sábado, 24 de abril de 2010

Copa do Brasil: Agora é pra valer! Quartas de Final.

A Copa do Brasil agora pega fogo e chega em sua fase mais decisiva. Oito equipes batalham pelo título e pela vaga para a Copa Libertadores de 2011 (Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória).

Na fase de quartas de final teremos grandes confrontos, somente times de primeira divisão do brasileiro que entrarão em campo. Alguns dos grandes clubes já ficaram pelo caminho (Botafogo, Goiás, Atlético Paranaense, Coritiba e Sport), e os candidatos a surpresas não conseguiram prosseguir (Santa Cruz, Corinthians Paranaense, Guarani e Portuguesa).

Das oito equipes restantes os favoritos ao título são Santos e Grêmio, e os azarões são Atlético Goianiense e Vasco. Mas como é uma competição eliminatória tudo pode acontecer. Os confrontos são:

  • Vasco x Vitória

Apesar de já ter colocado o Vasco como azarão ao título, este confronto é bem equilibrado, pois a grandeza da equipe cruzmaltina não pode ser deixada de lado. Mas o fato de ter subido agora da segunda divisão nacional e de ter ficado atrás dos outros 3 cariocas no estadual deste ano, classificam a equipe como mediana. Seu ponto forte é a experiência e os gols bonitos de Dodô, a raça e habilidade de Carlos Alberto e a molecagem de Phillipe Coutinho. O Vitória está com uma equipe bem redondinha, vem bem no estadual e disputará o título contra o Bahia e atropelou o Goiás no caminho até as quartas de final na Copa do Brasil. Em seu elenco o Vitória conta com a experiência e precisão nas faltas de Ramon (que já fez história no rival da Colina), a segurança do goleiro Viáfara e os gols do artilheiro Júnior, para avançar as semi-finais.

Neste confronto, pelo menos para mim, o Vitória é favorito, mas o Vasco pode se aproveitar do desgaste que o clube baiano terá com as finais do estadual para aprontar para cima dos leões baianos.

  • Atlético - GO x Palmeiras

Até parece que será barbada! O Palmeiras, tetracampeão brasileiros (pela CBF, que pela história é octa) enfrentará o recém promovido a elite nacional, o Atlético Goianiense. Mas se futebol fosse exato e previsível, não seria apaixonante. O Atlético Goianiense vem para este confronto como franco atirador, se perder não terá feito nada de ruim, mas se avançar irá fazer história em seus anais. Em seu elenco conta com a experiência e visão de jogo de Lindomar, a velocidade de Rodrigo Tiuí e os gols do artilheiro Marcão. O Palmeiras que viveu momentos bem conturbados durante o início deste ano, até um episódio de racismo balançou a campanha alvi-verde, mas sempre conquistando em campo os resultados necessários para avançar nesta competição. Vale lembrar que uma eliminação agora deflagra outra crise no Palestra Itália. O Palmeiras conta com a segurança do experiente pentacampeão mundial, o goleiro Marcos, com a articulação de Cleyton Xavier, a força e raça de Diego Souza e os gols do artilheiro Robert.

Acredito que o Palmeiras seguirá na competição, mas não será fácil superar os Dragões do Atlético Goianiense, o jogo será bom.

  • Fluminense x Grêmio

Confronto de gente grande, duelo de tricolores, dois favoritos frente a frente, promessa de jogão. As duas equipes têm grandes jogadores e vem bem na competição. O Fluminense está prestes a anunciar seu novo técnico (tudo leva a crer que será Muricy Ramalho) e essa troca de comando pode atrapalhar as pretensões dos tricolores carioca, mas o ataque carioca é muito forte e bem organizado. O Fluminense tem em seu elenco com a velocidade e vocação ofensiva de Júlio César, a precisão de Conca e o faro de gol do matador Fred. O Grêmio, que está na final do gauchão, é, junto do Santos, o favorito ao título da Copa do Brasil. A equipe liderada por Silas tem apresentado um futebol ofensivo e com muita raça, o desgaste da final do estadual pode atrapalhar as pretensões dos tricolores gaúcho. O Grêmio conta com a muralha formada por Victor, a visão de jogo e precisão de Douglas, força e bom posicionamento de Borges e os gols do artilheiro Jonas.

Deve ser um confronto emocionante, e acredito que o Grêmio vive um melhor momento e tem a equipe mais sólida perante o Fluminense, deve passar as semi-finais.

  • Santos x Atlético - MG

Outro grande confronto, duelo de alvi-negros, de finalistas estaduais, e mais uma vez dois candidatos ao título da Copa do Brasil. O Santos vem com mais uma de suas gerações dos "meninos da vila", e conta ainda com o retorno de Robinho, para este semestre, com um futebol super ofensivo e de toques rápidos, os alvi-negros praianos vêm enchendo os olhos dos brasileiros, mas tem um sério problema defensivo, pois todo time que os atacou evidenciou os defeitos da defesa. A equipe paulista conta com a precisão de Ganso, a molecagem de Neymar, os dribles de Robinho e o oportunismo do atacante André. O Atlético Mineiro é outra equipe que tem características ofensivas, apesar de ter perdido o artilheiro Obina. O galo mineiro tem um estilo de jogo mais cadenciado e de valorizar a posse de bola, buscando ser cirúrgico nos seus ataques. A equipe mineira conta com a segurança defensiva de Jairo Campos, a versatilidade de Fabiano, a velocidade de Muriqui e o talento de Diego Tardelli.

Neste duelo as duas equipes estão disputando as finais dos seus respectivos estaduais, então não há quem se beneficie com o cansaço do adversário, e num jogo que, provavelmente, será equilibrado, acredito que o Santos conseguirá a classificação, graças a seu ataque quase mortal.

Na Copa do Brasil apartir de agora só teremos grandes jogos, apesar de uma chave estar mais forte que a outra, não podemos apontar que será o campeão. Pena que os meus dois grandes favoritos se enfrentarão, se classificarem, somente em uma semi-final e não na grande final.

Lembrando, minhas apostas para os confrontos das semi-finais são: Vitória x Palmeiras, e Grêmio x Santos.

Um comentário: