terça-feira, 26 de maio de 2009

Quem foi melhor para o Flamengo: Romário ou Obina?

Romário ou Obina


Este texto visa apenas fazer um comparativo estatístico e qualitativo entre Obina e Romário, em suas eras no Clube de Regatas Flamengo, sem comparar suas capacidades técnicas.

Primeiramente vamos o que cada um fez para o clube individualmente.

Romário:
  • Jogou 240 vezes pelo Flamengo em competições oficiais.
  • Marcou 204 gols pelo Flamengo em competições oficiais.

Obina:

  • Jogou 180 vezes pelo Flamengo em competições oficiais.
  • Marcou 47 gols pelo Flamengo em competições oficiais.
Em Campeonatos Brasileiros e Copas do Brasil:
  • Romário: Jogou 91 jogos pelo Flamengo, destes 39 vitórias, 21 empates, 31 derrotas, aproveitamento de 50,55%.
  • Obina: Jogou 124 jogos pelo Flamengo, destes 51 vitórias, 31 empates, 42 derrotas, aproveitamento de 49,46%.

Neste prisma temos a leve impressão que Romário, além de ser tecnicamente melhor que Obina, também foi melhor para o Flamengo.

Vamos ver em questões de elenco, quem jogou com os melhores:

  • Romário: De 95 a 99 jogou com Edmundo, Sávio, Branco, Nélio, Renato Gaúcho, Djalminha, Junior Baiano, Luiz Alberto, Lúcio, Iranildo, Juan, Julio César, Ricardo Rocha, Gilberto, Marquinhos, Beto, Maurinho e Djair.
  • Obina: De 2005 a 2009 jogou com Souza, Peralta, Ibson, Léo Moura, Juan, Bruno, Ronaldo Angelin, Fábio Luciano, Roger, Cezar Ramires, Renato Abreu, Renato Augusto, Marcinho, Jônatas, Fernando, Fellype Gabriel, Diego Souza, Luizão, Paulinho, Roni, Diego Tardelli, Josiel, Emerson e Kleberson.

Pelos nomes relacionados, Romário também jogou com os melhores jogadores do que Obina.

Vamos então as campanhas de cada um pelo Flamengo:

Romário:

  • Em 1995 (ano do centenário do Flamengo) foi vice-campeão do Campeonato Carioca, vice-campeão da Supercopa Libertadores, e no Brasileirão foi 21º colocado.
  • Em 1996 foi campeão do Campeonato Carioca de forma invicta, foi campeão da Copa Ouro Sul-Americana (que foi mais um torneio), também esteve no Valencia da Espanha neste ano, quando o Flamengo foi no Brasieirão 13º colocado.
  • Em 1997 foi terceiro colocado do Campeonato Carioca, Vice-campeão do Torneio Rio-São Paulo, Vice-campeão da Copa do Brasil e foi para o Valencia da Espanha mais uma vez, quando o Flamengo foi 5º colocado no Brasileirão.
  • Em 1998 foi Vice-campeão do Campeonato Carioca e 11º colocado do Brasileirão.
  • Em 1999 foi Campeão do Campeonato Carioca e 12º colocado do Brasileirão. Participou da campanha do título da Mercosul de 1999, mas foi expulso do Clube de Regatas Flamengo antes do termino da Copa Mercosul, ao final do Campeonato Brasileiro.
  • Nunca participou de uma Libertadores da América pelo Flamengo.
Obina:
  • Em 2005 participou da campanha que livrou o Flamengo do rebaixamento terminando o Brasileirão como 15º colocado.
  • Em 2006 quase foi rebaixado no Campeonato Carioca, foi Campeão da Copa do Brasil e no Brasileirão foi 11º colocado.
  • Em 2007 foi Campeão do Campeonato Carioca, foi eliminado da Libertadores da América nas oitavas de final e no Brasileirão foi 3º colocado.
  • Em 2008 foi Bi-Campeão do Campeonato Carioca, foi eliminado da Libertadores da América nas oitavas de final e no Brasileirão foi 5º colocado.
  • Em 2009 foi Tri-Campeão do Campeonato Carioca e agora se transferiu para o Palmeiras.
Por esta analise Obina teve melhores resultados com o Flamengo que Romário.

Vale lembrar que ambos são atacantes então só a critério de curiosidade; o Flamengo, no campeonato brasileiro, com Romário (1995, 1998 e 1999) só teve saldo de gols positivo em uma ocasião, aproveitamento do ataque de 33.3%, enquanto que com Obina (2005, 2006, 2007 e 2008) teve saldo de gols positivo em duas ocasiões, aproveitamento do ataque de 50%.
Então quem foi melhor para o Flamengo? Obina ou Romário?

Depois de analisar essas informações, não tenho medo em afirmar que Obina foi melhor para o Flamengo que Romário, que apesar dele não ter feito tantos gols pelo Flamengo ele foi decisivo em vários momentos importantes (gol que livrou o Flamengo do rebaixamento em 2005, gol do título da Copa do Brasil – depois de sair do banco – , em 2006, gol que levou o Flamengo a final da taça Guanabara em 2007 – se contundiu no lance do gol – , gols nas finais do Campeonato Carioca em 2008).

Mas e o Romário, ele foi tão mal assim, ser menos importante para o Flamengo que Obina? Não ele foi um grande artilheiro, depois dele só o Liédson convenceu a nação rubro-negra, mas Romário nunca foi decisivo para o Flamengo (perdeu pênaltis importantes em competições como o Brasileirão, que dariam ao Flamengo a classificação, vide Flamengo x Paraná em 1998). Eu afirmo que Romário não foi melhor para o Flamengo e sim o contrario o Flamengo foi melhor para Romário, afinal ele fez o que quis na gávea.

2 comentários:

  1. assino embaixo tudo q vc colocou...romario nunca foi decisivo para o mengao....mas agora parceiro, vc vai ter q aturar um monte de romarista falando merda....a esses tolos eu so digo uma coisa: qual foi mesmo o gol importante q o baixinho fez?....tsc tsc tsc tsc...guanabara nao vale!

    ResponderExcluir
  2. Cristiano de Carvalho21 de janeiro de 2010 às 17:59

    Sempre achei que Romário nunca ajudou o flamengo em nada, e pior brigou com um dos melhores jogadores do mengão dos ultimos tempos Sávio ou seja ele nunca fez nada de bom bom para o mengão e sim brigas constantes e ataques de estrelismo.........

    ResponderExcluir