domingo, 18 de abril de 2010

Estaduais: Botafogo e Coritiba Campeões de 2010!

Neste fim de semana já podemos coroar dois campeões estaduais de 2010, Botafogo e Coritiba, carioca e paranaense, respectivamente. O Coritiba, pouco mais de quatro meses após ser rebaixado, conquistou o estadual, em um excelente trabalho de Nei Franco, deve chegar forte para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas além dos títulos tenho que citar alguns clássicos e semi-finais de estaduais que se passaram.

Clássicos:

  • Corinthians 1 x 2 Santos;

Um jogo que me impressionou bastante não foi o show inicial do Santos, mas sim como que o Corinthians, que levava uma aula de futebol do Santos, ao ficar com dois jogadores a menos melhorou e quase empatou o jogo. Como que um time que dá show em uma partida, consegue levar pressão de um time assim que fique este fica com dois jogadores a menos. Para mim isso foi um alerta para o Santos, que mereceu ganhar.

  • Fluminense 2 x 1 Botafogo;

Dominio total do tricolor carioca, apesar de o Botafogo sair na frente no placar, quem dominou a partida toda foi o Fluminense, que abusou de perder gols, inclusive o atacante Fred, que fez um golaço de voleio.

  • Flamengo 1 x 0 Vasco;

Jogo dos penaltis, em uma partida equilibrada o que definiu a partida foi quem não perdeu penaltis. O Vasco perdeu dois penaltis, cobrados por Dodô, e o Flamengo acertou seu, cobrado por Adriano.

  • Santos 3 x 4 Palmeiras;

Em uma partida em que o Santos mais uma vez parecia que iria atropelar, em um começo alucinante para os santistas, que abriram 2 a 0 no placar. Foi aí que o alerta não aprendido do último clássico não foi aprendido, o Palmeiras começou uma reação e virou a partida, com três gols de Robert, e passeou em campo contra a defesa nada confiável dos santistas.

  • Flamengo 2 x 2 Botafogo;

Em mais um embate envolvendo os dois maiores rivais da atualidade do futebol carioca, Flamengo e Botafogo, uma partida bem disputada e equilibrada não poderia ficar com placar diferente, o mesmo 2 a 2 que dita esse clássico nos últimos anos.

  • Corinthians 4 x 3 São Paulo;

Em um jogo que poderia ser fácil para o Corinthians a expulsão de Dentinho complicou as coisas, deu força ao São Paulo que encontrou ainda uma fragilidade no gol corinthiano, que estava o goleiro reserva. O resultado demonstra bem o que foi o jogo, equilibrado, bem movimentado e emocionante.

  • Fluminanse 0 x 3 Vasco;

Depois de uma grande instabilidade no Vasco, graças as fracas apresentações no campeonato carioca, dava para se imaginar uma goleada ou então um baile do Fluminense para cima dos cruzmaltinos, mas não foi isso que ocorreu. O Vasco jogou uma de suas melhores partidas no carioca e goleou o apático time do Fluminense.

  • São Paulo 2 x 6 Santos (semi-finais);

Depois de uma primeira partida em que o São Paulo quase mostrou que as bobeadas do Santos pode derrubar os "Meninos da Vila", depois de estar perdendo por 2 a 0, os tricolores foram buscar o empate, com um jogador a menos, mas no final o Santos conseguiu o gol da vitória. Na segunda partida, na Vila Belmiro, sobrou futebol do Santos em campo, goleando o sem reação São Paulo, por 3 a 0. Santos na final do paulista.

  • Atlético - MG 2 x 1 Democrata - GV (semi-finais);

O Atlético Mineiro conseguiu reverter a vantagem logo no primeiro jogo, ao vencer por 2 a 1, mas sofrendo a já famosa pressão no final do jogo. No segundo jogo conquistou a classificação para a final do mineiro com um empate sem gols no Mineirão.

  • Cruzeiro 1 x 3 Ipatinga (Semi-finais);

Depois de um empate sem gols no primeiro jogo, em que o Cruzeiro não conseguiu vencer o bloqueio do Ipatinga e ainda sofreu com alguns bons ataques do time do vale do aço. No segndo jogo, em claro desmerecimento para com o adversário, o Cruzeiro colocou um time misto e foi derrotado com sobras, o Ipatinga não perdoou a auto-confiança do adversário e goleou por 3 a 1, isso sem contar os erros de arbitragem (a falta de 2 penaltis, 1 impedimento e um gol mal anulado foram os erros contra o Ipantinga). Ipatinga está na final contra o Galo.

  • Botafogo 3 x 2 Fluminense (semi-final);

Botafogo começou bem a partida, deu uma cochilada e se recuperou, ou seja, abriu o placar contra o Fluminense, tomou a virada e no segundo tempo conseguiu a vitória, se garantindo na final do segundo turno do carioca (a Taça Rio), e mantendo a esperança de encerrar o campeonato com o título já na final do turno, pois já tinha conquistado a taça Guanabara (1º turno).

  • Flamengo 2 x 1 Vasco (semi-final);

Sem Adriano, o Flamengo foi superior ao Vasco em toda a partida, mas como quase todo clássico carioca, isso não se representa no placar. O Vasco na base da vontade conseguiu dar trabalho aos rubro-negros mas não o suficiente para derrotá-los. Flamengo na final da taça Rio, e mais uma vez contra o Botafogo.

  • Internacional 3 x 2 Pelotas (final do segundo turno);
Na final do segundo turno, em que Pelotas e Internacional lutavam pela possibilidade de enfrentar o Grêmio na final do Gauchão. O Pelotas logo de principio aprontou para o Internacional, marcou 2 a 0 e dominava a partida, e só após as entradas de Edu e D'Alessandro, o Internacional, conseguiu uma virada no fim da partida e conquistou a vaga para a final do campeonato gaúcho, contra o Grêmio. A taça Fábio Koff foi para o Beira Rio.

Em uma partida

Finais dos estaduais (Mineiro - Paulista - Gaúcho - Carioca)

  • Atlético - MG x Ipatinga;

Esta final do mineiro será interessante, após o castigo da soberba do Cruzeiro, o Ipatinga chega como franco atirador, buscando mais uma vez conquistar o título mineiro e se firmar mais ainda como a terceira potência mineira. O Atlético Mineiro tem a chance de sair da fila desde 2007, sair da "maldição do gol de costas", e conquistar o 1º título da "era Vanderlei Luxemburgo". O jogo em si será bem disputado, e acredito que o Galo conquistará o título mineiro, por saber que o adversário não é bobo, não irá cair no erro do Cruzeiro e irá com tudo para cima do Ipatinga.

  • Santos x Santo André;

Essa até parece barbada, o Santos, que vem jogando um futebol ofensivo e "muleque" deve vencer sem maiores dificuldades o título paulista. Mas vale lembrar que o Santo André não foi o segundo colocado na 1ª fase e chegou a final por um acaso, e pode sim surpreender o Santos, ainda mais se este repetir as apresentações com auto-confiança em excesso. Pode vir surpresa, mas não acredito que isso ocorra.

  • Grêmio x Internacional;

Este duelo é bem interessante, são dois dos melhores times do Brasil, na atualidade, além da rivalidade e da luta, que é caracteristico do futebol gaúcho, veremos qual deles consegue apresentar o melhor futebol e qual sairá campeão. Não tenho apostas, pois ambos estão bem e melhorando, mas vejo um leve favoritismo para o Grêmio, já que o Internacional vai jogar a vida dele na Libertadores nesta quarta-feira.

  • Botafogo 2 x 1 Flamengo;

Um jogo bem interessante, com um árbitro muito rigoroso nas aplicações de cartões, para ambos os lados. A partida foi equilibrada e assim como o confronto Flamengo e Vasco, na fase de grupos, venceu quem acertou o seus penaltis, 2 a favor do Botafogo (inquestionáveis) e o Flamengo perdendo o seu (inquestionável). Bela partida do Jefferson, goleiro alvi-negro, que fechou o gol botafoguense no segundo tempo e garantiu o título (já previsto no filme dos trapalhões de 1989). Mas quem iria apostar que o Botafogo seria campeão carioca após o desastre do 6 a 0, aplicado pelo Vasco, um início melancólico para um final fantástico, pois com a vitória de hoje, o Botafogo evitou as duas partidas finais, e conseguiu algo que não era conquistado por um carioca desde 1998, quando o Vasco unificou os títulos da taça Guanabara e da taça Rio, o Botafogo repetiu o feito, 12 anos depois. Venceu quem jogou, sofreu e lutou por ele, justa a conquista do Botafogo, que há 3 anos vinha batendo na trave, chamada Flamengo. Parabéns Botafogo pela bela corrida por fora até conquistar o título, parabéns Joel Natalino Santana, que se mostra um verdadeiro papa-títulos carioca e um técnico que sabe trabalhar com qualquer grupo que lhe dêem.

Parabéns também ao Coritiba, busque, agora, no campo o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário