quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF: E a Taça das Bolinhas vai para...

Hoje a tarde a CBF divulgou qual seria o destino da taça de bolinhas (a taça Brasil), que ficaria com o primeiro time a ganhar o Campeonato Brasileiro por 5 vezes (livre de sequência) ou ser Tri-Campeão (seguidamente) da competição.

Simples e certo como afirmar que a água é molhada, então por que da demora para se decidir (cerca de 18 anos, ou seriam 3?)? Tudo isso ocorreu pelo famigerado ano de 1987. Como já coloquei em meu blog, no seguinte link (http://global-esportes.blogspot.com/2009/12/copa-uniao-de-1987-o-porque-eu.html), considero o campeão brasileiro de 1987 sendo o Flamengo, por todas as razões inteligíveis possíveis, mas a CBF através de suas jogadas politicas (em 1987 e agora, em 2010, se repete) confrontou o Clube dos 13 com essa decisão, tudo para se afirmar como o poder absoluto do futebol brasileiro.

Pena que os clubes não tenham tido força e peito para fazer o mesmo que os clubes de basquete fizeram na criação do NBB (Novo Basquete Brasil) e se fizeram unidos e fortes contra a entidade máxima do basquete, a CBB. Pena que os clubes de futebol tenham pensado a curto prazo e não a longo, afinal quem seria a CBF sem os clubes? Por mais que a FIFA desqualifique quem tome essa atitude, a médio prazo não restaria argumentos e poderes a CBF se eles em peso se opusessem a essa ditadura do futebol brasileiro.

Mas vamos ao que interessa. Então se a CBF não reconhece a Copa União de 1987 (que era composta por: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético - MG, Bahia, Santa Cruz, Coritiba e Goiás), organizada pelo então recém-criado Clube dos 13, e reconhece a Copa Brasil (que era composta por: Sport, Náutico, Guarani, Portuguesa, Internacional de Limeira, Atlético Paranaense, Joinville, Criciúma, Vitória, CSA, Ceará, Atlético Goianiense, Treze, Rio Branco, Bangu e América - RJ, este último se recusou a disputar a Copa Brasil, por entender que ela era apenas um embuste), organizada pela CBF, em necessidade de demonstrar quem é que tem o poder.

Com isso o primeiro time 5 vezes campeão brasileiro da CBF é o São Paulo, por isso a taça de bolinhas irá rumo ao Morumbi, ao invés da Gávea. Mas o que isso muda no cenário futebolístico brasileiro? Eu lhe respondo! Muda absolutamente nada, afinal a CBF nunca reconheceu o título da Copa União como título brasileiro, ela só reafirmou essa posição na figura de repassar a taça para o São Paulo, só acho que é muito estranho ter feito isso somente 3 anos após a conquista desse direito, segundo a CBF. Agora, nada fará com que não reconheçamos o título brasileiro de 1987 do Flamengo, mesmo sem a chancela da CBF, afinal quem em sã consciência não diz que o time que ganhou a competição com os melhores times brasileiros, em um campeonato bem montado, ou seja venceu os melhores times do país e sagrou-se campeão desta competição, e não é campeão brasileiro, e sim quem é o campeão é um time que não enfrentou nenhum desses times e ainda não ganhou a final e sim num acordo de "amigos" decidiram que deveriam parar de cobrar penaltis. Eu ainda acho que o Flamengo foi o maior do Brasil em 1987, o Sport teve seu mérito na Copa Brasil, mas nem venceu o "tido" vice-campeão Guarani e nem enfrentou nenhum dos melhores.

O troféu vai para o Morumbi, mas em postura de caráter deveria seguir para a Gávea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário