quarta-feira, 28 de abril de 2010

Copa Libertadores da América: Oitavas de final!!!

Começam as oitavas de final, com duas partidas já encerradas na noite de ontem. Segue abaixo minhas opiniões dobre os confrontos. Atenção aos clássicos Corinthians x Flamengo, Nacional x Cruzeiro (Uruguai x Brasil), e Internacional x Banfield (Brasil x Argentina):
Um confronto de duas (Univesidad de Chile - CHI x Alianza Lima - PER) equipes que apresentaram um bom futebol na primeira fase da libertadores. O Universidad de Chile está invicto na competição, e tem apresentado um bom futebol fora de casa. O Alianza Lima tem quatro vitórias na competição, e fez do fator casa uma força em seu futebol, só vitórias em casa. Acredito que a equipe chilena vem apresentando um bom futebol e é favorita a avançar as quartas de final.
Clássico sul-americano, Uruguai x Brasil (Nacional - URU x Cruzeiro - BRA), duas equipes fortes e bem consistentes. O Nacional vem com uma equipe melhor que nos dois últimos anos, conta com a famosa catimba uruguaia, e tem priorizado o torneio continental. O Cruzeiro, atual vice-campeão, está com uma equipe mais fraca que a do ano passado, apesar disso tem jogadores de qualidade e com experiência necessária para enfrentar a catimba dos uruguaios. Acredito que será um confronto bem equilibrado, mas vejo leve superioridade da equipe uruguaia.
Este confronto é bem equilibrado, fora o fato de ser um clássico Brasil x Argentina (Internacional - BRA x Banfield - ARG), afinal é o confronto do vice-campeão brasileiro (e da Copa do Brasil) e o atual campeão argentino. O Internacional tem uma equipe forte e com jogadores que sabem bem como encarar o solo argentino (Güiñazu, Pato Abbodanzieri e D'Alessandro), com um dos elencos mais fortes do Brasil, tenta repetir o feito de 2006, quando foi campeão da competição. O Banfield está com uma equipe inferior a do ano passado, mas isso nada diminui a raça com a qual os argentinos irão jogar. Acredito que este confronto será equilibrado e que o Colorado irá se classificar, por ter mais rodagem internacional que o adversário.
Este é o confronto, até certo ponto, que menos chama a atenção, pois são times (Libertad - PAR x Once Caldas - COL) que vieram dos grupos mais fracos da competição, mas nada diz sobre suas campanhas no resto da competição. O Libertad vem de uma campanha invicta até aqui e com uma defesa bem sólida, tendo levado apenas 3 gols na competição. O Once Caldas, já demonstrou que pode surpreender os favoritos, ao vencer o São Paulo, e só perdendo uma partida na primeira fase, justamente contra o adversário brasileiro, quando este jogava em casa. Acredito que o Libertad, por ter uma defesa mais firme, consiga superar o adversário colombiano e seguir para as quartas de final.
Esperei para falar sobre as oitavas graças a esses dois próximos confrontos, pois os mexicanos já estavam classificados para as oitavas de final, e não tínhamos a noção de como eles se portariam na competição. Após os jogos de ontem, nunca teria imaginado, mas tinha a noção de que o Vélez Sarsfield era quem tinha se dado mais mal nos confrontos das oitavas. No jogo de ontem o Chivas Guadalajara mostrou seu bom futebol que já é bem conhecido de quem acompanha a libertadores, ano após ano, mas atropelar o Vélez foi uma baita de uma surpresa! Com um placar elástico (3 x 0) a favor dos mexicanos, dificilmente teremos uma virada no jogo de volta, na Argentina. O Chivas se mostra forte para ir longe na competição, mostrou se bem postado taticamente na partida de ontem e com um elenco forte. O Vélez Sarsfield deve estar se perguntando até agora o que aconteceu, pois pareciam que iam dominar a partida, e toda vez que estava melhor em campo sofreu um gol, terá que juntar os cacos e lutar por um resultado quase "milagroso" para seguir na competição, tem elenco para isso, resta saber se terá cabeça.
Na partida de ontem o Estudiantes mostrou para o fraco time mexicano, o San Luis, o porque é campeão da libertadores passada. Sem golear, mas com amplo domínio de jogo, os argentinos não foram incomodados na partida e ainda jogaram sem meio time titular. O Estudiantes só precisa controlar seu jogo em casa para se classificar, pois tem um time muito melhor. O San Luis terá que fazer mágica e apresentar futebol de verdade, o que não conseguiu fazer em casa. Não acredito que o San Luis consiga reverter esse placar (1 x 0) frente ao Estudiantes, na Argentina, que passa as quartas de final.
Uma das maiores barbadas destas oitavas de final, ou será exagero? O São Paulo é sempre um dos favoritos ao título da libertadores, tem uma das melhores defesas da competição e conta com a volta do seu artilheiro Washington. O Universitario é uma equipe fraca mas bem chata, é, junto do São Paulo, uma das melhores defesas da competição, mas possui um dos piores ataque da competição. Acredito que neste momento a capacidade de fazer gols contará a favor do São Paulo, que deve avançar as quartas de final.
Com certeza este é o confronto que atrairá olhares de todo o mundo, nesta fase da libertadores, de um lado temos Corinthians (Campeão da Copa do Brasil 2009), de Ronaldo Fenômeno, do outro temos o Flamengo (Campeão Brasileiro de 2009), de Adriano Imperador, um confronto de gigantes dentro da libertadores 2010, e logo cedo na competição. O Corinthians vem crescendo em suas atuações no ano, já são seis vitórias consecutivas, parece ter engrenado e conta com a volta do Fenômeno. O Flamengo vive um momento conturbado de troca no comando do futebol (tanto na gerência quanto técnico) e vive a primeira crise após conquista do nacional passado. Dados os momentos de ambas as equipes acredito que o Corinthians avança na competição, mas por se tratar de um clássico nacional não há como afirmar quem será o vencedor deste embate.
Esta aí é a chave do caminho para o título, quem serão os classificados para as quartas de final? Fiz minhas apostas, e vocês, fizeram as suas?

Adorei esta charge, resta saber quem está morto?

Um comentário:

  1. PATCH,
    Aqui é o Zeca Urubu, anote aí:
    Deixaram chegar, agora o Flamengo atropela!!!!

    ResponderExcluir