segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais um técnico mandado embora no futebol carioca. Cuca é demitido!

O campeonato carioca já terminou, mas ainda faz suas vítimas, e a bola da vez foi o técnico do Fluminense, o Cuca. Depois de 46 jogos (28 vitórias, 12 empates e 6 derrotas) foi demitido, a razão ainda é um total mistério, afinal é um aproveitamento de quase 70% (um aproveitamento horrível, hein!). Se tudo isso foi porque o Fluminense não conquistou o campeonato carioca de 2010, é um pensamento muito pequeno, afinal o ano apenas começou, e isso demonstra uma falta de planejamento por parte da diretoria tricolor.

Mas essa falta de planejamento não é exclusivo do Fluminense, afinal outros dois grandes cariocas já trocaram de técnico. O Vasco que começou o ano montando todo o elenco com a chancela de Vagner Mancini, logo que os primeiros resultados não foram os esperados, cortaram a cabeça do técnico, e o planejamento teve de ser assumido por outro técnico, isso se este (o Gaúcho) não alterar tudo, como é de costume. O Botafogo, o recentemente campeão carioca, também trocou de técnico no início da competição, logo na 4ª rodada, saiu Estevam Soares, que renovou e planejou o ano, mas não saiu do primeiro mês do ano, em seu lugar chegou Joel Santana, que obteve êxito na campanha, mas não podemos pegá-lo como exemplo a ser seguido, pois a falta de planejamento da diretoria alvi-negra fez com que assinassem com o treinador até o final da competição, que terminou ontem, em uma clara afirmação que só iria renovar se o time fosse campeão, agora tem que valorizar ($$$) o técnico para renovar. Planejamento a longo prazo, isso não existe no futebol brasileiro, quanto mais no carioca.

Agora só está faltando o Flamengo para fechar a lista dos grandes cariocas. "Mas o Flamengo foi campeão brasileiro a menos de 5 meses, o técnico está com prestígio!" Essa afirmação é completamente errada, bastou perder o campeonato carioca que o técnico Andrade está balançando no cargo. Não deixo de pensar em quando os dirigentes brasileiros (mais ainda os cariocas) vão enxergar que sem planejamento nunca seremos times de primeiro mundo, e afundaremos em dívidas eternas, que ainda há de acabar com o futebol brasileiro.

E não deixo de acreditar que essa extrema dança dos técnicos nos grandes cariocas no fim do campeonato é causada pelo "sonho" de contar com um grande técnico ($$$$$$$), não importa o preço que ele cobrará. Muricy Ramalho é um técnico que é um grande campeão que está desempregado, e isso é suficiente para que o cargo de todos ficarem a perigo. Só quero lembrar que da última vez que ele estava desempregado, o Palmeiras interrompeu seu planejamento, demitiu o técnico Vanderlei Luxemburgo, retirou o técnico interino Jorginho (sendo que ambos vinham fazendo uma ótima campanha frente ao time) para contratar o técnico vencedor, e vale lembrar que este pegou o time em primeiro lugar, onde ficou por 19 rodadas e acabou caindo para o 5º lugar ao final do campeonato brasileiro, e depois foi enxotado do time após uma fraca campanha no estadual, mas não sem antes dar uma grande dívida ao clube, que pagou caro e não conquistou nada. Não estou questionando a qualidade de Muricy, apenas mostrando que nem com o tido melhor técnico e sem planejamento chegaremos à algum lugar.

Planejamento, essa é a palavra a ser aprendida por nossos dirigentes brasileiros (em especial os cariocas).

Sim, o Muricy é um bom técnico, mas sem planejamento nem ele salva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário