segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Rebaixamento: Quedas de Santo André e Coritiba

Campeonato brasileiro de 2009 já encerrou, mas ainda estou atualizando o meu blog, e para finalizar os últimos rebaixados para a Série B acrescentou os times do Santo André e do Coritiba, ambos com títulos importantes no cenário nacional.
  • Santo André:

Clube também conhecido como "Ramalhão", em homenagem a João Ramalho, fundador da cidade de Santo André, no ABC paulista. O Esporte Clube Santo André foi fundado no ano de 1968, no dia 20 de Janeiro, mas com o nome de Santo André Futebol Clube, o nome atual viria a surgir em 1975.

A primeira participação do Santo André em campeonatos brasileiros foi no ano de 1984, no qual ficou em 10º lugar, e só voltou a participar neste ano (2009), em que terminou em 18º lugar, voltando a segundona.

Ainda no cenário nacional o Santo André participou de duas Copas do Brasil, em 2004 e 2006, conquistando o título em 2004, e com isso a vaga para a Copa Libertadores da América de 2005.

No torneio continental, o Ramalhão foi eliminado ainda na 1ª fase da competição ficando com a 18ª posição. No âmbito estadual a melhor colocação alcançada pelo Santo André foi a 4ª posição no campeonato paulista de 2005.

Por ser uma equipe sem muitos torcedores, acho bem improvável seu retorno a elite do futebol brasileiro de imediato.

  • Coritiba:

Fundado por alemães em 12 de Outubro de 1909, tem a grafia diferente do nome atual da cidade (Curitiba) por na época a cidade era chamada de Coritiba pelos europeus e de "Curytiba" pela grafia tupi-guarani, ambos corretas naquele tempo.

A torcida do Coritiba é conhecida como "Coxa-Branca", apelido dado por um dirigente do Atlético Paranaense em claro contexto de preconceito racial contra um jogador alemão, no período da II guerra mundial. O insulto acabou por servir de motivação para o Coritiba vencer o Atlético e virou nome símbolo de sua torcida, carinhosamente chamada de Coxa.

Os primeiros títulos do Coritiba foram em 1916 com o campeonato da cidade de Curitiba e o campeonato paranaense, totalizando 10 títulos da cidade e 33 estaduais.

No âmbito nacional o Coritiba tem o título do Campeonato Brasileiro de 1985 e o título da segunda divisão de 2007, participando 29 vezes da elite do futebol brasileiro, e neste ano (2009), ano do centenário do clube, o Coritiba volta para a segundona.

Se não bastasse a "vergonha" de ser rebaixado no ano de seu centenário, no dia 06/12/09, a torcida do Coxa-Branca protagonizou uma das cenas mais lamentáveis dos últimos anos do futebol brasileiro. Ao ser encerrada a partida contra o Fluminense, e confirmado o rebaixamento do Coritiba Football Club, a torcida invadiu o campo do Couto Pereira e agrediu árbitros, seguranças, policiais e jogadores, sem deixar de depredar o patrimônio do clube e ainda sair pela cidade fazendo arruaça e destruindo as belezas da cidade de Curitiba.

Se não fosse essa ação de vandalismo o Coritiba teria tudo para voltar a elite do futebol brasileiro o mais rápido possível, mas sem, provavelmente, poder jogar ano que vem no Couto Pereira, com a provável falta de investidores, a falta de interesses de jogadores em atuar pelo clube, o Coritiba deve ficar um tempo sem participar da elite do futebol.

Vejam só a destruição da irracionalidade coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário