quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Palmeiras: Um time perdido no campeonato

Quais são as razões para que o Palmeiras tenha caído tanto de rendimento? É tudo culpa do Simon? Como que um time que era considerado o melhor elenco e de melhor futebol apresentado do Campeonato Brasileiro 2009 pode simplesmente desaprender a jogar?

Desde pequeno eu sempre ouvi que quando uma grande equipe entra em colapso é por pressões internas do clube, desorganização (estrutural ou politica) e também pode ser por falta de capacidade psicológica de enfrentar a pressão de ser campeão.

O comportamento demonstrado na Sociedade Esportiva Palmeiras nas últimas rodadas do campeonato brasileiro (afinal, nos últimos 27 pontos disputados conquistou apenas 6) é de que não sabem como enfrentar as pressões de uma final de campeonato tão equilibrado. Sim eu afirmo, o campeonato está muito equilibrado e o Palmeiras não soube lidar com esse equilíbrio e está fora da briga pelo título e deve ficar de fora do G4 (como já havia dito anteriormente nas minhas projeções). É só observar o incidente de ontem, como um jogador como o Obina, que sempre foi declarado pelos companheiros como um jogador extremamente calmo e tranquilo, estoura de raiva e aceitar as provocações de seu companheiro Maurício, um jogador jovem e sem maturidade para lidar com as pressões?

A coisa já deixou de ser preta no Palestra Itália, quando estava preta ainda era melhor que agora. Quando a diretoria viu que o título estava escapando pelas mãos, resolveu caçar os culpados, que foram muitos: Carlos Eugênio Simon, fatores extra-campo, "irregularidades" a favor de Flamengo e São Paulo, o "sumiço" do futebol de Vágner Love, o STJD e muito mais. Luiz Gonzaga Belluzo buscava culpados para justificar a intranquilidade da equipe, que só foi entrando na caça de seu presidente, e um arbitro não era mais um arbitro, era um adversário que queria prejudicar a equipe. Os erros não podiam ser internos, não podiam ser psicológicos, tinham que ser alguém para apontar para a torcida e dizer: "É ele o culpado! Dêem uns "sopapos" nele! É um "vigarista"!

Atenção jogadores, comissão técnica e diretoria palmeirense, ninguém, absolutamente ninguém é culpado pelos seus sucessos ou fracassos a não ser vocês mesmos. Parem de caçar um culpado e busquem encontrar o bom futebol. Torcida, paciência, não parece ser desta vez que vocês poderão sair da "fila do gargarejo" e gritar é campeão, mas vocês têm um ótimo time que pode ainda buscar várias novas conquistas.

Resta a vocês não perderem a vaga da Copa Libertadores e torcer contra o hepta do São Paulo.

Um comentário: