sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Copa do Mundo 2010: Grupos definidos

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2010, na África do Sul! E o Brasil pegará pedreira, a primeira desde 1966, por coincidência terá Portugal mais uma vez no grupo. Agora dá até para fazer previsões de como será a Copa do Mundo.

Acredito que cada grupo terá pelo menos um confronto interessante para acompanhar, olha só os grupos:

  • Grupo A:
  1. África do Sul
  2. México
  3. Uruguai
  4. França

Para mim este é o famoso grupo da "Morte" desta Copa, pois é imprevisível. Está certo que a anfitriã terá dificuldades, por ser a seleção mais fraca deste grupo, mas como são os donos da casa isso pode ser importante para a definição do grupo, afinal nunca uma seleção anfitriã caiu na primeira fase em Copas do Mundo. Quem todos estão apontando como garantida nas oitavas é a França, porém acredito que os franceses não irão longe nesta Copa (Zidane ainda faz falta) e podem ser surpreendidos ainda na primeira fase, assim como em 2002. México sempre vai bem nas primeiras fases que joga. E o Uruguai pode aprontar, pois tem um time bom e aguerrido, mas precisa virar uma equipe para almejar mais na competição.

  • Grupo B:
  1. Argentina
  2. Nigéria
  3. Coreia do Sul
  4. Grécia

Grupo perigoso, mas também é dos mais fáceis. A Argentina só precisa não bobear para não ficar a ver navios, deve classificar sem dificuldades e Messi deve dar um show. A Nigéria, para mim, é a outra favorita deste grupo, que por atuar no continente africano deve ter uma motivação a mais. Este grupo pode surpreender, mas acho difícil. Grécia vive ainda da Euro 2004 e a Coreia do Sul tenta mostrar que o fator casa (e arbitragens a favor) não são as únicas credenciais da seleção 4ª colocada em 2002.

  • Grupo C:
  1. Inglaterra
  2. Estados Unidos
  3. Argélia
  4. Eslovênia

Este é um dos grupos mais "babas" da Copa. A Inglaterra deve atropelar todo mundo. Os Estados Unidos têm mostrado que tem futebol para fazer frente as principais seleções. Argélia não deve botar dificuldades a ingleses e americanos, mas fará um duelo interessante com os eslovenos. A Eslovênia, que surpreendeu nas eliminatórias, ao eliminar a Rússia e a República Tcheca, só terá chances contra os argelinos.

  • Grupo D:
  1. Alemanha
  2. Austrália
  3. Sérvia
  4. Gana

Segundo grupo da "Morte", só não é mais que o A pela disparidade de qualidade da Alemanha com as outras três seleções. Como eu disse, a Alemanha não terá dificuldades para assumir a primeira posição no grupo. Austrália deve ficar de fora das oitavas nesta Copa, o grupo não o favorece, mas pode ser a surpresa. A Sérvia é a segunda força do grupo, mas muito pouco a frente de Gana, vem com um grupo de jogadores muito bons que não querem repetir a má campanha da última Copa, acredito que um toque de qualidade no meio campo não faria mal nenhum (Petkovic poderia ser convocado, tá jogando muito). Gana é a terceira potencia, mas pode aprontar para os europeus, pois em solo africano acredito que as seleções do continente vão dar trabalho.

  • Grupo E:
  1. Holanda
  2. Dinamarca
  3. Japão
  4. Camarões

Outro grupo da "Morte", mas pelo Japão ser tão desigual a seus adversários este grupo está atrás do A neste quisito. A Holanda chega mais uma vez a Copa com uma seleção capaz de lutar pelo título, resta saber se será capaz de vencer a tradição de amarelar na hora da decisão. A Dinamarca não é mais aquela dinamáquina de outros tempos, tem um time bom, mas é limitado em alguns aspectos, dará trabalho a todos, mas acho que fica de fora das oitavas. O Japão é uma seleção boa, mas não terá chances neste grupo, deve ser o saco de pancadas, talvez aprontando para cima da Dinamarca. Camarões, depois de ficar fora em 2002 e 2006, a seleção de Samuel Eto'o deve confirmar ser uma das seleções africanas que chegam melhores preparadas para a Copa do Mundo, deve classificar para a segunda fase.

  • Grupo F:
  1. Itália
  2. Paraguai
  3. Nova Zelândia
  4. Eslováquia

Grupo que pode surpreender a todos. Não acho que a Itália terá facilidades em se classificar (chego a acreditar que, se não levarem o Amauri, não se classificam para as oitavas), a seleção é envelhecida e precisa de renovação, a seleção está se arrastando em campo. Paraguai, no meu ver é o grande favorito deste grupo, esta Copa do Mundo será um palco para o show de Cabañas pela seleção paraguaia. A Nova Zelândia, além de zebra, espera que a experiência da Copa das Confederações sirva para que busque algum ponto contra alguém, mas deve nem marcar gol na Copa. A Eslováquia talvez seja a seleção que apronte mais para cima da Itália, ela deve brigar com a tetracampeã do Mundo pela vaga nas oitavas de final.

  • Grupo G:
  1. Brasil
  2. Coreia do Norte
  3. Costa do Marfim
  4. Portugal

O grupo do Brasil é um dos mais difíceis desta Copa, mas a seleção brasileira deverá confirmar seu favoritismo sobre as adversárias. Brasil, favorito ao título, terá dificuldades, principalmente contra os africanos, mas se não abrir bem o olho pode ser surpreendido até pelos asiáticos. A Coreia do Norte é uma seleção rápida, e pode aprontar para cima do Brasil, que já mostrou ter dificuldades contra velocistas (vide Egito na Copa das Confederações), mas qualquer ponto conquistado já será uma grande vitória. Costa do Marfim é a seleção africana que mais tem chances de lutar pelo título, são muito bons e fortíssimos ofensivamente, Didier Drogba deve desequilibrar a balança a seu favor, dará dificuldades ao Brasil e principalmente aos portugueses. Portugal chega a Copa com a credencial de ter um dos (se não "O") jogadores que podem decidir uma partida a qualquer momento, Cristiano Ronaldo, mas vêm em decadência coletiva, não possui a mesma força da época do técnico Felipão.

  • Grupo H:
  1. Espanha
  2. Suíça
  3. Honduras
  4. Chile

Este é o grupo mais fácil de toda a Copa do Mundo. A Espanha não terá dificuldades em atropelar a todos neste grupo, nem os chilenos, a segunda força no grupo, com o grupo muito bem fechado, com Xavi, Xabi Alonso, Fernando Torres, David Villa e cia, têm tudo para apresentar o melhor futebol desta Copa, mas ainda precisa superar a fama de "amarelona" em Copas, na Euro 2008 já demonstrou que pode ser campeã, falta agora em Copas. Suíça, famosa por ser um time extremamente defensivo (foi eliminada da última Copa sem tomar gols) brigará com o Chile pela segunda vaga deste grupo, têm uma equipe até boa mas o estilo de jogo não favorece que os gols apareçam, em nenhum dos lados. Honduras, seleção ainda em festa pela classificação a Copa do Mundo, busca superar a euforia pela classificação para lutar por gols e pontos para ter uma participação no mínimo honrosa. O Chile está com uma seleção habilidosa ofensivamente, mas muito aberta em sua defesa, se Maldonado não se recuperar a tempo da Copa, pode ser surpreendida pelos suíços.

Atenção aos confrontos: Uruguai x França; Argentina x Nigéria; Inglaterra x Estados Unidos; Alemanha x Sérvia; Holanda x Camarões; Itália x Paraguai; Brasil x Costa do Marfim; Brasil x Portugal; Espanha x Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário