lugar no campeonato) precisam continuar com os bons resultados obtidos nas últimas rodadas. Deve continuar subindo na competição.
  • Corinthians:
O Timão estava na 7ª posição na 9ª rodada do Brasileirão, tinha acabado de sagrar-se campeão da Copa do Brasil, muitos afirmavam que agora o Corinthians iria se concentrar em ganhar a triplice coroa e arrancaria no Brasileirão, alguns outros falavam que haveria um relaxamento natural e seria possivel uma queda de rendimento, mas o que realmente vem acontecendo é que o Campeonato Brasileiro está equilibrado e que a janela de transferências segue fazendo estragos, já tirou do Corinthians três jogadores muito importantes para o elenco (Cristian, André Santos e Douglas), e ainda sofreu a baixa do Ronaldo Fenônimo, que lesionou a mão e desfalcará a equipe por umas cinco semanas. Mesmo com esses contra-tempos o Coringão ainda manteve uma certa constancia. Em 18 pontos possíveis o Timão conquistou 10 pontos (aproveitamento de 55,56%), perdendo para o Grêmio, vencendo Sport, Cruzeiro e Vitória, perdendo o clássico local contra o Palmeiras e empatando com Santo André, fazendo 9 gols e sofrendo 12, média de 1,5 gols marcados e 2 gols sofridos, teve a 6ª melhor campanha nas últimas seis rodadas, atingindo o 6º lugar na competição nacional. Resta ver como o Corinthians ficará com esses desfalques e as estréias dos reforços.
  • Coritiba:
O Coxa Branca vem de altos e baixos no campeonato, parece que vai fugir da zona da degola, mas parece que vai ficar ao lado dela durante toda a competição. Na 9ª rodada estava na 15ª posição, e nessas seis rodadas, em 18 pontos possíveis conquistou apenas 6 pontos (aproveitamento de 33,33%), perdendo para o Barueri, vencendo o Grêmio, empatando com o Atlético - PR, no clássico estadual, e com o Sport, perdendo para o Vitória e empatando com o Botafogo, fazendo 6 gols e sofrendo 8 gols, média de 1 gol marcado e 1,33 gols sofridos, teve a 5ª pior campanha nessas seis rodadas, ficando ainda em 15º lugar no campeonato. Lembrando que tem um jogo a mais que o Botafogo (que está 16º). Não vence a 4 rodadas, é preocupante.
  • Cruzeiro:
Assim como o Botafogo, o Cruzeiro tem um jogo a menos que os rivais, devido a disputa pelo título da Copa Libertadores da América (que ficou com o Estudiantes), a 11ª rodada não aconteceu para os mineiros celestes, nem para os cariocas alvinegros, jogo transferido para 27 de agosto de 2009, na 9ª rodada estava em 12º lugar. Após a perda da Libertadores as três rodadas seguintes seriam importantes para os mineiros, tudo para saber se sentiriam a perda do título ou se reagiriam na competição. E em seis rodadas (exceto a 11ª), em 15 pontos disputados a Raposa conquistou 7 pontos (aproveitamento de 46,67%), perdendo para o Atlético - MG, no clássico estadual, folgando na 11ª rodada (perdendo o título para o Estudiantes em casa), perdendo para o Corinthians, vencendo o Santo André, empatando com o Fluminense e vencendo o Sport, fazendo 5 gols e sofrendo 6 gols, média de 1 gol marcado e 1,2 gols sofrido por jogo, teve a 13ª melhor campanha nessas seis rodadas, o que lhe rendeu uma queda para o 14º lugar. Mostrou grande capacidade de reação ao seguir em frente após a perda de um título importante. Deve seguir subindo.
  • Flamengo:
O Urubu rubro-negro não tem conseguido alçar altos vôos neste campeonato, estava na 7ª posição até a 9ª rodada, teve uma grande queda de rendimendo nas rodadas seguintes, culminando na demissão do técnico Cuca, muito se fala que ele foi derrubado pelos próprios jogadores, mas é fato que a equipe conseguiu dois ótimos resultados após sua demissão. Nessas seis rodadas, em 18 pontos possíveis o Flamengo conquistou 9 (aproveitamento de 50%), empatando com São Paulo, perdendo para o Palmeiras, empatando com Botafogo e Barueri, e vencendo Santos e Atlético - MG, fazendo 11 gols e sofrendo 9, média de 1,83 gols marcados e 1,5 gols sofridos, nessas seis rodadas teve 8ª posição, que rendeu a manutenção do 7º lugar na competição. Com Andrade no comando, parece que vai evoluir nos resultados.
  • Fluminense:
Tempo já era nebuloso nas Laranjeiras na 9ª rodada, quando estava em 14º lugar, e mesmo com a mudança para o CFZ não melhorou a situação do Tricolor carioca, após as seis últimas rodadas, em 18 pontos disputados o Fluminense somou somente 1 (aproveitamento de 5,56%), e segue sem vencer a 10 rodadas. A fase ruim do Pó de Arroz culminou na demissão do técnico Carlos Alberto Parreira e na contratação de Renato Gaúcho para seu lugar, mas também não melhorou a situação. O Fluminense perdeu para o Santo André, Internacional, Goiás e Atlético - MG, empatou com o Cruzeiro e perdeu do Palmeiras, fazendo 5 gols e sofrendo 13 gols, média de 0,83 gols marcados e 2,17 gols sofridos, teve o pior desempenho dentre todas as equipes nas últimas seis rodadas, o que lhe confere a queda para o 19º lugar no campeonato, sinal de alerta está ligado no Tricolor carioca. Se não houver melhora imediata cairá para a segundona, o Fluminense tem elenco suficiente para se recuperar.
  • Goiás:
O Verde Esmeralda tem uma campanha muito boa, está brigando por uma vaga na Libertadores, estava na 6ª posição na 9ª rodada, e nas últimas seis rodadas conseguiu bons resultados, em 18 pontos disputatos conquistou 12 (aproveitamento de 66,67%), sendo esses pontos conquistados em 4 vitórias seguidas, o Goiás começou perdendo para o Sport e Avaí, e depois venceu do Fluminense, Palmeiras, Atlético - MG e Atlético - PR, fazendo 10 gols e sofrendo 5 gols, média de 1,67 gols marcados e 0,83 gols sofridos por jogo, teve o 3 melhor aproveitamento das últimas seis rodadas, que o premiaram com a subida para o 4º lugar na competição. O Esmeraldino tem grandes chances de conquistar uma vaga para uma competição continental, e pode ser da Libertadores.
  • Grêmio:
O Imortal está alternando bons e maus resultados, com péssimos resultados fora de casa e bons resultados em casa, estava em 10º lugar até a 9ª rodada, e nas últimas seis rodadas de 18 pontos disputados conquistou 9 (aproveitamento de 50%), vencendo o Corinthians, perdendo para o Coritiba, vencendo o Internacional, no clássico estadual, perdendo para o Avaí, vencendo o Santo André e perdendo para o São Paulo, fazendo 10 gols e sofrendo 8, média de 1,67 gols marcados e 1,33 gols sofridos por jogo, teve a 7ª melhor campanha nestas seis rodadas que não lhe rendeu melhora na tabela, continua em 10º lugar na competição. Se o Grêmio quiser almeijar algo mais na competição deve começar a marcar pontos fora de casa e continuar não perdendo pontos em casa.
  • Internacional:
Tido como um dos melhores elencos do Brasil e o melhor ataque do primeiro semestre em todo território nacional, o Colorado teve uma sequência nada boa nestas últimas seis rodadas, na 9ª rodada estava em primeiro lugar, e em 18 pontos disputados conquistou apenas 7 (aproveitamento de 38,89%, bem longe dos 60% do total da competição). O Internacional perdeu para o Atlético - PR, venceu o Fluminense, perdeu do Grêmio, no clássico estadual, perde para o Avaí, empatou com o São Paulo, perdeu para o Botafogo e venceu o Barueri, fazendo 15 gols e sofrendo 15, média de 2,5 gols marcados e 2,5 gols sofridos por jogo, teve 12ª posição entre essas seis rodadas, o que lhe gerou uma queda de 1º para 3º lugar na competição. Com a saida de Nilmar para o futebol europeu, gerou uma lacuna no então ataque dos sonhos, que também está desfalcado de D'Alessandro, afastado da equipe. O técnico Tite tem que por ordem na casa com as entradas de Bolaños e Andrezinho, respectivamente, mas será que conseguirá manter a qualidade? Só o tempo dirá!
  • Náutico:
Desespero, essa é a palavra que define bem a situação do Náutico no Campeonato Brasileiro de 2009, depois de estar entre os 4 primeiros nas três primeiras rodadas, amarga a lanterna do Brasileirão, desde a 3ª rodada que o time não sabe que é vencer, terminou a 9ª rodada em 17º lugar, e em 18 pontos disputados conquistou 3 (aproveitamento de 16,67%), perdeu para o Palmeiras, empatou com o Vitória, perdeu para o Barueri, empatou com o Botafogo e Sport, no clássico estadual, e perdeu para o Santos, fazendo 8 gols e sofreu 16, média de 1,33 gols marcados e 2,67 gols sofridos, teve o 2º pior aproveitamento dentro destas seis rodadas (melhor apenas que o Fluminense), o que lhe rendeu a lanterna do campeonato. Uma das vagas para a Série B parece estar preenchida pelo Náutico, deve cair e não parece ter poder de fogo para lutar contra isso. Como diria meu cunhado, alvirrubro roxo: "Descobrimos que é melhor jogar a segundona, a primeira divisão é muito chata!"
  • Palmeiras:
Mesmo com o tempo fechado no Palestra Itália, saida de Keirrison, demissão mal explicada de Vanderley Luxemburgo, a indefinição sobre o futuro treinador (Jorginho seria ou não efetivado), e a contratação de Muricy Ramalho, o Palmeiras mostrou que tem bala na agulha e que as confusões externas não vão influenciar no trabalho de campo, até a 9ª rodada a equipe estava em 3º lugar e após essas seis rodadas o clube alcançou o topo da competição, com o 1º lugar, de 18 pontos disputados conquistou 15 (aproveitamento 83,33%), venceu do Náutico, Flamengo e Santo André, perdeu para o Goiás, e venceu Corinthians, no clássico local, e o Fluminense, fazendo 12 gols e sofrendo 4 gols, média de 2 gols marcados e 0,67 gols sofridos por jogo, teve o segundo melhor aproveitamento nessas seis rodadas (atrás apenas do Avaí, que ficou na frente no saldo de gols). O curioso é que um jogador que foi apontado como a pior contratação de todos os tempo pelo Palmeiras é justamente quem tem se destacado no Porco (além de Diego Souza e Claiton Xavier), esse jogador é o Obina, aquele que não fazia gols tinha mais de seis meses antes de ser contratado (por empréstimo) pelo Palmeiras, e que fez três gols no clássico contra o Corinthians. Palmeiras + Muricy Ramalho = Título Brasileiro? É bem possível.
  • Santo André:
O novo azulão do ABC paulista não tem feito tanto estrago quanto o anterior (São Caetano), mas faz uma campanha regular, se fizer direitinho a campanha até consegue uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, em 18 pontos disputados conquistou 7 (aproveitamento de 38,88%), venceu o Fluminense e Atlético - PR, perdeu do Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, e empatou com o Corinthians, fazendo 5 gols e sofrendo 7, média de 0,83 gols marcados e 1,17 gols sofridos por jogo, tem a 15ª melhor campanha nessas seis últimas rodadas, o que levou o time a cair da 11ª para a 13ª posição no campeonato. Deve não incomodar ninguém e ficar na primeira divisão, com chance de biliscar uma vaga na competição continental.
  • Santos:
O time da Baixada Santista está com algumas dificuldades na competição, não consegue embalar, Kleber Pereira está contundido e o time parece ser incompleto (as contratações de inicio de ano não foram boas, quase ninguém vingou), na 9ª rodada estava na 9ª posição, e em 18 pontos disputados desde então conquistou 7 (aproveitamento de 38,88%), perdendo para o Vitória, que levou a demissão de Vagner Mancini, empatando com o Náutico, perdendo para o São Paulo, vencendo o Atlético - PR, perdendo do Flamengo e vencendo do Náutico, fazendo 10 gols e sofrendo 14, média de 1,67 gols marcados e 2,33 gols sofridos, tem a 14ª melhor campanha nessas últimas seis rodadas, o que lhe conferiu a queda para o 12º lugar no campeonato. Com a chegada de Vanderley Luxemburgo pode engrenar no campeonato e quem sabe arrancar uma vaga na Libertadores do ano que vem.
  • São Paulo:
E o maior campeão brasileiro, atual tri-campeão nacional, totalizando seis títulos brasileiros, como está na competição deste ano? Vai ser campeão de novo? A resposta é: Dificilmente! Claro que não se pode afastar essa possibilidade, mas esse ano o Tricolor paulista tem dois desfalques importantes na equipe, o primeiro é Rogério Ceni, que está em recuperação e deve voltar logo, o time sente a falta de seu líder, e ainda temos a falta de Muricy Ramalho, o melhor técnico do país na atualidade (afinal é só tri-campeão brasileiro). Ricardo Gomes assumiu o time após a eliminação da Copa Libertadores e pegou um elenco mediano que enfrenta dificuldades de manter o nível e a regularidade dos últimos anos, na 9ª rodada o São Paulo estava no 13º lugar, em 18 pontos disputados conquistou 11 (aproveitamento de 61,11%), empatou com o Flamengo, perdeu para o Atlético - MG, venceu o Santos, no clássico estadual, empatou com o Internacional, e venceu o Barueri e Grêmio, fazendo 10 gol e sofrendo 9, média de 1,67 gols marcados e 1,5 gols sofridos por jogo, teve a 4ª melhor campanha durante as últimas seis rodadas, o que lhe conferiu uma subida para o 11º lugar no campeonato. Deve ficar na zona da Copa Sul-Americana, mas não se pode dar as costas para o tricolor e esquecer dele, ele pode se encontrar e arrancar novamente (igual ao ano passado).
  • Sport:
Recife está em crise, o Santa Cruz está na Série D, e quando uma grande equipe do estado está mal, isso reflete nas outras, e o Náutico está na lanterna do campeonato e o Leão de Recife não está longe disso, aliás está na zona de rebaixamento desde a 9ª rodada, que estava em 18º lugar, e em 18 pontos possíveis conquistou 5 (aproveitamento de 27,78%), ganhou do Sport, perdeu para Corinthians e Avaí, empatou com Coritiba e Náutico, no clássico local, e perdeu para o Cruzeiro, fazendo 10 gols e sofrendo 12, média de 1,67 gols marcados e 2 gols sofridos por jogo, teve a 4ª pior campanha nestas seis rodadas, o que mesmo assim lhe conferiu uma subida para o 17º lugar, ainda na zona de rebaixamento. Tem repetido a política de troca constantes de técnicos, primeiro saiu Nelsinho Baptista, depois foi a vez de Emerson Leão cair e agora será a vez de Péricles Chamusca tentar levantar o Sport desta posição incomoda, elenco tem, já mostrou isso na boa campanha que teve na Libertadores da América e na Copa do Brasil do ano passado.
  • Vitória:
Esse clube baiano parece não estar dormindo na rede, a campanha do Rubro-Negro baiano é excelente, mesmo que caia de rendimento dificilmente se afastará dos 6 primeiros colocados, tem um atacante que tem se destacado neste brasileiro, o artilheiro Roger. Estava na 4ª posição na 9ª rodada, e em 18 pontos disputados conquistou 8 (aproveitamento de 44,44%), goleou o Santos, empatou com o Náutico e Atlético - MG, perdeu para o Corinthians, venceu o Coritiba e perdeu para o Avaí (goleado), fazendo 9 gols e sofrendo 9, média de 1,5 gols marcados e 1,5 gols sofridos por jogo, teve a 11ª melhor campanha nessas seis últimas rodadas, o que lhe conferiu uma queda para o 5º lugar no campeonato. Paulo César Carpegiani tem feito um bom trabalho no Vitória, deve brigar por uma vaga na Libertadores, mas deve ficar de fora, com a vaga para a Copa Sul-Americana.

2 comentários:

  1. Léo, quem torce pelo náutico é Alvirrubro. Se um zagueiro não tivesse errado... mas teu time não ajuda mesmo, né?

    ResponderExcluir
  2. Ainda é cedo para saber se o Atlético-MG está em queda livre. Perder para o Flamengo no Maracanã é normal. O estranho foi a maneira como perdeu. O time jogou muito mal. Perder para o Goiás em casa também não é nada de outro mundo. O Esmeraldino é o melhor time quando joga longe de casa. Pouco se falou nisso, mas o duelo contra o Coritiba era uma decisão. Se não vencesse, aí a queda na tabela estaria consumada. Outra decisão será contra o Palmeiras, dia 12. Claro, melhor será vencer. Mas confirme os resultados desta quarta e do próximo final de semana, um empate poderá ser bom para o Galo.

    ResponderExcluir