quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Copa Sul-Americana: A final (em busca do impossível)

Na quarta - feira passada tivemos a primeira partida da fina da Copa Sul - Americana, entre LDU e Fluminense, uma reedição da final da Copa Libertadores da América de 2008. Após a confirmação deste novo confronto, fiquei imaginando se o Fluminense havia aprendido a lição de jogar na altitude? Será que seria diferente este ano?

Começado o jogo fiquei impressionado como o Fluminense tinha conseguido um gol tão rápido, e que poderia lhe dar uma ótima vantagem na segunda partida. Mas jogando na altitude um clube brasileiro não pode se lançar ao ataque como o Fluminense fez, afinal ainda teria outro jogo, e a LDU havia goleado o River Plate - URU por 7 x 0 na semi - final. Resultado, um humilhante resultado de 5 x 1 para os donos da casa.

Me veio a mente aquela antiga frase de que "não existe mais time bobo no futebol"! É a maior mentira do mundo, claro que existe e eles se chamam clubes brasileiros na altitude! Afinal de contas, todos sabem que lá a demanda de oxigênio é menor, a bola é mais rápida e eles estão adaptados e acostumados a usarem esses fatores desfavoráveis aos outros times em seu favor, mas mesmo assim toda vez ouvimos que nós vamos partir para cima e liquidar eles lá na altitude! Chega a ser ridículo, não temos capacidade de enfrentá-los de igual para igual lá, muito menos de ser superiores. Nessa hora tem que se ter a cabeça no lugar e cadenciar um jogo, buscando o empate ou perder de pouco. Foi assim que o Sport conquistou uma vitória sobre este mesmo LDU, lá em Quito, na Libertadores deste ano. Temos que jogar como time pequeno na altitude, defendermos primeiro para depois contra - atacarmos.

Agora a missão chega a ser impossível, mas para o Fluminense o impossível tem acontecido ultimamente no Campeonato Brasileiro. Com ótimas atuações de Fred, Conca, Gum e cia, o tricolor carioca tem mostrado que podem sim realizar o que todos pensam ser impossível. Tudo depende de seu empenho em campo e de furar a forte marcação que o LDU irá trazer aqui para o Brasil. Fred têm liderado esta equipe por missões impossíveis nos últimos meses e poderá conquistar um título (que sim é muito importante) internacional em seu primeiro ano como tricolor. Acredito mais no Fluminense de Fred do que no LDU de Mendez. Acredite tricolor, é possível fazer o impossível.

Lutando até o apito (gongo) final é o que essa torcida merece! Sejam guerreiros, heróis e agentes do impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário